15 passos para você ganhar seguidores no Instagram

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Ganhar seguidores e crescer um perfil no Instagram não é uma tarefa fácil. Principalmente, depois de tantas mudanças no algoritmo, essa tem sido a dor da maioria das pessoas que trabalham com a rede social.

Mesmo com todas as mudanças e dificuldades, o Instagram é um espaço onde você deve e precisa estar presente. Afinal, mais impressionante do que o número de 1 bilhão de contas ativas no Instagram, são os 60% desse bilhão que já encontraram novos produtos pela rede social. 

Esses números significam que ter um perfil no Instagram é uma excelente oportunidade para se conectar com as pessoas certas e criar oportunidades de negócio. Mas, como conseguir crescer e ganhar mais seguidores no Instagram? Como sabemos que essa é uma grande questão para muita gente, separamos algumas dicas para ajudar você! Confira! 

Passo 1: Tenha bem definido quem é o seu público-alvo

Você já sabe com quem você quer falar no Instagram? Dependendo do produto, serviço ou conteúdo que você irá oferecer, existem grupos de pessoas que podem ter maior interesse e, consequentemente, maiores chances de se tornarem seguidores.

Por exemplo: se você fala sobre mercado jurídico, provavelmente você quer pessoas interessadas em assuntos jurídicos como seguidores. Definir seu público é essencial para sua estratégia no Instagram funcionar e o que nos leva para o próximo passo.

Passo 2: Entenda os interesses do seu público-alvo

Todas as marcas, sejam elas pessoais ou de empresas, podem usar sua presença digital para falar sobre seus benefícios e buscar vender mais. Entretanto, essa não é uma boa estratégia para ganhar seguidores no Instagram.

Para conquistar novos seguidores para o seu perfil no Instagram, o seu conteúdo precisa ser interessante para seu público-alvo, ou seja, ele deve ser relevante, útil e gerar valor. Mas como fazer isso?

Quem deseja conquistar seguidores no Instagram precisa ter empatia e se colocar no lugar de seu cliente ou seguidor ideal. Sendo assim, é preciso pensar: quais são os interesses dessa pessoa? O que ela busca e o que é prioridade na vida dela? 

Mas lembre-se: você precisa saber o que seu público-alvo se interessa e não o que você gostaria que ele se interessasse. Vamos a um exemplo: Uma nutricionista especializada em nutrição esportiva que deseja atrair novos pacientes para seu perfil, pode falar sobre dicas de alimentação para melhor desempenho nos esportes, mitos e verdades sobre alguns alimentos, tipos de dietas entre outros.  E, claro, tudo de uma maneira que seja interessante para os atletas.

Com essa visão de entregar o que é relevante, é possível produzir o conteúdo certo para atrair o cliente ideal.

Passo 3: Tenha um objetivo claro 

Cada pessoa deseja ganhar mais seguidores no Instagram por um motivo. Blogueiros costumam usar a rede para se conectar com os fãs e promover seu conteúdo. Atores famosos usam seu perfil como forma de se mostrarem “pessoas reais”. Lojas de roupas utilizam a plataforma para expor suas peças para quem gosta de moda ou da própria marca.

Mas e você? Por que você está no Instagram? Por que é necessário ter mais pessoas seguindo seu perfil? Responder essas perguntas e ter um objetivo claro sobre a motivação de estar no Instagram, irá te ajudar a se manter na rede social. Afinal, apenas ficar alimentando os seguidores com conteúdo sem um objetivo, pode acabar sendo desmotivador.

Passo 4: Produza um conteúdo visual incrível  

Depois de entender o seu público e ter um objetivo claro bem definido, é hora de produzir e entregar um conteúdo visual incrível. Você sabe o que perfis de sucesso têm em comum? De duas, uma: ou eles têm um propósito muito claro e uma identidade forte ou eles têm imagens que impactam, que chamam a atenção no primeiro momento que são vistas.

E como o Instagram é uma rede social desenhada para destacar imagens e gerar interações por elas, o seu conteúdo em fotos será o carro chefe para atrair as pessoas para seu perfil. E para isso, você deve investir em boas imagens. 

Seja você mesmo com tempo para produzi-las ou contando com a ajuda de um fotógrafo, investir em boas imagens é essencial! O que vai tornar suas imagens excelentes para seu público é a história que a imagem conta, o sentimento que ela desperta, a iluminação e filtros utilizados e o contexto que tenha sinergia com os assuntos abordados no seu perfil no Instagram.

É importante ressaltar que, dependendo do tipo de perfil, alguma característica da foto deve ser priorizada. Um Instagram de viagens vai exigir fotos muito bonitas de destinos para passear, por exemplo. Já o perfil de um humorista não tem a necessidade de fotos lindas, mas sim de fotos muito engraçadas. Assim, entenda o que é a melhor imagem para seu público e não poupe esforços para produzi-las!

