13 Funcionalidades do Telegram que você precisa conhecer

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Introdução 

O Telegram é um aplicativo de mensagens que foi lançado em 2013. O grande crescimento do aplicativo foi em 2019, quando conquistou 3 milhões de novos usuários em apenas 24 horas. Tudo isso, graças às suas funcionalidades que possibilitam interações que os seus concorrentes ainda não possuem. 

O objetivo deste artigo, não é dizer que você precisa abandonar todos os outros aplicativos de mensagens. E sim, mostrar que o Telegram é um ótimo canal para explorar na sua comunidade. Quer saber tudo sobre as ferramentas do Telegram? Continue acompanhando! 

Mas afinal, o que é Telegram?

Para quem ainda não está familiarizado, o Telegram Messenger é um programa de mensagens instantâneas gratuito criado em 2013 em linguagem C++. Todo o conteúdo do Telegram fica armazenado na nuvem, sendo assim mais eficiente e rápido na hora de enviar  mensagens e até conteúdos mais “pesados”, como um  formato PDF, por exemplo. E ainda possui as funcionalidades de áudio, imagem, vídeo, emojis e stickers.

Mesmo com tantas funcionalidades, o principal foco e diferencial do Telegram  está na segurança dos dados e mensagens dos usuários. Ele oferece criptografia de ponta a ponta no envio e recebimento de mensagens, mas vai além: compromete-se em não divulgar informações de seus usuários a terceiros.

O Telegram pode ser usado na versão móvel (por smartphones e afins), no desktop ou, ainda, em sua versão exclusiva para navegadores web (Windows, macOS, Linux e Chrome). O aplicativo, por sua vez, está disponível nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.

Como funciona o Telegram?

Agora que você já está mais familiarizado com o Telegram, vamos mostrar um passo a passo de como ele funciona. Acompanhe! 

  1. Para começar, é necessário que você forneça um número de telefone. Nós indicamos que você tenha um número exclusivo para a sua comunidade, para não misturar com a sua conta pessoal.
  1. Depois de ter o número, basta instalar o Telegram no celular, fazendo o download na App Store (Apple) ou na Play Store (Google). Você pode optar, ainda, por realizar o processo pelo seu computador, no Telegram Web. 
  1.  Após a instalação, basta digitar o número de telefone, escolher uma foto para o perfil e o nome que será utilizado. 
  2. Prontinho! Viu como é simples? Em poucos minutos você já tem uma conta no Telegram!

Como usar as funcionalidades do Telegram?

Agora que você já tem o programa instalado, vamos mostrar tudo que você pode usar no Telegram para atrair, nutrir, engajar, gerenciar e monetizar a sua comunidade. Confira! 

Canais de transmissão 

No Telegram é possível criar canais de transmissão para se comunicar com seus contatos bem semelhantes ao WhatsApp. A diferença é que no Telegram os usuários que se inscrevem nos canais de seu interesse. 

Através desses canais é possível enviar, por exemplo: novidades de produtos, conteúdos, informações e notícias pertinentes para o seu segmento, entre outros. E você pode utilizar todos os formatos:  é possível enviar imagens, áudios, vídeos, links, enfim, o que você precisar!

E outra informação importante: nos canais em questão, apenas você fala. É um ambiente 100% controlado. É possível postar enquetes ou abrir a opção de “reação” ao que foi postado; mas apenas o criador do canal pode oferecer essas opções. Dessa forma, os canais ficam bem mais organizados, e não existem comentários e conversas paralelas como nos grupos.

Além disso, mesmo quem entra após o canal ser criado tem ainda total acesso ao que foi postado anteriormente. E ainda existe a opção de pesquisa por palavras-chave de temas específicos. E o número de seguidores em canais de transmissão é ilimitado.

Grupos de Telegram 

Diferente dos canais, quando falamos de grupos no Telegram estamos falando de espaços de interação total com as pessoas. E na contramão do WhatsApp que limita a quantidade de 256 pessoas em cada grupo, o Telegram possibilita que você tenha até 200 mil membros simultaneamente.

Para manter o grupo mais organizado, é possível utilizar hashtags, e que os usuários mencionem uns aos outros para responder e enviar mensagens específicas. Você ainda pode nomear administradores, que sejam de  preferência pessoas da sua equipe, para moderar o grupo e manter tudo em ordem.

