Conheça o mercado fitness como esses influencers estão ganhando espaço nas redes.

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O mercado fitness está ganhando cada vez mais destaque no ambiente digital. Alguns nomes chamam a atenção de grande parte do público. Dentre os mais conhecidos, encontram-se: Gabriela Pugliesi, Bella Falconi e Gracyanne Barbosa. 

Apesar do mercado tão competitivo, é possível ganhar destaque na internet. Neste artigo, vamos fornecer diversas dicas para que você aprenda como ganhar autoridade, conquistando engajamento e milhares de seguidores. 

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o mercado fitness no Brasil.

Para você que busca ser referência no mercado fitness tratando sobre saúde e bem estar, preparei dicas e passos importantes para seguir.

Construa uma marca forte 

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância de construir uma marca forte. Imagine que você é um profissional trainer. Para se destacar no mercado fitness, é importante construir uma logomarca, definir o diferencial dos seus serviços, entender quais são os seus valores, entre outros itens. 

Geralmente, profissionais do mercado fitness vendem conceitos importantes, como autoestima, bem estar e confiança. Portanto, o branding e o marketing devem usar esses valores como base. 

Assim sendo, valorize e invista nos seus conhecimentos sobre alimentação saudável, prática de exercícios e atividades físicas. O mercado fitness é com certeza muito mais amplo do que há uns anos atrás, mas o básico que funciona nunca vai deixar de fazer sucesso nos modelos de negócios.

Use as ferramentas digitais ao seu favor 

Outra dica interessante é utilizar as ferramentas digitais para potencializar o poder da sua marca no mercado. 

Você pode aplicar técnicas importantes como inbound marketing. A primeira opção é uma das mais populares do mercado. Trata-se de uma estratégia que compartilha conteúdos interessantes com a audiência, muito utilizada nos atuais modelos de negócios.

No inbound marketing, o público encontra a sua marca por meio de materiais que são relevantes para ele em um determinado momento. Ao invés de compartilhar somente sobre o seu produto ou serviço, aqui é fundamental dar dicas sobre saúde, alimentação saudável, prática de exercícios, entre outros itens. 

Faça um bom planejamento 

Um bom planejamento é essencial para o sucesso de qualquer profissional. Essa ferramenta ajuda a entender quais são os caminhos que uma marca deve percorrer para alcançar os seus principais objetivos. E, no mercado fitness não poderia ser diferente.

Dentre as vantagens, encontra-se: melhor posicionamento da marca, melhora nas vendas, otimização de recursos, reduz erros estratégicos e traz maior controle financeiro para a página. 

E como funciona um planejamento no mercado fitness? Pense que planejamento é algo fundamental para esse público. A pessoa que busca um estilo de vida mais saudável ou até mesmo um corpo mais bem definido sabe a importância de se planejar, de ser constante. Se você deseja ser referência no mercado fitness precisa mostrar planejamento e constância. A educação física vai além de saber fazer exercícios.

Conheça a sua audiência 

Um dos maiores erros dos profissionais que trabalham no mercado fitness é não conhecer a sua persona. Ela é um personagem fictício que representa o seguidor ideal da sua página.

Por meio da persona, você descobre mais detalhes importantes sobre a sua audiência, como histórias pessoais, desafios, dores, hobbies, entre outros dados.

Com esse conjunto de informações, é possível construir conteúdos que estejam alinhados com as necessidades do seu público. 

Para descobrir a persona, recomendamos fazer uma pesquisa com os seus seguidores e com outros famosos no meio do mercado fitness. Conheça abaixo dois exemplos para ajudá-lo em sua inspiração. 

  • Breno tem 29 anos e está no terceiro período do curso de Relações Públicas da PUC Minas. O jovem estudante é solteiro, não tem filhos e mora com os pais. Ele tem muitas dificuldades em aceitar o seu corpo. Já tentou fazer vários tipos de dietas, mas nenhuma trouxe os resultados que esperava. Bruno busca outras opções interessantes para ter mais saúde. 

O jovem é apaixonado por séries, futebol e hoje está sedentário. 

  • Bruna tem 23 anos, é gaúcha e é formada em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apesar da correria do dia a dia, ela busca notícias para ter uma vida mais saudável, pois acredita que uma boa alimentação aliada ao exercício físico são muito importantes para manter a qualidade de vida. 
  • Vanessa mora sozinha e gosta de fazer trilhas e visitar cachoeiras com os amigos aos finais de semana. No dia a dia não tem muita paciência para ir à academia ou fazer exercícios por conta própria. Até tem um vizinho que faz educação física e se ofereceu para ser seu personal trainer, mas sempre fala que não tem muito tempo livre.

Crie um calendário editorial 

Após conhecer a sua persona, chegou a hora de criar o calendário editorial. Ele ajuda a entender os tipos de conteúdos que serão compartilhados com os seguidores. 

Mas quais são as publicações que geram mais engajamento no mercado fitness? Conheça as melhores opções à partir de agora. 

Concursos 

Que atire a primeira pedra uma pessoa que não gosta de participar de competições. Elas geram engajamento e ajudam a aumentar o número de seguidores da sua página. Você pode escolher prêmios, como roupas e acessórios para malhar ou até um ano de academia grátis. 

No mercado fitness essa modalidade faz muito sucesso. Competição é algo estimulante, assim como as outras particularidades desse ramo de vida saudável e prática de atividades físicas.

