Monetização no Instagram: como ganhar dinheiro na plataforma

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Monetização no Instagram. Não há dúvida que esse é um dos temas mais discutidos do universo online. Afinal, não é à toa, visto que o Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo e no Brasil.

Você já tem como ganhar dinheiro com os recursos atuais do Insta. No entanto, vem mais coisa legal por aí!

O Instagram já anunciou que está trabalhando em novos mecanismos de monetização via programa de afiliados e publicação de vídeos.

A gente relacionou para vocês algumas formas de monetizar seus conteúdos e adiantou algumas novidades.

Monetização do Instagram via Close Friends 

Com o Close Friends (“melhores amigos”), o Instagram oferece aos usuários criarem uma lista exclusiva dedicada a compartilhamentos de stories – que são publicações curtas de vídeos, imagens e fotos visualizáveis por até 24 horas.

O caráter transitório dos stories é compensado pela vantagem de eles possuírem mais engajamento orgânicos por parte dos seus seguidores. 

Se você já tem conta no Insta deve perceber que até pessoas que não se comunicam com frequência (ou nunca deram nem um oi) visualizam posts seus no stories.

E como ganhar dinheiro usando o Close Friends do Instagram? A gente te explica a seguir.

Distribua conteúdos exclusivos

Observe quem são seus seguidores mais engajados e crie uma lista de compartilhamento de conteúdos exclusivos voltadas para eles.

Os seus “melhores amigos” no Instagram terão o privilégio de receber conteúdos exclusivos preparados especialmente para eles.

Você pode cobrar taxas para que essas pessoas participem do seu seleto clube.

Promova ofertas especiais usando o Close Friends

Crie ofertas especiais de serviços ou produtos no seu grupo de Close Friends, aproveitando que o Instagram oferece o recurso dos links clicáveis nos stories.

Essas publicações podem conter conteúdos especiais e mais elaborados como cursos, e-books, links privados para vídeos, episódios de podcasts e postagens em sites e blogs.

O povo que integra sua lista no Close Friends pode ainda se tornar divulgadores frequentes do que você produz e posta.

Conceda recompensas para o povo do seu Close Friends

Quem não gosta de receber presentes? Com a prática de distribuir recompensas a seus seguidores reunidos no Close Friends, você potencializa o relacionamento com seus “melhores amigos” – os quais podem contribuir para a divulgação de seus conteúdos e serviços.

Recompense a fidelidade de quem segue você com cupons de desconto, conteúdos especiais, brindes, acesso a links secretos. Com isso, essas pessoas se sentirão especiais e únicas, o que vai fazê-las mais interessadas em divulgar o que você faz..

Ofereça serviços de mentoria

A mentoria é um processo de orientação realizado por gente mais experiente e gabaritada num determinado campo.

Se você possui esse requisito, pode elaborar conteúdos de mentoria e oferecê-los a seus contatos do Close Friends.

E como monitorar quem entra ou sai do seu círculo pagante? Aí é só contar com a Lastlink. A plataforma disponibiliza uma página de vendas para que os acessos ao Close Friends sejam divulgados. 

A ferramenta ainda adiciona quem efetuou o pagamento e remove quem está inadimplente, de forma automática. Assim o foco fica apenas em fazer o que você sabe de melhor: produzir conteúdo.

Para mais dicas sobre como monetizar seus conteúdos usando o Close Friends clique aqui.

Monetização por meio do Instagram Shopping

Para ter uma conta comercial no Instagram com esse fim, é preciso ativar o recurso do “Shopping”. Depois você deve criar uma página de sua loja ou marca no Facebook para ter acesso ao Gerenciador de Anúncios e ao Marketplace.

Com essa funcionalidade, você vai poder criar etiquetas personalizadas nas fotos dos produtos e serviços que você publica no seu Instagram.

Dessa forma, as pessoas podem visualizar o que você quer vender e já partem para a compra a partir da rede social.

Faça parcerias com marcas e empresas

Como criador de conteúdo, você pode permitir que parceiros patrocinem stories e publicações de conteúdo de marca. Com isso, você permite que seu patrocinador transforme a publicação em um anúncio. 

O Instagram define conteúdo de marca como um conteúdo de um criador que apresenta ou é influenciado por determinado parceiro numa troca de serviço. Quando esse criador posta algum conteúdo pago, por exemplo. 

A rede social exige que o criador de conteúdo marque os parceiros de negócios nos posts relacionados. E isso independe se a conta daquele for empresarial ou pessoal. Para mais detalhes, clique aqui.

Sobre os anúncios de conteúdo de marca

Se você for criador de conteúdo e realiza parceria com alguma empresa para criar um story ou publicação de conteúdo de marca, por exemplo, você a permite transformar esse conteúdo num anúncio.

Por outro lado, você também pode promover seus anúncios de conteúdos de marca (no feed, Stories ou no Explorar) usando o Gerenciador de Anúncios.

Monetização no Instagram: vantagens dos anúncios de conteúdo de marca

Criadores de conteúdo têm controle sobre o próprio conteúdo

O criador de conteúdo deve usar a tag de conteúdo da marca para que a publicação seja usada num anúncio. Só é permitido marcar apenas um parceiro por publicação no feed ou no story. Mas isso não impede de você ter mais de um parceiro.

Controle das estatísticas orgânicas e pagas

Você, como criador de conteúdo, terá como ver as estatísticas da postagem patrocinada. As empresas apoiadoras não possuem permissão para tal.

Entretanto, as empresas apoiadoras têm acesso aos insights pagos do anúncio por meio do Gerenciador de Anúncios. 