Uma grande vantagem do grupo é justamente a troca de informações entre o seu público. Como todos podem interagir, ótimas discussões podem acontecer. 

Ferramenta de análise de dados

Para quem possui grupos com mais de 500 integrantes, o Telegram disponibiliza a ferramenta de insights para os administradores. E isso é excelente para que você consiga entender os tipos de conteúdos que os seguidores possuem mais interesse, quais os melhores dias e horários para postar, quando há mais engajamento, fonte de novos inscritos, crescimento diário do número de seguidores, total de mensagens enviadas. Também é possível ver seus usuários mais relevantes, em termos de número e tamanho de mensagens enviadas. Essas informações são valiosas para você fazer um bom gerenciamento da sua comunidade.

Gestão de múltiplas contas 

Tanto a  versão mobile quanto a versão para desktop do Telegram permite que você controle 3 contas de números diferentes de telefone simultaneamente. Não é preciso fazer logout para alternar contas.

Um grande diferencial do Telegram em relação ao WhatsApp é que, para usar a versão desktop, não é preciso uma conexão ativa da versão mobile.

Stickers

Os emojis são super populares e ajudam a ilustrar sentimentos e opiniões em uma conversa. Mas os stickers ou figurinhas, são ainda mais interessantes!  No Telegram, eles estão disponíveis em pacotes que podem ser baixados da web, copiados de seus contatos ou até mesmo criados do zero por você. 

Chat secreto

Outro recurso interessante do Telegram, é o chat secreto. Se você precisar ter uma conversa privada com alguém, essa funcionalidade irá te ajudar já que recebe criptografia de ponta a ponta e é possível definir um tempo para que mensagens de texto, fotos, áudios e vídeos sejam destruídos automaticamente. Além disso, você pode apagar tudo manualmente que a mensagem some também para o destinatário.

A função de autodestruição de fotos e vídeos também está disponível nos chats individuais normais. Para reforçar a sua segurança, em ambos os casos, você recebe uma notificação se o outro contato realizar uma captura de tela.

Temas

Quem gosta de personalização vai amar essa funcionalidade do Telegram. Isso porque o aplicativo russo conta com uma série de temas que você pode instalar para mudar o visual de suas conversas. Além de ser possível escolher entre três temas nativos, você pode encontrar canais de temas e receber novidades quase todos os dias. E ainda é possível criar o seu próprio tema.

Editar mensagens

Caso você tenha errado alguma mensagem já enviada, você não precisa enviar outra para se explicar. Basta tocar sobre a mensagem enviada, acessar o menu editar, corrigir o equívoco e mandar de novo. Para evitar edições indevidas, todos os textos alterados ficam identificados e, assim, ninguém é enganado.

Áudio

O Telegram permite que você trave o botão de áudio para gravar uma mensagem de voz, assim não é preciso manter a tela pressionada enquanto você grava. Além disso, é possível ouvir o seu áudio todo antes de enviá-lo a alguém, evitando erros e áudios ruins. 

Por fim, se você recebe vários áudios em um chat (individual ou em grupo), não precisa dar o play em cada um deles individualmente: faça isso no primeiro e todos serão reproduzidos em sequência. Enquanto isso, você pode sair da janela de conversa e até minimizar o app e continuar ouvindo.

Bloqueio com senha

Se você precisa de uma proteção extra, é só usar o bloqueio nativo com senha do app. Essa trava pode ser ativada nas configurações tanto no aplicativo do celular quanto na versão de desktop do mensageiro. Depois disso, será preciso informar a senha sempre que o app for reaberto.

Leitura Rápida

Alguns links da internet carregam diretamente dentro do Telegram por meio do sistema Leitura Rápida (ou Instant View no nome original). Nesse caso, o conteúdo do link é aberto em uma tela limpa, sem propagandas ou outras distrações, facilitando a sua leitura.

Player embutido

Outra ferramenta incrível é o player embutido que torna mais simples consumir conteúdos multimídias compartilhados. Então, caso você receba um link de YouTube, Spotify ou SoundCloud, não é necessário sair do Telegram para conferir. 

Conclusão 

Como você pode perceber,o Telegram é um serviço cheio de vantagens e de funcionalidades incríveis para a sua comunidade. E além de todas as vantagens que a ferramenta oferece, ainda é possível gerenciar e monetizar a sua comunidade do Telegram com a LastLink! Quer saber como funciona? Clique aqui e saiba mais. 

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!