Como funciona o Telegram

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

como-funciona-o-telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O mais popular, como se sabe, é o Whatsapp. 

Mas o Telegram, de origem russa, tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros. Especialmente por conta de suas diversas funcionalidades. 

Com ele, você pode enviar mensagens de texto, vídeos, fotos, imagens, figurinhas e arquivos como doc e pdf, protegidos por criptografia.

Uma das mais apreciadas é a de armazenamento em nuvem. Com esse recurso, é possível compartilhar arquivos e mídias de tamanhos maiores. 

Isso certamente torna o Telegram muito atrativo para criadores de conteúdo, empreendedores e empresas dos mais diversos níveis.

O Telegram oferece, por exemplo, a possibilidade de criação de canais e grupos privados ou públicos. Ou seja, o aplicativo oferece ambientes controlados no qual os administradores possuem diversas formas de controle.

Nesse artigo, vamos tratar desse e de outros temas sobre o Telegram. Vamos nessa?  

Índice

Como surgiu o Telegram?

O aplicativo de mensagens foi criado pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov e lançado em 2013. Antes dessa empreitada, os dois já se destacavam no país que levou o primeiro homem, Yuri Gagarin, e a primeira mulher, Valentina Tereshkova, ao espaço.

Eles eram responsáveis pelo VKontakte, uma espécie de “Facebook da Rússia”, muito popular por lá e que pode ser acessado em mais de 80 línguas.

Os irmãos Durov venderam, em 2014, o que lhes cabia como donos do VK e passaram a se dedicar totalmente ao Telegram.

A sede da empresa global se encontra atualmente em Dubai, cidade dos Emirados Árabes conhecida por abrigar grandes corporações e empresários milionários e bilionários. Inclusive, Dubai vai sediar a próxima Copa do Mundo Fifa de Futebol, em 2022.

Como funciona o Telegram ?

O Telegram é um aplicativo cujas mensagens são armazenadas na nuvem, ou seja, nos servidores da empresa. Como a sincronização é contínua, é possível ter acesso a elas em qualquer dispositivo, como celular, computador ou tablet, ao mesmo tempo.

O Telegram permite a troca de mensagens de áudio, texto, vídeos, fotos e arquivos de até 2 GB em conversas individuais ou nos grupos – que, aliás, podem receber até 200 mil membros! Vamos falar mais deles à frente.

Devido a esse suporte à nuvem e às opções de gerenciamento de cache, o aplicativo não ocupa muito espaço na memória do celular.

Um recurso bem interessante para quem não gosta de enviar mensagens com erros de digitação ou de português é a possibilidade de editá-las em até 48 horas.

Também é possível excluir imediatamente ou programar a exclusão de mensagens em 24 horas ou em uma semana. Isso inclui também aquelas enviadas em grupos e canais.

O aplicativo possui editor de fotos e plataforma aberta de stickers e oferece pesquisas de GIFs animados.  

O Telegram disponibiliza para desenvolvedores independentes acesso a APIs.

Organização conversas no Telegram e importação de históricos

O Telegram permite ao usuário a organização das mensagens, enviadas e recebidas, em pastas personalizadas. Isso inclui também aquelas compartilhadas em grupos e canais.

Se o seu dia vai ser corrido ou por algum outro motivo qualquer você quer deixar programada alguma mensagem, antes de entrar numa rotina agitada e evitar o esquecimento, o Telegram te dá opção de deixá-la escrita e agendada para seu interlocutor.

Há a opção de escrever uma mensagem e enviá-la mais tarde, via agendamento, quando o interlocutor estiver online.

Quer abandonar o WhatsApp em definitivo e passar a usar o Telegram? Bom, caso queira fazer isso, o aplicativo facilita sua vida permitindo a importação do histórico de mensagens e arquivos do Zap.

Como adicionar membros a um grupo do Telegram

A inclusão de membros em grupos no Telegram é feita selecionando entre pessoas da lista contatos do aplicativo ou pesquisando por nomes de usuários. 

Se você usa o iOS, pode enviar os convites  via mensagens SMS ou usando links que são enviados por e-mail, WhatsApp, Facebook etc. No Android, clique em “Convidar Amigos”.

