Grupo do Telegram: como montar um e usar na sua estratégia de marketing.

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

grupo do telegram

O telegram está vindo com tudo esse ano. e por Atualmente a ferramenta já tem mais de 400 milhões de usuários, ser um sistema de fácil comunicação e interação com o público, esse serviço tem conquistado uma audiência cada vez maior e promete ganhar ainda mais adeptos em um futuro próximo. 

Além disso, o telegram também é uma ferramenta que pode complementar a sua estratégia de marketing digital principalmente por meio dos grupos e canais que ele oferece.

Pensando nisso, hoje nós vamos te ensinar como montar um grupo no telegram e como usá-lo para melhorar ainda mais a sua estratégia de marketing digital e fazer com que o seu público se engaje cada vez mais com o seu conteúdo. Vamos lá? 

Primeiramente, o que é o telegram? 

O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas – como o WhatsApp – cujo conteúdo fica armazenado em nuvem. Além disso, seu sistema permite maior personalização e alcance de usuários. 

Lá os usuários podem enviar mensagens de texto, fotos, vídeos, figurinhas, pdf e muitos outros. A diferença principal dele para o WhatsApp é que o Telegram geralmente é usado para interesses específicos. Sejam eles profissionais ou pessoais.

Existem basicamente duas maneiras de se comunicar com o seu público no telegram: por meio de canais ou grupos. 

Vamos conhecê-los?

Canais X Grupos do Telegram:

Os canais são ferramentas para transmitir mensagens para grandes públicos, e um canal pode ter um número ilimitado de inscritos. Se você publicar alguma coisa em um canal, a mensagem é assinada com o nome e a foto do canal e não com o seu. Cada mensagem em um canal tem um contador de visualizações que é atualizado quando a mensagem é visualizada. Além disso, geralmente em canais a interação não é tão próxima. Já que neles há apenas a visualização do conteúdo apresentado, e os participantes não interagem entre si. 

Já os grupos podem conter até 200.000 membros e você tem um controle muito maior sobre o que cada usuário pode fazer. Você pode controlar se um usuário pode ou não mandar mensagens, fotos, figurinhas, enquetes e muitos outros. Nesse caso o grupo tem uma interação muito maior, já que com as permissões corretas, os usuários podem interagir entre si e com o administrador, tornando a experiência bem mais próxima. 

Portanto, se o objetivo é criar uma comunidade engajada e próxima, os grupos são a melhor maneira de fazer isso no telegram. 

Como criar um grupo no telegram? 

  1. Baixe o aplicativo do telegram, disponível para Android e IOS;
  2. Se cadastre no aplicativo;
  3. Android: Toque no ícone de lápis circular na lista de chats > Vá em  “Novo Grupo” e adicione quantas pessoas quiser.

IOS: Inicie uma nova mensagem (toque no ícone no canto superior direito em Chats) >  Vá em “Novo Grupo” e adicione quantas pessoas quiser.

Algumas observações que podem te ajudar na hora de construir o seu grupo:

Você pode deixar o grupo como privado ou público

Se o grupo for privado, outros membros só poderão entrar nele por meio de um link de convite que fica em “Configurações do Grupo” 

Porém, se o grupo for público ele pode ser encontrado na busca, o histórico de mensagens é disponível para todos e qualquer um pode entrar mesmo sem o link.

Veja abaixo como a tela se parece: (sistema android)

Você pode personalizar as permissões

Indo na aba “Permissões”, você consegue dizer o que os membros podem ou não fazer e quanto tempo de espera um membro deve ter antes de enviar outra mensagem. 

Além disso, você também pode ir na aba “Exceção” e fazer com que as regras para um membro em específico sejam diferentes das dos demais. 

Veja abaixo como a tela se parece: (sistema android)

Agora você já sabe como criar o seu grupo no telegram e algumas particularidades sobre ele. Mas será que você sabe como usá-lo na sua estratégia de marketing? Se não sabe, não tem problema! Pois aqui vão algumas dicas de como fazer isso:

Use o alcance e a entrega do telegram a seu favor

Um dos maiores benefícios do telegram é a distribuição 100%. Ou seja, você tem a certeza que ao publicar uma mensagem no seu grupo, todos os participantes irão recebê-la. 

Nas redes sociais por exemplo isso não acontece. Não são todos os seus seguidores que vão conseguir ver os seus posts. Ou se você quiser que mais pessoas vejam, terá que pagar por isso. No telegram não! Ele entrega sua mensagem para todo mundo – e melhor ainda, de graça!

