O que é o Telegram e como usá-lo no marketing digital

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

O que é o Telegram?

O Telegram é uma excelente ferramenta que pode ser usada no marketing digital. O aplicativo tem ganhado cada vez mais adesão e popularidade no Brasil e no mundo. Em janeiro de 2021, ele conquistou mais de 100 milhões de novos usuários planeta afora. Boa parte disso é atribuído ao anúncio do WhatsApp informando que adotaria uma nova política de privacidade para a sua plataforma. Muita gente se sentiu insegura e resolveu aderir ao sistema concorrente. Mas não é só a desconfiança que explica essa crescente simpatia pelo Telegram.

O serviço foi criado em 2013 pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov, fundadores da maior rede social da Rússia, a VKontakte – com 477 milhões de usuários. A versão para iOS do Telegram foi lançada oficialmente no dia 14 de agosto daquele ano. A versão para Android chegou ao mercado em 20 de outubro, também em 2013.

Atualmente, o Telegram não possui mais ligações oficiais com a VK e sua sede se encontra em Dubai, a cidade dos Emirados Árabes Unidos que abrigará a Copa do Mundo Fifa 2022.

O Telegram pode ser usado em smartphones (iOS, Android, Windows Phone, Firefox OS). As versões para web e desktop estão disponíveis para Windows, macOS, Linux e navegador Chrome. 

Agora que você já sabe o que é o Telegram, vamos ver como ele funciona e quais seus pontos fortes?

Atrativos do Telegram

Assim como o Whatsapp, quem usa o aplicativo pode se comunicar por meio de texto, áudio e vídeo; enviar e receber arquivos e outras mídias.

O Telegram disponibiliza pesquisas de GIFs animados, editor de foto e plataforma aberta de stickers. O suporte à nuvem do serviço e as opções de gerenciamento de cache permitem uma ocupação bastante baixa de espaço no celular.

O Telegram oferece o código aberto para seus clientes, mas se mantém como proprietário dos servidores. Desenvolvedores independentes têm acesso a APIs oferecidos pelo serviço.

De acordo com sua política de privacidade, o Telegram não utiliza dados dos usuários para criar anúncios. Ele se limita a armazenar somente informações necessárias para o processo de troca de mensagens.

Como criar uma conta no Telegram

O primeiro passo é baixar o aplicativo em lojas como a App Store e Google Play. Cada número de telefone refere-se a uma conta específica no aplicativo. Não é possível criar mais de uma com o mesmo número.

Depois da instalação do aplicativo, toque em “Continuar em Português” (ou “Start Messaging”, em inglês). Selecione o código do país (o do Brasil é +55) e o DDD da sua cidade, digite o número do seu celular e clique em “Próximo”.

Em poucos instantes, você receberá um código via SMS para confirmar o número. Digite e confirme o código recebido e assim sua conta estará criada.

Como enviar convites para amigos e contatos

Com iOS os convites podem ser feitos via mensagens de SMS simples. Se não quiser pagar pelo SMS, basta enviar um link de download por meio de outros serviços de mensagens como email, Facebook, WhatsApp.  Baixe  o Telegram na App Store.

No Android, vá para o menu lateral do aplicativo (deslize para a direita na lista de chats) > Convidar Amigos. Na sequência, escolha o aplicativo por meio do qual você prefere enviar os convites. Link para baixar o Telegram no Google Play.No Windows Phone, siga para Contatos > Convidar Amigos. Depois é só escolher o aplicativo para mandar os convites.

Algumas diferenças entre o Telegram e o Whatsapp

O WhatsApp ainda mantém a posição de aplicativo de mensagens mais popular no Brasil. Mas isso pode mudar nos próximos anos – ou até meses, tendo em vista a velocidade com que as coisas funcionam no mundo digital.

Diferentemente do “Zapzap”, o Telegram é um serviço de mensagens em nuvem cuja sincronização é contínua. Dessa forma, é possível acessar mensagens por meio de vários dispositivos num mesmo instante (celulares, computadores, tablets).

Você pode compartilhar um número ilimitado de vídeos, fotos e arquivos em formatos como zip, doc, mp3, entre outros, com até 2 GB cada. Caso não queira armazenar os dados em seus dispositivos, você pode deixá-los guardadinhos na nuvem. Para mais informações, acesse https://telegram.org/blog/cache-and-stickers .

No WhatsApp todas as mensagens enviadas e recebidas são armazenadas em um único telefone, e não na nuvem, os servidores da empresa.

Devido à diferença no armazenamento, as versões web e para tablet do Telegram funcionam independentemente do celular – ou seja, se o celular descarregar ou tiver alguma pane, o Telegram continua funcionando normalmente.Você só precisa logar uma vez com a ajuda do smartphone e continuar conectado pelo navegador. No Whatsapp é exigido que se tenha uma conexão ativa com o dispositivo móvel.