Empresas podem ganhar com aumento do alcance

Por meio do Gerenciador de Anúncios, e como permissão do criador de conteúdo, as empresas podem impulsionar as próprias postagens anunciadas em perfis de parceiros.

Dessa forma, as empresas anunciantes podem alcançar seguidores que se enquadrem como seu público alvo e que não sejam necessariamente seguidores do criador de conteúdo.

Monetização no Instagram: dicas de gerenciamento de conteúdo patrocinado

Edição ou exclusão de publicação e story

O Instagram permite que você edite ou exclua publicações de conteúdo de marca caso ela esteja sendo usada como anúncio, sem sua permissão.

O mesmo pode ser feito com algum story de conteúdo de marca. Se ele estiver ativo ou expirado, na seção arquivado, é possível remover o patrocinador para evitar que o conteúdo seja promovido. 

O story só poderá ser excluído do arquivo se ele nunca tiver sido usado como anúncio.

Para que as publicações de conteúdo de marca sejam patrocinadas no feed do seu Instagram, é preciso usar publicações de imagem ou vídeo único.

No caso dos Stories, você pode usar hashtags, @menções e tags de localização em anúncios de conteúdo de marca. Mas evite usar emojis, GIFs e músicas.

Confira os Termos de Pagamento da Comunidade do Instagram, clicando aqui.

Como se habilitar para realizar venda no Instagram

Consulte os Requisitos de Qualificação para Comércio do Instagram para saber se seus produtos se adequam às políticas da rede;

Você precisa ter um domínio próprio de site;

Sua loja precisa ter classificados de anúncios que estejam disponíveis para compra direta no site;

Verifique se o seu perfil do Instagram é de uma conta empresarial;

Conecte a conta com a sua página do Facebook;

Configure uma conta do Gerenciador de Negócios. Ele permite o gerenciamento das suas contas, páginas e das equipes que te ajudam nos negócios digitais.

Selecione uma ferramenta para realizar o processo de integração

Caso queira integrar as compras no Instagram, você pode configurar sua loja no Gerenciador de Comércio, em uma plataforma aceita ou começar diretamente no aplicativo do Instagram.

Configure as informações da loja no Gerenciador de Comércio

Selecione um método de finalização de compras;

Indique se sua loja estará no Instagram, no Facebook ou em ambas as redes;

Abasteça sua loja conectando o catálogo de produtos existente ou criando um novo;

Envie sua loja para análise do Instagram.

Monetização no Instagram por meio de lives

A eclosão da covid-19 fez com que o número crescesse bastante. O uso dessa ferramenta já está consolidado e deve seguir oferecendo boas oportunidades de monetização para os criadores de conteúdo.

Neste caso, a monetização do instagram  ocorre por meio de selos. Durante as transmissões, os espectadores podem doar dinheiro para seu perfil e, como recompensa, eles recebem selos de apoiadores. 

Existem alguns requisitos básicos para que um perfil usufrua dessa função:

  • A conta deve ser ativa e pública;
  • Ela deve ser comercial ou de criador de conteúdo;
  • É preciso ter 10 mil seguidores, no mínimo;
  • A conta precisa ter registrado 1000 interações (comentários ou curtidas) nos últimos 60 dias
  • Ou ainda, 100 horas de visualizações de conteúdos próprios

Monetização no Instagram: o que vem por aí

Programa de afiliados

Atualmente, alguns criadores de conteúdo já têm permissão para marcar produtos de empresas parceiras ou usar suas próprias Lojas. 

Em junho de 2021, o Instagram informou pretender “que mais criadores possam usar as nossas ferramentas de compras e recompensá-los pelas vendas que incentivarem”.

A rede social está testando uma ferramenta própria de afiliação. Com esse recurso, os criadores de conteúdo vão poder encontrar produtos, compartilhá-los com os seguidores e receber comissões pelas vendas incentivadas.

Quando a ferramenta estiver pronta, as publicações afiliadas vão aparecer com o aviso “Qualificado para comissão”. 

Isso indica às pessoas que, ao comprar um produto, elas estarão apoiando o criador de conteúdo.

Monetização de vídeos publicados no Instagram

O Instagram está testando formas de criadores de conteúdo finalmente serem remunerados pelos vídeos publicados nessa rede.

Ao que tudo indica, essa monetização será parecida com a que já acontece no YouTube. 

Na maior plataforma de publicação de vídeos do mundo, os produtores recebem por vários formatos. 

Entre eles, o modelo no qual anúncios são veiculados antes, durante e depois do conteúdo. No caso do Instagram, as propagandas de até 15 segundos vão aparecer antes das publicações presentes no IGTV, quando o usuário clicar para assistir depois da prévia exibida no feed.

Segundo o Instagram, a função foi disponibilizada para alguns criadores de conteúdo dos Estados Unidos.  Ainda não foi divulgada quando a ferramenta estará disponível no Brasil. 

Os criadores de conteúdo vão receber por meio de conta bancária ou via PayPal.

É bom destacar que, para serem monetizados, os vídeos precisam ser originais e ter a função de monetização ativada.

Como ganhar ainda mais dinheiro com o Instagram?

A Lastlink oferece recursos para ajudar você a monetizar seus perfis em redes sociais e crescer sem se preocupar com o gerenciamento dos pagamentos.

É possível reunir todos os seguidores que acompanham o seu conteúdo, integrando suas redes sociais a uma plataforma inteligente que gerencia seus recebimentos automaticamente.

Compartilhe o seu conteúdo com grupos de seguidores e ganhe através das assinaturas mensais, trimestrais ou anuais. Foque apenas na criação, deixando a gestão da página e dos membros por conta da Lastlink.

Conheça o serviço clicando aqui.

 

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!