Dicas de WhatsApp para criadores de conteúdo

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

dicas-whatsapp

A eclosão da pandemia da covid-19 fez com que empresas, empreendedores, criadores de conteúdo e o público em geral se voltassem com ainda mais força para o uso da internet, das mídias sociais e ferramentas digitais.

Os brasileiros – que já não desgrudavam das telas dos smartphones, computadores e tablets – intensificaram ainda mais sua relação com o universo virtual e digital.

Pesquisa do início de 2021, por exemplo, mostra que nós passamos, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectados às redes sociais. Ficamos atrás, mas por muito pouco, apenas dos povos das Filipinas e Colômbia. 

Para quem já trabalha ou quer começar trabalhar como criador de conteúdo ou com vendas de produtos e serviços na internet, é de vital importância saber usar as melhores ferramentas digitais existentes. 

E sabe o que revelou o relatório de julho de 2021 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite , sobre as quatro redes mais utilizadas pelos brasileiros? Bom, vamos te adiantar antes mesmo de você abrir esse link.

  1. Facebook (130 milhões de usuários)
  2. YouTube (127 milhões)
  3. WhatsApp (120 milhões)
  4. Instagram (110 milhões)

Índice

Importância do WhatsApp vai além da troca de mensagens

Percebeu como o zapzap nosso de cada dia se mantém super relevante? A importância do aplicativo vai muito além da simples troca de mensagens, 

Note que, pelos números apresentados pela pesquisa que citamos, a audiência e o alcance do WhatsApp podem ser maiores do que muitos programas de rádio e TV. Ele alcança praticamente pessoas de todas as classes sociais.

Vamos falar sobre algumas das principais funções do aplicativo que podem fazer muita diferença para criadores de conteúdo.

Conheça e explore a função Status do WhatsApp

O Status permite que você publique vídeos, fotos, textos e GIFs animados que somem em 24 horas – função semelhante ao Stories do Instagram.

É um recurso que alcança muita gente entre seus contatos e que, por isso, é importante na divulgação de conteúdos, promoções, ofertas especiais, links de vendas e muito mais.

Como usar o status do WhatsApp

Para receber e enviar as publicações de status, é necessário que você e seus contatos possuam o número de telefone um dos outros registrados na lista de contatos.

Como enviar e visualizar atualizações de status

Com o seu WhatsApp aberto, toque em STATUS.

Em seguida, toque no ícone do lápis para escrever uma atualização. Para adicionar emojis ou GIFs, toque no ícone correspondente.

Tocando o ícone da câmera ou em “Meu status”, você pode tirar fotos, gravar vídeo ou um GIF. Também é possível publicar esses itens a partir da galeria.

Caso queira completar com mais informações, você pode adicionar uma legenda ou editar a foto, o vídeo ou o GIF. Saiba mais, clicando aqui.

Por fim, é só tocar em “Enviar”.

Na outra via, caso queira visualizar uma atualização de status, clique em STATUS e, na sequência, nas atualizações que pretende visualizar.

Para dar um feedback de uma atualização postada por seus contatos, clique em “RESPONDER” no momento em que visualiza o status.

O que é a lista de transmissão do WhatsApp

O uso das listas de transmissão do WhatsApp permite a você atingir muitas pessoas pessoas ao mesmo tempo, de maneira simples e rápida.

Mas atenção! Só use esse recurso com os contatos com os quais você já comunicou a respeito ou aqueles que realmente existe a certeza de que vão se interessar pelo que você vai mandar.

As listas de transmissão são, basicamente, um conjunto de contatos salvos para as quais se pode enviar mensagens de uma vez só. Ou seja, não é preciso selecionar contato por contato a cada envio.

Como criar uma lista de transmissão

Abra o aplicativo, entre em “Mais opções” e depois em “Nova transmissão”.

Procure ou selecione os contatos que você pretende incluir na lista.

Toque na marca de confirmação, simbolizada por uma bola verde com um tique no centro.

Seguindo esses passos, sua lista de transmissão estará criada. Somente destinatários que possuem seu número salvo nos celulares deles vão receber sua mensagem.

Seus contatos vão receber a comunicação como uma mensagem individual. Caso eles te respondam, você vai receber as respostas na aba “Conversas”. E apenas você vai receber. 

Caso algum contato seu informe que não está recebendo suas mensagens, peça para ele confirmar que seu número está salvo na agenda dele.

Conheça e use o WhatsApp Business

Voltado para empresas de todos os tamanhos, o  WhatsApp Business  apresenta diversas funcionalidades que podem ajudar você a se comunicar de maneira mais eficiente com seus clientes e seguidores e clientes.

