6 passos para gravar um curso online

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

lastlink-curso-online-gravar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

A chegada da pandemia pegou todo o mundo de surpresa e mudou nossas rotinas em quase tudo. Mesmo que as medidas restritivas estejam cada vez mais flexíveis, alguns desses hábitos chegaram para ficar e outros se tornaram ainda mais presentes. Um exemplo disso são as vídeoaulas e o consumo desse tipo de conteúdo educativo através da telinha do celular, TV ou computador.

Você sabia que no Brasil cerca de 39% das pessoas assistem aulas online através do celular? Esse dado chama atenção por revelar o quanto o conhecimento está se tornando cada vez mais acessível e a forma de consumi-lo, cada vez mais diversificada. 

Isso acende uma luzinha para produtores de conteúdo que oferecem curso online, pois é preciso se atentar às inovações e como as pessoas estão fazendo para ter acesso ao conhecimento atualmente. 

E olha que estamos falando de um mercado que ainda tem espaço para crescer. Segundo dados do IBGE de 2019, 81% da população brasileira acima dos 10 anos tem internet. Ou seja, ainda temos 40 milhões de pessoas vivendo num “apagão offiline”. Imagina quando atingirmos 100%?

Sabendo disso, mãos à obra e vamos te mostrar o caminho das pedras.

Mercado de curso online no Brasil

Segundo dados da Catho Educação, logo nos primeiros meses da pandemia houve um aumento de 68% nas inscrições em curso EAD e semipresenciais. Hoje em dia, mesmo com a flexibilização dos níveis de restrições sanitárias em decorrência da Covid19, as matrículas em curso online continuam com números positivos.

Segundo dados fornecidos pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), 55% dos estudantes preferem adotar o modelo híbrido na volta às aulas pós pandemia, ou seja, com aulas presenciais e virtuais. Um modelo possível de acontecer, tendo em vista que o deslocamento até as universidades para muitos é uma tarefa um tanto complicada. 

Mas essa modalidade de ensino não se restringe apenas aos estudantes universitários ou escolares. De acordo com uma pesquisa feita pela NZN Intelligence, 90% das pessoas afirmaram que fariam um curso online em algum momento da vida, sendo que 61% delas já realizaram alguma aula na web. 

A verdade é uma só: o ensino remoto se tornou uma modalidade de ensino que consegue oferecer aprendizagem com comodidade.

E se você, produtor de conteúdo, já possui algum curso online ou está pensando em criar um, fica por aqui que nós vamos te dar uma mãozinha nisso. Simbora?

Leia isso antes de criar um curso online!

Antes mesmo de pensar em criar seu curso, você precisa entender que esse tipo de abordagem se enquadra no ramo dos infoprodutos, ou seja, uma conteúdo online que serve para facilitar e resolver alguns problemas para as pessoas. Das coisas mais simples às mais complexas, o que importa é que você estará oferecendo um material rico em conteúdo a fim de ajudar as pessoas com alguma necessidade específica. 

Ainda que você consiga oferecer materiais mais convencionais como planilhas, slides, ebooks e etc, um curso online é realmente uma excelente opção de se apresentar para o seu público de maneira profissional e ampliando ainda mais seu leque de possibilidades. 

Porém, antes de mais nada, é importante entender que:

  • É necessário uma estrutura adequada para gravar um curso online.

Você não precisa ir até um estúdio profissional para gravar um curso online, mas é preciso investir em alguns recursos que possam te ajudar a oferecer um conteúdo com qualidade profissional. E como somos muito legais, produzimos recentemente um artigo te ensinando a criar seu próprio isolamento acústico em qualquer cômodo da sua casa. Clique aqui para saber mais.

  • Investir em equipamentos para captação de áudio e vídeo

Por mais que existam excelentes smartphones no mercado, nós aconselhamos investir em equipamentos um pouco mais profissionais, como câmeras e microfones de lapela. São equipamentos que irão dar um up ainda mais interessante ao seu curso online.

  • Tenha um lugar onde você possa organizar suas ideias

Não importa se você é da turma da caneta e do papel, o importante é ter um roteiro de tudo que você pretende apresentar no seu curso online. Não basta ficar apenas no campo das ideias, afinal de contas não somos computadores, certo? Ter um planejamento é ideal! Busque saber quais temas você irá abordar no seu curso, materiais…

  • Escolha um nome legal

A escolha do nome de um curso quase se assemelha ao processo criativo para escolha do nome de um filho, pois é por esse nome que as pessoas vão encontrar ele na internet e tudo mais. Seja criativo e escolha nomes que estejam relacionados ao tema do seu curso online, e lembre-se: não escolha um nome para o seu curso online que você não escolheria para o seu filho.

  • Saiba quem é sua audiência

Sua audiência ideal será aquela que estará buscando a resposta naquilo que você oferece. Simples, certo? ERRADO! Selecionar um público-alvo exige conhecimento de mercado e estratégias corretas para isso. Existem diversos perfis de alunos que buscam, por exemplo, aprender outra dança. É preciso saber com quem se está falando para saber como falar.

