Guia do Google Meu Negócio: como usar o recurso a favor do seu?

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Olá, você sabia que existe uma forma de anunciar gratuitamente sua empresa no maior indexador de busca do mundo? O Google Meu Negócio é a ferramenta que permite isso e sempre que algum resultado for compatível com o seu negócio, aparecerá um breve anúncio da sua empresa. Porém, é preciso entender bem como tudo funciona para alcançar resultados.

Então, esse recurso é vinculado com as buscas feitas no Google, utilizando técnicas de SEO — Search Engine Optimization — para gerar resultados relevantes para seus usuários. Por esse motivo, pensando exatamente nisso, resolvemos criar este guia completo sobre como você pode aproveitar o recurso Google My Business ao máximo e potencializar seu Marketing Digital.

Chega de conversa e vamos para o que interessa? Confira nosso post e boa leitura!

O que você encontrará neste post?

Apresentação e funcionamento do Google Meu Negócio

Primeiramente, é preciso apresentar a plataforma do Google Meu Negócio para você. Caso você já conheça, este é o momento adequado para se alinhar o conhecimento básico e partir para os pontos principais.

De maneira simples, esse recurso do Google permite que qualquer negócio seja apresentado de forma sucinta em buscas específicas nos resultados de pesquisas. A ferramenta é gratuita e permite uma série de personalizações para deixar o anúncio da sua empresa mais chamativo e completo para os clientes. Com essa plataforma você pode:

  • mostrar a localização do seu negócio no Google Maps;
  • ter um perfil completo com dados de contato;
  • inserir um tour virtual da sua loja no perfil da empresa;
  • fazer a indexação de várias filiais, indicando horário de funcionamento de cada uma;
  • apresentar notas e comentários de clientes e visitantes;
  • exibir fotos do seu negócio, assim como alguns produtos de mostruário;
  • acrescentar links externos de perfis em redes sociais, vídeos do YouTube e postagens de blogs.

Os anúncios da sua empresa podem aparecer em forma de lista nos resultados ou como uma sidebar na própria janela de busca. Quando utilizado o Google Maps, os clientes podem ver um pino de localização no endereço do seu negócio.

Além disso, existem três formas das pessoas encontrarem sua empresa após o cadastro no Google Meu Negócio e abaixo explicamos cada uma delas, veja!

Pela busca do tipo de negócio

Google Meu Negócio
Reprodução: Google Meu Negócio

Este é o tipo de busca mais comum feita no Google, onde a pessoa coloca apenas o que procura sem indicar nome da empresa, marca de produto ou localização que deseja. Dessa forma, o buscador retornará como resultado da pesquisa respostas baseadas no local atual da pessoa. Veja os exemplos:

  • se digitarmos “lanche” em um navegador de computador desktop ou notebook, os resultados irão abranger locais próximos da última localização ativa da sua conta Google ou da cidade/zona em que mora.

 

Google Meu Negócio
Reprodução: Google Meu Negócio

 

  • agora usando um smartphone para fazer a busca pelo mesmo termo “lanche” é apresentado diferentes resultados, pois a pesquisa usa o local indicado pelo GPS do dispositivo, sendo bem mais preciso.

Podemos perceber essa diferença nos resultados quando não é especificado nenhum parâmetro geográfico ou de localização na busca. Assim sendo, o Google utiliza os próprios dados de navegação para refinar a pesquisa e entregar resultados mais relevantes.

Pela busca do negócio e lugar

Este é o segundo tipo de busca mais comum para locais no Google, indicando a cidade ou bairro juntamente com o tipo de negócio desejado. Aqui já não vemos mais diferença entre as buscas de navegador, primeira imagem, e de smartphones, segunda imagem. O motivo é simples, já há indicação de um parâmetro de localização na busca.

 

Google Meu Negócio
Reprodução: Google Meu Negócio
Google Meu Negócio
Reprodução: Google Meu Negócio

Pela busca do nome da empresa

O terceiro tipo de busca que apresenta seu negócio no Google é a procura pelo  nome do estabelecimento desejado. Funciona da seguinte forma: os usuários digitam o nome do local pretendido e aparecem os resultados contendo as filiais mais próximas.

