Tudo sobre fundo para vídeo

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

fundo-para-video-lastlink

Os elementos que fazem parte de um vídeo vão muito além do conteúdo visual  que você apresenta nele, pois existem os detalhes que muitas vezes não são muito comentados, mas pode acreditar que faz total diferença na hora de fidelizar sua audiência. Um bom exemplo disso que estamos falando é o fundo do vídeo, onde muitos investem em cenários mais elaborados ou no famoso chroma key, que nós vamos abordar no decorrer desta conversa.

Tem produtores de conteúdo que acreditam que o fundo do vídeo é um elemento totalmente dispensável, mas a seguir, nós vamos te explicar o quanto ele é importante para compor um excelente conteúdo e te ajudar a deixar seus vídeos muito mais interessantes. E se assim como nós, você também adora um conteúdo com dicas, fica aqui que esse papo vai te agradar bastante! 

Bora lá?

Índice

O que é um fundo para vídeo?

Por mais que a resposta pareça óbvia, pode não ser isso que você está pensando aí na sua cachola. Porque se você pensou que o fundo de vídeo que estamos falando se resume apenas a um cenário com uma parede bonita, sua resposta está ê, ê, ê…ERRADA!

O fundo para vídeo que estamos nos referindo é aquela parte que atua como uma importante composição de cenário em que pode atuar dando ainda mais destaque à figura central ou ajudando a dar mais interatividade ao vídeo.

De maneira mais técnica, diferentemente de um cenário, o fundo para vídeo pode ser uma manta ou uma parede pintada, normalmente você vai encontrar na cor verde (chroma Key) ou na cor branca, mas existem outras cores. Esse fundo permite que o editor de vídeo consiga incluir qualquer tipo de imagem ao cenário do vídeo, bastante usado em filmes para proporcionar os famosos efeitos especiais.

Além disso, o fundo para vídeo pode estar interligado com a figura central e proporcionar um conteúdo super dinâmico. Isso é possível porque alguns fundos para vídeo como o exemplo do Chroma key funcionam a partir de uma técnica de edição que consegue transformar o fundo do vídeo em milhares de cenários diferentes (mais para frente falaremos ainda mais sobre o assunto).

Aprenda como usar o fundo para vídeo

A produção de vídeos feita com os equipamentos corretos é fundamental para a entrega de um resultado satisfatório e diferenciado. Além de promover resultados extremamente profissionais.

Nesse momento, você precisa pensar como consumidor, exemplo:

Quando você está com alguma dúvida e decide buscar ajuda no Youtube, você costuma assistir os vídeos com qualidade de áudio e imagem ruim? Aposto que não, ein. Por isso, é importante oferecer a sua audiência um resultado final que além de ser a solução para as dúvidas dela, seja também satisfatório de assistir. Câmeras para Youtubers já foram pensadas para garantir filmagens incríveis. Além disso, existem os microfones de lapela, que também são equipamentos super legais para incrementar suas gravações. E existe também o fundo para vídeo.

3 principais modelos de fundo para vídeo

Chroma Key verde

O mais famoso fundo para vídeo. Muito dessa fama se atribui ao fato da cor verde ser composta em looks ou coisas do tipo, fazendo com que os componentes não se misturem ao fundo e a edição fica o mais realista possível. Além disso, tirando o Hulk, você não conhece mais ninguém com a pele verde, certo?

Como usar?

Você vai precisar ter um pano ou uma parede (bastante uniforme) na cor verde cana e manter uma certa distância do fundo do vídeo, nesse caso recomendamos mais ou menos 3 metros, isso porque se você ficar muito próximo ao Chroma Key pode dificultar a edição e prejudicar sua gravação em algum nível. Dito isso, você também precisa se atentar a iluminação, é preciso ter alguns equipamentos que te ajudem a deixar a luz do ambiente uniforme no fundo. Além disso, você precisa de um equipamento de vídeo que consiga capturar um quadro maior que o ‘normal”.

Fundo infinito

Também é bastante conhecido e costuma ser usado quando a intenção é capturar a atenção do telespectador ao máximo, trazendo seu olhar para parte central do vídeo.  Normalmente usado na cor branca, pois a intenção aqui é que o fundo do vídeo chame menos atenção possível, normalmente o fundo infinito é feito a partir de: TNT, tecidos (mais usados na cor branca ou preta) , borracha, pintura ou uma parede pintada. 

Como usar?