Sabendo disso, use essa ferramenta a seu favor! Distribua conteúdo de valor, poste coisas interessantes, dialogue e interaja com o seu público. Aproveite que todo mundo vai estar vendo as mensagens para construir um relacionamento sólido com os participantes do seu grupo. 

Aproveite a variedade de formatos que o telegram suporta:

No telegram você pode enviar imagens, arquivos de áudio, vídeos, documentos de texto, PDFs, e muito mais com um limite de tamanho de 1,5gb. Aproveite essa versatilidade para usar e abusar dos formatos!

Você pode por exemplo mandar templates por PDF, ou fazer uma figurinha da sua empresa, um gif de um vídeo, um infográfico com dicas e muito mais!

 Além disso, o telegram tem uma funcionalidade super bacana: Se a pessoa não quiser ou não puder baixar algum formato na hora, ele não desaparece! O arquivo fica lá em nuvem para ser baixado quando quiser. 

Use a sua imaginação para criar conteúdos cada vez melhores e que cativem cada vez mais o seu público. 

Aproveite a ferramenta de agendamento

Se na sua estratégia você lida com multiplataformas, uma funcionalidade que você vai amar no telegram é a possibilidade de agendar o envio de mensagens. Ou seja, você pode programar o que vai falar cada dia no seu grupo do telegram, criar as mensagens e já agendar o dia e horário de envio. 

Essa função é disponível tanto em grupos quanto em canais no telegram. 

Crie relacionamento

Aproveite que nos grupos – com as devidas permissões – as pessoas podem conversar entre si, e interaja com o seu público diretamente!

Crie relacionamento com eles. Faça enquetes, perguntas, conteúdos que façam diferença na vida deles, tudo que fizer com que eles sintam que criaram uma conexão especial tanto com você, quanto com as pessoas que compõe esse grupo. 

O interessante aqui é que esse grupo não seja somente um espaço para falar dos seus conteúdos e das suas ações. Mas também um espaço para fazer com que o seu público se sinta ouvido e importante. 

Use e abuse da ferramenta enquete

A maneira mais eficaz de produzir conteúdo é perguntando ao seu público o que ele quer ouvir. E o telegram tem essa funcionalidade! Por meio da ferramenta enquete você pode perguntar que dúvidas o seu público tem, o que eles gostariam de saber, o que mais gostaram do post no instagram – incentivando o tráfego –  e muito mais!

Use essa ferramenta para saber o que o seu público quer e tirar ideias de conteúdos super bacanas para produzir. Além disso, as respostas podem ser até mesmo um banco de inspirações! Toda vez que sentir que não tem muitas ideias, volte nas respostas das enquetes de conteúdo e com certeza vai achar muitas sugestões do seu público. 

Você pode gerar tráfego do telegram para outra plataforma que você usa

Novamente se a sua estratégia envolve multiplataformas, o telegram é um aplicativo super bacana para você utilizar.

Nele você consegue por exemplo, avisar que vai ter uma live no YouTube, e na hora da live colocar o link no seu grupo do telegram! Eles vão ser notificados, vão clicar e já vão ser direcionados para a sua live.

E isso pode ser sobre qualquer coisa! Tem um podcast? Quando sair um episódio novo pode colocar o link do podcast no seu grupo e os participantes já serão notificados que tem um episódio novo disponível.

Então aproveite essa ferramenta para gerar tráfego para outra plataforma e também para ser como uma espécie de aviso! Saiu conteúdo novo? Notificação para todo mundo. 

É mais acessível que outras formas de comunicação

Para mandar e-mail marketing, é necessário pedir o e-mail da pessoa.

Para montar um grupo de whatsapp é necessário pedir o número da pessoa. 

Para uma pessoa entrar em um grupo no telegram, tudo que ela precisa fazer é  clicar no link de divulgação e entrar no grupo! Além disso se o grupo for público, a pessoa também pode encontrar o grupo através da busca do aplicativo.

Ou seja, é extremamente mais acessível para os usuários que não precisam passar nenhum dado pessoal – como telefone, para fazer parte da sua lista. 

Conclusão: 

Como vimos, o Telegram é um serviço cheio de vantagens e de funcionalidades incríveis para a sua estratégia de marketing digital. E agora que você já sabe tudo sobre esse aplicativo super versátil e suas possibilidades de uso, não deixe de criar a sua conta e já começar a usar o Telegram para criar um relacionamento muito mais próximo com o seu público. 

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.