Além do mais, os resultados de busca também aparecem quando é utilizado o Google Maps nas diferentes plataformas de navegação — navegador, aplicativo e mobile.

 

Google Meu Negócio
Reprodução: Google Meu Negócio

 

Importância de ter uma empresa no Google Meu Negócio

Você já deve ter percebido que usar o Google Meu Negócio é bem interessante para sua empresa, mas que benefícios esse recurso traz mesmo? Vamos ver alguns bem de pertinho, veja abaixo!

 

Exposição gratuita no Google

O principal benefício dessa ferramenta é a gratuidade.  Ela é uma espécie de propaganda vitalícia e inteiramente “na faixa”. Sempre que alguém, na localização da sua empresa, buscar por algo relacionado a seu negócio, o Google automaticamente indicará seu perfil para os clientes em potencial.

Dessa forma, seu negócio ganha maior exposição e alcança mais extenso que estejam interessados no que você pode oferecer.. Outra questão, que vem em conjunto é sua presença no momento em que seus clientes mais precisam da sua empresa: quando procuram por ela!

Pode parecer óbvio, mas as indicações do Google têm um poder enorme de influenciar as pessoas para comprarem um produto ou usarem um serviço. A razão é a praticidade de já ter em mãos os locais selecionados automaticamente pela busca.

 

Aumento do tráfego físico

Você já imaginava isso, né? Se as pessoas recebem sua empresa como sugestão no Google Meu Negócio, é bem provável que elas visitarão mais seu estabelecimento. Esse benefício é excelente, pois consegue ajudar mesmo que você não tenha uma estratégia de Marketing Digital bem definida, como blog, redes sociais e site.

Aqui, tudo o que você precisa é descrever no perfil o tipo de negócio da sua empresa, horário de funcionamento, endereço e telefone de contato. Com essas informações simples, as pessoas irão até você para fechar mais vendas.

 

Promove interação com clientes

Uma das funcionalidades do Google Meu Negócio é permitir que as pessoas visitantes ou clientes do local possam deixar sua opinião a respeito de suas experiências. Isso facilita as interações porque o gestor do perfil pode responder o que é dito, agradecendo, explicando ou tirando dúvidas.

Uma excelente prática para aumentar o engajamento com seu público é acrescentar fotos e vídeos da sua empresa. Dessa forma, os clientes comentam sobre as imagens, deixando informações para os próximos que visitarem seu perfil.

 

Marketing digital potencializado

Agora, se você já estruturou uma estratégia de Marketing de Conteúdo, criar um perfil gratuito no Google Meu Negócio também é algo importante para sua empresa. Com esse recurso você pode anexar links de redes sociais, blogs e site para otimizar o tráfego online e apresentar melhor seus produtos e serviços para o público consumidor.

Outro ponto importantíssimo para seu departamento de Marketing é o fortalecimento do SEO. Quanto mais citações relevantes houver com o nome da sua marca na Internet, maior será seu alcance online e mais clientes aparecerão para você.

 

Maior controle da reputação online

Quando você tem um perfil ativo no Google Meu Negócio fica fácil controlar sua reputação e acompanhar a impressão que sua empresa deixa nos clientes. Na Internet é comum que as pessoas compartilhem suas experiências, isso inclui o que acontece de negativo.

Para que esse tipo de comentário não impacte na autoridade da marca com o público, é importante responder com educação e tentar chegar a uma resolução quando há problemas. Da mesma maneira, quando há respostas positivas no perfil do negócio, é interessante ter simpatia e agradecer pelo apoio.

 

Aprimora o funil de vendas

O funil de vendas é o caminho que o consumidor percorre para fechar o negócio com sua empresa, tendo ele três etapas. A primeira é a atração por sua marca, quando o cliente tem um problema, mas não sabe como solucioná-lo ou quem procurar. Depois é o momento de consideração, onde o seu produto ou serviço já foi apresentado.

