Nicho de mercado: entenda o que são e como atuar em um.

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Se você chegou até este artigo, está querendo saber mais detalhes sobre o nicho de mercado, não é mesmo? Muita gente não sabe, mas ele é o caminho mais fácil para conquistar sucesso e autoridade na internet. 

Quem está iniciando no marketing digital e tem poucos recursos para fazer grandes investimentos não pode ignorar esse conceito. Ele ajuda a concentrar as suas estratégias em locais com mais chance de dar certo. 

Neste artigo, vamos explicar o que são nichos de mercado, quais são as diferenças entre segmentos, porque é importante escolher um nicho, quais são os tipos de segmentação, como escolher um nicho e como conquistar a sua audiência. 

Quer se tornar uma autoridade na internet? 

Então, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas.

Vamos lá? 

O que é nicho de mercado? 

Trata-se de um grupo específico dentro de um determinado segmento. Esse conjunto de pessoas tem interesses, necessidades e gostos bem peculiares. 

Para entender melhor a definição, vamos a um exemplo? 

Imagine o mercado da moda. Ele é bastante amplo, pois tem peças para qualquer tipo de pessoa, como homens, mulheres, crianças, bebês e adolescentes. 

Ao escolher somente um gênero, você já consegue definir um nicho de mercado. 

Por exemplo: você pode compartilhar conteúdos em sua rede social sobre roupas veganas ou sobre conjuntos para atletas. 

O mais importante neste momento é compreender que praticamente todo o mercado pode ser separado em categoria, de acordo com as características dos clientes ou seguidores que fazem parte dele. 

Na internet, você consegue encontrar produtores de conteúdo que trabalham com nichos de mercado bastante específicos. Existem páginas sobre alimentação vegana, games, fitness, animais de estimação, comunidade LGBTQ+, viagens, imóveis, trabalho remoto, educação financeira, consumo local, entre outros.

Cada um utiliza as suas experiências e conhecimento para compartilhar conteúdos interessantes em seu nicho de mercado. 

Quais são as diferenças entre nicho de mercado e segmento de mercado. 

A explicação é bem simples. Os nichos são micros, enquanto os segmentos são macros. 

Voltando ao exemplo de moda, um nicho pode ser roupas para veganos, o que representa somente uma parte do segmento que tem várias possibilidades, como roupas femininas. 

Na prática, um nicho de mercado é sempre um recorte de um segmento. 

Quando um produtor de conteúdo resolve trabalhar com um nicho de mercado, ele tem mais chances de se destacar no ambiente digital, uma vez que a concorrência é bem pequena. 

Quem escolhe falar sobre todos os assuntos, por exemplo, terá mais dificuldades em conseguir uma audiência, pois concorrerá com nomes de peso, como Whindersson, Carlinhos Maia, Felipe Neto e Maisa Silva. 

Para se ter uma ideia, até grandes empresas buscam segmentos específicos do mercado. É o caso do refrigerante zero. Ele é destinado para uma parcela da população que tem uma vida mais saudável e quer reduzir o consumo do açúcar. 

Por que definir o nicho de mercado? 

Existem diversos motivos pelos quais um produtor de conteúdo deve definir o nicho de mercado. O primeiro deles é que ele representa uma parte menor do grupo, fazendo com que as estratégias sejam executadas com mais assertividade. 

Quando o público da sua página é parecido, você consegue desenvolver campanhas personalizadas de acordo com as necessidades de cada pessoa. Diante desse cenário, o Retorno sobre o Investimento (ROI) é maior, garantindo resultados mais positivos. 

A baixa concorrência é outro benefício. Você pode ser visto como uma autoridade no assunto, que compartilha conteúdos únicos e que está preocupado em ajudar os seus seguidores no momento em que eles mais precisam. 

A audiência tem o hábito de valorizar páginas que possuem essa característica, comentando em cada conteúdo, compartilhando os materiais e curtindo todas as postagens.

O relacionamento com esse público é mais fácil. As pessoas sempre esperam novas publicações e dicas exclusivas sobre o seu nicho de mercado. Muitas, inclusive, consideram a página como um “melhor amigo”. 

Para completar, você tem mais chances de conseguir parcerias com empresas. Pense o seguinte. Uma marca que vende produtos veganos terá mais interesse em compartilhar os seus produtos em uma página na qual os seus seguidores também são veganos. 

