Como fazer um podcast: aprenda passo a passo

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Como Gravar um Podcast
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Você sabia que o Brasil ocupa a 2ª posição entre os países que mais ouvem podcast no mundo? A pesquisa foi feita pelo IBOPE e mostrou que “cerca de 40% da população de internet do país já ouviu algum podcasts. Esse número equivale a cerca de 50 milhões de brasileiros”.  A verdade é que a internet vem mudando o jeito que as pessoas consomem e produzem conteúdo, e o podcast é mais uma dessas ferramentas incríveis, que pode ser usado de diversas maneiras.

Em 2004, a palavra PODCAST, que vem da união das palavras Pod (Personal On Demand) (pessoal sob demanda) mais broadcast (radiodifusão), desde então, essa ferramenta vem ganhando um olhar ainda mais especial. E se você quer começar a produzir o seu, está no lugar certo.

Aperta o play e vamos nessa!

O que é um podcast? 

A primeira coisa que você precisa saber sobre um podcast é que ele nem sempre precisa serum programa ao vivo, mesmo sendo muito parecido com programas de rádio, sua dinâmica é um tantinho diferente!

Os Podcasts são basicamente uma mídia de áudio, gravada a partir de demandas e com diferentes temas, que ficam disponíveis a qualquer momento na internet e podem ser acessados quando você quiser. Essa é a primeira diferença entre um podcast e um programa de rádio convencional.

O hábito de ouvir podcast vem se popularizando cada vez mais e durante o período de pandemia as pessoas consumiram ainda mais esse tipo de conteúdo, com isso, o Brasil passou a ocupar a 5ª posição no ranking mundial de produção de podcast, segundo uma pesquisa feita pelo pela Globo, juntamente com o Ibope, revelou que “57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia”

Uma das principais funções dos podcasts é educar o público através de uma conversa, que pode ser feita através de entrevistas com especialistas ou através do entretenimento.

Para ter um podcast de sucesso e com muita audiência é importante saber qual público você quer atingir e estruturar ele muito bem.

A seguir, vamos conversar um pouco melhor sobre isso. Prontos?

Afinal: qual o melhor tipo de podcast?

A resposta dessa pergunta vai depender bastante do tema do seu podcast e do seu público alvo, afinal de contas, não podemos esquecer que esse tipo de conteúdo em áudio também pode ser usado como um instrumento de marketing, já que você poderá agregar o conteúdo que for produzir a sua estratégia.

Vamos supor que você queira falar sobre assuntos financeiros, pois é um tema que você entende muito bem e já trabalha nas suas redes sociais, abordar a temática a um podcast parece uma boa oportunidade de agregar valor ao seu conteúdo e reter mais público, não é mesmo?

Dito isso, nossa primeira dica é que você conheça bastante a sua audiência, saber com quem está falando é primordial para saber como falar, certo? 

De acordo com uma pesquisa realizada pela PodPesquisa, entre 2019/2020 “72% dos ouvintes são homens”, revelando também que a faixa etária dos ouvintes é de 28 anos de idade.

Sobre os temas que mais agradam os ouvintes, a pesquisa mostrou que cultura pop, humor e comédia, ciência, história e política ocupam a preferência do público e assuntos relacionados a temáticas femininas diretamente ligadas ao feminismo cresceram cerca de 8% desde 2018.

Os Podcasts podem ter vários formatos, tipo:

  • Entrevista

Uma das modalidades de podcasts mais usadas, principalmente para áudio marketing. Normalmente um especialista é convidado para falar sobre um assunto que ele domina, dando muito mais relevância e propriedade para o podcast.

  • Bate-papo/ roda de conversa

Nesse tipo de podcast a proposta é um tom mais dinâmico e com a possibilidade de mais de um convidado, trazendo diferentes pontos de vista para o mesmo assunto. O que deixa o conteúdo muito mais rico e variado.

  • Programa

Das opções já citadas, talvez esse tipo de podcast seja o que mais se aproxima da estrutura de rádio, pois, nesse estilo você pode inserir quadros, pode ter música tocando nas transições. Possuindo uma estrutura muito mais clara.

  • Jornalístico

Como o próprio nome já diz, esse tipo de podcast tem como função notificar algum fato da sociedade, trazendo informações atualizadas sobre o que está rolando no Brasil e no mundo.

  • Histórias

Para que seja bom de contar histórias, essa modalidade é perfeita! Esse tipo de podcast atrai na maioria das vezes ouvintes que gostam de conteúdo de terror, suspense ou até mesmo casos criminais. Mas não existe regra, ein? Sendo uma boa história, você que decide o tema.

  • Meditação

Essa modalidade não está ligada apenas à meditação guiada, ein? Esse tipo de podcast também busca mostrar às pessoas a importância do autocuidado e como inserir a meditação no dia-a-dia.

