Como usar os vídeos no Instagram

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Você já parou para pensar que a velocidade em que o usuário desliza pela timeline do Instagram corresponde ao mesmo tempo que você tem disponível para capturar a atenção dele e fazê-lo entender a sua mensagem? Parece assustador, não é mesmo? Afinal, esse tempo é muito curto. E por isso, os vídeos no Instagram são uma excelente estratégia para prender a atenção do seu usuário e transmitir uma mensagem de forma clara, simples e imediata. 

O Instagram já possui mais de 1 bilhão de usuários e é uma das principais redes sociais que disponibiliza ferramentas para publicação de conteúdos de audiovisual. A plataforma disponibiliza a produção e upload de vídeos em vários formatos e com diferentes limites de duração, sendo útil em diversas necessidades.

A cada ano são lançados novos recursos que permitem aos usuários em contas pessoais e comerciais inserirem animações, máscaras, gifs, fazer vídeos ao vivo ou de curta e longa duração. O Insta Stories e IG TV (ou Instagram TV) são duas das principais ferramentas que permitem, respectivamente, a postagem de conteúdos em vídeos de até 15 segundos e transmissões ao vivo ou o upload de vídeos maiores, de até 60 minutos. 

Mas é claro, que não basta postar qualquer tipo de vídeo. O vídeo precisa enriquecer a sua estratégia e também a experiência dos seguidores. Pensando também no algoritmo, é fundamental ser atrativo, interessante e principalmente, saber contar  histórias, compartilhar suas ideias e produzir vídeos que engajam o público.

E se você está achando que isso é muito complicado, saiba que não! Além disso, preparamos este artigo para te ensinar como usar os recursos de vídeos no Instagram para ser relevante, ter engajamento, ganhar seguidores e vender mais! Acompanhe! 

Quais são as vantagens de usar  vídeos no Instagram?  

Você já reparou que o celular, muitas vezes, está substituindo a TV na nossa vida, especialmente entre as novas gerações? E isso não é apenas por causa do Youtube, mas também pelo acesso a conteúdos interessantes e de consumo gratuito e imediato. Deixando muito mais fácil assistir vídeos no celular.

De acordo com uma pesquisa feita pelo E-marketer, até 2021, 78% dos dados móveis consumidos serão gastos assistindo vídeos! Com esses dados fica claro o motivo do lançamento do  IGVT. E porque o Instagram sempre traz mais efeitos aos stories e mais funcionalidades para as lives. As pessoas simplesmente amam vídeos!

E esse crescimento constante no consumo de vídeos, pode ser benéfico para o seu negócio e para a sua comunidade! Existe sim um esforço maior para investir em vídeos no Instagram, mas acredite vale muito a pena! Isso porque os vídeos permitem que você:

  • consiga mais engajamento;
  • atraia novos seguidores;
  • seja entendido como relevante pelo algoritmo do Instagram e apareça na timeline de mais seguidores;
  • ofereça conteúdos muito relevantes a seu público;
  • aumente as visitas no seu site;
  • aumente as vendas;
  • Promova eventos, serviços e conteúdo.

É importante lembrar, que para conseguir esses benefícios é preciso entender qual é o tipo de vídeo que atende melhor ao seu objetivo e fornece mais visibilidade para o seu conteúdo.

Quais são os formatos de vídeo no Instagram? 

Agora que você já entendeu quais são os benefícios de usar vídeos na sua estratégia no Instagram, é importante saber quais são os formatos existentes e quando usar cada um deles. Afinal, existem inúmeras situações em que você pode usar os vídeos no Instagram, como: para conversar com os seus seguidores, divulgar grandes novidades, responder perguntas, fazer convites e compartilhar cenas divertidas e inusitadas.  

E para cada um desses contextos, é necessário definir em qual formato será o vídeo. Para te ajudar no momento dessa definição, listamos aqui todos os 5 formatos de vídeos no Instagram explicando cada um deles, sua duração e as melhores oportunidades para usá-los. Confira! 

Vídeo no feed

Se o objetivo é divulgar vídeos curtinhos que ficam eternizados no seu perfil, você precisa postá-los no feed! Vídeos engraçados, apresentações de produtos e serviços, vídeos institucionais e dicas são perfeitos estarem sempre na página do seu perfil.