  • Analise o quanto o seu curso será útil para as pessoas

Essa parte é muito importante e vai exigir de você muita leitura e busca por tendências e sobre o que seu público alvo está buscando. É muito importante que esse processo aconteça da maneira mais minuciosa possível, para que você não invista seu suado dinheirinho em algo que não vai vender.

Depois dessas dicas super importantes Chegou a hora de partir para ação e aprender como gravar um curso online. Prontos?

1, 2, 3, gravando!

Passo-a-passo para gravar um curso online

Boas ideias movem o mundo e boas dicas também! Por isso, estamos aqui para te ajudar a gravar seu curso online desde de ligar a câmera até o “até amanhã, pessoal”. Sabemos que não é uma tarefa muito fácil, mas com nossas diquinhas será muito mais legal. Vamos começar?

PASSO 1: ESCOLHA UM BOM CENÁRIO

Escolha um cenário agradável e que se encaixe com o tema do seu curso. Isso vai trazer mais dinamismo e vai aumentar seu repertório na hora da aula. Uma dica legal é investir em um fundo para vídeo. 

PASSO 2: DESENVOLVA A DIDÁTICA

Agora que você já possui os equipamentos adequados para gravar seu curso online, é hora de saber como falar com seu público. Já existem vários cursos que te ajudam a desenvolver uma didática e melhor sua forma de se expressar. Já dizia Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”. Em outras palavras: fale de uma forma simples para que seu público entenda, porque assim conseguirá falar com todo tipo de pessoa.

PASSO 3: EDITE O MATERIAL

Chegou a hora de editar todo esse conteúdo e nós recomendamos o aplicativo chamado “OBS STUDIO”. Nessa parte é importante seguir um padrão estético porque além de deixar seu curso online com um visual legal, também vai gerar uma lembrança na sua audiência.

PASSO 4: PRECIFIQUE CORRETAMENTE

Precificar nosso trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, né? Nesse caso, você deve sempre ter em mente que está ofertando um conhecimento que foi aprendido ao longo de anos e o tempo que você dedicou para produzir seu conteúdo e apresentar para sua audiência. Conhecer seu público-alvo também será importante nessa parte, pois você tem que saber o quanto ele poderá pagar por seu curso online. Não pode ser caro ao ponto do seu público não ter como pagar, nem tão barato ao ponto de você não conseguir pagar as contas, né?

PASSO 5: HOSPEDE SEU CURSO

Chegou o momento de saber onde hospedar seu curso online. O melhor é que seja uma plataforma que possa controlar quantos alunos se inscreveram no seu curso, mensure seus ganhos e ainda te permita criar uma página com a sua cara. Tudo isso sem se estressar com hospedagens, domínios e servidores, detalhes técnicos para quem quer criar um site do zero.

É aí que entra o Lastlink Feed, nossa plataforma própria de conteúdos para que você crie a sua própria página. Este novo canal garante aos criadores autonomia para criar e formar uma audiência qualificada, que deseja ir além das redes sociais e apps tradicionais. Além disso, a plataforma conta com uma página simplificada em que é possível consumir o conteúdo de forma prática e rápida. 

No seu feed, você pode postar fotos e vídeos em diferentes formatos (horizontal e vertical), resoluções e extensões. Inclusive, fazer o upload dessas mídias nunca foi tão fácil. É possível fazer o upload das mídias do seu computador, usando algum link existente, procurando na web ou, até mesmo, conectando seu Facebook, Instagram ou Google Drive. Não é demais?

PASSO 6: DIVULGUE SEU CURSO.

Agora que seu curso online já foi gravado, editado e devidamente hospedado, as pessoas precisam saber que ele existe, certo? O ideal é criar um lange page personalizado para que as pessoas tenham acesso às inscrições, valores e tudo que eles precisam saber sobre seu curso online, nesse caso, as redes sociais podem te ajudar também! 

Mas e agora que você tem um curso, site, rede social para administrar, é muita coisa e você está a ponto de pirar? Relaxa! A Lastlink vai te ajudar (RIMOU!).

Com a Lastlink você otimiza seus resultados e faturamento

Por ser uma plataforma especializada em gerenciar resultados para o mercado de produtores de conteúdo, nós sabemos muito bem o quanto é difícil ter que administrar tantos canais, resultados, números, zeros, vírgulas.. UFA! Dá uma canseira só de ler, né?

Por isso, nossa equipe de especialistas atua de forma inteligente e precisa administrando suas assinaturas online, oferecendo análise de dados completa das pessoas que estão se interessando por seu curso online e quem são essas pessoas.

O mais importante aqui é que você terá acesso a uma análise de dados precisa e eficiente sobre seu conteúdo e não vai mais precisar se preocupar com isso. Seu trabalho será inteiramente dedicado à produção de conteúdo.

Gostou? Então passe lá no nosso site que a gente ajuda você! Basta clicar aqui 🙂

Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM [email protected] NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM [email protected] NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.