  • Educacional

A ideia aqui é realmente ser didático, e não simplesmente passar uma informação! Esse tipo de podcast necessita de uma linguagem bem mais voltada ao ensino, pois, um dos principais objetivos é tirar dúvidas recorrentes daqueles que querem aprender.

Agora que você já sabe os tipos de podcasts, é importante saber que você pode abordar dois tipos de podcast em um só. É isso mesmo! Por exemplo, o tema central do seu podcast é meditação, mas você resolve entrevistar vários especialistas no ramo, então sua abordagem também se encaixa no tema “PODCAST DE ENTREVISTA”. Entendeu?

Outro ponto importante é sobre a constância nas postagens, para ter um público fiel é preciso estar sempre oferecendo conteúdo com regularidade, essa regra é básica para quem produz conteúdo na internet. É preciso fidelizar seus ouvintes.

Conheça muito bem sua audiência, estruture seu podcast, escolha um tema e manda ver!

como-fazer-um-podcast-blog-lastlink

Leia isso antes de começar a gravar seu podcast

Depois de ter a ideia sobre qual tema você vai abordar no seu podcast, você precisará criar um roteiro para ele, isso significa que você deve tirar as ideias da cabeça e passar para o papel. Nessa fase é muito importante entender que o roteiro é o que vai dar personalidade e destacar seu podcast dos demais, além de deixar tudo muito mais organizado.

– CRIAR LANDING PAGE

Feito isso, você precisa criar uma landing page para o seu podcast ou algum outro lugar onde os seus ouvintes possam saber mais do conteúdo que tem por lá. Muitos podcasts optam por criar perfis nas redes sociais, isso também é um ideia muito legal e aproxima ainda mais seus ouvintes. Um exemplo é a página do Flow Podcast.

– GRAVAÇÃO

Agora chegou a parte que pode ficar um pouco mais complicada  e precisar de um pouco mais de investimento, o primeiro deles é na compra de um microfone, se precisar de algumas dicas, falamos sobre alguns modelos que podem ser úteis aqui.

Você precisa preparar um ambiente com menos ruído possível para que o áudio do seu podcast fique limpo e de qualidade, existe a possibilidade de alugar um estúdio, mas talvez não seja uma possibilidade para quem está começando.

Alguns softwares e plataformas que podem te ajudar nesse processo:

  • Anchor 
  • Adobe Audition
  • MP3 Skype Recorder
  • Audacity
  • Free Sound 

EDIÇÃO

Depois de ter gravado seu podcast, chegou a hora de editar, é muito importante ter em mente que a qualidade do áudio e uma boa edição faz total diferença no resultado final do conteúdo que você vai oferecer para o seu público. Uma edição bem feita pode encaixar perfeitamente com a sua estratégia de marketing, por exemplo.

Nessa parte você pode soltar a sua imaginação, mas tudo de acordo com o seu roteiro é claro! Uma dica de amigo é nunca esquecer de fazer backup para não perder nenhum arquivo, ein?

PUBLICAR

Antes de publicar um podcast você vai precisar ter duas coisinhas importantes: uma plataforma para hospedar seu podcast e um web feed.

Para te ajudar nessa escolha de uma plataforma, separamos alguns para você. Veja:

  • Anchor 
  • Buzzsprout 
  • Spreaker
  • PodOmatic

Você só vai precisar criar uma conta, preencher o cadastro necessário e enviar seu podcast! A parte legal é que nessas plataformas você pode analisar as estatísticas e ficar por dentro dos números em relação ao percentual do seu conteúdo e como ele está indo.

A Last Link é uma opção interessante para a monetização seu podcast

É claro que quando o assunto é transformar conteúdo em renda, a Lastlink pode te dar uma mãozinha nisso!

Com a nossa plataforma você pode reunir seu grupo de seguidores e transformar em assinaturas que podem gerar renda para você, a partir daquilo que você ama fazer!

Já que podcasts são excelentes plataformas de áudio marketing, você pode converter seu conteúdo em vendas, parceiras ou divulgações, enfim.  Existe um universo de possibilidades e a Lastlink pode te ajudar a administrar seus resultados.

A melhor parte é que você pode ficar focado apenas na produção de conteúdo, e acesso a todos os dados e resultados que seu conteúdo estiver gerando. Legal, né?

Você pode criar uma página de assinaturas e configurar como preferir a forma de pagamento e a maneira como você vai monetizar seu conteúdo. Fala sério, dá vontade, né @?

Tomara que esse artigo tenha sido o pontapé inicial para você começar a pensar no seu podcast e espalhar tudo que voce saber por ai. E se precisar de ajuda, pode contar com a Lastlink.

Essa conversa foi tão legal que poderia virar um podcast, né?

Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM [email protected] NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM [email protected] NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!