Ela pode até conseguir um retorno em grandes perfis da internet. Mas, provavelmente, o lucro será maior quando ela publica conteúdo em páginas específicas. 

Quais são os tipos de segmentação? 

No mercado, existem várias formas de definir o que o cliente quer, conforme as suas necessidades, desejos e demandas. 

Mas antes de definir todos esses detalhes, é importante inicialmente fazer a segmentação. Ou seja: separar os clientes em grupos menores, considerando características parecidas. 

Em um primeiro momento, essa tarefa pode ser um pouco cansativa, mas trará resultados bastante positivos para a sua estratégia. 

No total, existem quatro tipos de segmentação. Conheça abaixo cada uma. 

Segmentação geográfica 

Vamos iniciar a nossa lista falando sobre a segmentação geográfica. Ela se refere a diversos grupos de seguidores com base na localização, que pode ser global, nacional e local. 

Aqui, vale um exemplo simples. Você não vai publicar conteúdos sobre São Paulo se os seus seguidores são de Belo Horizonte. Caso contrário, perderá a audiência a boas oportunidades de negócio. 

Segmentação demográfica 

O próximo tipo de segmentação da nossa lista é bastante utilizado no mercado. A divisão da audiência é feita com algumas variáveis. 

O produtor de conteúdo precisa atrair os seguidores certos para que eles interajam com as suas publicações. 

Na segmentação demográfica, é possível encontrar pessoas de diferentes idades, sexo, tamanho da família, estágio do ciclo de vida, renda, escolaridade, ocupação, religão, raça, nacionalidade, entre outros. 

A comunicação de uma página com jovens e adultos será diferente. Por isso, é fundamental conhecer o estilo dos seus seguidores para acertar na publicação dos conteúdos. 

Segmentação comportamental

A sociedade é dividida conforme o seu comportamento e a tomada de decisão. Nesse tipo de audiência, vale fazer algumas reflexões para entender melhor detalhes sobre o seu perfil. 

Quais são os tipos de conteúdos que eles gostam? 

Com que frequência eles acessam as redes sociais? 

Quais são os tipos de imagens que chamam mais atenção da audiência? 

Algumas pessoas podem preferir conteúdos motivacionais, enquanto outras pessoas gostam de publicações com dicas sobre um determinado assunto. 

Segmentação psicográfica 

Ela tem características semelhantes ao comportamental. Porém, também analisa os aspectos psicológicos do comportamento de compra do cliente. 

A segmentação psicográfica observa não só o estilo de vida, mas também a classe social ou a personalidade do indivíduo 

Seguidores com estilos de vida diferentes terão opiniões diferentes sobre determinados tipos de assuntos. 

Como conquistar um nicho de mercado? 

O segredo para ter sucesso em um determinado nicho de mercado é descobrir as dores da sua audiência e mostrar quais são as melhores soluções para resolver um determinado problema. 

Para isso, você deve fazer uma pesquisa ampla sobre o seu mercado de atuação. Vale investigar as opiniões das pessoas nas redes sociais e em fóruns online. 

Em pouco tempo, você descobrirá quais são os assuntos mais discutidos, os principais questionamentos e preocupações das pessoas. 

Após esse processo, recomendamos construir ainda a persona. Trata-se da representação fictícia do seguidor ideal. Ela é desenvolvida com base em dados reais. 

Além de conhecer o comportamento e as características demográficas dos seguidores, você descobre histórias pessoais, motivações, objetivos e desafios. 

Antes de fazer qualquer publicação, volte para a persona e lembre do seu perfil. 

Como escolher um nicho de mercado? 

Existem diversas dicas que ajudam um produtor de conteúdo a escolher um nicho de mercado. 

  • Escolha um nicho em que você domina o assunto; 
  • Avalie a oferta x procura; 
  • Descubra as principais tendências; 
  • Verifique se dar para competir nesse nicho; 
  • Faça testes antes de iniciar no segmento. 

O nicho de mercado é uma ótima estratégia para atingir uma audiência específica. Ele é uma saída interessante para conhecer um novo mercado e garantir bastante sucesso na internet. 

Após descobrir as principais informações sobre nicho de mercado, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas para garantir sucesso como produtor de conteúdo. 

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!