Nesse caso, é necessário ter cuidado para que o vídeo comece de forma interessante e prenda a atenção do usuário enquanto ele navega pela timeline. Por isso, a dica é fazer vídeos que sejam fáceis de entender. E se possível, use uma legenda, preferencialmente curta, que instigue as pessoas a conferirem todo o conteúdo do vídeo.

A duração máxima dos vídeos no feed são 60 segundos. É possível usar o recurso de carrossel para conseguir postar um vídeo de maior duração, mas ele será dividido em trechos. 

Eles são ideias para: conteúdo ligado ao que você faz, bem produzido, com o objetivo de reforçar os valores da marca, a identidade da empresa e apresentar produtos. E não são aconselháveis se a sua intenção é promover um evento ou outra coisa que acontecerá em uma data determinada. Deixe o feed para conteúdo sem data de validade.

Instagram Stories

Os vídeos no Instagram Stories são ótimos para aproximar seguidores da sua realidade, tornando as coisas mais humanas e reais. Além disso, os Stories são a melhor opção para comunicar algo que está acontecendo ou acontecerá em breve.

Você deve usar os stories para que seu público conheça a sua identidade e se identifique. Lá você pode começar conversas, fazer perguntas, tirar dúvidas marcando quem as perguntou, e mostrar o que você ensina sendo feito na prática.

E você ainda pode contar com outros recursos como filtros, emojis, gifs, tags, texto e efeitos que são capazes de transformar uma cena comum em algo criativo. Você também pode usar itens como localização, hashtags, stickers e menção de outros perfis. Eles são formas de fazer seu perfil ser descoberto e fazer você ganhar seguidores.

Quem deseja vender no Instagram, também precisa focar em produzir vídeos nesse formato. Os stories são excelentes para ser direto e promover cursos, falar de lançamentos, de eventos, divulgar promoções e mostrar produtos sendo usados. Outra vantagem é a possibilidade de compartilhar links, o que facilita a conversão de seguidores em potenciais clientes. Mas esta é uma função válida apenas para quem tem a partir de 10.000 seguidores.

Com tantas possibilidades,fica dificil não querer usar e abusar dos stories, não é mesmo? Mas lembre-se que  é preciso usar os Stories com sabedoria para que eles ajudem a engajar os seus seguidores e não o contrário. Sendo assim, recomendamos que você teste formatos diferentes e avalie quais são aqueles que trazem mais visualizações e respostas. 

A duração máxima dos stories são 15 segundos. E eles são ideais para  mostrar bastidores do negócio, passar dicas rápidas, compartilhar conteúdo que não necessita de produção e dar informações mais urgentes do tipo lançamentos e eventos. Mas use os Stories especialmente para estar próximo da sua audiência! Gere conversas, responda-os e compartilhe conteúdo produzido por eles também. 

E não use os stories se você quer mostrar fatos do dia-a-dia com frequência. Também evite o Instagram Stories caso for falar sobre um assunto longo porque, nesse caso, há o risco das pessoas pularem para ver se acham algo interessante sem prestar atenção no seu conteúdo.

IGTV

IGTV significa Instagram TV. Conforme o próprio Instagram aponta em sua página, a ferramenta é “um local dedicado a vídeos imersivos e longos”. 

Funcionando como um app independente e também como uma funcionalidade dentro do Instagram, no IGTV não há o limite de um minuto para publicação de vídeos, como ocorre no feed da rede social. A duração máxima dos vídeos no IGTV é de 60 minutos. 

Eles são ideias para  sessões de perguntas e respostas no estilo FAQ, vlogs, dicas e tutoriais. E não recomendamos que você use esse formato se o seu conteúdo não for relevante o suficiente, já que o Instagram tem priorizado os conteúdos de maior qualidade.

Live do Instagram

Fazer um ao vivo pode até te deixar intimidado, mas acredite: vale muito a pena para engajar seguidores e para conquistar novos. Isso ocorre porque o Instagram notifica sua audiência quando uma live se inicia e coloca sua transmissão em destaque na página de descoberta, caso faça sentido dentro dos interesses do usuário. Ou seja: é muita exposição para o seu perfil.

A Live é a melhor forma de combinar uma data e horário para falar de um tema pré-determinado que o seu público tenha interesse em saber. Também tem a vantagem das pessoas precisarem estar presentes para poder perguntar e interagir, o que soma muito em engajamento.

