Marketing de influência: o que é e como utilizar essa estratégia

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

marketing de influencia

Marketing de influência é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais destaque no mundo online. Ela é construída com ajuda de influenciadores digitais que compartilham curiosidades sobre o seu produto ou serviço e conseguem atrair milhares de pessoas. 

Esse tipo de marketing tem brilhado os olhos de pequenas, médias e grandes empresas. Por isso, se você é produtor de conteúdo e está interessado em conseguir novas parcerias, precisa entender de uma forma mais profunda sobre esse conceito. 

Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Afinal, o que é marketing de influência? 

Trata-se de uma estratégia de marketing digital que conta com o apoio de produtores de conteúdo independentes, conhecidos também como digital influencer. Por meio de publicações em redes sociais, eles conseguem apresentar o produto ou serviço para uma audiência engajada, que tem o hábito de curtir, compartilhar e comentar postagens. 

A estratégia de marketing de influência depende do objetivo que uma empresa pretende alcançar naquele momento. Se a proposta é apenas aumentar o número de seguidores, por exemplo, ela buscará perfis que tenham mais de dez mil seguidores. 

Se a intenção é mostrar a marca para um público segmentado, o número de seguidores não é tão importante. O que vale é o engajamento que as pessoas têm com a página. 

Influencers 

No Brasil, temos ótimos exemplos de influenciadores digitais que trabalham com a produção de conteúdo para a sua audiência. É possível encontrar grandes nomes em vários segmentos, entre os quais: moda, estética, humor, educação, esportes, empreendedorismo, música e causas sociais. 

Os influencers mais conhecidos são: Whindersson, Carlinhos Maia, Felipe Neto, Nathalia Arcuri, Mari Maria, Maisa Silva, Boca Rosa (Bianca), O Primo Rico, Hugo Gloss, entre outros. 

A campanha com influenciadores pode ser feita de várias formas. Uma das mais conhecidas é a permuta. Você ganha um produto de uma marca. Em troca, é necessário fazer publicações nos stories e no feed sobre o presente. A forma de divulgação é negociada entre o produtor de conteúdo e a empresa. 

É possível ainda receber pagamentos pelas publicações (publiposts). Geralmente, as empresas costumam solicitar o mídia kit para analisar como é o comportamento da sua página na internet, ou seja, dados demográficos da audiência, visualizações e interação nos stories, dados de visualização de vídeos e até os melhores comentários. 

Assim, a marca consegue identificar se a sua página está alinhada ao objetivo da empresa.

Como um influencer pode ajudar uma marca? 

Engana-se quem pensa que o trabalho de digital influencer não é reconhecido no mercado digital. Pelo contrário, ele está a cada dia conquistando mais espaço na internet. 

Quando uma empresa decide investir nesse tipo de marketing, ela consegue retorno bastante positivo, especialmente porque o conteúdo é compartilhado com uma audiência segmentada e que tenha relação com os seus valores. 

O resultado não precisa estar relacionado somente com as vendas. Você pode, por exemplo, fazer uma pesquisa sobre um novo serviço e produto que pretende lançar em sua empresa. Os seguidores de um influencer podem dar ótimas sugestões para uma estratégia. 

Quais são os melhores exemplos de marketing de influência? 

O Marketing de Influência tem conquistado vários tipos de empresas. A partir de agora, vamos mostrar como ele foi aplicado em duas organizações bastante conhecidas mundialmente. 

Coca-Cola

A marca teve bastante sucesso quando resolveu investir em influenciadores no período das Olimpíadas de 2016. Naquela época, a empresa até criou um personagem influencer, conhecido como O Urso. 

A campanha foi um verdadeiro sucesso. Para se ter uma ideia, a marca atingiu 21 milhões de adolescentes. Além disso, 90% desse público foi alcançado por meio do mobile. O que mais impressiona é que os resultados positivos começaram a aparecer desde 13 julho, semanas antes do início da disputa. 

