Microinfluenciador: conheça essa nova tendência para criadores de conteúdo.

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Você já ouviu falar de micro influenciadores? Esse é um termo que surgiu recentemente mas que já está sendo muito comentado no mundo do marketing digital. 

Quando se trabalha com marketing digital, achar novas estratégias que deem bons resultados é sempre muito difícil. Por isso os micro influenciadores vem sido pautados com regularidade nas mídias sociais, já que por terem uma audiência menor, porém bem engajada e próxima, os resultados de campanhas com eles podem ser muito valiosas para um negócio. 

Nesse artigo, vamos conversar sobre quem são os micro influenciadores, o que é preciso para ser um micro influenciador de sucesso e as vantagens de atuar nesse lado das redes sociais. 

Vamos lá? 

Quem são os micro influenciadores? 

Micro Influenciadores são os influenciadores que têm entre 10 mil e 100 mil seguidores nas suas redes. Na maioria das vezes os micro influenciadores são pessoas que se interessam por um assunto específico (nicho) e compartilham com outras pessoas nas mídias sociais. 

Devido a autenticidade e a capacidade de se relacionar com o público, acabam conquistando seguidores fiéis e que adoram ouvir o que eles têm a dizer. Os micro influenciadores não são vistos como celebridades. Na verdade eles são vistos pelo público não só como criadores de conteúdo mas também como “amigos”. 

Geralmente as taxas de engajamento, alcance e conversão dos micro influenciadores são maiores devido a proximidade que eles tem com a audiência.

Eles mostram a realidade, o dia a dia, as dificuldades e tornam toda aquela experiência das redes sociais um pouco mais próximo da vivência das pessoas comuns. Assim, eles atraem pessoas que se identificam com a história do micro influenciador, que tem os mesmos gostos e assim passam a acompanhar o conteúdo que aquele ele produz. 

Mas claro, para atrair um público engajado, de qualidade e que realmente goste do que você produz, é preciso ter um conteúdo de qualidade, autêntico e que as pessoas se identifiquem. 

Mas agora você deve estar se perguntando: o que eu preciso para ser um bom micro influenciador e conseguir essa identificação com o meu público? 

Vamos falar sobre isso agora.

O que é preciso para ser um bom micro influenciador? 

Além do número de seguidores, ser um bom micro influenciador demanda tempo e esforço. Porém, existem algumas dicas importantes que podem te ajudar a tornar essa jornada bem menos complicada. 

Seja um micro influenciador bem nichado

Nas redes sociais, nicho é muito importante. Nichar o seu conteúdo é crucial para chamar a atenção não só de empresas que podem vir a fechar parcerias com você mas também para chamar a atenção de pessoas que querem ouvir sobre determinado assunto e que podem vir a se tornarem seguidores fiéis no futuro. 

Uma empresa de suplementos por exemplo, não vai escolher para trabalhar junto um micro influenciador que fala sobre pets. Mas vai escolher provavelmente um micro influenciador que fale sobre vida fitness! 

Escolhendo bem os seus nichos você melhora a qualidade do seu público e consequentemente a relação criada entre vocês. 

Autenticidade é a chave

Um dos maiores diferenciais dos micro influenciadores é o engajamento e a conexão com o público. Quanto mais autêntico você for nas redes sociais mais verdadeira será a conexão entre você e o seu público. 

Lembre-se: micro influenciadores não são celebridades! Geralmente são apenas pessoas comuns falando sobre algum nicho específico. Então quanto mais autêntico e melhor for o seu conteúdo, mais as pessoas vão gostar de você.

Seja fácil de encontrar

Na hora de interagir nas suas redes sociais, use hashtags coerentes com o seu nicho e post específico, e não esqueça de colocar o local! Muitas vezes empresas pesquisam potenciais micro influenciadores para fechar parcerias por meio dessas duas opções, então é muito interessante mantê-las em dia.

Além disso, se cadastre em sites que encontram esses micro influenciadores! Como o Klear. O Klear reúne vários dados importantes para as empresas e que podem te ajudar a conseguir melhores trabalhos como o seu trabalho anterior, como foi a reação do público, métricas importantes e muito mais. 

Esteja sempre com o mídia kit atualizado

Mídia Kit é um documento importante para os micro influenciadores. Já que é muitas vezes baseado nele que empresas decidem se fecham ou não uma parceria. Nesse documento tem as suas métricas mais importantes em cada rede social, como alcance, número de seguidores, engajamento médio nos seus últimos trabalhos e assim sucessivamente. 

