Como aumentar o engajamento no Instagram

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Muito se escuta falar sobre a importância do engajamento do Instagram. Afinal, aumentar o engajamento no Instagram, principalmente em 2021, tem sido o grande desafio de quem tem um perfil comercial ou uma comunidade na rede social.

Ter um perfil com bastante engajamento, não diz respeito somente sobre a reação dos seguidores ao seu conteúdo. Ou seja, ter engajamento não é apenas o número de likes que as suas publicações recebem. O valor da taxa de engajamento também revela muito sobre sua audiência, sobre o quanto as pessoas confiam na sua marca e o quanto ela influencia quem te segue.

Mas como aumentar o engajamento no Instagram? É isso que vamos te contar neste artigo. Acompanhe! 

Por que você deve ficar atento ao engajamento no Instagram

Para entender a importância de ter um bom engajamento no perfil da sua comunidade no Instagram, é necessário pensar: um seguidor que não reage às suas publicações, está interessado em adquirir o que você oferece, sejam produtos, serviços ou informações? Provavelmente, não. Certo?

Agora, se você é um influenciador digital, quais marcas irão te contratar se o seu público nunca reage às suas postagens? Provavelmente, nenhuma.

Sendo assim, é de extrema importância ter um bom engajamento para ter bons resultados. Mas como evitar esse tipo de problema, sendo que 70% dos posts do Instagram não são sequer entregues e parece que a cada dia fica mais difícil se destacar?

Para te ajudar a responder essa pergunta, separamos algumas dicas e informações fundamentais para melhorar o seu engajamento e ter mais resultados no Instagram. Continue acompanhando! 

Engajamento: a métrica mais relevante do Instagram

O engajamento é, sem dúvidas, a métrica mais importante para um perfil no Instagram hoje. Ele nos entrega informações sobre o interesse e o envolvimento dos seguidores com o seu conteúdo.

Ele funciona como um termômetro que mostra se suas publicações são interessantes, se os horários estão bons e se quem te segue realmente é o melhor público-alvo para sua comunidade ou marca.

Se você não se  esforçar para melhorar o engajamento do seu perfil, os seus posts e stories vão  perder a visibilidade e o que você produz com tanto esforço se torna praticamente invisível no Instagram. 

Para não ser invisivel no Instagram, o segredo é entender o engajamento e se comprometer em aplicar as dicas que vamos compartilhar aqui neste artigo. Assim será possível melhorar a interação dos usuários e ainda criar postagens ainda mais relevantes para seus seguidores.

O que é engajamento no Instagram?

O engajamento são as formas como as pessoas interagem com os conteúdos publicados em redes sociais. E isso se aplica também ao Instagram, tanto nos stories quanto no feed. Para você entender melhor, separamos as formas de engajamento no Instagram:

  • curtidas nos posts do feed;
  • comentários nos posts do feed;
  • salvar posts do feed;
  • enviar/compartilhar posts do feed;
  • tempo gasto com a timeline parada nos posts do feed (nesses caso o Instagram entende que a pessoa está observando ou lendo aquele conteúdo);
  • envio de mensagem direta;
  • respostas e interações aos Stories como responder a enquetes e enviar perguntas;
  • ações nos Stories, do tipo segurar a tela para ver, e navegar nos Stories;
  • enviar/ compartilhar  Stories.

Todas estas  ações, que citamos acima, são entendidas pelo Instagram como sinais de que o usuário está interessado no conteúdo daquele perfil.  Mas então,  quando o engajamento é considerado bom?

Provavelmente você já deve ter percebido ou ouvido falar que quanto maior o número de seguidores, menor a taxa de engajamento. Afinal, mesmo sendo seguidores que têm as características do seu público ideal, as pessoas chegaram por meios diferentes no seu perfil e com necessidades diferentes ao acompanhar seu conteúdo. Por exemplo: algumas pessoas podem ter chegado quando seu perfil foi mencionado por um influenciador, enquanto outro grupo veio por uma hashtag do seu nicho. 

