O que é uma comunidade online e como criar a sua

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Comunidade online

Índice

Introdução 

Nós somos seres que naturalmente necessitamos de viver em comunidades. Somos seres sociais e dividimos nossas alegrias, nossos sonhos, nossas dúvidas, medos, anseios… Então não é de se esperar que no mundo digital isso seria diferente. 

Também buscamos fazer parte de um grupo dentro do ambiente digital, e esses grupos são criados a partir de um sentimento em comum de algumas pessoas: seja por um determinado assunto ou até mesmo por uma marca. E é aí que existem oportunidades. 

Uma comunidade pode manter o seu público engajado e proporcionar uma experiência muito melhor. Pois além de gerar valor para a sua audiência, a criação de uma comunidade permite que estas pessoas interajam com você e ofereçam informações importantes que podem impulsionar o seu negócio.  Quer entender tudo sobre comunidades online? Acompanhe que vamos explicar tudo neste artigo.  

Afinal, o que é uma comunidade?

Todo mundo possui alguma preferência, ou algo que move a vontade e o faz escolher uma marca em detrimento de outra. E quem sabe até mesmo, recomendar um produto para nossos amigos e familiares.

Mas isso é suficiente para que alguém seja parte de uma comunidade? Ou significa apenas que aquela pessoa é um consumidor satisfeito? E esse é o ponto que precisamos entender. 

Ter um alto número de seguidores no Instagram, ou ter clientes satisfeitos e que promovem a sua marca não faz de você o criador de uma comunidade. Para entender sobre comunidade precisamos ir mais a fundo. Uma comunidade precisa ter um propósito bem definido e membros ativos e bem alinhados. 

Uma comunidade pode ser física ou online. Hoje em dia, com todas as tecnologias disponíveis, é muito difícil uma comunidade que não use nenhum canal de comunicação digital. E muitas, são totalmente online. 

O que é uma comunidade online?

Comunidade online é basicamente um grupo de pessoas que estão alinhadas com o mesmo propósito e interagem umas com as outras utilizando uma plataforma online. O tamanho e caráter dessas comunidades podem variar de conglomerados gigantescos, como o Instagram com mais de 1 bilhão de usuários, até um grupo de 10 pessoas que amam um determinado tipo de pássaro raro e que fazem pesquisas e divulgam informações em um grupo no Facebook.  

Não existe uma regra e sim uma variedade enorme de configurações dessas comunidades. Por isso, é muito importante entender qual o tipo de comunidade online tem mais a ver com o seu propósito para você começar a criar a sua.

Por que criar uma comunidade?

Agora que você já entendeu o que é uma comunidade, vamos mostrar o por quê criar uma. Quando você tem uma comunidade forte ao redor de seu negócio, seja ele um produto ou serviço, esses clientes sentem que fazem parte e farão de tudo para te ajudar a crescer. 

As pessoas que fazem parte das comunidades, geralmente são clientes tão engajados que eles respondem dúvidas, indicam e auxiliam novos clientes, e fornecem depoimentos verdadeiros sobre o seu produto ou serviço. 

A partir do momento que você é o centro de uma comunidade, as pessoas que estão à sua volta se sentem em dívida com você. É ativado o gatilho emocional da reciprocidade, em que elas sentem quase que uma obrigação de retribuir todo aquele valor que você entregou pra elas. E esse sentimento, fortalece o propósito e consolida a sua comunidade. 

Se você estiver se perguntando: tudo bem, mas como eu começo uma comunidade? 

Bom, não é uma tarefa tão simples. Criar uma comunidade envolve trabalho e dedicação, mas existem alguns passos que podem te ajudar nesse processo. Confira nos próximos tópicos. 

Como criar uma comunidade online?

Como falamos anteriormente, criar uma comunidade não é uma tarefa simples. E segundo um estudo da Gartner,  cerca de 70% das comunidades fracassam por falta de conteúdo relevante e engajamento com o público. 

Pensando em todos os desafios que envolvem a criação de uma comunidade, separamos 8 pontos que são fundamentais no processo. Confira! 

1) Tenha bem definido o objetivo da sua comunidade 

A primeira etapa do processo, sem dúvidas, é definir um objetivo. Existem diversos objetivos que podem motivar a criação de uma comunidade como por exemplo: coletar informações dos clientes, oferecer suporte, informar sobre novidades e lançamentos, aumentar o engajamento da marca, entre outros. 

Sendo assim, é muito importante que o seu objetivo seja bem definido e claro para todas as pessoas que estarão envolvidas na comunidade. 

2) Defina e conheça a persona da sua comunidade 

Depois de ter definido o objetivo da sua comunidade, o segundo passo é conhecer bem a sua persona. Pois você só conseguirá entender as necessidades do público que você deseja atingir o conhecendo bem. 

Durante a construção da persona, é muito importante que você descubra quais tipos e formatos de conteúdo ela consome. Assim você conseguirá definir pontos importantes como: linguagem, tipo de conteúdo e tipo de canal que são os melhores para a sua comunidade. 

3) Entregue um propósito 

Agora que você definiu os dois primeiros passos, está na hora de definir algo para proporcionar a união das pessoas no grupo, um interesse que motive valores a serem compartilhados. 

Isso porque, toda comunidade online engajada é criada em torno de um propósito, algo que faz as pessoas entrarem e interagirem naquele ambiente. 

É importante entender que no primeiro passo, nós definimos o objetivo e agora estamos definindo o propósito. 

