Quantos seguidores preciso ter para começar uma comunidade?

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Introdução 

Muito tem se falado sobre comunidades: como criar, divulgar, gerenciar e ganhar dinheiro com comunidades. E realmente essa estratégia tem funcionado e proporcionando ótimos resultados. Oferecer um conteúdo de qualidade e exclusivo para um grupo de pessoas que estão dispostas a pagar para consumir é uma questão que ainda gera muitas dúvidas. Afinal, todo mundo pode criar uma comunidade? Existe uma regra? Quantos seguidores eu preciso ter para começar uma comunidade? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe! 

O que é uma comunidade no Instagram 

Para começar, é importante entender que quando falamos de número de seguidores estamos falando de comunidades em redes sociais como o Instagram. Hoje, o Instagram já conta com mais de 400 milhões de usuários ativos e é considerado como uma ferramenta fundamental para uma estratégia digital de sucesso. 

Tendo isso em vista, é difícil imaginar uma comunidade online que não esteja presente no Instagram. Afinal, mesmo que você use outros canais para manter a sua comunidade, o Instagram deve ser usado como uma ferramenta de divulgação e atração de novos membros.  

Como ser presente no Instagram?

Como falamos no tópico anterior, é muito importante para a sua comunidade estar presente no Instagram. Mas como fazer isso de forma efetiva? 

Para ter sucesso nesta rede social é necessário que você entenda que nada acontece do dia para noite. É necessário trabalho, consistência e muito cuidado com o seu perfil. Você precisa ter uma linha editorial bem definida e organizada para que o seu perfil consiga crescer. 

Existem alguns fatores que podem contribuir para você ter um perfil de sucesso no Instagram como: uma biografia bem feita, feed atrativo, constância nas publicações, stories e interações diárias. Vamos falar um pouquinho sobre cada um desses fatores.

Biografia

A biografia para Instagram (ou bio, como é mais conhecida) se localiza no topo de um perfil no aplicativo. Nela você deverá colocar uma foto que represente a comunidade e um nome. 

Entretanto, o que realmente é importante é a biografia, que se localiza logo abaixo do nome escolhido. Trata-se de um espaço de 160 caracteres, no qual você terá a liberdade de escrever o que quiser. Mas o que você deve colocar ali? A biografia resume as informações, trazendo ao visitante tudo que ele precisa saber sobre a sua comunidade.

Em perfis de comunidades é importante que você coloque: 

  • Nome 
  • Frase que sintetize o propósito da comunidade
  • Meio de contato 
  • Link para outro canal
  • Prêmios ou outras informações relevantes

Feed atrativo

Um fator super importante é ter um feed atrativo. E para isso, é necessário que você crie uma identidade visual para o seu perfil. É importante que as pessoas entrem no seu perfil, e consigam identificar que aquele perfil pertence a sua comunidade. Elas precisam enxergar os seus valores, e a sua personalidade.  

Constância nas publicações 

Não existe uma regra sobre quantas vezes por dia, ou por semana você precisa postar para ter sucesso no Instagram. Tudo vai depender do seu nicho de atuação e da sua persona. Mas uma coisa é certa: você precisa ter constância e consistência.

 Não adianta postar todos os dias durante uma semana, e depois ficar uma semana inteira sem nenhuma publicação. Por isso é importante que você defina quantas vezes você consegue postar por semana, e mantenha essa frequência sempre. 

Stories e Interações diárias 

Como estamos falando de perfis de comunidades de sucesso no Instagram, é muito importante que você utilize os recursos que a ferramenta oferece. Um recurso muito relevante são os stories. Com os stories é como se você estivesse convidando o usuário para um ambiente mais íntimo, e assim você consegue gerar mais conexão com ele. 

Outro fator importante são as interações. Como estamos falando de comunidade, você precisa criar momentos de interação com os seus seguidores. Esses momentos podem ser: responder caixinhas de perguntas, comentários nos posts ou até mesmo mensagens via direct. Não deixe os seus seguidores sem resposta e sem interação. 

Quantos seguidores eu preciso ter para começar uma comunidade?

Agora que você já entendeu as premissas básicas para ter uma comunidade de sucesso no Instagram, surgem dúvidas como: quantos seguidores eu preciso ter para começar uma comunidade? 

E a resposta para essa pergunta é: 1 seguidor. Pode parecer mentira, mas não existe uma regra como: perfis com mais de 10 mil seguidores são comunidades. A métrica que mede a quantidade de pessoas que seguem determinados perfis se torna uma preocupação para muitos criadores de conteúdo. E ela é apenas uma métrica de vaidade. 

O que vale de verdade é a taxa de engajamento do seu perfil. A taxa de engajamento pode ser calculada a partir do número médio de interações em um determinado período dividido pela quantidade de seguidores da página no mesmo período. Logo, se você tem um perfil com 100 seguidores com uma taxa de engajamento alta, vale mais do que um perfil com 100 mil seguidores com uma taxa de engajamento baixa. 

Por isso, o mais importante não é o número de pessoas que te seguem. Mas sim, o nível de interação que elas têm com você. Sendo assim, se você já tem seguidores fiéis e engajados você já pode ter sim, uma comunidade. 

Como ganhar dinheiro com uma comunidade no Instagram?

Agora que você já entendeu que não é necessário ter um milhão de seguidores para começar a sua comunidade, é importante que você saiba que também pode monetizar essa comunidade. Ou seja, você pode ganhar dinheiro com o seu conteúdo. 

Existem algumas formas de ganhar dinheiro com a sua comunidade no Instagram. Vamos falar um pouquinho de algumas delas para você. 

Close Friends 

Uma das estratégias para ganhar dinheiro com o seu conteúdo no Instagram, é vender o acesso ao seu Close Friends. O Close Friends é uma função do Instagram que permite o compartilhamento de stories exclusivos com um grupo seleto de perfis. Cada pessoa tem autonomia para adicionar ou remover seguidores da lista a qualquer momento.

Você pode cobrar uma taxa mensal, anual, ou fixa para que os membros da comunidade tenham acesso a um conteúdo exclusivo. E com a LastLink, você pode fazer todo o gerenciamento e cobrança dos valores de forma simples, fácil e automatizada. Se você ainda não conhece a nossa solução, clique aqui para conhecer. 

Perfil privado 

Se você deseja oferecer ainda mais conteúdo para os membros da sua comunidade, você pode criar um perfil privado e exclusivo para os seus assinantes. Só teria acesso a esse perfil as pessoas que fossem aprovadas por você.

No perfil privado você também pode cobrar uma taxa mensal, anual, ou fixa para que os membros da comunidade tenham acesso a um conteúdo exclusivo. E com a LastLink, você pode fazer todo o gerenciamento de entrada e saída dos membros e cobrança dos valores de forma simples, fácil e automatizada. Se você ainda não conhece a nossa solução, clique aqui para conhecer. 

Conclusão 

Como você deve ter percebido, não existe uma regra ou um número exato de seguidores para você começar a sua comunidade. Seja no Instagram, ou em outros canais, o importante é ter pessoas engajadas com o seu conteúdo e com você. Não deixe o medo ou a insegurança te impedir de começar. Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no Blog e nas redes sociais para mais conteúdos. 

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!