Em ambos os casos, os novos seguidores gostaram do seu conteúdo. No entanto, eles terão maior interesse por temas diferentes dentro dos assuntos sobre os quais você posta. Concorda? 

É muito importante que você entenda que você nunca poderá agradar a todo mundo. E que está tudo bem! Mas é por isso que quanto mais seguidores, menor o percentual de engajamento: sua audiência vai se tornando menos homogênea.

Então é bem normal, um perfil com muitos seguidores ter uma taxa de engajamento menor do que um perfil com menos seguidores. 

Taxas de engajamento no Instagram

Como já mencionamos anteriormente, o engajamento é medido por uma taxa: a taxa de engajamento. Essa taxa é importante, pois ela mostra a proporção entre as interações dos seguidores com o seu perfil em relação ao volume da sua audiência. 

Por exemplo: se você tem 1 mil seguidores, e uma média de 100 curtidas nas suas publicações isso significa que a sua taxa de engajamento é de 10%. Agora, se você tem 10 mil seguidores e 100 curtidas, a sua taxa de engajamento é de 1%. 

Mas como saber o que é uma taxa boa e uma taxa ruim? Separamos as taxas para você ter como referência: 

  • Menor que 1% = engajamento baixo
  • Entre 1% e 3.5% = engajamento médio
  • Entre 3.5% e 6% =  engajamento alto
  • Mais que 6% = engajamento excelente

É importante ressaltar que os números acima representam médias, mas é claro que isso pode variar de acordo com o seu nicho. 

Por isso, a nossa dica é:  olhe para seu conteúdo de maior engajamento e procure sempre alcançar um número de interações que se aproxime das realizadas nele. Afinal, se você conseguiu uma vez, pode chegar lá novamente ou superar esse número.

Por que engajamento é tão importante?

Quem já ouviu a frase:  “Não podemos postar somente pelas curtidas e comentários. Isso são métricas de vaidade.” Provavelmente você já ouviu ou leu isso em algum lugar. E ela de fato é verdadeira. 

Entretanto, existe um ponto de atenção. Postar apenas pelas curtidas não tem nenhuma ação estratégica para sua marca e não vai levar o seu negócio a lugar nenhum. Mas ao mesmo tempo,  sem esse engajamento no Instagram o seu conteúdo perde relevância dentro da rede social.

Isso significa que quando seus stories e posts no feed recebem poucas interações, o Instagram mostra seu conteúdo para menos pessoas na rede social. Isso ocorre porque, na interpretação do algoritmo do Instagram, seu conteúdo não gera interesse.

E se seu conteúdo não é interessante, o Instagram não tem porque mostrá-lo. Afinal, mostrar algo que não faz sentido para os seguidores pode prejudicar a experiência desse usuário na rede social. Certo? 

Sendo assim, caso suas publicações não apareçam, elas não receberão interações e passam a aparecer menos ainda. Assim, fica difícil ter bons resultados em lançamentos, vendas e outros objetivos. Além de ser um esforço desperdiçado. 

Para entender mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre o algoritmo no Instagram. 

Como aumentar o engajamento no Instagram? 

Agora que você já entendeu a importância, o que é e como funciona o engajamento no Instagram, a grande dúvida é: como aumentar o engajamento do meu perfil?

Bom, para isso é preciso que fique bem claro que o algoritmo faz com que suas publicações alcancem apenas uma parcela dos seus seguidores. E dentre as pessoas alcançadas, apenas um percentual desse total é que vai interagir com o conteúdo.

Sendo assim, aumentar o engajamento no Instagram é um trabalho que consiste em 2 etapas:

  1. Levar mais usuários à publicação;
  2. Produzir um conteúdo que seja bom o suficiente para essas pessoas a ponto de fazê-las agir.

Existem estratégias que funcionam para ajudar nessas duas etapas. A partir de estudos e testes, separamos aqui o que funciona para atrair e gerar essas interações necessárias.

