É fato que o marketing digital nos permite mensurar absolutamente tudo o que envolve as estratégias adotadas por sua empresa, mas nem tudo é relevante. Sim, estamos falando sobre as métricas de vaidade.
Esse tipo de métrica enche os olhos dos gestores e dos empresários, mas pouco diz sobre a efetividade de um planejamento e, tampouco, fornece informações concretas que auxiliam a empresa a tomar decisões. Descubra quais são elas!
O que são métricas de vaidade?
Podemos considerar como uma métrica de vaidade todo e qualquer tipo de dado que, apesar de ser interessante, não representa de forma efetiva o desempenho de uma campanha ou que não serve para embasar decisões futuras.
Imaginemos que uma empresa investiu em publicidade paga no Facebook e obteve um aumento de 200 seguidores. Um número considerável, não? Mas o que isso representa efetivamente em resultados para a empresa.
Não estamos afirmando que acompanhar o número de seguidores de sua fanpage seja perda de tempo, mas esse dado isolado não representa muita coisa, não é mesmo? O mesmo serve para curtidas e compartilhamentos.
Para poder comprovar o resultado de um investimento, existem outras métricas mais efetivas. Aliadas às métricas de vaidade, trazem dados realmente relevantes. Como exemplo, podemos citar a taxa de conversão de pessoas que passaram a seguir a página e efetuaram uma compra, por exemplo.
Quais são as métricas de vaidade?
Após compreender o conceito de métricas de vaidade, chegou o momento de saber quais são as mais utilizadas e a razão de serem consideradas assim.
1. Curtidas e compartilhamentos
Como no exemplo acima, esses dados são considerados métricas de vaidade pois, sozinhos, não representam nenhuma informação relevante. É certo que uma postagem com um alto volume de curtidas e compartilhamentos é sinal de que algo deu certo.
Contudo, as pessoas podem ter gostado apenas da foto ou por que o título chamou a atenção. Se não houver cliques na postagem que leva para o seu site ou blog, eles não representam nada.
2. Cliques
Outra grande ilusão é acreditar que um alto número de cliques é uma métrica de qualidade. É claro que se não houver cliques, algo de errado está acontecendo com sua postagem ou anúncio, mas, se existem cliques e não existem conversões, são apenas números sem relevância.
Para comprovar a efetividade de uma campanha, é preciso correlacionar o número de cliques e o número de conversões realizadas a partir deles. Desse modo, você conseguirá avaliar o retorno efetivo desse investimento.
3. Downloads de apps
De que adianta ter milhares de downloads de seu aplicativo se a sua taxa de desinstalação é altíssima? Você possui poucos usuários que pagam pelo seu app? Pois é! Mas muitas empresas e startups têm essa métrica como algo absoluto quando, na verdade, ela diz pouco sobre o desempenho da empresa.
4. Seguidores
Outra maneira de se iludir, principalmente no Instagram, é acreditar que o aumento brusco de seguidores pode ser algo vantajoso para o seu perfil. Existem dois tipos de ganhar seguidores: a compra de seguidor e utilizar um serviço de gestão.
A diferença entre os dois é que com a gestão do seu perfil é possível gerar engajamento, seguidores reais e segmentados, e possibilita o gerenciamento do mesmo. E, claro, o serviço de gestão indica o caminho certo para obter esses novos seguidores de maneira mais indicada.
Nós utilizamos o serviço do Bume para o nosso blog. Nele conseguimos sempre acompanhar o resultado para trabalhar em cima deles. Ele possui uma versão de teste grátis por 5 dias. Inicie o teste grátis do Bume.
Quais métricas é preciso acompanhar?
Se você está investindo em marketing digital, as principais métricas que você precisa acompanhar são a taxa de conversão. Isso dentro dos diversos níveis de seu funil de vendas, geração de oportunidades e a conversão em vendas.
É claro que, para poder identificá-las, você precisará acompanhar de perto as métricas de vaidade relacionadas a elas. Por isso, é preciso compreender que elas possuem importância, sim, mas não são as que determinarão o sucesso de suas estratégias.
Quer ter resultado real no Instagram? Você precisa conhecer o Bume e iniciar o teste grátis de 5 dias.