Ao contrário do Whatsapp, o Telegram permite a você enviar mensagens em chats privados e em grupos sem tornar visível seu número de telefone. Ele fica visível somente para as pessoas que você adicionou como contatos na sua agenda.

O Telegram possui inteligências artificiais, os bots, que podem realizar diversas tarefas para o usuário. O WhatsApp não possui tal recurso.

O Telegram apresenta mais recursos específicos que garantem maior segurança e privacidade aos usuários do Whatsapp.

Como o Telegram ficou mais conhecido no Brasil?

De alguns anos pra cá, o Whatsapp esteve envolvido em algumas polêmicas que fizeram com que muitos usuários começassem a prestar mais atenção no serviço concorrente, procurando saber mais sobre o que é o Telegram, como funciona, e como ele poderia ser útil no dia a dia ou até mesmo nos negócios.

Fizemos uma breve timeline que mostra os principais picos de popularidade do Telegram no Brasil e como ele se tornou tão popular quanto o “Zapzap”. 

2015 e 2016: WhatsApp fora do ar? Oi? 

Em de dezembro daquele ano, uma determinação da justiça dirigida às operadoras de celular fez com que o Whatsapp fosse bloqueado por 48 horas no Brasil. O serviço passou cerca de 13 horas sem funcionar. 

Com isso, milhares de pessoas passaram a instalar o Telegram para manterem ou retomarem as suas conversas (e talvez até mesmo você estivesse entre esses usuários, não é mesmo?). 

Na época, a empresa responsável pelo aplicativo informou que havia conquistado 500 mil novos usuários brasileiros num intervalo de apenas três horas. 

Em maio de 2016, o Whatsapp acabou sofrendo um novo bloqueio judicial que deveria durar 72 horas. Mas conseguiu reverter a situação em poucas horas.

De toda forma, para o Telegram foi um bom negócio. Olha só a curva de buscas pelo app entre os meses de abril e junho de 2016. 

o que é telegram e como funciona

2021: Guerra de memes e a disputa pela preferência do usuário

No dia 6 de janeiro de 2021, uma notícia fez com que o Telegram passasse a receber milhões de adeptos a cada dia desde então.

O Whatsapp informou em comunicado que seus usuários deveriam aceitar novos termos de privacidade, os quais incluíam o compartilhamento de dados com o Facebook, empresa dona do aplicativo. 

O povo do Telegram aproveitou para tirar onda do concorrente e divulgou, por meio de suas redes sociais, um GIF com o famoso meme do caixão – inspirado nos carregadores fúnebres de Gana, país africano. 

A ironia passava a ideia de que a hora de dizer adeus a este mundo estava chegando para o Whatsapp.

De toda forma, foi mais uma oportunidade para o Telegram conquistar novos usuários – Mas o WhatsApp segue sendo o aplicativo de mensagens instantâneas número 1 no mundo.

Explicando os dados obtidos pelo Whatsapp

Em comunicado, o Whatsapp afirmou que os dados compartilhados poderiam ajudar o aplicativo “a operar, executar, aprimorar, entender, personalizar, dar suporte e anunciar nossos Serviços e as ofertas das Empresas do Facebook”.

Esses dados incluem número de telefone, contas para pagamento e dados da transação, endereço IP, informações sobre o sistema operacional utilizado, força do sinal, informações de operações do dispositivo e também nível da bateria de celulares.

“Nós trabalhamos com essas empresas para obter suporte para os nossos Serviços, como fornecer infraestrutura técnica, veiculação e outros sistemas, para comercializar nossos Serviços, realizar pesquisas, resguardar a proteção, a segurança e a integridade dos usuários e de outras pessoas, além de auxiliar o atendimento ao cliente”, explicou o Whatsapp.

Com essas notícias, muitos usuários também passaram a optar pelo Telegram para uso no dia a dia e também para trabalho, inclusive porque o Telegram possui alguns recursos bem interessantes para diversos tipos de negócios.

2021: A boa e velha concorrência

Embora nenhuma das polêmicas tenha tirado a predominância do WhatsApp no mercado,  é sempre bom pensar em ter à mão outras opções de aplicativos de mensagens.  Afinal, em eventuais casos em que o WhatsApp acaba fora do ar, o que é perfeitamente normal quando falamos de aplicativos, ter uma carta na manga ajuda a  evitar que você fique “fora do ar”, sem poder ter contato com outras pessoas, clientes e seguidores.

No caso do Telegram em específico, ele  oferece diversas vantagens, as quais adiantamos no início deste texto e vamos detalhar mais a seguir.