Passo 5:  Defina um estilo para as fotos do seu perfil no Instagram

Ter um estilo de fotos para o seu perfil no Instagram pode parecer bobagem, mas não é. Essa ação ajuda você a reforçar a identidade da sua marca e a fixá-la com seus seguidores. Além disso, ter uma estética bonita impacta muito a percepção de quem está vendo suas imagens e, claro, isso também é uma forma de atrair seguidores!

Para causar essa percepção da existência de um estilo, é essencial que você defina:

  1. Qual será o tema do Instagram? 
  2. E quais fotos irá postar? Quais histórias vai contar?
  3. Quais cores serão predominantes e quais efeitos pretende aplicar nas fotos para terem o mesmo estilo?

Nessa definição é bem importante se concentrar no seu negócio ou projeto para fazer uma comunicação alinhada a ele. E se achar difícil, a sugestão é olhar alguns feeds de outras marcas para se inspirar e planejar como será o do seu perfil.

Passo 6: Use aplicativos para editar fotos no Instagram

Uma das maneiras mais práticas de aplicar o mesmo estilo às imagens e deixá-las mais interessantes é usando filtros e fazendo outras edições. E para isso você pode contar com a ajuda de aplicativos próprios para isso.

Eles conseguem ir bem além das opções de edição oferecidas no Instagram. Alguns aplicativos populares são:

Passo 7: Faça parcerias com outros perfis para ganhar seguidores no Instagram 

Ações em parceria com outros perfis que tenham um público parecido com o seu é uma excelente estratégia para ganhar seguidores no Instagram.

Existem muitas formas de fazer parcerias e as mais simples e conhecidas são:

  • Perguntas e respostas sobre determinado tema nos stories, onde cada perfil responde e menciona o outro;
  • Um post no feed mencionando o outro perfil;
  • Uma parceria que é do interesse dos seguidores. Pode ser falando sobre um serviço ou fazendo um sorteio.

É importante lembrar que para que a parceria funcione, é importante entrar em contato com uma marca que tenha afinidade com a sua, que não seja concorrente e que também tenha o objetivo de ganhar mais seguidores no perfil.

E não se esqueça: para ter bons resultados, consistência é importante! Portanto, faça mais de um formato de conteúdo em conjunto para atestar efetivamente os resultados.

Passo 8: Compartilhe conteúdo de outros perfis

Compartilhar conteúdo dos seus seguidores, parceiros ou de influenciadores no seu nicho dando os devidos créditos, obviamente, é uma excelente forma de se aproximar de perfis importantes. Além disso, ainda existe a possibilidade de você ser mencionado por esses perfis também.

Para isso, o ideal é que você comunique por mensagem direta que está compartilhando esse conteúdo com os créditos e o porquê, preferencialmente ressaltando o que é bacana nesse perfil. Assim, você cria uma conexão com esse perfil e se mostra disposto à colaboração. E você pode compartilhar esse conteúdo, tanto no feed como nos stories. 

Passo 9: Use bastante os recursos do Stories

Como os stories são mostrados em buscas para locais e hashtags, produzi-los é uma ótima maneira de fazer com que seu conteúdo seja descoberto e, então, ajudar a atrair e ganhar novos seguidores no Instagram.

Para ser encontrado e fazer com quem assistiu passe a seguir seu perfil, é necessário:

  • Utilizar sempre uma hashtag;
  • Colocar a sua localização (ou a localização de quem você quer atingir);
  • Criar um pequeno texto explicando o conteúdo daquele storie para o caso da pessoa não acionar o áudio;
  • Ser objetivo, mas ser atrativo o suficiente para as pessoas terem o interesse de continuar assistindo;
  • Em caso de sequências de stories, o ideal é fazer e editar todos os vídeos primeiro, salvá-los em seu celular para depois postá-los. Dessa forma, você não correrá o risco de ter um intervalo grande de tempo entre um e outro e perder a audiência;

Depois de todas essas dicas, é hora de produzir diferentes formatos de stories (fotos, vídeos com alguém falando ou até imagens editadas com texto) para ver qual gera mais interesse da sua audiência. 

Passo 10: Produza vídeos para o IGTV

Você tem algo interessante para compartilhar com o seu público? Se sim, produza vídeos para o IGTV! Como eles são mostrados também para pessoas que não te seguem, esse recurso é uma boa oportunidade para atrair e ganhar novos seguidores. Sendo assim, capriche no título e na capa do vídeo para deixar claro o assunto daquele conteúdo.   

Passo 11: Crie estratégias para aumentar o alcance do seu perfil no Instagram

Ter um bom conteúdo relevante para seu público-alvo é fundamental e uma das formas de ganhar seguidores no Instagram. Mas para que o seu conteúdo alcance o máximo de pessoas interessadas, é necessário usar táticas simples que vão ampliar muito o número de pessoas atingidas.

Para isso, vamos dar algumas dicas. Continue acompanhando! 

