Como criar um curso online

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

como criar um curso online

Como criar um curso online? Um dos termos mais pesquisados no Google em 2021.

A pandemia acelerou e consolidou o mundo digital e a internet ganhou uma força nunca antes vista.

Com isso, os processos remotos foram absorvidos em nossas rotinas e estão transformando as interações humanas. Os cursos online fazem parte desse movimento e já são uma realidade no mundo todo.

No Brasil, por exemplo, a partir de 2023, teremos mais alunos no ensino à distância do que na modalidade presencial nas instituições privadas.

Sabemos que se você está aqui é porque já se ligou nisso! Então, essa leitura vai te guiar no passo a passo para você saber tudo sobre como criar um curso online. Siga conosco!

Cursos online são infoprodutos muito visados por criadores de conteúdo, empreendedores digitais e, claro, infoprodutores em geral. Isso porque, são produtos com um baixo custo de produção e alta demanda e rentabilidade.

Atualmente, os cursos são os infoprodutos mais vendidos dentro do mercado da infoprodução no Brasil.

Ao finalizar a produção do seu curso, você terá uma poderosa máquina de vendas em mãos, por isso, escolha uma boa plataforma de hospedagem para valorizar seu produto.

Como criar um curso online: pré-produção

Antes de se desesperar pensando em como gravar tudo, calma!

Existem etapas que você precisa desenvolver no seu processo de como criar um curso online. Primeiro, você precisa pensar no produto!

Vamos falar sobre planejamento, organização e análise de mercado, etapas tão fundamentais como as seguintes.

Seja um especialista ou conheça um

Primeiramente, para ofertar um curso online, é necessário que você seja um especialista no assunto, afinal, você vai ensinar outras pessoas e é muito importante ter consciência dessa responsabilidade.

Todos têm seu lugar ao sol porque o mercado não está saturado. Muito pelo contrário, está aquecido!

Não importa se você é especialista em consertos de iPhone, se deseja ensinar sobre técnicas de Motion Design, segredos do WordExcel ou técnicas de marcenaria, por exemplo. Todos os assuntos têm espaço, acredite! O seu conhecimento precisa vir de estudos e/ou experiência no assunto, se for algo mais prático.

Além disso, se você não é um especialista, mas é um profissional de vendas, tráfego pago ou marketing digital, por exemplo, é possível trabalhar em coprodução, isto é, uma estratégia de socieidade para tornar um produto digital possível.

Isso permite que o conteúdo seja ensinado por alguém que, de fato, entenda do assunto, e que chegue ao público certo através das estratégias de marketing digital e vendas.

Na Lastlink, por exemplo, você e seu coprodutor possuem todo suporte para vender cursos e monetizar grupos pagos.

Defina seu nicho

Nichos de mercado são segmentos extremamente fragmentados que permitem especificar produtos e serviços para um público. Criptomoedas, consertos de iPhone e moda Slow Fashion são exemplos de nichos. Entende?

Nesta etapa, ao escolher seu nicho, pense, sobretudo, em algo que você goste e sinta prazer em ensinar. Parece óbvio, mas não é.

Isso porque, é a partir da escolha do nicho que as ideias começam a sair do papel. Ao escolher seu nicho, você também define seu público alvo e persona.

Depois de escolher seu nicho, pesquise:

  • Existe demanda de aprendizado do que você deseja ensinar?
  • Quais os diferenciais e propostas dos cursos já existentes sobre o mesmo assunto? Aliás, eles existem?
  • Qual a qualidade de produção e conteúdo trazida pela concorrência?
  • Quais são as possibilidades de resultados, isto é, os ganhos, as perdas e os riscos?

A partir disso, se necessário, faça ajustes na sua ideia e defina um tema e assunto específicos dentro do seu nicho, que te darão destaque e garantam um diferencial.

Nesta etapa, não se preocupe em inventar a roda. Lembre-se que não importa o que você faz, mas sim como você faz. O seu diferencial deve estar nisso, em planejar a sua forma de trazer o que será ensinado.

Proposta de valor

Nicho e assunto definidos: hora de pensar na proposta de valor.

Ao desenvolver um curso online, é necessário pensar na transformação que o produto vai gerar; isto é, do ponto de início ao ponto final, qual o resultado do seu aluno? O que e como ele aprende? Isso é a proposta de valor.

Nesse processo, você também define as etapas necessárias para o aprendizado, que mais tarde, no roteiro, se tornarão os módulos, fases e as aulas.

