Downsell: o que é e benefícios do uso para aumento das vendas

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

downsell

No mundo da criação de conteúdo, cada oportunidade de venda é certamente valiosa. Por isso, existem diversas estratégias para aproveitar o máximo o potencial de cada cliente, como o downsell.

O downsell é uma estratégia inteligente que visa converter clientes que inicialmente mostraram interesse, mas desistiram da compra.

Na Lastlink, você já possui a funcionalidade disponível para uso para configurar sua oferta de downsell.

Neste artigo, vamos explorar o que é o downsell, como funciona, seus benefícios e fornecer dicas práticas para implementá-lo na sua oferta.

O que é Downsell?

O downsell é uma técnica de vendas na qual, ao invés de tentar convencer o cliente a comprar um produto ou serviço com valor mais alto, você oferece uma opção alternativa, com preço mais acessível ou com recursos reduzidos.

O objetivo é manter o cliente engajado, evitar o abandono da compra e converter a venda, mesmo que em uma oferta de menor valor.

Como funciona o Downsell?

Quando um cliente está prestes a abandonar a compra, tendo já recusado sua oferta de upsell, seja por questões financeiras, dúvidas ou hesitações, o downsell entra em ação.

Portanto, você apresenta uma oferta alternativa, que atenda às necessidades do cliente, mas com um preço mais baixo ou com recursos reduzidos.

Essa oferta alternativa é, sobretudo, estrategicamente projetada para atrair o cliente, superar suas objeções e incentivá-lo a finalizar a compra.

Benefícios

Primeiramente, quando você faz uma oferta relevante e que faça sentido para o seu cliente, as chances de vendas aumentam. Dessa forma, trouxemos alguns dos benefícios do uso do downsell na sua estratégia de vendas.

Aumenta as conversões

Ao oferecer uma opção mais acessível, você aumenta as chances de o cliente realizar a compra, mesmo que não seja a opção inicialmente desejada.

Evita o abandono da compra

O downsell ajuda a evitar que os clientes abandonem o processo de compra, mantendo-os engajados e interessados em sua oferta.

Gera confiança e lealdade

Ao demonstrar flexibilidade e compreensão em relação às limitações do cliente, você cria um relacionamento de confiança, aumentando a probabilidade de futuras vendas.

Otimiza o valor do cliente

Mesmo que a venda seja de menor valor, o downsell permite que você adquira um cliente e o inicie em sua jornada de compra, possibilitando upsells e cross-sells no futuro.

Downsell na Lastlink

A feature já está disponível para uso na Lastlink. Pra você configurar uma oferta eficaz, trouxemos alguns pontos de atenção para te guiar:

Conheça o seu público

Entenda as necessidades e preferências do seu público-alvo para criar ofertas downsell atraentes e relevantes.

Personalize as ofertas

Adapte as ofertas de downsell com base nas objeções específicas do cliente, tornando-as mais persuasivas e atraentes, sobretudo.

Destaque os benefícios

Enfatize os benefícios e vantagens exclusivas da oferta para convencer o cliente a aproveitá-la.

Crie um senso de urgência

Adicione um elemento de urgência à oferta, seja por meio de um desconto limitado no tempo ou por disponibilidade limitada do produto.

Aperfeiçoe o processo de vendas

Analise os dados e métricas para identificar os pontos em que os clientes abandonam a compra e implemente a estratégia nesses estágios cruciais.

Para usar no seu checkout na Lastlink é simples

Após criar dois ou mais produtos na Lastlink, já é possível ter a funcionalidade no fluxo Ofertas > Downsell.

Se desejar, adicione uma mídia de venda (imagem ou vídeo) para convencer o membro da compra.

Por fim, lembre-se de que o downsell deve ser uma oferta genuinamente valiosa para o cliente, focada em fornecer soluções que atendam às suas necessidades.

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.