Por fim, há o nível de decisão, onde seu cliente realmente decide fechar negócio com sua marca. Ao apresentar sua empresa no Google Meu Negócio, naturalmente as pessoas passam da fase de atração para de decisão.

 

Passo a passo para começar a usar o Google Meu Negócio

Agora que você já entendeu melhor do que se trata essa ferramenta do Google e quais os benefícios que traz para seu negócio, o que acha de começar a usar? Vamos apresentar dicas práticas de como você pode criar seu perfil no Google My Business.

 

Passo 1: começando seu perfil

Acesse a página do Google Meu Negócio e faça login com sua conta do Gmail. O botão fica no canto superior direito e carregará automaticamente a próxima página, caso você já não precise digitar a senha para logar no perfil. A tela seguinte já pede que você insira o nome da sua empresa para localizá-la:

 

Google Meu Negócio
Reprodução: Google Meu Negócio

 

Passo 2: preenchendo informações

Agora já podemos começar a preencher as informações. A etapa começa com o aceite dos Termos de Serviços e da Política de Privacidade, após ler os respectivos links basta clicar no botão “Próxima” para inserir as informações necessárias.Alguns dos dados que serão solicitados são:

  • endereço ou região da empresa;
  • se é um local que recebe visitas;
  • categoria correspondente ao seu negócio;
  • informações para contato.
Google Meu Negócio
Reprodução: Google Meu Negócio

 

Passo 3: confirmando os dados

Após concluir o preenchimento de informações, o Google pergunta se tem certeza da criação desse novo local e informa que a conta ativa no momento será autorizada a gerenciar o perfil da empresa na plataforma. Em seguida é necessário confirmar o endereço de correspondência, pois é dessa forma que o Google verifica a veracidade dos dados informados.

As opções de verificação das informações são:

 

Google Meu Negócio
Reprodução: Google Meu Negócio

 

Passo 4: personalizando a conta

Após receber o código de confirmação, você já pode inserir no próprio painel de usuário. À seguir só resta personalizar seu perfil do Google Meu Negócio. Ao editar sua conta é possível acrescentar:

  • fotos e vídeos do seu negócio;
  • horário de funcionamento;
  • link para website, blog e demais redes sociais;
  • foto de perfil;
  • permitir reservas online;
  • descrição da marca;
  • tour virtual do local.

 

Estratégias para explorar ao máximo o Google Meu Negócio

As configurações iniciais do Google My Business são simples, como você mesmo pode ver. Porém, apenas isso pode ser suficiente no início, mas com o tempo é preciso dedicar-se ao perfil da empresa para que sua estratégia tenha bons resultados. Abaixo daremos algumas dicas para que você explore todo o potencial do recurso. Confira!

 

Mantenha as informações atualizadas

Você deve ter percebido que o milagre desta ferramenta acontece justamente porque ela cruza diferentes dados de busca para gerar um resultado satisfatório. Ao manter seu perfil atualizado, você garante que o Google mostre seu negócio sempre houver oportunidade. Assim como seus clientes terão acesso às informações mais recentes da empresa.

Pense em:

  • adicionar novas fotos;
  • incluir a nova filial;
  • cadastrar novos números de contato;
  • atualizar o e-mail de suporte.

 

Acompanhe os resultados com dados

Uma ótima função do Google Meu Negócio é o recolhimento de métricas sobre o desempenho do seu perfil online na plataforma. Dessa forma você consegue entender melhor o desempenho da sua estratégia, o impacto em seus clientes e desenhar planos de ação. No painel de conta você encontra:

  • média das classificações recebidas por clientes;
  • quantidade de comentários respondidos e não respondidos;
  • números de visualizações, de cliques e de seguidores;
  • quantidade de chamas e rotas feitas pelo público.

 

Personalize o perfil no Google Meu Negócio

Você até pode achar que uma conta simples e padronizada não faz mal algum, até perceber que sua marca não ganha destaque dos demais que usam Google Meu Negócio. Muitas empresas são anunciadas da mesma forma, por isso, é importante personalizar seu perfil e deixá-lo completo.