Como criar um curso online: produção

Nesta fase, você começa a desenvolver a parte prática do seu curso online, lapidando seu projeto e fazendo todos os ajustes.

Ao chegar aqui, você deve ter concluído as seguintes etapas:

  • Pesquisar e estudar o mercado;
  • Definir nicho, público-alvo e persona;
  • Definir tema e assunto;
  • Definir proposta de valor;
  • Planejar o processo de aprendizado.

Com base nisso, passamos para a etapa de produção, idealizando, planejando e executando o roteiro e as sessões de gravação.

Roteiro

O roteiro é o ponto alto do seu processo de como criar um curso online, porque nele você deposita toda a estrutura do seu projeto.

O ideal é que você fragmente as partes do processo de aprendizado, como se fosse um jogo em que seu aluno vai passando de fase.

É fundamental que você faça um roteiro com didática, se colocando no lugar de quem vai aprender, aprofundando e detalhando o que for necessário.

Pense no caminho que deve ser percorrido da primeira até a última aula. Dessa forma, o roteiro do seu curso online deve conter:

  • Tema de cada módulo;
  • Assunto de cada módulo;
  • Assunto de cada aula;
  • Como você vai ensinar e quais materiais necessários para isso;
  • Lista de material didático ou de apoio, se necessário.

Depois disso, você deve preparar aula por aula, desenvolvendo, da forma mais completa possível, tudo o que você deseja ensinar.

O ideal é que você roteirize tudo, escrevendo, seja no celular ou no computador.

Gravação e cenário

Gravação e cenário precisam de toda sua atenção, porque, aliados ao roteiro, definem a qualidade que você entrega no produto.

Um local bem iluminado e silencioso é fundamental, e você pode fazer isso em um cômodo da sua casa, sem precisar de estúdio profissional. Para cursos que precisam de gravação externa, iluminação e silêncio também são primordiais.

Além disso, use uma câmera com boa imagem, o que muitos celulares já possuem, e um microfone de lapela, para boa qualidade do som. É importante ter um tripé para segurar seu equipamento e proporcionar um enquadramento profissional.

Neste post, ensinamos tudo o que você precisa para gravar um curso. Você pode fazer a leitura logo em seguida, vai te ajudar bastante!

Materiais

Além de cenário, imagem, fotografia, iluminação e som, você também deve preparar os materiais que serão usados ao longo do seu curso, seja uma apresentação de PowerPoint, prints e gravações de tela, entre outros.

Se você for ofertar um curso de confeitaria, por exemplo, é importante pensar em todos os ingredientes e mise en place para cada aula.

Não somente, se você precisa ofertar algum material didático ou material de apoio para seus alunos, esse é o momento em que você roteiriza e prepara tudo, pensando em módulo por módulo, sessão por sessão, aula por aula.

Treine sua performance e oratória

Acredite, as pessoas não vão querer finalizar seu curso se você parecer um robô falando ou se não tiver oratória. Por isso, é importante que você treine sua performance antes de gravar.

Lembre-se que você está vendendo um produto, portanto, não pode entregar algo mal feito.

Faça testes de gravação para ajustar tudo o que for necessário. Além disso, mostre seu teste a um amigo ou familiar próximos e peça feedbacks que possam ser úteis para melhorias.

E, claro, assista seus vídeos e seja crítico, vendo o que é possível de ser melhorado.

Gravação das aulas

Podemos dizer que essa é, sem dúvida, uma das partes mais tranquilas do seu processo, porque você está ancorado em muito trabalho já produzido. Nesse sentido, as gravações serão espaços de execução, você não deve deixar para organizar pendências.

Aqui, a depender do seu assunto ou se for necessário, você pode usar um teleprompter online para guiar as suas falas, como muitos apresentadores de TV fazem, por exemplo. Isso evita erros na fala e esquecimentos; ideal para aulas com muitos detalhes.

Caso seja algo mais prático, como um curso de culinária, por exemplo, certamente não será necessário, já que a aula é mais visual.

O ponto importante aqui é que você saiba o que precisa ser dito e feito em cada aula, gravando um bom conteúdo, isto é, com boa imagem, iluminação, enquadramento, áudio, oratória, explicação, materiais usados e fluidez de ensino.

Além disso, os erros de gravação farão parte do processo, por isso, você não precisa começar tudo de novo a cada erro, apenas repita o que precisa ser feito, na mesma cena, e deixe os ajustes para etapa de edição.

Como criar um curso online: pós-produção

Em resumo, o momento de pós produção da criação de um curso online é reservado para você assistir todas as gravações feitas e editar os vídeos.