Recursos para grupos em destaque no Telegram

No Telegram é possível ter até 200 mil membros. Conheça alguns recursos de destaque que podem ser usados nesse ambiente:

  • Edição ou exclusão de mensagens para todos mesmo depois de enviadas;
  • Busca instantânea de mensagens filtradas por autor;
  • Silenciamento de notificações para mensagens que não citam ou que não tenham respostas dirigidas a você;
  • Administradores e membros podem programar mensagens fixas na parte superior da tela do chat;
  • Você pode adicionar administradores com permissão para apagar mensagens e controlar a entrada de usuários;
  • Definição de permissões padrão a fim de impedir a publicação de determinados tipos de conteúdo;
  • Envio e recebimento de arquivos com até 2 GB de tamanho cada;
  • Receber links curtos para seu grupo tornando-o público, a exemplo do t.me/publictestgroup ;
  • Criação de ferramentas personalizadas usando a Bot API e Bots Inline do Telegram.

Videochamadas em Grupos do Telegram

Com as atualizações recentes, o recurso permite a você ativar a câmera e compartilhar sua tela durante um Chat de Voz nos grupos. Além de smartphones, a função também inclui computadores e tablets.

É mais uma opção para você realizar reuniões de trabalho, aulas online, encontros familiares, festinhas com os amigos.

O que são os bots do Telegram?

Bots são softwares automáticos, inteligências artificiais, que funcionam praticamente como parceiros dos usuários do Telegram. Com eles, você pode realizar diversas atividades úteis para seu dia a dia, voltadas para o trabalho ou mesmo para se divertir. A Lastlink preparou para você uma lista com alguns bots bem legais, clica aqui!

Diferença entre grupos e canais no Telegram

Os grupos privados ou públicos do Telegram funcionam basicamente como um espaço de conversas coletivas. É possível ter vários administradores com diferentes níveis de funções e hierarquias. E, como já falamos, os grupos podem reunir até 200 mil participantes.

Já os canais funcionam como as listas de transmissão do WhatsApp. São ferramentas de comunicação de mão única, onde os conteúdos são compartilhados apenas pelos administradores.

Um canal funciona como uma base de distribuição de conteúdos como textos de sites ou blogs, vídeos, episódios de podcast. Não há restrição em relação ao número de assinantes e, assim como um grupo, pode ser público ou privado.

As mensagens enviadas pelo canal possuem a assinatura do canal e não a sua. A não ser que você crie um canal com seu nome.

Um criador de canais pode enviar ou apagar mensagens, adicionar inscritos e remover inscritos, alterar o nome, imagem de perfil e link, adicionar ou remover administradores para ajudá-lo no gerenciamento. E mesmo apagar o canal por completo.

Se você quiser ter uma noção de como essa ferramenta funciona, clique aqui e acompanhe o canal oficial do Telegram..

Agora, se você busca utilizar o Telegram  como uma ferramenta de trabalho, para alavancar o seu negócio e compartilhar algum tipo de conteúdo exclusivo, como aulas, dicas, tutoriais ou outros tipos de conteúdos, saiba que o Telegram é um excelente aliado quando o assunto é  marketing digital.

O que é Marketing Digital?

É basicamente o marketing produzido online. Ou seja, em sites, redes sociais, e-mail marketing e aplicativos de mensagens a exemplo do Telegram, que possui mais recursos e possibilidades para quem trabalha com vendas de produtos e serviços.

Nesses ambientes, empresas, empreendedores e criadores de conteúdo garantem maior aproximação com seu público.

Usando as ferramentas do marketing digital, você pode:

  • Saber como pensa e age seu público;
  • Ganhar mais clientes;
  • Receber valiosos retornos;
  • Aperfeiçoar o relacionamento com seu público e clientes;
  • Reforçar o nome da marca ou de seu projeto;
  • Gerar mais oportunidades de vendas.

Telegram e marketing digital: saiba como usar grupos e canais

O Telegram é uma ótima ferramenta que pode ser incorporada a suas ações de marketing digital. Com ele, você pode desenvolver um importante canal de relacionamento com seus clientes, alunos, funcionários, contatos, seguidores ou mesmo fãs – caso você seja alguma celebridade do mundo das artes. Ou mesmo um artista em ascensão.

Veja algumas das ações com as quais você pode melhorar seu desempenho de marketing:

  • Classificar o conteúdo por meio de hashtags: dessa forma, sua audiência poderá procurar pelos temas que lhes sejam mais atraentes usando essa classificação;
  • Vincular grupos a canais: isso pode facilitar a comunicação entre você e os usuários que queiram tirar dúvidas e entrar em contato;
  • Usar bots: sempre eles! A vantagem desses robôs é que você pode oferecer assistência 24 horas para seus seguidores. Os bots também podem te ajudar a programar postagens.
  • Ganhe dinheiro: se você é um produtor de conteúdo ou profissional que trabalha com produtos digitais, é possível vincular ferramentas de monetização e gerenciamento de assinaturas ao seu Linkedin. A gente vai te contar mais sobre isso no capítulo a seguir. 