Esse recurso permite que você use os filtros, como nos stories e também permite interações via comentários e fazer lives em parceria. Quando bem usada, a Live do Instagram ajuda muito no fortalecimento de marca, e até mesmo nas vendas. 

A duração máxima de uma live é indeterminada, mas não costuma passar de 2 horas. Elas são ideais para fazer videoconferências com outros perfis (estilo webinar), falar de um assunto que você conhece, responder perguntas sobre um determinado tema, cobrir um evento ou mostrar algo interessante em tempo real. E não recomendamos que você use se você não tem um bom motivo para estar ali e quer ver o que acontece. Também evite usar caso esse momento não tenha tido uma divulgação prévia.

Reels

O Reels é uma das funcionalidades mais recentes do Instagram que permite a criação de vídeos de até 15 segundos. Assim como o TikTok, é possível gravar e editar conteúdos mais curtos e adicionar efeitos sonoros e visuais para torná-los mais atrativos. Tudo isso de forma bastante simples, permitindo que seja facilmente editável e, em seguida, compartilhado.

Muito similar ao TikTok, a ideia do Instagram é oferecer mais um formato aos seus usuários. Assim como o Stories e o IGTV, agora é possível adicionar esses conteúdos mais curtos para impactar a sua audiência. A boa notícia é que o Reels é muito simples de ser criado, editado e publicado, algo tão simples quanto assistir aos vídeos de 15 segundos.

Você pode usá-los para criar desafios, tutoriais rápidos, vídeos com conteúdos divertidos, mostrar algum produto, dicas rápidas e para falar sobre alguma tendência. 

Os melhores aplicativos para edição de vídeos no Instagram

Não adianta criar um vídeo, e ele não ser incrível. A grande vantagem em editar vídeos é gerar um “uau!” e se destacar dentro dos milhares de vídeos no Instagram compartilhados todos os dias.

E se esse conteúdo editado for a cara da sua marca, é ainda melhor.  Os seguidores e potenciais seguidores (quem acabou de ter contato com seu perfil) vão ter uma ótima primeira impressão do que você oferta e vão ter mais chances de lembrar da sua marca. 

Para ajudar a alcançar todos esses benefícios existem vários aplicativos que permitem editar vídeos com facilidade e tornar seu conteúdo mais atraente. Separamos aqui os melhores. Confira! 

Unfold

Já viu Stories onde os vídeos ganham molduras ou quando há mais de um vídeo sendo mostrado na mesma tela? São feitos pelo Unfold ou similares. Com diversas fontes e templates customizáveis, o aplicativo é gratuito cobrando por recursos adicionais.

VUE

O destaque desse app vai para sua função de unir mais de um vídeo em um arquivo de 15 segundos, permitindo você fazer curta-metragens para os Stories. Além dessa função, ele possui filtros e possibilidade de inserir efeitos sonoros pelo próprio VUE.

Fiilmr

Considerado um dos mais fáceis para editar, o Filmr permite cortar vídeos, adicionar filtros, textos e música.

Quick

Se você deseja criar vinhetas, use o Quick! Como ele tem efeitos prontos, também dá para criar transições dentro do vídeo, o que o deixa bem mais compreensível!

7 Ideias para criar vídeos que engajam no Instagram

É fato: as pessoas que seguem o seu perfil, esperam ver conteúdos interessantes. Parece óbvio, mas muita gente esquece. E por isso vamos repetir, para que você não se esqueça que produzir vídeos no Instagram é uma grande oportunidade de oferecer informação relevante à audiência.

E sim, fazer vídeos no Instagram é um desafio para qualquer negócio ou influenciador digital. Mas não é impossível. O que é realmente necessário é compartilhar informação relevante, ou seja, uma boa história, e autenticidade.

Para te ajudar, separamos aqui alguns tipos de conteúdos para vídeos que são perfeitos para o Instagram, que são simples de serem executados e que costumam gerar excelentes resultados. Confira! 

Vídeos mostrando os bastidores

Compartilhar os bastidores do seu trabalho, de um evento, de um curso ou de algo que está sendo preparado instiga a curiosidade do público e deixa as pessoas antenadas para acompanhar as novidades.