Imagens motivacionais 

Sem dúvidas, um dos principais objetivos de uma página nas redes sociais no mercado fitness é prender a atenção do seu público. Para alcançar essa meta, inclua uma frase motivacional e uma imagem que represente o conteúdo. Provavelmente, muitos seguidores vão se identificar com a mensagem. 

A motivação é crucial para manter o público do mercado fitness engajado. Basta você lembrar da frase “no pain no gain” (sem dor não há ganho) que fez e ainda faz muito sucesso nesse universo. O incentivo de mostrar que o esforço é importante faz toda a diferença.

Além disso, fotos de pessoas que tem sucesso no resultado, vídeos de pessoas praticando atividades físicas são itens que garantem um excelente engajamento do público do mercado fitness.

Dicas

A rede social não é a vitrine de uma loja. Quem publica somente produtos e serviços sobre o seu mercado tem mais chances de perder seguidores e manchar a sua imagem no ambiente online. Você pode compartilhar diversos tipos de conteúdos para atrair a sua audiência. 

Segue abaixo algumas dúvidas que você pode tirar dos seguidores. 

  • Tipos de alongamentos; 
  • Melhores alimentos para aumentar a energia; 
  • Exercícios físicos para não perder a barriga; 
  • Como não desanimar das metas relacionadas à saúde; 
  • Quais são os impactos dos exercícios físicos na luta contra o covid; 
  • Quanto tempo devo praticar atividade física por semana? 
  • Como escolher o melhor esporte? 
  • Dá para emagrecer só com os treinos? 
  • Quanto tempo demora para os resultados aparecerem? 
  • Como equilibrar trabalho com atividade física? 
  • Qual é o melhor jeito de respirar durante o treino? 
  • Como ter mais fôlego durante o exercício físico? 
  • Como saber que estou exagerando? 
  • É errado ser viciado em treinar? 
  • Quais são os riscos de fazer atividade física somente em casa? 
  • Qual deve ser a intensidade do treino?
  • O uso de máscara atrapalha o desempenho no exercício físico?
  • Devo procurar um médico antes de fazer atividade física? 
  • Quais são as melhores dicas para iniciantes? 
  • Quais são as melhores dicas para intermediários? 
  • Quais são as melhores dicas para atletas experientes? 

Sabe aquelas perguntas que fazemos quando estamos sem sono na madrugada? Então, são essas as perguntas que o seu público quer ter a resposta. Pense na dor da sua persona. No que ele precisa, nas suas limitações, naquilo que ele ainda não tem a resposta ou que ainda não conseguiu resolver. Quanto mais certeiro você for nas respostas, maior vai ser o engajamento e a fidelização do seu público.

Aqui, mencionamos apenas alguns tipos de conteúdos que podem ser compartilhados em sua página. Você pode utilizar a sua experiência para dar dicas exclusivas e ganhar autoridade no mercado fitness.

Receitas 

As receitas também são outros tipos interessantes de conteúdo no mercado fitness. Se você tem uma página no Instagram, pode publicá-las no feed, stories e IG. 

A dica é: foque em receitas de alimentos sem açúcar, sem glúten e sem lactose. Hoje em dia, o mercado oferece uma gama gigante de produtos que substituem a farinha de trigo o açúcar e o leite. Eles são saudáveis e te permitem criar receitas gostosas também.

Mas tome cuidado para não fazer vídeos muito grandes e cansativos! Tenha receitas mais simples e objetivas, que o seu público terá acesso aos ingredientes e dará conta de fazer.

Pesquisas e enquetes 

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre pesquisas e enquetes. Elas aumentam o interesse pela a sua página e os números de engajamento.

Quando você faz uma enquete, o seu seguidor se sente quase que obrigado a votar. Além de que é só clicar em um botão. As pesquisas também são interessantes, porque as pessoas gostam de expor a opinião. Mas o meu conselho é que você facilite para o seu público. Dê para ele opção para que possa escolher, por exemplo; faça perguntas cuja resposta seja rápida, como por exemplo “sim” ou “não”. Se precisar pensar e/ou escrever demais pode ser que o seu seguidor desista de interagir.

Mantenha uma boa frequência de publicação 

Para ter sucesso nas redes sociais, é importante manter a frequência de postagens. Esse tipo de atitude deixa a sua página atualizada, e os seguidores não param de seguir seu conteúdo por causa da ausência de publicação. 

O sucesso nas redes sociais não aparece da noite para o dia. É importante fazer testes com frequência e monitorar os resultados para descobrir quais são os conteúdos que deram certo e quais são aqueles que devem ser ajustados. 

Tenha um cronograma de postagens para que você possa organizar sua semana.

Lembre-se de utilizar todas as ferramentas da rede social que você utiliza. Quanto mais variedade, maior será seu engajamento. Por exemplo, se sua rede social principal for o Instagram, se organize para variar entre fotos, carrosséis, Reels e IGTV, além de manter-se sempre ativo nos stories. Isso faz com que suas publicações sejam vistas.

Finalmente, mantenha-se informado! Saiba o que tem feito sucesso no mercado fitness. Busque se aprofundar no conteúdo que você deseja postar. Não adianta falar sobre algo e não demonstrar autoridade. As pessoas admirarão seu conteúdo se identificarem qualidade e estudo nele.

Se seu foco é alimentação saudável, busque conhecimentos sobre nutrição e culinária. Se é prática de atividades físicas, entenda a ciência por trás dos exercícios. Pesquise sobre outros hábitos complementares a essas práticas.

Após descobrir as principais dicas para ter sucesso no mercado fitness, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para a sua carreira na internet. 

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!