É importante ressaltar que você deve combinar várias dicas e acompanhar o impacto que essas ações trarão ao seu perfil. Além de testar, o que funcionou melhor para o seu perfil.  Combinado?

5 ações para impulsionar as suas publicações no Instagram

1. Use hashtags que façam sentido com o seu nicho

As hashtags são como os hiperlinks no Instagram. Elas permitem que as pessoas vejam seu conteúdo quando fizerem uma busca, clicarem na hashtag e irem na sessão “Explorar”, onde o algoritmo do Instagram seleciona publicações relacionadas com aquilo que o usuário já se engajou.

A dica aqui é: não use as hashtags de forma leviana. O ideal é usar uma hashtag quando ela for relevante e quando ela for, de alguma forma, descrever o post. Posts no Instagram com pelo menos uma hashtag tem 12.6% mais de engajamento do que aqueles que não têm nenhuma.

Lembrando que uma hashtag relevante usada em um conteúdo que não traz o mesmo contexto fará as pessoas visualizarem e irem embora sem interagir, já que as expectativas sobre o que ela encontraria não serão atendidas. Isso tira a relevância da sua publicação para aquela hashtag, o que não irá trazer visibilidade e nem engajamento.

Por isso, não se esqueça: só use hashtags que façam sentido para o seu post! 

2. Envie seu post no Instagram para perfis estratégicos

Esta pode ser uma ótima forma de dar mais visibilidade ao seu conteúdo, mas que ainda é pouco explorada!

Ela funciona da seguinte forma: ao publicar no feed ou no Instagram Stories se faça as seguintes perguntas:

  • Sobre quais perfis esse conteúdo seria relevante?
  • Esse conteúdo complementa as informações compartilhadas do perfil para qual estou encaminhando?

Assim, após avaliar para quem você pode mandar a publicação, envie-o por mensagem direta. 

Um ponto importante: não se esqueça que o perfil estratégico só irá compartilhar seu conteúdo se ele não te enxergar como um concorrente. Portanto, envie aquilo que soma ao que o perfil já diz.

Caso uma publicação sua seja repostada ou indicada pelos Stories em um perfil do mesmo segmento, as chances de aumentar o engajamento são bem altas.

3. Use a geolocalização no Instagram

Quando você adiciona um local para cada foto e vídeo postado no feed, bem como usar um sticker de local nos Stories, aumentam as chances de visibilidade do seu conteúdo.

Por exemplo: no caso dos posts no feed, toda vez que alguém clicar em alguma localização, seu conteúdo pode aparecer entre os listados. Posts com geotag tem até 79% mais engajamento comparado aos que não tem. Já nos Stories, essa função permite que a publicação seja mostrada como Stories daquele local.

Lembre-se que quanto mais específico você for na localização melhor, porque mais sentido esse conteúdo fará para as pessoas. Uma boa dica é usar, por exemplo, o nome da praça onde a foto foi feita, ao invés de colocar o nome da cidade.

4. Mencione outros perfis

Mencionar outros perfis é mais uma  grande oportunidade de ganhar visibilidade e de receber interações caso a pessoa comente ou compartilhe seu conteúdo para a audiência dela.

Mas taguear um outro perfil na foto, na legenda ou nos Stories só é válido se você está realmente mencionando aquele perfil ou se quer que aquela pessoa responda algo. Do contrário, você estará fazendo spam.

Então, seja criativo e publique conteúdos que tragam temas que outras pessoas queiram compartilhar e comentar.

Por exemplo: você pode fazer um post no feed falando de alguma notícia atual e mencionar perfis que você gostaria que contribuíssem com a discussão. Mas lembre-se que, além de mencionar, é preciso ser claro sobre a ação que espera deles.

Um outro exemplo é a estratégia de criar desafios. Quem cumpre o desafio sempre menciona outros perfis e diz “@perfil1 e @perfil2, desafio vocês a também falarem sobre isso”. Esta é outra ótima ideia para gerar essas menções e ganhar mais visibilidade e engajamento.

