O que é o Telegram e como funciona?

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

o que é telegram e como funciona

Índice

Como surgiu o Telegram?

O Telegram chegou ao mundo no ano de 2013, pelas mãos e mentes dos irmãos Nikolai e Pavel Durov. Antes de criarem o aplicativo de mensagens, os dois haviam fundado a rede social VKontakte – uma espécie de “Facebook russo” bastante popular naquele país e disponível em mais de 80 línguas.

Em 2014, os irmãos Durov venderam sua participação no VK voltando as atenções para o Telegram, cuja sede fica atualmente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A cidade vai receber, em dezembro de 2022, a próxima edição da Copa do Mundo Fifa de futebol.

Em smartphones, o Telegram é compatível com iOS, Android, Windows Phone, Firefox OS. Na web e desktop, ele está disponível para macOS, Windows, Linux e no navegador Chrome. 

O Telegram oferece pesquisas de GIFs animados, editor de fotos e plataforma aberta de stickers.

Crescimento do Telegram no Brasil

Ele tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo e rapidamente se tornou um grande concorrente do WhatsApp. Parte dessa fama vem do fato de o Telegram ter uma política de privacidade e armazenamento de dados mais transparente e simplificada. 

De acordo com sua política de privacidade, o Telegram não utiliza dados dos usuários para criar anúncios. Ele se limita a armazenar somente informações necessárias para o processo de troca de mensagens.

As contas do aplicativo estão vinculadas a números de telefone e são checadas por meio de mensagens de SMS.

Ou seja, depois que você baixar o aplicativo e cadastrar seu número, ele te manda um comunicado por meio do próprio smartphone com um código para confirmação do registro. É bastante simples, você vai entender!

Caso queira baixá-lo diretamente para o computador,  clique aqui. Você também pode usar o Telegram no tablet.

Mensagens do Telegram são baseadas na nuvem

O Telegram funciona com mensagens baseadas na nuvem (os servidores da empresa) e você pode acessá-las por meio de quaisquer dispositivos aos quais o aplicativo esteja vinculado (celular, computador, tablet).

A sincronização é contínua, fazendo ser possível acessar mensagens por meio de vários dispositivos ao mesmo tempo.

Assim como o WhatsApp, é possível compartilhar mensagens de texto e áudio, vídeos, fotos e arquivos com até 2 gigabytes, de forma individual ou em grupos com até 200 mil membros. É gente pra caramba!

O suporte à nuvem e as opções de gerenciamento de cache do Telegram tornam a ocupação de espaço no celular bem baixa.

Caso queira consertar aquele erro terrível de digitação ou de português, o Telegram te dá 48 horas para atenuar o constrangimento.

Você pode ainda excluir na hora ou programar o apagamento definitivo de mensagens após 24 horas ou sete dias, inclusive aquelas compartilhadas em grupos e canais.

Organização de bate-papos e importação de históricos

Com o Telegram, o usuário pode organizar suas conversas em pastas personalizadas – incluindo as enviadas e recebidas por meio de grupos e canais.

Há a opção de escrever uma mensagem e enviá-la mais tarde, via agendamento, quando o interlocutor estiver online.

Caso queira transferir o histórico do seu chat do WhatsApp (de mensagens e arquivos), o Telegram permite que você os importe daquele mensageiro.

Como enviar convites do Telegram para amigos

No caso do iOS, você pode enviar os convites por meio de mensagens de SMS simples ou ainda enviando um link de download por email, Facebook, WhatsApp. Baixe  o Telegram na App Store.

Se você usa Android, acesse o menu lateral do aplicativo e clique em “Convidar Amigos”. Link do Telegram no Google Play.

Diferenças entre o WhatsApp e o Telegram

O WhatsApp segue como o aplicativo de mensagens preferido dos brasileiros. Mas já há registros que mostram a migração constante de usuários para o Telegram, por este lhes parecer mais seguro e apresentar diversas funcionalidades que o “Zapzap” não possui. 

Enquanto no Whatsapp, é exigido que você esteja conectado a um celular para enviar e receber mensagens em outros dispositivos, no Telegram as versões para web e tablet funcionam independentes do smartphone.

