6 gatilhos psicológicos poderosos para vender mais

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

gatilhos psicológicos poderosos para vender mais

Primeiramente, quando falamos em gatilhos psicológicos poderosos para vender mais, não é sobre se tornar “O Mestre dos Magos” das vendas ou manipular as pessoas. É sobre o uso de técnicas e práticas, que se dominadas por você, vão te ajudar a vender mais.

Você gostaria de saber como ganhar mais clientes que querem comprar seu produto ou serviço a todo custo? É mais fácil do que você imagina. Você precisa apenas entregar a eles o que eles querem.

Para isso, coloque em uso os 6 gatilhos psicológicos para vender mais que vamos te ensinar abaixo e, com a prática, logo você estará fazendo com uma mão nas costas!

Vamos lá?

Gatilho da reciprocidade

Primeiramente, você com certeza já ouviu a frase “quanto mais você dá, mais você recebe”.

Essa dádiva do universo realmente existe e este é um dos mais importantes gatilhos psicológicos poderosos para vender mais.

Por exemplo: seu amigo te dá um presente de aniversário hoje, logo, você se sente “obrigado” a dar um presente para ele no futuro.

Isso acontece porque a ideia de ficar “devendo” fica armazenada em nosso cérebro, mesmo que não tenhamos pedido o que recebemos.

Então, como levar isso para o seu produto? É simples: o uso do gatilho da reciprocidade está em oferecer conteúdos de valor.

Ofereça conteúdo de valor: não tenha medo de entregar o ouro.

As pessoas não compram seu produto, simplesmente, pelo conteúdo por si só. Mas sim, pela cronologia, organização, profundidade e, sobretudo, pela sensação de estar em uma comunidade.

Mais do que isso, quanto mais conteúdo de valor gratuito você entrega, mais elas vão querer comprar o seu produto pago. Pode acreditar!


Tipos de conteúdo de valor que você pode oferecer: e-books, planners, templates, dicas exclusivas, presentes do seu nicho, lives surpresas e reposta à dúvidas e perguntas, caso você tenha uma audiência no Instagram.

Seja interessante, não interesseiro: não fique tentando vender sem parar. Seu foco é fazer com que seu cliente veja valor no seu produto e, por consequência, queira comprar.

Gatilho da novidade

A princípio, as pessoas estão mais propensas a comprar produtos novos, versões novas, serviços novos, porque o ser humano é um ser curioso por natureza.

Por exemplo: já reparou que a Apple lança um iPhone todo ano e, mesmo com pouquíssimas diferenças, as pessoas ficam malucas para comprar já no dia de lançamento?

Isso acontece porque existe um neurotransmissor chamado “dopamina”, que é liberado em nosso cérebro quando usamos e testamos coisas novas.

Para usar isso no seu produto, você pode, por exemplo, adicionar um conteúdo novo, uma funcionalidade nova, um bônus especial, criar uma comunidade, um cupom de desconto e o que mais você achar que seja interessante para os seus clientes.

Uma boa ideia é perguntar o que eles querem! Isso já instiga a curiosidade pela antecipação da novidade.

Dessa forma, seus potenciais clientes são muito mais direcionados a comprarem de você, simplesmente por ter algo “novo”.

Com a Lastlink você tem tudo que precisa para vender a sua comunidade privada, com membros pagos no Telegram, WhatsApp, Close Friends ou Discord, sem se preocupar com a automatização do processo de vendas e gestão de assinantes do seu conteúdo e produtos digitais.

Gatinho da prova social

A prova social é, sem dúvida, um dos melhores gatilhos psicológicos poderosos para vender mais

Você já reparou, por exemplo, quantas coisas você só compra depois de conferir as avaliações? Cursos online, mentorias e diversos produtos digitais passam por esse filtro dos consumidores.

Portanto, não é à toa que empresas estão dispostas a oferecem presentes especiais para seus clientes para deixarem uma avaliação no site.

A lógica por trás é simples: pessoas se conectam com pessoas.

Além disso, usar provas sociais faz com que as pessoas se sintam mais seguras ao comprar porque uma boa prova social transmite autoridade para o produto ou serviço e, também, para o vendedor (no caso, você).

Tipos de conteúdo de valor que você pode oferecer:

  • Avaliações positivas sobre o seu produto ou serviço;
  • Imagens de antes e depois (caso seu produto seja relacionado a alguma mudança ou transformação);
  • Depoimentos em vídeo de pessoas falando sobre você, seu produto ou serviço;
  • Prints de mensagens no Instagram ou Whatsapp de clientes falando sobre você, seu produto ou serviço.

