Dicas para produzir um cenário de Youtube e alavancar sua carreira

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

cenário-youtube-lastlink
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

A escalada de um youtuber, do início até o estrelato, passa por muitos momentos e necessita de investimentos. Por mais que a carreira na internet tenha fatos que beneficiam este caminho, como a facilidade de abrir um canal por conta própria e ser seu próprio produtor, diretor e gestor, há alguns investimentos que podemos fazer para cruzarmos a linha entre o amador e o profissional.

Hoje vamos apresentar a você a importância de um bom cenário de Youtube para sua carreira. Fique conosco e aguarde: no fim do texto temos uma surpresa. 😉

Para começar: qual é seu conteúdo? Qual mensagem você quer passar?

Por mais que a força de muitos youtubers esteja na espontaneidade e na naturalidade das produções, que aproximam o público de quem está do lado de lá da tela, é importante também pensar no conteúdo que se está produzindo.

Por exemplo: se você produz conteúdos de beleza, seu público provavelmente irá se atrair por uma estética antenada com as tendências atuais, que entregue beleza e preocupação com o ambiente.

Se você produz, por outro lado, conteúdo direcionado a áreas como educação, é importante mostrar, com elementos visuais, que você está inserido no universo da pesquisa, do estudo e do conhecimento. Isso pode parecer complexo, à primeira vista, mas quando falamos de conteúdos visuais, a diferença mora nos detalhes.

O primeiro passo, portanto, é pensar nisso: qual conteúdo você faz? Como você quer se apresentar? Quem é seu público, e o que ele espera? Tendo isso resolvido, é mais fácil pensar em qual tipo de conteúdo você vai produzir.

Ok, sei qual é minha mensagem. Como transmiti-la para meu público?

Antes de fazer, é sempre importante observar. Pense um pouco: quem são os youtubers em quem você se inspira, ou aqueles com os quais você gostaria de fazer parceria? Quem você tem como referência?

Dê uma volta pelos canais dos youtubers que você admira, e observe como eles trabalham o cenário ao redor deles. É provável que você encontre elementos que comunicam um pouco da mensagem que eles querem passar. Isso, obviamente, não significa que você deva copiar, fazer igualzinho a eles. Afinal de contas, você é original e sua produção tem diferencial, certo? O caminho, portanto, é observar como os produtores de conteúdo utilizam símbolos e detalhes para reforçar o que eles falam e a mensagem que passam em seus vídeos, e pensar em como você pode reproduzir isso em seus conteúdos.

Ainda não está claro? Ok, vamos pensar em exemplos!

Alguns exemplos para clarear suas ideias

Vamos supor que você é um youtuber que adora livros, e tem um canal para fazer resumos, resenhas e dar dicas dos livros que você gosta. É natural que seu público espere que você esteja imerso no universo da literatura e da leitura, certo? Neste contexto, você pode passar essa informação para quem está te assistindo se cercando de…. livros! Pode ser uma estante posicionada atrás de você, enquadrada pela sua câmera, com os exemplares mais bonitos e as edições mais chamativas que você tem, enchendo as prateleiras. Alguns elementos de decoração, como suportes divertidos para os livros, ou personagens e miniaturas, podem ajudar a compor o ambiente.

Em um outro contexto, caso você seja um criador de conteúdo na área de beleza, é muito interessante que seu público te veja no lugar em que você se arruma. Uma penteadeira bonita, com suas maquiagens e produtos dispostos de forma discreta, porém presente, podem passar para o espectador a impressão de que ele está ali com você, no momento em que você cuida da sua beleza, testa produtos e realiza suas criações. Criar um ambiente intimista pode ajudar nisso, para que seu público se identifique e sinta que está realmente ali com você, partilhando esses momentos.

Se você for, por exemplo, um youtuber de jogos, seu cenário já deve ser diferente: criar uma ambientação com luzes seu quarto, adquirir uma boa cadeira gamer, investir em acessórios para o computador que também sejam chamativos e interessantes, com leds coloridos… tudo isso com certeza vai contribuir para que seu público se interesse por seu vídeo e entenda um pouco mais sobre sua personalidade só de observar seus vídeos, antes mesmo de você dizer alguma coisa.

Aspectos técnicos

Falamos sobre aspectos da decoração, mas há outra questão muito importante quando pensamos em um bom cenário de vídeos para YouTube: os aspectos técnicos. Não adianta ter vários elementos em seu cenário, se seu público não consegue te ouvir bem ou te ver bem, certo? Boa luz e boa acústica também fazem parte da criação de um bom cenário para seus vídeos, portanto é importante que você se ligue nas dicas a seguir.

Invista em uma boa captação de som, mesmo sem aparelhos profissionais. Se você já tem um ambiente isolado em sua casa, no qual você consegue falar e ser ouvido sem maiores problemas, ótimo. Se não for o caso, é recomendável que você invista no isolamento acústico do seu espaço. Você pode contratar uma empresa para fazer isso, ou procurar na internet vídeos que te ensinam a isolar acusticamente seu ambiente. Mão na massa! Produção de conteúdo também é ralação, certo?

Além disso, investir em um microfone razoável, para que sua voz chegue limpa para seus seguidores, também é importante e pode ser a diferença entre um resultado amador e um resultado profissional.

A luz também é um aspecto bem importante na produção de bons vídeos. Para que todo seu esforço na decoração e na construção do seu vídeo seja recompensado, seu público precisa te ver. E nesse sentido, acessórios simples e acessíveis, como as ring lights, podem te ajudar muito. Se você quiser investir ainda mais, há luzes profissionais que podem ser utilizadas. Lembre-se, sempre, de utilizar algo compatível com o tamanho do seu espaço, para que a imagem não fique excessivamente iluminada, e nem muito escura.

Resultados de um bom cenário para youtube

O meio da produção de conteúdo é muito visado atualmente, e há muitas pessoas tentando a carreira nesse espaço. Por isso, é importante investir, como você puder, e prestar atenção aos detalhes que comentamos neste post. Um bom cenário de youtube, construído com atenção e profissionalismo, transmite credibilidade para o público, que se identifica com os elementos presentes no vídeo, e recebe um conteúdo com som e imagem de qualidade.

Ao produzir um bom cenário, as chances de você manter a fidelidade de seu público é maior. Dessa maneira, é mais provável que você consiga chegar nas tão faladas 4 mil horas de reprodução e monetizar seus vídeos. Caso você já esteja lá, continuar investindo no cenário para youtube pode te ajudar a aumentar ainda mais a monetização de seu vídeo, com o aumento do seu público.

Quer saber como atrair ainda mais público e retorno financeiro?

Em nosso blog, você descobre como capitalizar todo seu esforço enquanto criador de conteúdo, e ter o retorno financeiro desejado com sua carreira. E com a nossa plataforma, você tem todo o suporte necessário para criar uma fonte própria para monetizar seu conteúdo.

E como prometido, aqui está sua surpresa: desenvolvemos um guia que te ensina, passo a passo, as melhores práticas para monetizar suas redes sociais. Clique aqui para acessar agora, faça o download e descubra como podemos te ajudar em sua carreira!

E aí, gostou do post? Fique ligado para mais dicas e conteúdos especialmente feitos para você!

Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM [email protected] NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM [email protected] NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!