5. Publique sempre nos melhores horários para a sua audiência

Se você ainda não utiliza as métricas de horário do Instagram para determinar o horário das suas publicações, você está perdendo tempo e engajamento. 

Nas “Informações” do Instagram é possível verificar quais são os horários e dias da semana em que um maior número de seguidores está online. Essa informação ajuda muito a descobrir quais são os períodos em que as chances de aumentar o engajamento no Instagram.

Mais seguidores online, significa que mais pessoas podem ver seu conteúdo e, portanto, maior pode ser o engajamento.Essa simples ação faz bastante diferença! 

5 dicas para ter mais engajamento no Instagram

1. Faça perguntas para a sua audiência 

A sua audiência e até quem vai apenas eventualmente ao seu perfil fica muito feliz em demonstrar que tem conhecimento sobre algum assunto. 

Sendo assim, aproveite para interagir e perguntar coisas para eles. Pode ser  tanto no feed quanto nos Stories.  Você pode perguntar aos seguidores sobre dicas de algum lugar, quem já fez determinada coisa, quem sabe onde encontrar certa informação. 

Pode testar: as pessoas respondem bastante. E isso é engajamento!

2. Responda todas as mensagens diretas e comentários

As dúvidas e opiniões que chegam devem ser respondidas sempre. Afinal, são ótimas oportunidades para que o usuário siga interagindo e gerando mais engajamento para o seu perfil.

E quando falamos em responder, não é apenas colocar emojis. Realmente separe um tempo do seu dia para se dedicar às respostas e encantar os seus seguidores. 

3. Comente nas publicações no feed e nos Stories com objetivo

É bem importante que você ou sua marca seja notada no Instagram. E para isso, é preciso comentar e participar também de outros perfis.

Mas essa interação precisa ter um objetivo para que consiga fazer com que seu engajamento no Instagram seja elevado. Quando for interagir com outro perfil, é  preciso comentar complementando com coisas como por exemplo “no meu perfil também falo um pouco mais sobre isso” ou “acabei de escrever sobre o assunto x e sei que é um expert. Poderia deixar sua opinião no post que acabei de fazer?”.

Nesse caso, a dica é comentar a publicação com o objetivo de trazer pessoas e fazê-las engajar. E claro, essa é uma ação manual que nenhum profissional que trabalha com Instagram conseguirá fazer em larga escala e nem todos os dias

.

Portanto, execute essa ação para publicações que são extremamente estratégicas para sua marca e que seja muito importante dar visibilidade a elas.

4. Reposte conteúdo de outros perfis nos seus stories

Repostar um conteúdo de outro perfil é uma ótima estratégia para gerar engajamento no Instagram. Isso ocorre porque é algo positivo para o perfil repostado que, normalmente, interage de volta.

E uma ótima dica é sempre avisar ao perfil que irá repostar algo dele. Assim, essa ação não passará despercebida.

Você pode repostar conteúdo de perfis que tem coisas bacanas para o seu nicho e não são concorrentes, mas também de seguidores. Também é possível repostar o que seus seguidores publicaram usando a hashtag da sua marca.

5. Utilize os recursos interativos dos Stories

Uma ferramenta excelente para gerar engajamento é o Instagram Stories. Isso porque ele tem muitos recursos que estimulam a ação.

Enquetes e perguntas, por exemplo, são muito úteis. No entanto, é essencial que você saiba usá-los de modo que sua audiência goste e fique sempre interessada ao ver que seu perfil tem novos Stories.

5 formas de produzir conteúdo para ter mais engajamento no Instagram

1. Invista sempre em boas imagens

Dificilmente haverá engajamento se a sua imagem não for clara o suficiente. Ela precisa contar uma história, ser bonita, ser compreensível, gerar curiosidade, gerar sentimentos e principalmente chamar a atenção no meio do feed.

O Instagram é uma rede de conteúdo visual. Por isso, na maioria dos casos, a primeira impressão que temos é aquilo que vemos. Ou seja, a imagem.