Para enviar links de convite, siga a sequência: Info do Grupo > Adicionar Membros > Convidar via link. Todo mundo que tem o Telegram instalado pode entrar no grupo ao clicar no link.

Quais as principais diferenças entre o WhatsApp e o Telegram?

O WhatsApp segue no topo da preferência dos usuários, aqui no Brasil. Mas, pouco a pouco, muita gente ou tem usado os dois aplicativos ou aderido de vez ao Telegram.

Acontece também que o Telegram oferece muito mais funcionalidades do que o zap. Por exemplo, com o WhatsApp você precisa estar conectado a um smartphone para receber e mandar mensagens para outras plataformas. Já com o Telegram, você consegue manter as atividades nas versões web e tablet.

Com isso, caso haja algum problema com seu celular – como descarregamento da bateria, visor quebrado -, você pode continuar a usar o Telegram normalmente.

Mas antes é preciso que você se logue uma vez com o smartphone para permanecer conectado ao navegador, tablet ou na versão desktop do Telegram.

Ao interagir com outras pessoas usando o WhatsApp em grupos e canais de transmissão, seu número fica visível. Com o Telegram isso não acontece quando você está em ambientes virtuais coletivos.

Como funcionam os grupos no Telegram

Para quem possui um grande número de seguidores ou quer ampliar esse número, o uso dos grupos do Telegram é mais que indicado. Neles é possível reunir até 200 mil integrantes.

Para criar grupos no aplicativo, selecione a opção “Novo” (no Android é representada por um lápis e no iOS por um ícone de papel e lápis). Depois, clique em “Novo Grupo”.

Assim que o Telegram mostrar a sua lista de contatos, selecione as pessoas e perfis que vão entrar no grupo.

Como iniciar um chat de voz no grupo do Telegram

No menu do grupo que você administra clique nos três pontinhos e siga as instruções. 

O administrador pode controlar o volume de áudio dos participantes, ajustando o microfone de cada um. Outra coisa bem interessante ligada a essa função é que o Telegram permite a  supressão de ruídos nos chats de voz – o que torna as falas dos participantes mais claras e limpas. 

Importante destacar que no modo “somente voz” o  número de participantes é ilimitado. Já o de vídeo, a participação se limita a até 30 pessoas.

Como funcionam as videochamadas em grupos do Telegram

O Telegram permite aos usuários ativar a câmera ou compartilhar a tela durante um Chat de Voz nos grupos. A funcionalidade pode ser utilizada em computadores, celulares e tablets.

Para transformar instantaneamente os chats de voz dos grupos em videochamadas, basta clicar no botão da câmera para ativar o vídeo – que, por sua vez, pode ser deixado em tela cheia e fixado.

No final de agosto, o Telegram anunciou mais uma novidade: a possibilidade de se realizar transmissões ao vivo em canais ou em chat de vídeo em grupos com número ilimitado de espectadores. A empresa classifica essa funcionalidade como “ter seu próprio canal de TV (…), em no seu bolso”.

Para acionar essa função nos grupos que você administra, clique em “Chat de Vídeo”. Em canais, toque em “Transmissão ao vivo”.

Quem assiste a suas transmissões pode recorrer ao recurso de “levantar a mão” a fim de se manifestar durante a live.

Como adicionar administradores em grupo do Telegram

Para quem possui muitos seguidores é imprescindível contar com outras pessoas para ajudar com as demandas do grupo. Com o Telegram, é possível não só adicionar administradores como definir níveis de função para eles.

Se você usa o sistema operacional iOS, abra o grupo no aplicativo e clique na foto do canto superior direito, na parte de “Info do Grupo”. Depois vá em “Editar” e, depois, em “Administradores”.

No Android, selecione o nome do cabeçalho. Em seguida, toque no “Info do Grupo”, depois no ícone de lápis que fica no canto superior direito e, por fim, em “Administradores”.

Também é possível realizar o mesmo procedimento no Telegram Desktop. Basta abrir o grupo, clicar em ‘…’ . no canto superior direito, e seguir a sequência “Gerenciar grupo” > “Administradores”.

Conheça recursos do Telegram para grupos

Edição ou exclusão de mensagens

Você pode, com esse recurso, editar ou excluir mensagens enviadas para todos os membros.  