Isso significa que, caso ocorra alguma falha no seu celular ou que ele descarregue, o Telegram continua a funcionar. Para isso, basta você se logar uma vez com o smartphone e continuar conectado no navegador, tablet ou na versão desktop do aplicativo de origem russa.

Com o Telegram, você pode interagir com outros usuários em chats privados ou em grupos sem que seu número de telefone fique visível. O WhatsApp ainda não possui tal função.

Outra característica arrasadora do Telegram em relação ao zap é a possibilidade de o usuário, donos e administradores de grupos e canais usarem bots para facilitar a comunicação e realizar inúmeras tarefas.

O que são os bots do Telegram?

Bots são inteligências artificiais que podem realizar diversas atividades relacionadas a seu negócio, produção de conteúdos, interação com usuários ou simplesmente como diversão. 

Esses programas são processados dentro do próprio Telegram, mas são criados por desenvolvedores independentes que podem usar o API de Bots do Telegram.

Caso queira criar seus próprios bots, aproveitando conhecimentos em programação (se os tiver, claro), a empresa responsável pelo mensageiro oferece o guia Introdução para desenvolvedores.

Como a criatividade humana não tem limites, você vai encontrar robôs de todos os tipos. Entre eles, há bots que traduzem mensagens para diversos idiomas (Babelgram Bot), lembram a você de reuniões e datas importantes (Skeddy), baixam vídeos do Facebook (FB Video Download Bot), mostram informações sobre a indústria cinematográfica mundial (Movies Tracker), entre muitos, mas muitos outros.

Para saber mais sobre esses e outros robôs do Telegram, a gente preparou para você um guia com 10 bots úteis para você e seus grupos.

Como criar grupos no Telegram?

Com o aplicativo, você pode criar diversos grupos e supergrupos. Para isso, a gente te explica como fazer com os seguintes passos.

No Telegram, clique na opção “Novo” – a qual é representada, no Android, por um lápis. No iPhone, o ícone reúne papel e lápis. No Windows Phone você precisa achar o botão “+”.

Em seguida, toque em “Novo Grupo”.

Quando o Telegram abrir a sua lista de contatos, você vai selecionando aqueles que farão parte desse seleto conjunto de membros. Para isso, marque quem você deseja reunir e clique no sinal de “Visto”, no Android, ou em “Próximo”, disponível no iPhone.

Nomeie o novo grupo na parte de cima da tela.

Para incluir foto, clique no ícone da câmera, tire uma foto ou selecione alguma que já esteja na sua galeria de imagens. Depois é só tocar em “Aplicar”.

Para confirmar que tudo está beleza com o grupo criado, clique em “Criar” (iPhone) ou em “Visto” (Android).

Ferramentas para grupos do Telegram

No aplicativo, você pode criar grupos com até 200 mil membros. É muita gente! A seguir, demos uma geral em algumas das ferramentas de destaque que podem ser usadas no Telegram.

  • Possibilidade de busca por mensagens dentro do grupo relacionadas a um autor;
  • Mesmo depois de enviadas, é possível editar ou excluir de mensagens para todos os participantes do grupo;
  • Caso queira dar um tempo no grupo, sem precisar sair, pode silenciar as notificações que não te citam;
  • Se você é criador de um grupo e precisa de ajuda para coordená-lo, existe a opção de adicionar administradores com permissão para apagar mensagens e controlar a entrada de usuários;Você pode definir padrões de conteúdos que não podem ser publicados no grupo, a fim de evitar dores de cabeça, comportamentos e discussões que não tenham a ver com sua proposta;Você pode enviar e receber arquivos com até 2 GB de tamanho cada;
  • Criação de ferramentas personalizadas usando a Bot API e Bots Inline do Telegram;Videochamadas: o recurso permite a você ativar a câmera e compartilhar a tela quando estiver acontecendo um Chat de Voz. É uma boa opção para reuniões.

Como funcionam os canais do Telegram

Os grupos públicos e privados operam como canais de bate-papos e troca de arquivos coletivos.