Um outro ponto positivo desse conteúdo é a humanização. Mostrar para as pessoas como você trabalha, suas dificuldades, como resolve problemas, bem como as celebrações, gera uma conexão dos seguidores com a sua marca ou com você.

Vídeos com dicas

A internet está cheia de dicas, e quem não ama esse tipo de conteúdo,  não é mesmo? Principalmente quando são dicas relevantes e extremamente úteis!

Para compartilhar dicas e ser interessante, conte como você fez, como aplicou a teoria. Acrescente a realidade e seus aprendizados porque assim criará um conhecimento único. E antes de escolher qual será a dica para um vídeo, foque no que os seus seguidores mais te questionam. Ao se atentar ao que eles querem saber, fica bem mais fácil engajar!

Vídeos respondendo dúvidas

Organizar as dúvidas que seus seguidores, clientes ou até as que o público em geral têm em um vídeo é uma forma de ganhar atenção e ajudar as pessoas.

Você pode fazer algo em formato FAQ para falar de produtos, serviços, atividades, cursos e eventos. Uma outra sugestão é responder perguntas engraçadas que chegaram ao seu perfil ou até responder dúvidas que falem de você, para que sua audiência saiba quem está por trás daquela conta.

Vídeos tutoriais

Um tutorial é um “como fazer” ou “como usar”. Esse formato é bem interessante caso você tenha novos produtos ou esteja testando algo que poucas pessoas têm acesso. Nesses casos, seja bem direto logo na introdução do vídeo explicando o que será ensinado e como fará isso.

Vídeos de bate-papos

É possível fazer vídeos de bate-papos de 3 maneiras:

  1. Videoconferência ao vivo: formato permitido na Live, onde é possível convidar outro perfil para participar. Esse formato é ideal para conversar com alguém que somará ao conteúdo mas está distante e não pode estar com você presencialmente.
  2. Live no Instagram: para quando for conversar com alguém pessoalmente. Nesse caso, é importante os participantes estarem próximos um do outro e posicionarem bem o celular, já que o vídeo será na vertical.
  3. No IGTV: é possível fazer um bate-papo presencial e postar o vídeo no IGTV, tomando o mesmo cuidado com o enquadramento vertical.

Em qualquer formato, conversas com pessoas que complementam os valores da sua marca são sempre ricas e trazem coisas novas para a sua audiência. Além disso, podem ser uma excelente forma de parceria entre empresas e entre influenciadores.

Vídeos takeover

Esse formato é muito usado quando alguém relevante faz Stories no seu perfil. Pode ser um takeover de dicas, de perguntas e respostas e até mesmo de divulgação de algo. O cuidado aqui é trazer para seu perfil alguém que tenha bastante sintonia com o seu público.

Lembre-se também que esse tipo de colaboração funciona bem se ambos os lados são beneficiados. Como é uma parceria, seu perfil divulga o do convidado e o convidado fala sobre você no dele.

Vídeos de desafios 

Uma categoria febre das redes sociais está sendo os desafios e dublagens. Aproveite esse momento! Permita-se participar de algum desafio para mostrar o lado humano da sua marca, ou até crie um desafio da sua marca para seu público alvo! Você também pode estar gravando o bordão da sua marca e permitindo seu público dublá-lo!

O que é essencial para começar a produção de vídeos no Instagram?

Se você chegou até aqui e está convencido que precisa começar a investir na produção de vídeos no Instagram, você precisa saber o que é essencial ter para começar. Primeiro, é necessário ter um equipamento que possibilite que você grave vídeos. Pode ser uma câmera ou até mesmo um celular. Isso é o suficiente para começar a produzir os seus vídeos para o Instagram. Ou seja: não há desculpas: dá para começar seus vídeos agora mesmo.

Caso ainda não esteja seguro quanto ao formato e conteúdo, pergunte aos seus seguidores o que eles querem saber e procure por temas que comprovadamente são de grande interesse. Depois, garanta que esse conteúdo será gravado em um ambiente silencioso e com uma boa iluminação. Além disso, dê preferência à câmera traseira do celular porque ela sempre tem melhor qualidade de imagem.

Garanta também que a composição da imagem esteja compreensível.  E por fim, se houver edição por aplicativos, certifique-se que a identidade da marca esteja presente. Com todas essas dicas, você não vai deixar de começar, não é mesmo? 

Gostou do conteúdo? Não deixe de seguir a gente nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!