Telegram vs WhatsApp: qual o melhor canal para monetizar minha comunidade

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Introdução 

O Telegram e o Whatsapp são dois aplicativos de mensagens, que embora apresentem alguns recursos semelhantes vivem em uma eterna disputa pela atenção dos usuários. Enquanto o WhatsApp é o mensageiro mais baixado do mundo, o Telegram possui alguns recursos exclusivos e outras vantagens, como o suporte para enviar arquivos maiores, que o WhatsApp ainda não oferece.

Essa disputa entre os dois aplicativos é muito benéfica, principalmente para os usuários. Afinal, uma competição como essa traz mais inovação e novos recursos para melhorar e resolver alguns problemas dos usuários. E quando falamos em comunidades pagas, sempre surgem muitas dúvidas: qual deles é o melhor canal para monetizar a sua comunidade? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe!

Telegram vs. WhatsApp: grupos e canais

Para começar as nossas comparações, vamos falar sobre um ponto super relevante: os grupos. Afinal, não tem como falar de comunidade sem pensar em onde elas poderão estar inseridas. E um fator importante, é o limite  de pessoas que podem ser inseridas em cada grupo. 

Desde 2019, o Telegram permite que os usuários criem grupos com até 200 mil participantes. Já no WhatsApp, o grupo pode chegar até, no máximo, 256 pessoas. 

Além disso, no Telegram os administradores podem fixar mensagens importantes no topo da tela. Um fator que ajuda muito para que todos os membros, principalmente os novos, saibam todas as informações do grupo. 

O Telegram também possui o recurso de canais, ferramenta voltada para transmissões de mensagens que buscam alcançar grandes públicos. Eles são como uma espécie de página do Facebook ou Perfil do Instagram, que você segue para ver as postagens que o administrador insere por lá. O Whatsapp não tem Canal. Ele usa um recurso de transmissão, mas isso não pode ser comparado ao Canal do Telegram.

Telegram vs. WhatsApp: Privacidade

Se você está preocupado com a privacidade das conversas na sua comunidade, esse é um tópico muito importante. 

O Telegram oferece criptografia de ponta a ponta nas mensagens de bate papo. Em outras palavras, isso significa que as mensagens nunca passam pelos servidores do Telegram, as mensagens são criptografadas e descriptografadas no dispositivo do usuário.

Com o Telegram, você também pode iniciar conversas que se autodestroem, além de poder programar os bate-papos para se auto-destruir depois de um certo período de tempo. O aplicativo também permite que você saiba se a outra pessoa tirou uma captura de tela da sua conversa, recurso que pode ser bem útil em uma comunidade paga. 

Outra possibilidade é se você quiser conversar com alguém e não deixar vestígios. Você pode fazer isso usando o chat secreto. Ambas as partes da conversa devem concordar primeiramente que o chat deve ser secreto. Após isso, você vai definir um temporizador e todo o histórico de bate-papo (de ambas as partes) será excluído quando o tempo passar.

O WhatsApp também oferece criptografia de ponta a ponta, mas não possui os outros recursos que o Telegram entrega em questões de privacidade das mensagens. 

Telegram vs. WhatsApp: Nomes e telefones de usuários 

Uma questão que incomoda muitos produtores de conteúdo é criar um grupo no WhatsApp e todos os membros do grupo terem acesso ao telefone uns dos outros. 

Diferente do WhatsApp, se você não quiser compartilhar seu número de telefone para falar com alguém, não há problema no Telegram. Você pode escolher um nome de usuário e, através dele, qualquer pessoa pode adicionar você aos contatos.

Essa é uma ótima maneira do Telegram respeitar sua privacidade. Os usuários do WhatsApp não têm escolha a não ser adicionar à lista de contatos a pessoa com quem desejam conversar.

Telegram vs. WhatsApp: envio de arquivos

Quando estamos falando de comunidades e clubes de assinaturas, é importante pensar que muitas vezes você irá disponibilizar arquivos de diferentes formatos para os membros do grupo. Por isso, é fundamental se atentar aos formatos de envio de arquivos que são permitidos em cada plataforma. 

O WhatsApp permite que você envie vídeos, fotos, arquivos, pdfs, e áudios. Porém existe uma restrição quanto ao tamanho desses arquivos, que é no máximo 100MB. 