Nos canais, os administradores podem postar mensagens, links para conteúdos de sites, blogs, vídeos e outros conteúdos.

Assim como os grupos, os canais podem ser públicos ou privados. E não há restrição quanto ao número de participantes.

As mensagens podem ser assinadas com o nome do canal ou com o seu, caso você assim deseje. Usuários não conseguem saber quando outros participantes se inscrevem em um canal.

O criador de um canal pode excluir mensagens, remover e adicionar usuários, mudar o nome, imagem representativa e alterar links. Também é livre para acrescentar ou dispensar administradores e apagar o canal.

Para ter uma noção de como um canal funciona, antes de criar o seu ou participar de algum, clique aqui e acompanhe o canal oficial do Telegram.

Videochamadas em grupos do Telegram

O Telegram facilitou ainda mais encontros online como reuniões de trabalho, cursos, eventos festivos e familiares.

O aplicativo permite aos usuários ativar a câmera ou compartilhar a tela durante um Chat de Voz nos grupos. A função pode ser usada em smartphones, computadores e tablets.

Para que os chat de voz dos grupos possam se transformar em videochamadas de maneira instantânea, é preciso apenas clicar no botão da câmera para ativar o vídeo.

Os vídeos podem ficar em tela cheia e serem fixados.

Como iniciar um chat de voz no grupo?

Vá até o menu dos famosos três pontinhos do Telegram do grupo em que você é o dono ou administrador.

No caso do iOS, a função “Chat de Voz” estará disponível no perfil do grupo. 

É possível ajustar o volume de áudio dos participantes. O admin pode fazer isso ajustando o microfone de cada participante do bate-papo.

Outro lance bem legal, é que o Telegram permite a você suprimir ruídos dos chats de voz, tornando assim as falas dos participantes mais limpas e claras. 

Uma observação importante! No modo ‘somente voz’, o número de participantes é ilimitado. O de vídeo só permite, por enquanto, a participação de 30 pessoas.

O Telegram já informou que esse limite deve aumentar em breve. Vamos aguardar. 

Chat de voz do Telegram em computadores e tablets

A possibilidade de organização das suas videochamadas em grupo é maior em computadores e tablets. Afinal, eles possuem telas maiores.

Para ter uma visualização em tela dividida da janela de vídeos e da lista de participantes, basta tocar e abrir o painel lateral.

Como usar o Telegram para o marketing digital?

O Telegram vem sendo cada vez mais usado com uma valiosa ferramenta de trabalho, em especial no marketing digital.

O marketing digital é basicamente aquele produzido em ambientes online, como blogs, sites, redes sociais, e-mail marketing e aplicativos de mensagens.

O Telegram possui muitas possibilidades para você que é criador de conteúdo, empreendedor e empresário. O aplicativo tem o potencial de aperfeiçoar o seu relacionamento com seguidores, contatos, clientes, compradores, alunos de cursos ou mesmo fãs – se você for um ator, atriz ou músico.

Veja algumas das ações com as quais você pode melhorar seu desempenho de marketing:

  • Usar hashtags para classificar seus conteúdos: assim, sua base de seguidores pode usar essa classificação para buscar temas específicos;
  • Estabelecer ligações entre um grupo e um canal: essa ação vai facilitar a comunicação entre as pessoas que te seguem;
  • Usar bots: os robôs podem te ajudar a oferecer assistência 24 horas para seus seguidores e ajudar você a programar postagens.

Como ganhar dinheiro em grupos do Telegram

Veja algumas formas de utilizar o Telegram para ganhar dinheiro.

Oferecer produtos e serviços

Ao entrar no Telegram, você pode digitar palavras-chaves que tenham relação com serviços ou produtos com os quais você trabalha. Funciona de forma semelhante à pesquisa por grupos no Facebook.

Se você identificou algum que se relaciona ao que você faz ou vende, é só entrar e sentir se o ambiente é propício para você realizar suas divulgações.

Obviamente você também pode criar seu próprio.

Divulgar links de programas de afiliados

Hoje em dia, há inúmeras empresas que oferecem comissões para quem consiga realizar vendas de seus produtos e serviços.

