Monetize grupos no WhatsApp onde só administradores postam

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A ferramenta de grupos do WhatsApp representa uma valiosa forma de manter uma comunicação permanente com seus clientes e seguidores.

Existem, basicamente, duas formas de se manter comunicação no WhatsApp. Há o modelo em que todos os participantes conversam entre si ou o outro, no qual apenas os administradores enviam mensagens.

Se você avalia que é mais eficiente para seus serviços ter um grupo no qual apenas você e outros administradores têm o direito a enviar mensagens, a gente te ensina como habilitar essa função.

Passos para criar grupo de WhatsApp onde só administradores postam

Entre na página de informações do grupo, clique em ajustes. Depois selecione “Enviar Mensagens” e escolha a configuração desejada. 

A partir daí, todas as pessoas que integram o grupo serão informadas sobre a mudança. E somente os administradores poderão publicar.

Como monetizar grupos do WhatsApp

Use o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é voltado para empresas de todos os tamanhos. A ferramenta traz várias funcionalidades que podem te ajudar a manter uma comunicação mais eficiente com seus seguidores e clientes, além de facilitar a postagem de links, avisos importantes, cursos, promoções.

Confira alguns dos principais recursos e vantagens do WhatsApp Business:

Credibilidade: em caso de empresa, o cliente vai saber que está falando com uma organização. Isso transmite mais confiança, credibilidade e profissionalismo;

Possibilidade de registro de número de telefone fixo;

Você pode programar mensagens automáticas. Inclusive, com essa opção o administrador terá acesso a sugestões de modelos de informes;

O dispositivo oferece acesso a métricas e dados a respeito da quantidade de mensagens recebidas, enviadas, entregues e lidas;

Possibilidade de usar etiquetas para que clientes sejam marcados com informações como “primeiro contato feito”.

O WhatsApp Business está disponível para Android e iOS. Clique aqui para mais informações sobre o API do WhatsApp Business.

Dê preferência ao WhatsApp Web

Com o WhatsApp Web, você pode usar um computador para trabalhar com o aplicativo de mensagens, em vez de ficar digitando na telinha do celular. 

Isso facilita bastante a visualização dos conteúdos, o arquivamento em pastas, que pode ser feita diretamente no desktop.

A digitação fica mais fácil e rápida e você pode enviar arquivos e materiais pré-formatados a partir do seu computador. Assim você também evita de encher a memória do smartphone.

Para acionar o WhatsApp Web, você precisa estar conectado à internet com seu celular. Em razão da velocidade e para evitar que seu pacote de dados se esgote mais rápido, é recomendável o uso do Wi-Fi.

Ao abrir a página de internet ou a versão para desktop do “WhatsApp Web”, você verá, no lado direito, um QR Code.

Então, aproxime seu celular do computador e escaneie o QR Code. Dessa forma, o WhatsApp Web vai abrir em seu navegador.

Com o WhatsApp em funcionamento, parceiros seus de trabalho podem dar suporte  às tarefas de atendimento, enquanto outras pessoas usam o Zap no celular.

O WhatsApp Web também evita que você caia em pegadinhas aprontadas pelo corretor ortográfico automático da versão do smartphone.

Monetize seu grupo no WhatsApp com mentorias

Nos grupos de WhatsApp, você pode oferecer serviços de mentoria, caso você seja expert em algum assunto ou possua alguma habilidade e saiba como repassar seus conhecimentos.

É claro que você precisa ter tudo muito bem montado e sistematizado para transmitir seus conhecimentos da melhor maneira possível.

Procure entender as dores e desejos das pessoas que seguem você. Dessa forma, será possível caprichar nas soluções que você vai criar para seu público.

Destaque os benefícios e vantagens do que você tem a oferecer. Deixe claro para seus clientes e seguidores como o dia a dia deles pode melhorar com as soluções que você apresenta.

Você também pode tentar se aventurar em outros grupos, entrar e sentir o clima para saber se é possível oferecer seus serviços de mentoria, links de conteúdos ou ofertas de vendas de algum produto ou serviço por lá.

Crie uma agenda de envios de posts para o grupo do WhatsApp

Regularidade sempre é algo que se deve prezar quando se trabalha com grupos do WhatsApp administrados por criadores de conteúdo e empreendedores.