Abaixo, listamos algumas das vantagens e recursos dessa ferramenta:

Programação de mensagens automáticas;

Registro de número de telefone fixo;

Maior credibilidade: seus seguidores e/ou clientes vão entender que você procura trabalhar com mais profissionalismo e transmite confiança;

Acesso a métricas e dados sobre as mensagens recebidas, enviadas, entregues e lidas;

Uso de etiquetas com as quais você pode marcar determinados indicando ações que já realizadas com ele. Exemplo: “Pedido já enviado”.

 Clique aqui para mais informações sobre o API do WhatsApp Business.

Procure usar mais o WhatsApp Web 

O uso do WhatsApp Web ajuda bastante o trabalho dos criadores de conteúdo. Com ele, a visualização das postagens fica mais facilitada, o arquivamento em pastas, que pode ser feita diretamente no desktop.

Com o WhatsApp Web, a digitação fica mais fácil e você pode enviar arquivos e mídia por meio do seu computador. É uma forma de evitar sobrecarregar a memória do celular.

Para configurar o WhatsApp Web, abra a página de internet ou a versão para desktop do “WhatsApp Web”. Quando um QR Code aparecer, aproxime seu celular do computador e escaneie o código gráfico. Se tudo correr direito, o WhatsApp Web vai abrir em seu navegador.

Uma das vantagens de usar o WhatsApp Web – especialmente se você é criador de conteúdo – é que outras pessoas que trabalham ao seu lado podem ajudar em outras tarefas, usando o Zap instalado no celular.

Como criar um grupo no WhatsApp e convidar participantes

Os grupos no WhatsApp podem ter até 256 participantes. Para criar um grupo, siga as instruções a seguir.

Abra o aplicativo e clique em “Mais opções” e, depois, em um novo grupo. Outra opção é ir em “Nova conversa” e “Novo grupo”.

Pesquise ou selecione entre seus contatos quem você quer adicionar ao grupo. Em seguida, clique na seta verde.

Insira o nome do grupo, que poderá ter até 25 caracteres. Ele ficará visível para todos os integrantes do grupo.

Se quiser adicionar emojis ao grupo, toque no ícone correspondente.

Para adicionar uma imagem, clique no ícone que representa uma câmera e escolha a imagem entre as opções: pesquisar na internet, galeria e a câmera. A figura escolhida ficará localizada na aba “Conversas”. Salve-a tocando no botão verde com um sinal branco de tique.

Como convidar pessoas para grupos do WhatsApp por meio de links

Como administrador de um grupo, você pode compartilhar um link com convite para as pessoas participarem. Os administradores podem redefinir o link caso queiram cancelá-lo ou criar um novo. 

Para criar um grupo, primeiramente abra a conversa em grupo do WhatsApp e toque no nome que o identifica.

Outro caminho é tocar e segurar o nome do grupo na aba “Conversas”. E depois tocar em “Mais opções” e “Dados do grupo”.

O passo seguinte é clicar em “Convidar via link”. Depois selecionar “Enviar link via WhatsApp”, “Copiar link”, “Compartilhar link” – neste caso, por meio de outro aplicativo, rede social ou e-mail.

O envio por meio do WhatsApp se dá por meio de pesquisa e seleção de contatos que você deseja convidar para o grupo e clicar em “Enviar”.

É importante você ter certeza para quem vai enviar o link, pois qualquer usuário do aplicativo que o receber vai poder entrar no grupo.

Dessa forma, é preferível enviar o link apenas para quem é da sua confiança. Isso também é importante porque alguém pode encaminhar o link para outras pessoas, que poderão entrar no grupo sem a permissão do administrador do grupo.

Caso não deseje que o link de convite seja amplamente divulgado, deixe isso claro com seus seguidores.

Como gerenciar seus ganhos conquistados no WhatsApp?

A Lastlink oferece recursos para ajudar você a monetizar seus perfis em redes sociais e crescer sem se preocupar com o gerenciamento dos pagamentos.

É possível reunir todos os seguidores que acompanham o seu conteúdo, integrando suas redes sociais a uma plataforma inteligente que gerencia seus recebimentos automaticamente.

Compartilhe o seu conteúdo com grupos de seguidores e ganhe através das assinaturas mensais, trimestrais ou anuais. Foque apenas na criação, deixando a gestão da página e dos membros por conta da Lastlink.

Conheça o serviço clicando aqui

Por que Lastlink?

Com a Lastlink WhatsApp você é capaz de:

  • Monitorar membros que entram no grupo e retirar quem não tem um período válido ativo;
  • Controlar o fluxo de adesão/rejeição de membros;
  • Permitir que o criador adicione membros manualmente.

Mais sobre o WhatsApp

Monetize grupos no WhatsApp onde só administradores postam

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.