Telegram e marketing digital: como ganhar dinheiro

Depois desse geral sobre o Telegram, confira aqui algumas formas de usar o aplicativo como instrumento do marketing digital para ganhar dinheiro.

Organizar vendas em grupos

Uma opção é realizar pesquisas em grupos relacionados aos produtos que você está comercializando. Para isso, digite a palavra-chave relacionada ao produto na área de pesquisa do aplicativo e clique no resultado para entrar no grupo.

Você também pode, é claro, criar seu próprio grupo e convidar pessoas interessadas no que você vende ou nos conteúdos que produz.

Compartilhar links de programas de afiliados em grupos

Há diversas empresas que pagam comissões por vendas realizadas por terceiros, os afiliados (pessoas físicas ou outras empresas).

Para contabilizar as vendas feitas por esses parceiros, a empresa gera links personalizados que indicam que elas ocorreram por meio deles.

Criar anúncios pagos em canais no Telegram

No caso, você como criador ou administrador de um canal pode oferecer um espaço para anunciantes e monetizar ainda mais o seu conteúdo. Isso também pode ser realizado em grupos.

Montar canais pagos

Essa é uma das melhores formas de associar o Telegram e o marketing digital e assim ganhar dinheiro. Para isso, você precisa criar conteúdos exclusivos para os membros que queiram pagar para entrar num grupo ou canal e ter acesso a essas produções.

Telegram e marketing digital: como criar uma página de vendas segura

Nós da LastLink oferecemos uma maneira inovadora, simples e segura para você administrar seus ganhos digitais. As páginas de venda da Lastlink contam com os pixels de rastreamento do Facebook e Google, ajudando você a coletar dados de comportamento dos seus clientes em potencial e usá-los ao seu favor para melhorar suas campanhas de anúncios e aumentar suas vendas.

E a Lastlink ainda realiza o gerenciamento dos membros do seu canal. Ou seja, a plataforma adiciona quem efetuou o pagamento e remove quem está inadimplente.

Tudo isso de forma simples e automatizada para que você gaste o seu tempo apenas produzindo conteúdo de valor para os seus assinantes.

Telegram e marketing digital: cases de sucesso

A possibilidade de usar canais do Telegram como novo recurso de difusão de conteúdo tem sido usado por várias empresas, de forma cada vez mais crescente. Confira alguns exemplos:

UOL Esportes

Como o nome já indica, um dos maiores portais de internet do Brasil passou a divulgar, em abril de 2021, o serviço. Ao entrar no canal, os usuários podem ficar por dentro, por exemplo, do que acontece nos campeonatos regionais, nacionais e internacionais de futebol.

Também é possível seguir canais específicos do UOL Esportes relacionados a seu time do coração. Dessa forma, você pode acompanhar os grandes feitos do clube do coração ou sofrer com as derrotas e rebaixamentos. Clique aqui para saber mais.

Folha de S. Paulo

Desde fevereiro de 2021, o jornal possui canal no Telegram pelo qual envia conteúdo jornalístico das mais diferentes áreas (Economia, Cultura, Ciência, Saúde, Política, entre outros temas). 

As notícias são enviadas de segunda a sexta e os usuários podem se inscrever por meio do link https://t.me/folha ou procurar pelo nome do veículo no aplicativo de mensagens.

Empreenda Podcast

Apresentado por Gustavo Passi, o podcast aborda assuntos ligados ao empreendedorismo, inovação e carreira. 

Os conteúdos são focados em entrevistas com pessoas da área, debates, dicas práticas e outros formatos. Para se inscrever no canal do Empreenda Podcast, clique aqui.

Dicas Telegram 

Canal com dicas, novidades e notícias sobre o aplicativo. Clique para acessar.

Like a Boss 

Outro podcast sobre empreendedorismo com notícias e links de inovação, startups e tecnologia. Clique e acesse.

Marketing & Vendas by RD 

Canal oficial da Resultados Digitais que oferece notícias, dicas e conteúdos exclusivos. Acesse clicando aqui. https://t.me/resultadosdigitais

RapaduraTech

Canal de notícias e novidades sobre tecnologia, inovação, empreendedorismo e startups. Conheça o RapaduraTech.

Quer saber mais sobre como a Lastlink pode te ajudar? Clique aqui e saiba como ganhar dinheiro no Telegram!

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.