Vender no Instagram: como usar conteúdo exclusivo para este fim?

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

vender no instagram

Que o Instagram já deixou de ser uma rede social somente para relacionamento, nós já sabemos! Mas, para reafirmarmos isso, recursos próprios da plataforma podem ser utilizados para venda, como a publicação de conteúdos exclusivos. Com isso, a rede ampliou formatos de venda e isso já está sendo bem explorado por empresas e digital influencers de vários segmentos.

Então se você quer saber como faturar com conteúdo exlcusivo nas redes sociais, leia esse artigo até o final. A gente até aproveitou para falar sobre por que o Instagram precisa ser encarado pelo seu Marketing como uma ferramenta importante para vendas. Vamos lá?

Dá mesmo para vender no Instagram?

Sim!

Isso é verdade, principalmente, pelo fato de ele já ter ultrapassado a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, sendo que 500 milhões deles estão ativos diariamente pelos stories, não podemos desconsiderar o potencial dessa rede como ferramenta de venda para sua empresa.

O que é mais importante destacarmos é que essa rede social tem multifunções que foram feitas para quem quer vender e, comunicando-se adequadamente com o seu seguidor, é possível transformá-lo em cliente.

Como funciona o recurso de exclusividade de conteúdo no Instagram?

Esse recurso é liberado para qualquer conta e se resume na seleção de seguidores específicos para verem suas publicações nos stories (vídeos, fotos e transmissões ao vivo). Então, você pode configurar uma lista de pessoas para que somente elas possam ver aqueles stories que você quiser restringir.

Inicialmente, as pessoas usavam para que amigos mais próximos pudessem ver determinados stories publicados, mas esse recurso já foi descoberto por empresas e empreendedores que já o estão usando com a finalidade de vender mais e fidelizar clientes.

Como configurar a lista exclusiva no Instagram?

O processo é simples e vamos descrever em passos para você:

Passo 1: clique no ícone para acessar o seu perfil.

Passo 2: clique no ícone de menu, que fica no canto superior direito da tela.

Passo 3: encontre a opção “Melhores Amigos” e clique nela para configurar.

Pronto, nesta tela, você terá duas abas: uma com a sua lista de melhores amigos e a outra com as sugestões de seguidores para serem incluídos. Mas, você também conseguirá pesquisar por aqueles que não estão sugeridos.

Para postar algo que é exclusivo para essa lista, basta tirar a foto ou fazer o vídeo no stories e clicar na estrela verde da mesma tela ou então, na próxima tela, depois de clicar em “enviar para”.

Como vender no Instagram com esse recurso?

Pelo pouco que falamos, é possível que você ainda esteja na dúvida sobre como essa estratégia pode gerar dinheiro para você no fim do mês.

Para ficar ainda mais fácil compreender, fizemos uma lista de jeitos para você usar esse método para vender mais. Veja quais são.

1. Ofereça conteúdo exclusivo

Não adianta publicar o mesmo conteúdo nos stories fechados e nos seus stories abertos. Procure ser exclusivo. Evite compartilhar conteúdos que são facilmente encontrados na internet em outros sites. Isso vai fazer com que as pessoas que estão nesse grupo sintam-se seletas e também percebam que estão comprando por algo realmente vantajoso.

2. Faça lançamentos exclusivos

Você pode usar a lista restrita para divulgar produtos novos e/ou exclusivos, como novos cursos, consultorias, funcionalidades do seu produto, entre outros. Ou também, oferecer condições especiais para esse grupo de seguidores. Isso vai dar sentido às pessoas estarem nessa lista.

Você pode explorar esse formato como uma maneira de valorizar aqueles clientes em especial. Ou seja, deixar claro que aquelas condições ou serviços estão sendo disponibilizados por alguma condição de exclusividade. Esse tipo de tratamento transforma a visão de seguidores sobre a sua marca.

Isso ajuda, também, a promover engajamento por essa rede.

3. Cobre pelos conteúdos

Já que você vai disponibilizar conteúdos exclusivos para essa listagem de pessoas, você pode vender cursos ou mentorias por lá também. Funciona como se fosse uma sala de aula, mas virtualmente. Assim, você rentabiliza uma nova fonte de renda para o seu negócio.

Em alguns casos, os influenciadores monetizam essa lista exclusiva por meio de assinatura para que os seguidores permaneçam nela. Mas, atenção: isso requer uma oferta contínua e frequente de conteúdos exclusivos para esse público, para que justifique o pagamento de uma mensalidade para tal.

O que não fazer?

Agora que você já está entendendo o que é o esse recurso de exclusividade no Instagram e como ele vai te ajudar a vender mais, é importante tomar alguns cuidados importantes a partir de quando você opta por criar a sua lista de seguidores especiais.

Podemos citar os mais importantes aqui, que são:

Repetição

Se não há conteúdo frequente, tudo bem não postar todos os dias para esse grupo. O que não vale é ser repetitivo e superficial nas publicações.

Falta de transparência

É interessante deixar claro para as pessoas que estão relacionadas que elas são especiais por estarem ali. Se for um critério importante e claramente definido, explique por que foram selecionados. Isso vai deixá-los com vontade de permanecer nesse seleto grupo de pessoas.

Ingerência

Se você se predispõe a usar a lista restrita do Instagram, seja um bom gestor dela. Especialmente se você está vendendo algo ou a permanência no grupo ou se publicou os critérios para que as pessoas estejam na lista. A desorganização e os erros podem frustrar a experiência de quem está na sua lista de assinantes. Isso pode causar um efeito inverso: insatisfação.

Por fim, podemos concluir que tornou-se algo ainda mais possível vender pelo Instagram, principalmente depois do lançamento da lista de conteúdo exclusivo por stories, que pode ser, inclusive, uma fonte paralela de renda.

Se quiser saber um pouco mais sobre como gerir essa estratégia, monetizar o seu conteúdo e criar uma verdadeira comunidade, visite a página da Lastlink e conheça. Até mais!

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.