Sendo assim, se dedicar a produzir um bom conteúdo visual é uma estratégia básica para ter mais engajamento no Instagram. É óbvio que a imagem perfeita vai variar de acordo com o público, mas existem algumas regrinhas gerais sobre o que funciona melhor na rede social:

  • Evite usar fotos de banco de imagens. Prefira sempre imagens originais;
  • Quanto mais bonita esteticamente a imagem for, melhor. Use filtros se precisar e sempre procure o melhor enquadramento;
  • Uma boa iluminação sempre ajuda a produzir melhores imagens;
  • Evite imagens muito poluídas. Com muitas camadas de cores e textos. Elas podem dificultar a compreensão;
  • Imagens de pessoas em situações que gostaríamos de viver (viagem de férias, em um excelente restaurante e afins) costumam gerar bastante engajamento;
  • Imagens com rostos de pessoas também ajudam. Elas têm 38% mais engajamento.
  • O humor em publicações no feed funciona se estiver bem contextualizado com a realidade do seu público.

2. Invista em legendas mais extensas no Instagram

Como já falamos anteriormente, o tempo que a pessoa passa com a timeline parada em um post sinaliza engajamento para o Instagram. E algo que contribui bastante para aumentar esse tempo são legendas maiores.

Você pode contar sobre como a imagem foi feita, passar informações, fazer análises ou o que mais seu público apreciar. E textos nos Stories também têm o mesmo efeito: o usuário irá segurar a tela para pausar os 15 segundos. Aumentando assim, o engajamento do seu perfil. 

3. Produza conteúdo sobre algum assunto que esteja em alta

Interações e compartilhamentos de posts e Stories também têm a ver com a conexão que aquela publicação gera nas pessoas.

Por isso, temas que estejam em alta no momento, como determinada notícia e memes, sempre geram interação e aumentam o engajamento. E se você tiver alguma informação exclusiva ou complementar, funciona ainda melhor porque isso possibilita mais menções e compartilhamentos.

4.Entregue conteúdo de valor

Conteúdos de valor são compartilháveis. É por isso que perfis no Instagram que tem dicas de saúde, beleza, viagens e carreira fazem tanto sucesso. Afinal, eles geram informação relevante para os seguidores e, portanto, as pessoas mencionam umas às outras e repassam o conteúdo.

Boa informação significa engajamento no Instagram e visibilidade para seu perfil!

5. Publique vídeos no feed

Publicar vídeos no feed também colabora para que os seguidores fiquem mais tempo observando seu conteúdo. Cuide para que o vídeo seja leve e já gere interesse logo nos primeiros segundos.

Como calcular o engajamento no Instagram? 

Para engajar seus seguidores é preciso muito mais do que seguir algumas dicas que podem fazer com que você vire o jogo e aumente as interações. Afinal, se fosse tão simples assim, ninguém mais sofreria com a falta de engajamento no Instagram.

Por isso, se você realmente quiser aumentar o engajamento, também é necessário que trabalhe e defenda os 3 princípios que vamos falar agora. Continue acompanhando! 

  1.  Saiba medir o engajamento no Instagram

Já ouviu a frase: o que não pode ser medido, não pode ser melhorado?  

Pois bem, no mundo digital, tudo pode ser medido e a rede social mais utilizada do momento não poderia ficar para trás. Mas como calcular a taxa de engajamento do meu perfil? 

Bom, a fórmula básica é: interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / alcance. No entanto, é possível fazer adaptações.

Pegando esse exemplo, imagine um total de 184 reações, compartilhamentos e comentários e 664 cliques no post, com um alcance de 8774 pessoas. 

A fanpage tem 31000 seguidores. Desse modo, temos: 184 + 664 / 8774 = 0,0966 x 100 = 9,66%. Um ótimo resultado, certo?

Se fizermos o ajuste para considerar apenas reações, compartilhamentos e comentários, o cálculo muda totalmente. Veja: 184 / 8774 = 0,0209 x 100 = 2,09%.