Assistindo aula por aula, é possível perceber falhas técnicas e/ou de conteúdo, e que deverão ser corrigidas e reajustas.

Edição

Depois de gravar todas as aulas, chagamos à etapa de edição. Caso você não saiba editar vídeos, pode contratar um bom profissional.

Se você não puder fazer o investimento, está tudo bem também. Apenas tenha consciência de que fazer sozinho levará mais tempo, além de um processo de aprendizado mínimo. Portanto, se organize para isso caso seja necessário.

Nesta etapa, as gravações vão para um computador e depois para um software de edição para tratamento da imagem e do áudio. Os erros são cortados e os materiais extras são inseridos.

Após a edição ser finalizada, você precisa assistir o curso inteiro e ter certeza de que está tudo certo, afinal, você está vendendo um produto.

Além disso, é interessante que você peça para, ao menos, uma pessoa de sua confiança assistir também, te ajudando a encontrar falhas que passaram despercebidas. Caso você precise regravar cenas ou áudios, fará isso nesta etapa.

Identidade visual

É importante que você tenha uma identidade visual, pois, ao ser hospedado em uma plataforma, os alunos verão o nome e o logotipo do curso.

O nome é você quem define e o logotipo pode ser feito online e gratuito em sites como o Canva, por exemplo.

Hospedagem

A hospedagem diz respeito a escolha de qual plataforma EAD (Educação a distância) receberá seu curso. Existem várias e você precisa levar alguns pontos em consideração, como:

  • Segurança para as transações financeiras;
  • Disponibilização rápida do produto após o pagamento;
  • Gestão de pagamentos e controle de alunos;
  • Área exclusiva para seus alunos interagirem e baixarem materiais extras.

Uma das plataformas mais completas é a da Lastlink, oferecendo tudo o que você precisa para hospedar e vender seu curso, além de uma excelente interface para melhor experiência do usuário: seus alunos.

Nela, você terá segurança, privacidade, agilidade de entrega, automatização de processos, gestão de vendas, pagamentos e área exclusiva para alunos. Clique para saber como hospedar seu curso!

Lançamento e vendas

Tudo pronto para vender seu curso, certo? Nesta etapa você trabalha o lançamento e a divulgação!

O lançamento pode ser feito de forma simples, mas estratégica. Use seu perfil no Instagram para divulgá-lo aos seu seguidores e faça anúncios pelo Facebook e Google ADS para alcançar mais pessoas.

Através de posts em vídeo, fale sobre tudo o que as pessoas aprenderão no curso: traga os diferenciais, a entrega de valor e transformação, explore as dores e necessidades que o seu curso vai solucionar, valores promocionais de lançamento, período de lançamento e tudo mais que você achar necessário para a sua audiência.

Depois do período de lançamento, que pode durar cerca de 30 dias, você pode reajustar preços a abordagens de vendas.

Ao hospedar o seu curso na plataforma da Lastlink, todo o processo de vendas e gestão de pagamentos é automatizado. Os usuários compram seu curso através de um link e fazendo um transação financeira segura, recebendo todos os links de acesso.

Além disso, é possível acessar os relatórios de carrinhos abandonados, que vão te mostrar todos os usuários que não finalizaram a compra para que você possa fazer uma nova abordagem via e-mail ou WhatsApp, oferecendo um cupom de desconto, por exemplo.

Pós vendas

Lembre-se que você vendeu um produto, então, tenha disponibilidade para entender seu clientes.

A realidade que muitos não sabem sobre como criar um curso online, é que o seu trabalho no pós vendas é tão importante como em todo processo.

Um bom atendimento pode trazer novos clientes. Não somente, te permite recolher boas provas sociais para usar nas suas estratégias de marketing digital, como, por exemplo, depoimentos dos seus alunos relatando uma experiência positiva.

Você deve estar à disposição dos seus alunos em algum canal de comunicação, como o WhatsApp ou o Telegram, ou mesmo na plataforma de hospedagem.

Hospedando seu curso na Lastlink, você pode usar a área exclusiva de membros para organizar e disponibilizar materiais e conteúdos em um só lugar e, também, para estar presente para dúvidas e interações diversas.

Esperamos que esse guia tenha te ajudado e que você comece seu plano de ação hoje mesmo!

Se você quer ter essa expertise no seu produto, consulte nossos especialistas.

Traga seu curso para a Lastlink e tenha a melhor performance de vendas, pagamentos e gestão de membros do mercado. Crie uma conta gratuita agora mesmo!

Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM [email protected] NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM [email protected] NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.