Para isso, essas empresas adotam sistemas que geram links personalizados. Se alguém clicar neste link e realizar uma compra por ele, você garante de alguns trocados a até milhares de reais no bolso.

Como monetizarganhar dinheiro em canais do Telegram

Se você é um criador ou administrador, pode disponibilizar em seu canal espaço para que anunciantes divulguem produtos e serviços.

Para isso, você pode estabelecer preços de acordo com o alcance do canal.

Uma das melhores formas de usar o Telegram para ganhar dinheiro é criando canais pagos.

Para isso, é preciso que você crie conteúdos e recompensas pensados exclusivamente para os usuários que desejem pagar para entrar em seu canal a fim de ter acesso com o que você trabalha.

Integrar o Telegram a uma plataforma de pagamento recorrente.

Com o Lastlink Telegram, o criador consegue reunir todos os membros do seu canal de uma forma mais próxima e contínua. O melhor disso é que, com a ajuda desse recurso, ele pode receber um pagamento recorrente de cada membro do grupo. Para isso, o influenciador precisa adicionar e tornar o @Lastlink_bot como administrador.

Criando um canal Lastlink Telegram:

  1. Crie uma conta Lastlink – é gratuita!
  2. Acesse e/ou crie seu Dashboard da Lastlink e clique em “Criar comunidade”
  3. Adicione um nome e o segmento da sua comunidade.
  4. Na etapa de canais a serem utilizados, selecione o Telegram.
  5. Adicione seu número de telefone que já está cadastrado na sua conta no aplicativo Telegram.

Exemplos de canais de sucesso do Telegram

Não sei se você já notou, mas os engajamentos orgânicos em páginas do Facebook têm caído vertiginosamente.

Ter milhares de seguidores em determinado perfil desta rede social não garante nem que a maior fatia deles vá enxergar o que você publica.

Muitos criadores de conteúdo, influenciadores e empresas de diversos ramos – inclusive de comunicação midiática – já perceberam isso e partiram para novas formas de distribuir e divulgar seus conteúdos.

O uso do Telegram não poderia ficar de fora. Confira alguns exemplos:

G1 Enem

Já em 2016, o portal de notícias G1, ligado às Organizações Globo, criava um chatbot dentro do Telegram dedicado a ajudar estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O aplicativo G1 Enem é um jogo de perguntas e respostas com assuntos de diferentes matérias.

Link do G1 Enem 

Jornal O Globo

Cinco anos depois, outro veículo da mesma empresa aderiu ao Telegram. A intenção da direção do jornal O Globo é distribuir seu conteúdo jornalístico que inclui notícias, análises de colunistas e reportagens especiais.

Link O Globo 

UOL Esportes

Ao entrar no canal do UOL Esportes, os usuários têm acesso a notícias sobre as Olimpíadas, campeonatos regionais, nacionais e internacionais de futebol.

O UOL Esportes também possui canais específicos de times brasileiros e estrangeiros de futebol. Clique aqui para saber mais.

Folha de S. Paulo

Com seu canal no Telegram, a Folha de S. Paulo pelo qual envia notícias de segunda a sexta, de áreas como economia, cultura, ciência, saúde e política. 

Link da Folha de S. Paulo 

Empreenda Podcast

Podcast apresentado por Gustavo Passi, que divulga assuntos relacionados ao empreendedorismo, inovação e carreira. 

Passi realiza entrevistas, bate-papos e dá dicas.

Link do Empreenda Podcast

Dicas Telegram 

Como o nome já indica, esse canal oferece dicas, novidades e notícias sobre o aplicativo.

Link do Dicas Telegram

Like a Boss 

O Like a Boss é mais um podcast que aborda o empreendedorismo com notícias sobre tecnologia, inovação e a cultura das startups.

Link do Lika a Boss

Marketing & Vendas by RD 

O canal da Resultados Digitais oferece notícias, dicas e conteúdos exclusivos.

Link da RD

RapaduraTech

A RapaduraTech divulga, em seu canal, novidades sobre empreendedorismo e startups, tecnologia e inovação.

Link da RapaduraTech

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.