Se você trabalhar com mais de uma plataforma é importante mencionar também os dados dela. Já que isso pode ser um “plus” no momento de decidir com qual micro influenciador a empresa gostaria de trabalhar. 

Mantenha sempre o seu mídia kit atualizado e sempre confira os números antes de mandá-lo para alguma empresa em potencial. Nada de mandar números errados ou desatualizados! 

E se você não sabe como achar esses números, existem sites que fazem isso para você, como o Iconosquare. Além disso, para fazer o design e deixar o seu mídia kit ainda mais bonito, o Canva disponibiliza um modelo chamado Press Kit, onde você pode apenas alterar os dados. 

Nunca abdique da sua originalidade 

Algumas vezes no momento em que uma empresa contacta um micro influenciador para fazer algum trabalho, eles oferecem um roteiro. Um roteiro com cada palavra que o micro influenciador tem que dizer, como eles querem os posts, os stories, enfim, 100% do projeto. 

Apesar de briefing ser uma coisa super importante nas redes sociais – e é importante segui-lo para não desviar muito do estilo e proposta da marca – uma parceria roteirizada na maioria das vezes não é uma boa ideia. 

Isso porque como já dissemos o público do micro influenciador é uma audiência engajada, que conhece a pessoa e que sabe como ela se comunica diariamente, que tipo de produtos usa e o que gosta de verdade. 

Se uma empresa roteiriza o discurso de uma maneira completamente diferente da que o micro influenciador se comunica diariamente, com certeza os seguidores vão notar e não será bom nem para a marca que não conseguirá o objetivo da campanha, e nem para o micro influenciador que perderá credibilidade sendo considerado “comprado” por marca x. 

Então quando for fechar uma parceria, nunca abdique da sua originalidade. Peça para fazer os posts no seu tom, da sua maneira e do jeitinho que o seu público já conhece. 

Assim, as chances da parceria entre você e a empresa darem certo da maneira esperada é bem maior. 

Quais são as vantagens de ser um micro influenciador no marketing digital atualmente? 

Alto poder de engajamento

Sendo um micro influenciador, ao ser contratado por uma empresa para fazer uma campanha de algum produto por exemplo, você pode alcançar até 22,2 vezes mais conversões com o seu público do que os consumidores comuns quando eles falam sobre algum produto. 

Isso porque devido a interação mais direta com o público, a audiência tende a interagir e dar mais atenção para os posts e conteúdos daquele influenciador mais próximo da realidade deles. 

São mais procurados do que macros e mega influenciadores

Os macro e mega influenciadores são pessoas que tem muito mais seguidores do que os micro influenciadores. Porém, apesar de terem mais seguidores, os macro e mega influenciadores são menos procurados do que os micro. 

Isso porque os micro influenciadores tem uma relação custo benefício que vale muito para as empresas. Ao mesmo tempo que não são tão caros de contratar como os macro e mega influenciadores, eles têm um engajamento maior com o público e na maioria das vezes trazem resultados mais efetivos. 

Então para empresas que estão com uma verba menor para o marketing de influência ou que estão começando nesse universo e querem fazer testes, os micro influenciadores são os mais procurados. 

Por isso, ser um micro influenciador nesse caso vale muito mais a pena do que ser um macro ou um mega influenciador. Provavelmente você terá um número bem maior de parcerias e conseguirá monetizar o seu negócio nas redes sociais. 

Tem maior poder de influência

Uma pesquisa realizada pela  Experticity  mostrou que 82% dos consumidores entrevistados estavam bem mais dispostos a seguir as recomendações feitas por um micro influenciador do que por um macro ou mega influenciador. 

Isso porque as pessoas acreditam bem mais nas recomendações de pessoas comuns que têm vivências parecidas com as delas do que em celebridades que elas nunca viram.

Por isso a proximidade e a confiança que o micro influenciador tem com o seu público é um grande trunfo na hora de conseguir trabalhos. 

Conclusão

Como você viu ser um micro influenciador é vantajoso tanto para o influencer quanto para empresas. Influencers podem se conectar com o público e criar audiências engajadas e empresas podem aproveitar dessa audiência para conseguir diversos objetivos dentro do marketing digital. 

Sabendo disso tudo, o importante é começar. Mesmo que no começo seja um pouco difícil, ser um micro influenciador vale muito a pena e se o seu conteúdo for bom, relevante e autêntico, com certeza muitas pessoas vão querer ouvir o que você tem a dizer. 

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!