Agora, se você considerar apenas esse grupo e os seguidores da página, em vez do alcance, temos: 184 / 31000 = 0,0059 x 100 = 0,59%. Percebe a diferença?

Em resumo, você pode usar diferentes maneiras de avaliar a taxa de engajamento. O importante é obter diferentes insights, que ajudam a definir as melhores estratégias e obter os melhores resultados.

  1. Seguidores mais comprometidos faz diferença na taxa de engajamento no Instagram

Sabe por que um perfil pessoal no Instagram, no qual os seguidores são amigos e familiares,  tem uma excelente taxa de engajamento?

Por que todos ali se interessam pelo conteúdo daquele perfil. Essa é uma regra básica, e até mesmo óbvia, mas que ainda é muito ignorada.

Sendo assim, você precisa ter seguidores que gostem da sua marca e do seu conteúdo. Pois, somente assim, seu perfil terá engajamento e ainda mais seguidores interessados.

Vamos a um exemplo: Uma nutricionista focada em emagrecimento pós-parto  vai querer seguidoras mulheres que sejam mães, ou que estejam pensando em ter filhos ou que já estejam grávidas. Certo? 

Percebe que é necessário que exista um alinhamento do público ideal (para quem seu perfil produz no Instagram) com o conteúdo? Este precisa ser um ponto de atenção a todo momento.

E para atrair os seguidores ideais é necessário que você deixe bem claro o que tem no seu perfil. Para isso, é necessário escolher bem a imagem de perfil, ter uma boa biografia do Instagram, e destacar os temas-chave que você irá trabalhar e a identidade do seu conteúdo.

Tudo isso faz parte da construção da sua imagem no Instagram. E se você fizer isso de maneira errada, terá seguidores com baixo engajamento e que nunca irão converter.

Por isso, vamos repetir: aumentar o número de seguidores é importante sim. Mas não haverá qualquer resultado se essas pessoas não forem seu público ideal.

  1.  Crie uma comunidade e fuja de grupos de engajamento no Instagram

Engajamento é sobre fazer com que as pessoas reajam a seu conteúdo. Para que elas façam isso de forma constante, é preciso que elas se sintam parte daquilo, que elas tenham familiaridade com cada publicação. Elas precisam se sentir parte da comunidade. 

Isso pode parecer complexo, mas a ideia por trás da ação é bem simples.

Seus seguidores precisam se identificar com seu conteúdo e com os demais seguidores que estão ali. Ou seja, o seu conteúdo precisa gerar uma conexão com o seu público.  Isso gerará respostas de seguidores para seguidores nos comentários e muito mais compartilhamentos.

Isso também oferece mais liberdade para que mais pessoas comentem. Uma vez que alguém vê demais comentários na mesma linha, fica fácil ter vontade de comentar também. Aumentando assim, o engajamento do seu perfil. 

Pare de culpar o algoritmo do Instagram 

Muita gente ama culpar o algoritmo pela falta de engajamento no Instagram. Mas nós discordamos disso e vamos te explicar o porquê:

1° – O algoritmo faz parte do Instagram e é fundamental para a plataforma entregar uma boa experiência ao usuário. Ele está aí e é preciso lidar com seu funcionamento.

2° – As curtidas, comentários, compartilhamentos, o tempo para observar aquela informação só irão aparecer se seu conteúdo for muito bom para a pessoa que estiver na rede social. Não adianta pensar em como aquela informação pareceu útil e em quanto você se esforçou para produzir aquilo. A verdade é que seu conteúdo tem que ser muito bom e ainda chamar a atenção no espaço concorrido que é o Instagram.

Sendo assim, não deixe essa crença de que o algoritmo é o culpado por limitar seu trabalho de marketing no Instagram. Em vez de ficar batendo de frente, lute para produzir conteúdos que seu público irá amar.

Gostou do conteúdo? Não deixe de seguir a gente nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

Separamos esses posts para você

Como usar os vídeos no Instagram

Você já parou para pensar que a velocidade em que o usuário desliza pela timeline do Instagram corresponde ao mesmo tempo que