Acesso a mensagens por meio de diferentes dispositivos

As mensagens enviadas via Telegram podem ser acessadas em diferentes dispositivos (smartphone, celular e tablet), independente de você estar logado no celular – como acontece com o WhatsApp.

Mensagens filtradas por autor

Se houver a necessidade de buscar por mensagens específicas publicadas por um só usuário, o Telegram dispõe de filtro que facilita essa pesquisa.

Silenciamento de notificações 

O Telegram te dá a opção de receber apenas notificações que mencionem você ou respondam a alguma mensagem sua. É uma boa opção para quem precisa se desligar um pouco do grupo.

Mensagens fixas no topo do chat do grupo

Se precisar pôr em destaque alguma mensagem, aviso, informações importantes, o Telegram permite que o dono ou administradores do grupo fixem esses informes. Eles ficam fixados na parte superior do chat.

Poder de moderação para administradores cuidarem de mensagens

Como dono do canal, o Telegram te dá poderes para definir  privilégios aos administradores que você convida. A eles, você pode conceder permissão para apagar mensagens em massa, controlar a entrada de participantes e fixar mensagens.

Conversas apenas entre administradores

O Telegram autoriza o dono do grupo e os administradores a definir permissões padrões automáticas. Isso impede que os membros publiquem mensagens sensíveis. O aplicativo também permite conversas entre os administradores do grupo. Os outros participantes conseguem até testemunhar o diálogo, mas não podem participar.

Envio e recebimento de arquivos

Nos grupos, é possível enviar e receber arquivos com até 2 GB de tamanho cada.  O acesso pode ser feito a partir de qualquer dispositivo (celular, computador e tablet).

Criação de bots personalizados

Os bots são inteligências artificiais com as quais é possível realizar diversas ações automáticas dentro de grupos do Telegram.

Para mais informações sobre bots do Telegram, acesse este link.

Como usar o Telegram em ações de marketing digital

Produzido basicamente em ambientes online, a exemplo de aplicativos de mensagens, blogs, sites, landing pages e redes sociais, o marketing digital é peça fundamental para criadores de conteúdo, empreendedores e empresas.

E o Telegram é um grande aliado de quem quer e precisa se aproximar mais do público, de obter mais seguidores e vendas, por meio desse instrumento de comunicação.

Como ganhar dinheiro em grupos do Telegram

Divulgação de serviços e produtos

Se você não tiver um grupo próprio e deseja, mesmo assim, divulgar serviços e produtos, um caminho é tentar entrar em alguns e realizar pesquisas.

E como? Digite palavras-chaves relacionadas aos serviços, produtos ou conteúdos que você trabalha. Ao constatar que o ambiente é propício, você pode começar a soltar links e mensagens sobre o que faz.

Divulgação de programas de afiliados

Diversas empresas oferecem comissões para pessoas ou outras empresas realizarem vendas de produtos e serviços. Para isso, é preciso se cadastrar para poder obter links personalizados. Se alguém efetua uma compra depois de clicar nesse link, a empresa repassa uma porcentagem da venda.

Como funciona um canal do Telegram

Os canais do Telegram funcionam como ferramentas de transmissão pública de mensagens destinadas para um grande número de usuários. Um canal suporta um número ilimitado de inscritos.

Ao postar em um canal, a mensagem será identificada com o nome dele e não de quem postou. Assim como nos grupos, se você for o criador de um canal, pode convidar outras pessoas para te auxiliar na administração do canal.

Os novos inscritos têm acesso ao histórico completo de mensagens do canal logo quando entram. Isso facilita a familiarização com o que é postado e discutido no local.

Conheça a diferença entre canais públicos e privados

Qualquer pessoa pode encontrar os canais públicos, fazendo uma busca pelo Telegram. Eles carregam sempre um nome de usuário.

Já nos canais privados, você pode entrar se for adicionado pelo criador ou se conseguir um link de convite.

O Telegram adverte que “os canais privados com links disponíveis publicamente serão tratados da mesma forma que canais públicos, se houver disputas de conteúdo”.

O que o criador e os administradores podem fazer no canal?

Um criador de canal pode publicar e apagar mensagens, adicionar pessoas, remover inscritos, alterar o nome, a imagem de perfil e link do canal, e apagá-lo definitivamente.