Vou dar um exemplo: imagine que o seu objetivo seja criar uma comunidade para que você possa divulgar os seus produtos, porém, é bem difícil reunir pessoas engajadas com esse propósito. Por isso, você precisa definir um propósito para engajar as pessoas, e depois usar um pouco do espaço da comunidade para cumprir o objetivo que é divulgar os produtos. 

Uma comunidade engajada precisa ser alimentada com conteúdos de valor e que estejam relacionados a um propósito que faça sentido para o seu negócio e para o seu público. Por exemplo: um personal training pode criar uma comunidade para falar sobre atividade física, dar dicas de treino, alimentação e etc. 

4) Defina o posicionamento da sua comunidade

Para que a sua comunidade funcione e tenha sucesso, é necessário definir as regras e o seu posicionamento. Esses combinados fazem com que o espaço seja agradável para todos os membros da comunidade e reduz o índice de abandono. 

Por isso pense: qual tipo de conteúdo não será permitido na comunidade? Como será o tom de conversa? O que os membros da comunidade terão de benefícios por fazerem parte? É muito importante ter isso definido e descrito na comunidade. 

5) Escolha um bom canal

Com agora você já definiu a persona, o objetivo, o posicionamento e o propósito é hora de definir em qual ou quais canais você irá usar para interagir com a sua comunidade. É muito importante que você avalie os seguintes pontos na hora de definir o seu canal: 

  • O canal oferece espaço para criação de conteúdo?
  • Existe espaço para interação dos participantes da comunidade?
  • Ele é acessível para a sua persona?
  • Possui ferramentas de engajamento? 

Um bom canal, contempla a maioria desses pontos citados acima. Vamos mostrar agora, algumas opções que você pode avaliar para criar a sua comunidade: 

Redes sociais:

Nas redes sociais a interação acontece por meio de likes, comentários, curtidas e compartilhamento. O grande desafio é alcançar e capturar a atenção do público. São exemplos: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, TikTok, Pinterest, LinkedIn e ClubHouse. 

Aplicativos de mensagens:

Os aplicativos de mensagens como Telegram, WhatsApp são opções muito válidas para ter uma comunicação mais direta com os membros da comunidade. Com esses canais é possível criar grupos para interagir com o seu público e, ainda, permitir o relacionamento destas pessoas entre si. 

E-mail marketing:

Com este canal é possível estabelecer uma conversa mais extensa e direta com cada pessoa da sua lista de e-mails. O desafio é o engajamento, já que o canal é um pouco menos interativo.

Blog:

É um canal que entrega mais espaço para a criação de conteúdos mais aprofundados e mais extensos. É um pouco menos pessoal, e a relação com os participantes não é instantânea. 

6) Produza um conteúdo de qualidade para a sua comunidade 

Para sua comunidade ter cada vez mais engajamento e sucesso, é fundamental produzir conteúdo de qualidade. Quando você gera valor para o público da sua comunidade, estas pessoas ficarão mais propensas a continuarem engajando no grupo e poderão até mesmo trazer novos membros. 

Os formatos desses conteúdos vão variar de acordo com a sua persona e com o canal escolhido: podem ser artigos, ebooks, vídeos, podcasts… o mais importante é que o formato faça sentido para os membros da sua comunidade. 

Uma dica é sempre produzir pensando em como os membros poderão interagir com você naquele conteúdo. Lembre-se: quanto mais interatividade, mais engajamento. 

7) Crie estratégias de engajamento

Engajar as pessoas dentro da comunidade é, sem dúvidas, o maior desafio deste projeto. Existem diversas táticas que podem ser usadas para aumentar o engajamento como: criar eventos periódicos, e gamificação com recompensas é um excelente caminho para começar. 

8) Esteja atento aos feedbacks 

Para finalizar todos os pontos essenciais para começar a sua comunidade, é muito importante que você não se esqueça de ouvir os feedbacks dos membros sobre tudo que a envolve. Pois é só ouvindo as pessoas que você saberá todos os pontos que estão bons e todos que podem ser aprimorados para melhorar a experiência de todos. 

Além de ouvir a opinião dos participantes, é importante também estudar as comunidades concorrentes. Assim, será possível captar alguns insights úteis que poderão te ajudar. Mas nunca se esqueça que: nem sempre a estratégia que funciona em outro grupo trará o mesmo resultado para você, afinal, seu público possui as próprias características.

Como gerenciar e monetizar uma comunidade?

Agora que você já aprendeu a montar a comunidade, é hora de planejar como você irá gerenciá-la. Afinal, não basta apenas colocar as pessoas dentro da comunidade, é necessário pensar em como ela vai funcionar. E é importante que você defina se a sua comunidade será gratuita, ou se você irá monetizá-la. 

Gerenciar os membros da sua comunidade não precisa ser uma tarefa complicada. Você pode contar com a LastLink para ter muito mais facilidade na hora de organizar a entrada e remoção de membros automática a partir dos pagamentos. Além disso, nós ajudamos você a criar a sua página de vendas, oferecemos relatórios de assinantes, gestão financeira e muito mais. Se você ainda não conhece nossa solução, clique aqui para conferir. 

Conclusão 

Uma das empresas privadas mais valiosas do mundo, a Apple, possui uma comunidade extremamente ativa e forte. Pensando nisso,  não há como negar que criar uma comunidade, além de valer a pena, gera resultados.

Seguindo os passos que mostramos aqui, com certeza você terá um norte para pensar em como começar a sua comunidade. Lembre-se que o mais importante é que a sua comunidade estabeleça uma conexão entre você e os membros e que tenha um propósito forte que gere um engajamento. 
Gostou do conteúdo? Não deixe de seguir a gente nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.