O gatilho da prova social te fará vender mais porque tudo de positivo que o seu cliente falar sobre o que você vende pode ser usado para comprovar a eficácia e, também, construir autoridade e confiança.

Por isso, use e abuse disso nas suas redes sociais, sobretudo porque a própria prova social já é um argumento de venda.

Gatilho da escassez e urgência

Quantas vezes você já viu por aí “últimas vagas!”, “é só hoje!” ou “faltam apenas 24 horas!”?

A urgência e escassez é um gatilho mental extremamente poderoso porque ele faz as pessoas agirem.

Por exemplo: vamos supor que você queira muito comprar um celular novo e encontrou uma promoção imperdível de 60% de desconto. No entanto, a promoção acaba hoje, mas você receberá seu salário em 3 dias. E agora? O que você vai fazer?

Não existem respostas certas ou erradas. Se você quiser realmente aproveitar essa promoção, você dá um jeito.

Isso acontece porque a urgência e a sensação de estar perdendo uma oportunidade incrível faz as pessoas agirem.

Boas oportunidades são explosões de vendas, afinal, quem não gosta de fazer uma ótima compra? Apenas lembre-se de usar esses gatilhos com ética e honestidade.

Gatilho da antecipação

Se você gosta dos filmes da Marvel, certamente deve se lembrar da época em que o último filme dos Vingadores foi lançado.

Cerca de 8 meses antes, um teaser trailer foi lançado, em seguida, alguns meses depois, soltaram o trailer oficial com a data de estreia marcada. O resultado? US$2,798 Bilhões. Recorde de bilheteria!

Grande parte desse resultado veio pela história, óbvio. No entanto, muito do sucesso também veio da incrível preparação e antecipação feita meses antes do lançamento do filme.

Isso acontece porque a antecipação cria uma sensação de “ansiedade”, mas uma ansiedade boa! Quanto mais tempo passa, mais ela quer que aconteça logo.

A antecipação é muito usada hoje no marketing digital. Por exemplo, um criador de conteúdo, quando faz um produto digital ou conteúdo, anuncia antes de começar a vender e ainda pré-define um período de vendas.

Por exemplo: o lançamento de um curso será dia 10 e as vendas ficarão abertas somente por 72 horas. Depois disso, não vai ter outra oportunidade!

Então, se você está pensando em lançar um produto para sua audiência, foque em gerar antecipação, isto é, fale sobre o seu produto antes de ser lançado.

Defina datas para o lançamento e não pare de falar sobre ele até o dia em que for lançar. Dessa forma fará com que seu produto seja muito aguardado.

Gatilho da autoridade

Quando se trata de vendas, ser uma autoridade significa que as pessoas te enxergam como alguém que eles respeitam e escutam a todo custo, porque confiam e sabem que você é alguém que sabe do que está falando. Eles te seguem e acompanham tudo o que você faz.

Por exemplo: ter o Cristiano Ronaldo como garoto propaganda de uma marca se shampoo bem famosa é um clássico exemplo de autoridade.

Os fãs querem usar o produto porque ele usa e a empresa, por sua vez, ganha autoridade por ter um ícone na propaganda.

Como se tornar uma autoridade para sua audiência:

Gere valor: quanto mais você ajuda as pessoas, mais as pessoas te enxergam como um líder no assunto, ou seja, uma autoridade você ganham. Elas te legitimam!

Use e abuse de provas sociais: quanto mais pessoas falam bem de você, mais seus seguidores te enxergam como autoridade.

Compartilhe suas vitórias: se você teve resultados expressivos com o seu mercado, esteve presente em algum lugar muito exclusivo, palestrou em um evento maneiro… isso tudo pode ser usado para aumentar sua autoridade.

Cuidados ao usar gatilhos psicológicos poderosos para vender mais

Agora que você já entendeu como funcionam os 6 gatilhos psicológicos poderosos para vender mais, percebeu que não é sobre manipulação, enganação ou hipnose. Mesmo assim, aí vão algumas dicas:

  • Use com ética e integridade.
  • Não use de forma banal e sem motivos.
  • Matenha a integridade da sua imagem e do seu produto.
  • Nunca use de má fé; queira sempre ajudar as pessoas.

Uma última dica é usar e abusar dos processos de automatização de vendas e gestão de membros e assinantes. Você pode usar a Lastlink!

Ainda não tem uma comunidade na Lastlink? Tá de bobeira, né! Faça sua conta agora gratuitamente

Fale agora com a Lastlink e tire todas as suas dúvidas.

Traga sua comunidade para a Lastink: saiba como criar sua comunidade na Lastlink!

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.