O criador tem o direito de adicionar e remover administradores. Confira aqui os direitos de administrador .

Da mesma forma que acontece nos grupos, quando uma mensagem é apagada de um canal, ela deixa de aparecer para todos.

Como adicionar pessoas ao canal do Telegram?

Os criadores podem convidar as primeiras 200 pessoas. Caso seu canal seja público, ele terá um nome de usuário e um link. Por exemplo: t.me/TelegramBR,. Esse link pode ser publicado em diversos lugares, a exemplo de redes sociais, grupos e canais privados.

É recomendável não mandar links para gente que você conheça. Pois se te denunciarem, você pode sofrer punições.

Contador de visualizações em canal do Telegram

As postagens do canal possuem, cada uma, um contador de visualizações. Inclusive, é possível saber o número de visualizações de mensagens encaminhadas, pois elas estão incluídas no contador total. 

Algumas observações: o Telegram informa que esses números são apenas aproximados. “Não queremos manter um registro de tudo que você já viu”, diz a empresa. Depois de mais ou menos quatro dias, o aplicativo “esquece” que você viu uma postagem e começa a contá-la quando você abri-la outra vez.

“Por esse motivo, você pode ver várias visualizações nas postagens em um canal privado no qual você é o único inscrito”, explica o Telegram.

Como saber quem postou uma mensagem?

Como dono do canal, você tem direito a ativar as assinaturas de administrador que os usuários podem ver ao lado dos contadores de visualizações. As assinaturas expõem somente o nome do administrador e nenhum link é adicionado para o perfil deles.

Em caso de as assinaturas estiverem desativadas, os usuários não vão saber se uma mensagem foi postada pelo criador ou por um dos administradores.

Adicione um grupo grupo de conversa ao canal

Ao adicionar um grupo de conversa ao canal, as pessoas inscritas passam a visualizar um botão de comentários em cada postagem realizada no canal.

Os comentários aparecem em tópicos aos quais estão relacionados e também seguem para o grupo de conversa para que todos fiquem informados. Isso também facilita o acompanhamento dos administradores.

Também é possível usar bots para incluir botões às postagens.

Conheça o Lastlink Telegram

O Lastlink Telegram é um canal que facilita a vida dos criadores de conteúdo. Com ele, você pode monetizar suas atividades de criação, consultoria, mentoria e dicas personalizadas de forma automática, e com liberdade para interagir com milhares de membros.

Para ter acesso ao canal, o usuário precisa adicionar em seu grupo privado o @Lastlink_bot e configurá-lo como administrador do grupo.

Com o Lastlink Telegram, você consegue reunir todos os seus seguidores de maneira próxima e permanente. A sua entrega de conteúdos fica mais organizada e diversa, visto que você vai poder fazer isso em diferentes formatos: vídeos, fotos, enquetes, arquivos, pesquisas e links clicáveis.

E reforçando: uma das grandes vantagens de se trabalhar com grupo privado no Telegram é que você pode atingir até 200 mil seguidores.

Requisitos necessários para acesso ao Lastlink Telegram

Número de celular válido

Conta no Telegram válida

Dispositivo com aplicativo Telegram válido

Como criar um canal Lastlink Telegram

1 – Acesse e/ou crie seu Dashboard da Lastlink e clique em “Criar comunidade”

2 – Adicione um nome e um segmento para sua comunidade

3 – Na etapa de canais a serem utilizados, selecione o Telegram

4 – Adicione seu número de telefone cadastrado em sua conta no aplicativo Telegram

Como criar um grupo e usar o bot da Lastlink

1 – Em seu aplicativo Telegram, crie um “Novo Grupo”, certificando-se de que é um grupo privado;

2 – Durante a criação, na lista de usuários a serem adicionados, pesquise por “lastlink_bot” e adicione ao grupo (este é o nosso bot, é ele quem vai realizar todo o trabalho de automação de entrada e saída de assinantes do seu grupo);

3 – Finalize as informações do grupo e clique em “Criar”;

4 – Adicione o Lastlink_bot como ADM do seu grupo, e dê ao BOT todas as permissões disponíveis.

Pronto! Agora é só acessar o site da Lastlink, criar o seu canal e começar a vender!

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.