Já o Telegram permite que seus usuários enviem diversos tipos de arquivos, como PDF, formato de Word, planilhas e imagens do Photoshop de até 1,5 GB. Com o Telegram, você não precisa baixar aplicativos de terceiros se quiser enviar arquivos grandes. Além disso, o usuário pode escolher compactar a imagem ou um vídeo, ou enviar a versão não compactada de melhor qualidade.

Telegram vs. WhatsApp: popularidade entre os usuários 

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Por isso, é bem mais provável encontrar contatos e amigos nele, que possui mais usuários que o Telegram. Embora o Telegram possua outras vantagens, a maior parte das pessoas ainda opta pelo WhatsApp como o principal aplicativo de mensagens.

Telegram vs. WhatsApp: Bots

Os bots do Telegram são contas do mensageiro comandadas por um software. Os robôs servem para auxiliar usuários de diversas formas no dia a dia. Entre as opções, o Telegram tem bots para rastrear encomendas, converter arquivos em PDF, traduzir mensagens, informar a previsão do tempo, comunicar a pronúncia de palavras em outros idiomas, converter imagens em textos e muito mais.

Além disso, o aplicativo conta com vários jogos, alguns dos serviços mais populares do Telegram. Os games funcionam a partir do comando de bots, que permitem ao usuário interagir e participar das brincadeiras em forma de conversa.

O WhatsApp ainda não possui esse tipo de funcionalidade. 

Telegram vs. WhatsApp: Alternar entre contas no mesmo dispositivo

Diferente do WhatsApp que não permite que você use mais de uma conta em um mesmo celular. O Telegram permite ao usuário alternar entre múltiplas contas no mesmo aparelho. É possível adicionar até três perfis diferentes de forma simultânea, e o smartphone exibe notificações de todas as contas. Cada conta apresenta suas próprias listas de contatos, mensagens, grupos e canais.

Telegram vs. WhatsApp: Versão Desktop 

O Telegram tem um excelente aplicativo de desktop. O mensageiro oferece versões para Windows, Linux e OSX. Se você não desejar instalar nenhum software, também pode usar o Telegram da Web ou do Chrome.

Às vezes, o WhatsApp Web não funciona tão bem como deveria, e é bem mais limitado do que a versão para smartphones. Além disso, o WhatsApp Web só funciona se seu smartphone estiver conectado à internet. 

Já o aplicativo da web do Telegram funciona bem, de forma independente e também oferece todas as funções que você encontraria no aplicativo para Android e iOS.

Telegram vs. WhatsApp: qual o melhor para monetizar minha comunidade?

Diante de todos os fatores importantes que citamos acima, o vencedor da batalha para canal de comunidades pagas ou clubes de assinatura é o Telegram. Mesmo o WhatsApp sendo mais popular, os recursos que o Telegram oferece para o criador de conteúdo são bem superiores. 

Além de tudo que falamos anteriormente, o Telegram também conta com outras funções que facilitam a vida dos usuários. No aplicativo, é possível agendar o envio de mensagens, controlar a frequência de mensagens nos grupos e enviar uma mensagem sem notificação de som. Outro recurso interessante do aplicativo é a possibilidade de criar enquetes nas conversas. Ou seja: uma ferramenta completa para te ajudar na distribuição do seu conteúdo pago. 

Agora, um ponto importante é que nenhum dos dois oferece a opção de monetização. Para isso, você precisará contar com uma ferramenta de gerenciamento de comunidades como a LastLink. 

A LastLink oferece a página de vendas para que você divulgue e venda os acessos ao seu canal. Além de serem otimizadas para aumentar a conversão, as páginas de venda da LastLink, contam com os pixels de rastreamento FB e Google ajudando você a aumentar suas vendas. 

E nós ainda realizamos o gerenciamento dos membros do seu canal. Ou seja, a plataforma adiciona quem efetuou o pagamento e remove quem está inadimplente. Tudo isso de forma simples e automatizada para que você gaste o seu tempo apenas produzindo conteúdo de valor para os seus assinantes. 

Quer saber mais sobre como a LastLink pode te ajudar a ganhar dinheiro usando o Telegram? Clique aqui para conhecer!  

Separamos esses posts para você

Como monetizar o Youtube

Quer saber como se monetizar usando o YouTube? O maior site de vídeos do mundo tem servido para dar novos rumos a

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!