Antes de começar a produzir seu conteúdo o mais importante é ajustar a iluminação. Nesse caso, você precisará adequar as luzes do ambiente para que não fiquem sombras no fundo do vídeo, ainda mais se for um fundo infinito branco. Outro detalhe importante é evitar manchas indesejadas ou amassadas no fundo infinito, a depender do material é claro. Indicamos que ele seja usado principalmente em lugares fechados, pois, conseguem dar um efeito dramático super legal e aproximar a atenção do telespectador para um ponto focal.

Fundo vermelho

Uma variação interessante de fundo para vídeo, mas que não costuma ser usada com frequência já que o vermelho é uma cor bastante encontrada nos tons de pele das pessoas, mas se bem usado, esse fundo para vídeo pode garantir um resultado super legal e criativo.

Como usar?

Nesse caso, o fundo para vídeo vermelho é uma variação de cor do Chroma Key, e nesse tom, ele costuma ser bastante usado para demonstrar produtos ou dar um foco maior em cenas que possuem muitos elementos nas cores verde e azul. Nesse caso, recomendamos que você use o fundo vermelho para vídeo com uma iluminação mais sólida e chapada, senão o fundo pode ficar estourado demais.

O fundo para vídeos é uma técnica bastante usada nas telinhas do cinema, principalmente o Chroma Key, mas não só nos filmes de Hollywood que ele costuma ser usado. Você também pode encontrá-los em:

  • Programas de previsão do tempo
  • Séries. Principalmente as que possuem bastante efeito especial
  • Em bancas de jornais ou programas do tipo
  • Canais no Youtube
  • Em vídeo aulas

Nossa dica para você que quer investir em um fundo para vídeo é observar bastante as suas necessidades e saber escolher a cor certa para o seu tipo de vídeo. 

Além disso, é preciso manjar um pouco de programas de edição, pois algum será necessário na hora de modelar o fundo do vídeo de acordo com o que você planejou. Nesse caso, você pode usar programas como:

  • Adobe After Effects
  • Adobe Photoshop
  • Sony Vegas
  • Final Cut

Lembre-se que possuir um espaço adequado para utilização do fundo para vídeo também é indispensável, observando sempre a iluminação, que não pode ser muito exagerada nem muito escuro.

Seguindo essas dicas antes de escolher um fundo para vídeo, seu conteúdo ficará ainda mais dinâmico, profissional e criativo, ou seja, só sucesso!

Quais as vantagens do fundo para vídeo?

Como já citamos no tópico anterior, através do fundo para vídeo você consegue dar a cara que quiser para o seu conteúdo, isso é uma das principais vantagens desse recurso, mas não é  só isso, ein?

  • Dar destaque ao seu produto:

Por se tratar de um recurso que permite editar o fundo para vídeo como você preferir, você pode abusar da criatividade na hora de vender seu infoproduto, como por exemplo, fazer uma edição que consiga destacar ele na tela e dar mais visibilidade para quem está assistindo.

  1. Conquistar e aumentar a taxa de conversão do seu conteúdo:
    1. Isso mesmo que você leu! A depender do seu conteúdo, o fundo para vídeo se torna um recurso indispensável na hora de apresentá-lo, ainda mais quando estamos falando de um conteúdo educacional onde você pode usar o recurso visual para deixar sua aula mais dinâmica e conseguir oferecer um diferencial super legal para sua audiência.
  1. Agregue valor ao seu conteúdo:
    1. Com investimento em produção, você consegue oferecer ainda mais qualidade para sua audiência e se destacar por isso! Além de ser super favorável para quem estiver acompanhando seu conteúdo, você ainda consegue entregar valor para sua audiência a partir de um conteúdo profissional.

Além dessas vantagens que citamos, você sabia que cientificamente falando, nós humanos, costumamos ser mais atraídos por movimentos? Segundo dados retirados de um pesquisa feita por Ricardo Franco Lima, para Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde ele apresenta uma situação superinteressante, veja: “A atenção involuntária é suscitada pelas características dos estímulos, ou seja, ocorre diante de eventos inesperados no ambiente e o indivíduo não é agente de escolha da sua atenção. Algumas características dos estímulos que “chamam” nossa atenção são: intensidade, tamanho, cor, novidade, movimento, incongruência e a repetição (Brasil, 1984)

Essa informações reforçam ainda mais os dados de um estudo realizada pela Vid Mob: “Se tivesse que resumir num único fator, seria o vídeo como conteúdo/formato rei”. Além disso, os estudo ainda revelou que “anúncios em vídeo geram uma taxa de compra cerca de 48% maior em comparação a peças estáticas.”

Ou seja, não fique parado e comece a investir em equipamentos que te possibilitem oferecer um conteúdo profissional e diferenciado para sua audiência. E se quiser dicas além dessas, temos esse outro artigo que vai te ajudar também!

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.