Pedrigree

A Pedigree também aplicou uma estratégia bastante ousada. A organização tinha como principal objetivo humanizar a marca. Para isso, ela gostaria de engajar com uma determinada causa. 

Então, a empresa iniciou um movimento “Comprar uma bolsa, dar uma tigela”. Ele tinha como missão ajudar as pessoas em uma causa nacional. Para alcançar uma audiência ainda maior, a empresa contou com o apoio de influenciadores. 

Naquela ocasião, os produtores de conteúdo usaram as redes sociais para divulgar a campanha por meio de postagens e vídeos. 

O influenciador Kristyn Cole também ajudou na ação. Ele compartilhou lindas histórias que falavam dos seus animais de estimação. Assim, conseguiu atrair diversas pessoas por meio da emoção. 

Os produtores de conteúdo sempre incentivaram os seguidores a comprarem uma bolsa de uma determinada loja e, em troca, dariam um brinde. A campanha trouxe números impressionantes para a Pedigree. 

  • 43 milhões de impressões;
  • 63.000 visualizações de conteúdo;
  • 9.300 pessoas engajadas no blog. 

A empresa ainda conquistou o seu público-alvo com a campanha. 

Como um produtor de conteúdo pode conseguir parcerias? 

Engana-se quem pensa que somente os perfis com milhões de seguidores pode conseguir uma parceria com uma empresa na internet. 

Imagine que você é influencer da cidade de Belo Horizonte e tem 5.852 seguidores. Diariamente, publica notícias sobre a cidade, dicas de lazer, estabelecimentos que foram inaugurados, entre outras informações. 

Uma pizzaria bastante renomada no país decide abrir uma unidade em sua cidade. Logo, as chances dela contratar a sua página para fazer divulgação é maior do que investir na publicidade com o Whindersson Nunes. 

Claro, a celebridade digital tem mais seguidores que a sua página. Porém, você tem uma audiência qualificada, ou seja, que mora em Belo Horizonte. A probabilidade da pizzaria conseguir mais clientes é maior em seu perfil do que na página do Whindersson Nunes, que pode ter somente 2% de mineiros acompanhando os conteúdos.

Mas como fazer para ser um destaque online e atrair anunciantes? 

É essas dicas que vamos abordar a partir de agora. 

Produza conteúdo de qualidade 

O primeiro passo para conseguir parcerias nas redes sociais é produzir conteúdo de qualidade. Para isso, você deve conhecer as pessoas que se envolvem com a página. É possível utilizar as ferramentas de dados das redes sociais ou o Google Analytics para identificar melhor o seu público. 

Essas ferramentas mostram dados importantes sobre a sua audiência, como cidade em que estão localizados, sexos, horário que mais acessa os conteúdos, publicações mais visualizadas, entre outros. Com esses dados em mãos, você consegue compartilhar informações incríveis para o público-alvo. 

Quanto melhor for o seu conteúdo, mais engajamento a sua página adquire na internet. Material de qualidade e o envolvimento dos seguidores são dois fatores que brilham os olhos de qualquer marca. 

Publique conteúdo com frequência 

As empresas que buscam parceiros para o seu negócio também avaliam a frequência de publicação da sua página. Ela é muito importante, pois aumenta o interesse das pessoas em relação ao conteúdo. 

Quando um digital influencer deixa de fazer postagens nas redes sociais, ele acaba perdendo seguidores e prejudicando a sua imagem na rede. Nunca é demais lembrar que o excesso também pode impactar negativamente a sua audiência. Portanto, tente manter o equilíbrio. 

Converse com os seguidores

A interação com os seguidores é fundamental para o seu crescimento nas redes sociais. As pessoas não só esperam pelo seu conteúdo, mas também gostam de ser ouvidas. Sem dúvidas, isso aumenta ainda mais a credibilidade da sua página com os futuros anunciantes. 

O marketing de influência deve ser acompanhado de perto para conhecer as novas tendências e descobrir estratégias para surpreender os anunciantes.

Após entender como funciona o marketing de influência, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que podem transformar a sua carreira. 

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.