Divulgue seu perfil em outros canais

Não se restrinja a atrair seguidores apenas dentro do Instagram! É importante que você se lembre que é possível linkar seu perfil em seu site, falar sobre ele diretamente para as pessoas, mostrar as fotos que você coloca no Instagram via Facebook e deixar o link na sua assinatura de e-mail, LinkedIn, ClubHouse, entre outros.

São muitas as possibilidades! Por isso, a dica aqui é sempre dar um motivo para que as pessoas sigam seu perfil no Instagram. Pode ser que lá você tenha conteúdos ou promoções exclusivas, por exemplo. Lembre-se que toda oportunidade de falar sobre seu Instagram é um ponto de contato para gerar novos seguidores.

Use hashtags

Hashtags são, sem dúvidas, a melhor forma de fazer com que seus posts sejam descobertos por novos seguidores. Elas são representadas pelo símbolo # ligado a uma palavra ou expressão. E por isso, elas devem estar presentes em cada postagem, nos stories e na descrição do seu perfil.

O ideal é utilizar aquelas que são relacionadas com a imagem, com seu nicho e com a comunidade (o grupo que você quer atrair). 

Para não ter dúvidas sobre quais hashtags usar em suas postagens, o primeiro passo é verificar fotos de perfis do seu nicho com bom engajamento para ver quais são os termos usados por eles. Você também pode procurar por hashtags digitando elas no campo de busca do Instagram para verificar se são de fato usadas ou não.

É importante lembrar que quanto mais as hashtags tiverem sinergia com a imagem, melhor será. E atenção! Não é recomendado usar hashtags apenas por serem muito utilizadas, afinal, rapidamente as pessoas perceberão a falta de alinhamento e não vão se engajar.

Passo 12: Escreva uma biografia objetiva e atraente para seu perfil

A Bio é o resumo do seu perfil e por isso precisa ser bem atrativa. Como você descreveria o tipo de conteúdo que gera no seu Instagram em 150 caracteres? Esse é o espaço disponível para explicar, para quem está visitando seu perfil, o que tem de bom sendo compartilhado ali.

Sendo assim, é muito importante pensar na sua biografia como um ponto de venda: quanto mais interessante ela for, maiores são as chances de transformar aquele visitante em seguidor.

Portanto, use esse espaço do seu perfil para criar afinidade, para contar o que posta e principalmente, o que está fazendo ali. Lembre-se que ainda é possível usar hashtags, emojis e até marcar outros perfis na plataforma.

Passo 13: Faça concursos culturais

Criar concursos culturais ou sorteios e pedir para que pessoas marquem amigos nos comentários para participar é uma boa opção para dar mais visibilidade mais rápida ao seu perfil.

Mas antes de fazer um concurso, verifique se sua descrição e as imagens deixam claro o propósito da sua conta. Isso vai ajudar quem chegou através do sorteio decidir entre te seguir ou simplesmente ir embora.

Passo 14: Invista em conteúdo patrocinado

É possível acelerar ainda mais o seu processo de ganhar seguidores no Instagram por meio de campanhas de marketing na rede social. Nesse sentido, você pode criar conteúdo só para anúncios ou patrocinar conteúdo que você já produziu no feed e no stories.

Os anúncios são feitos pela plataforma do Facebook Business e criados do mesmo modo que as campanhas para o Facebook. Sendo assim, é possível definir com muitas informações o público que seus anúncios vão atingir. Para definir o público, dá para escolher gênero, faixa etária, localização, interesses e colocar exclusões. Portanto, patrocinar é uma forma rápida e eficiente de encontrar o público ideal.

Passo 15: Escolha os melhores horários para publicar

Em quais horários e dias da semana suas fotos recebem mais comentários e curtidas? Observe isso verificando seu Instagram para definir o melhor momento para postar. 

E você sabe o motivo? Por que quanto mais alcance uma foto tiver, mais pessoas irão notá-la, o que aumenta a possibilidade dessa imagem ser considerada relevante para outras pessoas nas hashtags, na geolocalização e no Descobrir no Instagram.

Vale lembrar que não existe um melhor horário padrão. Normalmente, os melhores dias e horários para um perfil compartilhar suas fotos é quando seus seguidores estão online. E isso pode variar de perfil para perfil. Por isso, sempre olhe nas métricas do Instagram para tirar os melhores insights. 

Hora de montar e executar sua estratégia para ganhar seguidores no Instagram!

Quando você começa a enxergar o seu perfil do Instagram como parte da sua estratégia de marketing, ele pode crescer e gerar ótimos resultados. Afinal, o Instagram é uma ferramenta que permite ser mencionado, criar relacionamentos, conhecer melhor sua audiência, inspirar e criar oportunidades.

E para fazer com que seu perfil no Instagram ganhe alcance, tenha engajamento e contribua para fortalecer sua marca é preciso existir um trabalho com bastante qualidade e consistência E isso inclui não somente postar boas fotos, mas também trabalhar a divulgação de forma ativa. 

Gostou do conteúdo? Não deixe de seguir a gente nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!