Aprenda agora como gravar um podcast na prática

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

como-gravar-podcast-lastlink

Segundo o ditado, “quem tem boca, fala o que quer”, e é por isso que nós estamos aqui para te falar que se você está querendo gravar um podcast e colocar a boca no trombone (no bom sentido) e tirar do papel seu tão sonhado projeto, você está no lugar certo! Por aqui, produtor de conteúdo tem vez e voz (e muitas dicas bacanas) para incrementar ideias, rechear suas redes sociais e muitos mais!

E como você já deve ter percebido, o papo de hoje é para aqueles que gostam de falar, mas ainda não sabem muito bem por onde começar. Pode ficar tranquilo que esse artigo vai ser o guia que faltava para você aprender definitivamente  como gravar um podcast do jeito mais simples possível. Então vamos ao que interessa, certo? 

Passo a passo como gravar um podcast

Agora que você já tirou seu projeto do papel, chegou a hora dele ganhar vida, isso depende de vários fatores e o principal deles é ter um planejamento estratégico para o conteúdo que você pretende abordar no seu podcast. 

É isso mesmo que você leu, caro amigo, atualmente os podcasts  vem sendo usados como estratégias de marketing para muitas empresas e produtores de conteúdo, então antes de começar a gravar seu podcast, faça um roteiro com tudo que vai acontecer no seu programa, é muito importante que nessa etapa tudo esteja alinhado e cronometrado seguindo seu roteiro estratégico. Afinal de contas, o roteiro será a alma do seu podcast, o que dará personalidade a ele.

Agora temos um roteiro, para começar a gravar?

  • Passo 1: Se você não tiver acesso a um estúdio de som profissional, você precisa ter um local super reservado e longe de ruídos, porque isso vai interferir no resultado final da qualidade do seu podcast.
  • Passo 2: Tenha equipamentos adequados para captação de áudio, nós recomendamos dar uma lida nesse artigo que preparamos com algumas opções de  microfones para gravar podcast,  
  • Passo 3: Podcast gravado, chegou a hora de ouvir e editar todo seu conteúdo! Talvez essa parte seja mais trabalhosa, porque envolve muita atenção e domínio de alguns aplicativos, mas fique tranquilo que a seguir, nós separamos 3 excelentes opções gratuitas e fáceis de usar.

3 Aplicativos para gravar e editar podcast

Os Podcast estão cada dia mais fazendo parte da rotina das pessoas, como bem explicamos nesse artigo com o PASSO A PASSO COMO FAZER SEU PODCAST, com dados e pesquisar super legais do quanto esse novo instrumento de comunicação vem sendo usado e consumido no Brasil e no mundo.

A partir dessa crescente que o mercado dos aplicativos vem olhando com mais atenção para o mundo dos podcasts, isso porque, essa modalidade de produzir conteúdo exige algumas especificidades para acontecer. Como por exemplo, uma landing page para depositar seu conteúdo de áudio e divulgá-lo. Os chamados agregadores de podcast.

A verdade é que agora você pode recorrer a vários sites e aplicativos que vão te auxiliar em todas as etapas da produção do seu podcast: gravar, editar e postar. Dentre algumas opções no mercado, nos destacamos as seguintes:

ANCHOR

Com certeza não poderíamos deixar esse aplicativo de fora da lista, porque além de ser gratuito, ele ainda é um dos mais usados no mundo dos podcasts.

Esse aplicativo é compatível com smartphones Android e IOS, isso mesmo, com o ANCHOR, você pode gravar seu podcast pelo celular, é muito prático, né? O aplicativo permite que você: grave episódio do seu podcast, crie um feed RSS que em inglês significa “Rich Site Summary ou Really Simple Syndication”, ou seja, um distribuidor de conteúdo, além disso, você vai poder editar capítulos de acordo com a sua vontade e como melhor se encaixar no seu feed RSS e distribuir os seus programas através dos sites agregadores (que vamos explicar mais a frente o que é isso)

E para quem pretende publicar seu podcast através do Spotify, o ANCHOR possui uma ferramenta que permite com que você inclua faixas de músicas (que estão no Spotify) no seu podcast. Muito legal, né?