Capriche nas fotos tiradas, mostrando a fachada e o interior da empresa. Também pense em acrescentar o logo e as cores, padronizando a plataforma com a imagem do negócio. 

 

Crie campanhas para aumentar as interações

Como dissemos, o Google Meu Negócio permite que clientes comentem no perfil da empresa, assim como é possível responder a esses mesmos comentários. Vale a pena pensar em estratégias para gerar mais interações positivas e melhorar sua reputação online. Algumas dicas são:

  • ao finalizar vendas ou atendimentos, peça que seus clientes avaliem a empresa;
  • solicite a seus clientes um feedback da visita;
  • ofereça brindes para os clientes que deixarem comentários no perfil;
  • garanta acesso ao wi-fi solicitando avaliação do local.

 

Insira conteúdos relevantes na sua página

Você sabia que é possível usar outros serviços do Google integrados ao Meu Negócio? O Google Posts, por exemplo, permite que você compartilhe conteúdo diretamente em seu perfil. Isso ajuda a aumentar o tráfego online de suas redes sociais, além de criar interações inteiramente orgânicas e reais com seu público.

Sempre que surgir algum evento ou promoção em sua empresa, vá direto para seu perfil local e divulgue com imagens e vídeos. Utilize links das redes sociais e do site, promovendo maior interação do seu público com diferentes faces da marca.

Segredos do Google Meu Negócio para PMEs

Se você é gestor de uma micro ou pequena empresa, saiba que o Google Meu Negócio pode ser um ótimo aliado da sua marca. Isso, porque o serviço de localização sempre indicará seu perfil para as pessoas próximas, oferecendo chances reais de negociação e vendas com as visitas.

Há, ainda, uma facilidade que é usar o aplicativo da plataforma para acompanhar e administrar sua conta. Assim, você pode cuidar do seu negócio com mais praticidade e a qualquer hora. Isso é importante porque seus clientes farão comentários e avaliações do seu local, sendo essa uma ótima oportunidade para o Marketing de relacionamento.

Entendendo o funcionamento do Google Meu Negócio e sabendo utilizá-lo no aplicativo ou navegador, você mesmo pode cuidar do seu perfil, diminuindo os custos com serviços contratados para o Marketing da empresa. Agora você saberá o segredo por trás dessa mágica toda da plataforma.

Você já foi apresentado ao SEO neste post, agora você precisa entender que é o SEO local, sendo este uma espécie de busca refinada sobre a geolocalização de um negócio. Lembra que explicamos as diferenças de busca no navegador e smartphone? É justamente por causa da otimização de pesquisa para locais.

O SEO local serve para otimizar a indexação de empresas de acordo com dois fatores:

  • relevância da categoria da empresa com o termo-chave procurado no Google — clínicas odontológicas serão mostradas na busca sobre extração de siso, por exemplo;
  • relevância de localização da empresa com a localização do usuário que fez a busca — a prioridade é sempre dos locais mais próximos, indo de zona/bairro para cidade, estado e país.

É, dessa forma, que sua empresa acaba sendo indicada para novas pessoas, aumentando a capacidade da sua marca em gerar novos negócios e aumentar o alcance de público. Por isso que é extremamente importante ter um gerenciamento adequado do perfil local, mantendo informações atualizadas e interagindo com os clientes, aumentando a relevância da sua conta Google Meu Negócio.

Justamente por causa do cruzamento de dados que essa plataforma casa muito bem para quem já tem uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Simplesmente por consumir vídeos, posts ou seguir nas redes sociais.O Google indica sua empresa para essa pessoa quando ela estiver nas proximidades da sua loja ou escritório.

A divulgação gratuita é bem-vinda para muitas pessoas, mas esse não é o único benefício de apostar na plataforma Google Meu Negócio. Mostramos para você como é fácil gerar novos negócios e aumentar seu tráfego físico. Além disso, é fácil gerenciar seu perfil e acompanhar dados da sua estratégia de localização.

Nós do blog Marketing de Conteúdo adoraríamos uma parceria com sua empresa. Entre em contato com a gente e vamos crescer juntos!

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.