Para manter a relevância e o interesse pelo seu grupo em alta, é importante que você crie uma rotina de envio de mensagens e conteúdos, com dias e horários definidos.

Isso vai te ajudar a pensar em temas relevantes e consistentes para sua audiência. Também é uma forma de evitar que você envie conteúdos repetidos.

No caso de sites e blogs, por exemplo, você pode criar uma planilha relacionando palavras ou frases-chave que a postagem deve conter, uma ideia geral dos tópicos a serem explorados e um número de palavras como referência.

É bom sempre ter em mente que o trânsito de informações no mundo digital é enorme e constante. 

Por conta disso, você precisa caprichar nos conteúdos e na apresentação desses para manter a atenção dos seus seguidores e conquistar novos.

Crie um banco de imagens para seu grupo do WhatsApp

É importante que você organize um banco de imagens que se relacionem aos temas do seu grupo de WhatsApp.

Ainda que você possua um smartphone super moderno e que produza ótimas imagens, é bom pensar também em investir em fotos e imagens mais profissionais.

Se nem você nem ninguém da sua equipe for um profissional da fotografia, é interessante contratar os serviços de uma pessoa da área para serviços esporádicos.

O mercado está cheio de ótimos profissionais da imagem. E se o orçamento estiver apertado, você pode oferecer serviços de permuta para o fotógrafo.

Em troca de determinado número de fotos e imagens, você pode oferecer algum serviço de marketing digital ou manutenção de redes sociais por determinado período.

Empenhe-se em criar conteúdos de valor para o grupo do WhatsApp

Aqui seguimos com a continuação do que falamos no tópico anterior. A luta para manter a atenção e o interesse dos seus seguidores pelo que você produz é constante.

Para isso, é preciso empenho para tentar sempre produzir conteúdos de valor para as pessoas que fazem parte do seu grupo de WhatsApp, voltado para seus negócios.

Você – ou quem produz conteúdo para seus veículos – precisa estar sempre focado na produção de temas que se relacionem com seu nicho.

Os textos precisam ser bem escritos, com linguagem simples (mas não simplória) e seguindo as regras do bom português.

É claro que você não precisa – e nem deve – escrever como um Machado de Assis da vida. Mas deve passar sempre longe do desleixo com as palavras. 

Imagine, por exemplo, se você recebesse comunicações constantes do seu banco carregadas por erros gramaticais e sem coesão? 

É importante levar em conta que a boa escrita também se refere a roteiros produzidos para vídeos e áudios de podcasts. 

Nesses casos, ainda que você não prepare textos exclusivos para essas mídias, precisa ainda assim montar uma sequência de tópicos, para não se perder.

Intercale conteúdos de publicidade e de conteúdos no grupo do WhatsApp

É importante estabelecer um equilíbrio entre materiais com anúncios e postagens de conteúdos. 

Dessa forma, você evita que seus seguidores fiquem incomodados por apenas receberem propagandas e promoções.  

Ninguém aguenta por muito tempo ser inundado apenas por conteúdos de vendas, por exemplo.

Com isso em mente, procure sempre intercalar material publicitário com posts mais elaborados de conteúdos relacionados à proposta do grupo de WhatsApp.

Monetize grupos do WhatsApp apresentando soluções 

É importante que você pense sempre em apresentar soluções para seu público.

Ao entender as dores e desejos de quem te segue, você terá condições de produzir conteúdos mais certeiros e atraentes.

Exalte os benefícios e vantagens que seu serviço ou produto oferece, torne claro a seus clientes e seguidores como o cotidiano deles pode melhorar quando os adquirirem.

Para mais dicas sobre monetização e ganhos no WhatsApp, acesse este link: “Como ganhar dinheiro usando o WhatsApp”.

Como gerenciar seus ganhos conquistados no WhatsApp?

A Lastlink oferece recursos para ajudar você a monetizar seus perfis em redes sociais e crescer sem se preocupar com o gerenciamento dos pagamentos.

É possível reunir todos os seguidores que acompanham o seu conteúdo, integrando suas redes sociais a uma plataforma inteligente que gerencia seus recebimentos automaticamente.

Compartilhe o seu conteúdo com grupos de seguidores e ganhe através das assinaturas mensais, trimestrais ou anuais. Foque apenas na criação, deixando a gestão da página e dos membros por conta da Lastlink.

Conheça o serviço clicando aqui

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!