Zoom

Isso mesmo que você leu, o Zoom, aquele aplicativo que normalmente é usado para realizar as famosas chamadas de vídeos, também vem sendo bastante usado por produtores de conteúdo para gravar episódios de podcasts.

Esse aplicativo também pode ser usado pelo celular é é compatível com a maioria dos sistemas operacionais, além de possuir uma versão gratuita, que não deixa nada a desejar, um ponto importante é que você pode ter  até 40 pessoas e que  o tempo de fala é muito grande, então fique tranquilo quanto a isso, tá?

Além disso, com o Zoom, seu convidado não precisará criar uma conta para participar de uma entrevista, por exemplo, o que facilita bastante na dinâmica de um podcast que funciona com bastantes convidados. 

A qualidade do áudio não é das melhores em comparação a alguns outros aplicativos, mas em compensação, se as pessoas que estiverem participando do podcast estiverem usando um microfone de lapela, por exemplo, essa questão já está resolvida. Mas o ponto positivo aqui, é que o aplicativo possui algumas ferramentas que te ajudam a melhorar a qualidade do áudio durante a gravação do seu podcast.

Audacity

Agora estamos falando de uma plataforma própria para produção de conteúdo relacionado ao áudio, essa plataforma é mais direcionada para produções um pouco mais profissionais, mas isso não significa que iniciantes não podem se aventurar nela, hein?

A vantagem é que com o  Audacity além de gravar, você também vai poder editar seus podcast, porque esse programa tem várias ferramentas interessantes como tirar ruído do áudio, conseguir aplicar efeitos sonoros, faixas musicais e muitos mais!

E o principal de tudo é que ele é gratuito, de fácil usabilidade, pois, o programa é bastante intuitivo e funciona muito bem em vários sistemas operacionais.

Depois de pegar essa dica super legal de aplicativos para gravar e editar seu podcast, chegou a hora de saber onde postar, vamos lá?

Leia isso antes de postar seu podcast

Talvez essa seja uma das partes que mais preocupam os aspirantes a criadores de conteúdo que não possuem tanta familiaridade com essa parte mais operacional da coisa, mas saiba que antes de colocar seu podcast no ar você precisa:

  • ESCOLHER UM SERVIÇO DE HOSPEDAGEM

Nessa parte você precisa pesquisar muito bem onde seu podcast ficará no ar quando for postado, ou você também pode criar uma página na web para que seu conteúdo seja assistido diretamente no site sem precisar necessariamente de um serviço específico. Caso você use alguma plataforma para hospedar seu podcast, observe  os seguintes pontos antes: termos de uso, capacidade de armazenamento, termos de adesão, migração para outra plataforma e claro, o valor a ser pago. A maioria deles cobra em dólar.

Separamos alguns serviços de hospedagem gratuita para você:

Alguns hospedeiros gratuitos e compatíveis, segundo o Spotify, são:

  • Anchor;
  • Audioboom;
  • Backtracks;
  • Blubrry;
  • Buzzsprout;
  • Castos;
  • Fireside;
  • Libsyn;
  • Omny Studio;
  • Pinecast
  •  
  • TER UM FEED BEM CONFIGURADO

Para quem não sabe, Feed RSS significa “Rich Site Syndication” (como já explicamos mais acima) e se encontra em formato XML (de modo muito simples, é um formato de documento que serve para troca e circulação de informações na internet). O Feed RSS, vai funcionar como um script do seu podcast, onde vão constar TODAS AS INFORMAÇÕES BÁSICAS sobre o seu projeto, desde do nome a ordem em que seus episódios irão aparecer. Por isso, é importante configurá-lo muito bem para que tudo funcione de maneira harmônica. 

O nosso papo de hoje foi do alto em bom som para aqueles produtores de conteúdo que buscam embarcar no incrível mundo dos poucos, essa modalidade de produzir conteúdo que já conquistou os brasileiros. De acordo com um estudo feito pela Podpesquisa, atualmente já são cerca de 34,6 milhões de ouvintes de podcast no Brasil.

Então se liga nessas dicas de como gravar um podcast e arrase no seu conteúdo!

Agora conta pra gente por onde você costuma ouvir podcast?

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.