Saiba tudo sobre teleprompter

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

teleprompter

Uma das coisas mais legais que a modernidade nos apresenta diariamente são as ferramentas inventadas com intuito de otimizar processos e facilitar as nossas vidas. Ou vai dizer que você não acha a Alexa um barato? A verdade é que a tecnologia se inova mais e mais a cada dia e dentre tantos inventos, vamos falar hoje sobre o teleprompter que talvez você conheça como TELEPONTO,  aquela telinha usada normalmente por jornalistas.

Mas fique tranquilo que se você não conhecia, nesse artigo, você vai ficar sabendo tudo sobre essa invenção tecnológica superlegal, que apesar de ser amiga de longa data dos jornalistas, também pode ser um equipamento super legal para você investir na hora de criar conteúdo! Então, vamos começar nosso papo?

Índice

O que é um teleprompter?

Esse artigo tão interessante foi inventado por Hubert Schlafly, lá na década 80, quando o teleprompter era usado em convenções políticas nos EUA, em 1952, e ainda não era nessa versão tão moderna que conhecemos hoje. O que tinha no lugar das telas eletrônicas eram rolos de papel que quando manuseados apresentavam o discurso que deveria ser dito.

Já a primeira versão do teleprompter que conhecemos atualmente, surgiu apenas em 1982, e funcionava a partir de um software próprio, utilizando o hardware de uma câmera que transmitia a imagem para um  computador Atari 800. Mas ele evoluiu desse tempo para cá.

Já a versão  mais conhecida de teleprompter que nós conhecemos através dos telejornais e programas de auditório ao vivo, tem um funcionamento bastante diferente das versões mais antigas, pois, só precisa ser conectado em um computador e depois em um monitor que vai exibir tudo que precisa ser dito. Chique, é? 

Enumeramos a seguir para você entender de maneira ainda mais simplificada como o teleprompter funciona. Se liga aí:

1 – Necessário uma câmera de vídeo

2- Uma  caixa com formato de uma câmara escura, que ficará acoplada a uma câmera,  proporcionando o reflexo e tudo que é mostrado através da tela.

3 – Um monitor de vídeo onde onde terá o texto que será projetado através da tela espelhada

4 – Um vidro para que o  texto seja espelhado, ou seja, apareça para quem estiver lendo, e que fique em um ângulo de 45°

5 – E por fim, a s letras do monitor irão refletir no vidro espelhado, que jogará esse texto para um local onde qualquer um consiga ler.

O resultado de tudo isso,  é o reflexo das palavras em um equipamento que sempre ficará posicionada atrás das câmeras para que o telespectador não consiga ver e o apresentador consiga transmitir o que precisa ser dito de maneira dinâmica e o mais importante, sem esquecer nadinha. 

Afinal de contas: para que serve um teleprompter?

O teleprompter é conhecido por sua principal função que é apresentar o texto que deve ser dito pelo apresentador, afinal de contas, ter que decorar um texto inteiro de um programa seria uma tarefa super difícil, ainda mais se for ao vivo.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que esse carinha também ajuda a manter o olhar da pessoa direcionado para câmera, ou seja, enquanto a pessoa estiver lendo texto no teleprompter, seu olhar estará sempre direcionado para o público que estiver assistindo. 

Claro que para usar um teleprompter é necessário ter um pouco de experiência, para que não fique algo robótico que dê na cara que você está lendo sua fala através dele. Mas isso pode ser facilmente resolvido com prática, afinal de contas, ninguém nasce sabendo, não é mesmo?

Além disso, é importante ter ajuda de um operador de teleprompter, ou seja, alguém que vai ficar passando o texto na medida em que a pessoa está lendo, nesse caso, existe a possibilidade do próprio apresentador fazer isso através do seu computador, mas se você não for usar um para apresentar seu conteúdo, o recomendável é ter uma pessoinha específica para te ajudar com isso.

Como o teleprompter pode ser útil para o produtor de conteúdo?

Essa pergunta é super fácil de responder, porque depois de entender para que o teleprompter serve, fica fácil de imaginar como ele pode ser inserido na sua produção de conteúdo, não é mesmo? 

Esse equipamento é perfeito para creators e infprodutores que trabalham com vídeo aulas, pois, vai trazer mais dinamismo aos seus conteúdos e vai ser uma mão na roda para que você nunca esqueça a fórmula de bhaskara (alguém lembra?).

Além disso, o teleprompter também é super recomendado para youtubers que trabalham com conteúdo tutorial, pois, não é nada fácil lembrar de tantos processos de como criar coisas, dicas e vários outros assuntos. 

A verdade é que investir em um equipamento como esse, vai te ajudar a garantir um conteúdo super profissional, pois, quando usado junto com os equipamento corretos, como câmeras filmadoras  e microfones de lapela, o resultado que você vai apresentar ao seu público é um conteúdo enxuto e prazeroso de acompanhar.

Mas agora você já que ele é útil, se liga nessas dicas de como adicionar ele às suas gravações. 

  • DICA 1:

Escreva um texto e vá lendo em voz alta para saber se ele está fluido e sem muitos rodeios e escolha palavras fáceis de falar. Afinal de contas, você estará lendo sua fala e adicionar algumas palavras que você não tem tanta familiaridade pode dar ruim ein

  • DICA 2:

Mantenha sempre as superfícies do seu teleprompter limpas, para não ter dificuldade de leitura  na hora de gravar seu conteúdo. O ideal é usar uma mistura própria para limpar vidros. 

  • DICA 3:

O tamanho dos caracteres devem seguir uma linha que não dificulte a visualização dos sinais de pontuação, usar letras muito grandes para facilitar sua leitura, pode resultar em uma apresentação de texto sem sinais de pontuação e com isso você irá ler um texto de maneira “corrida” e ruim de acompanhar.

  • DICA 4: 

Posicione o teleprompter o mais próximo da câmera possível, pois, quanto menor a distância entre vocês, mas fácil será sua leitura. 

  • DICA 5:

O operador do teleprompter e você precisa ter um feeling para que ele saiba uma velocidade bacana para passar o texto, pois, não deve ser rápido demais a ponto de ninguém conseguir entender o que você está falando, nem lento demais a ponto das pessoas dormirem enquanto você fala.

  • DICA 6:

Escreva o texto de maneira falada, de uma forma que você consiga visualizar a naturalidade naquilo que você está conversando com sua audiência. 

Nossa dica geral para usar o teleprompter da maneira correta é:

  • Treine seu texto antes de gravar.
  • Mantenha a distância adequada do teleprompter
  • Escolha um tamanho de fonte que não corte seu texto ao ponto de sumir os sinais de pontuação
  • Use a velocidade para passar o texto no mesmo ritmo que você costuma conversar normalmente
  • Escreva seu texto com uma linguagem fácil de entender e que pareça uma conversa entre você e sua audiência
  •  Lembre-se sempre que o objetivo é parecer uma conversa natural e não algo que você está lendo.

De modo geral, usar o teleprompter requer prática e treino, seguindo essas dicas, temos certeza que você vai arrasar demais!

Mas agora nós ficamos curiosos para saber se você costuma treinar o que vai falar nos seus vídeos ou sai tudo na hora?

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.