Aprenda como fazer isolamento acústico em casa

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

isolamento acustico
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Para o produtor de conteúdo,  entregar uma mídia com qualidade é muito importante, independente de qual seja o formato: vídeo, áudio,foto e etc. Atentar aos processos de pré e pós produção é indispensável e nós sabemos que nessa hora ter os equipamentos certos faz toda diferença. Mesmo que o mercado dos smartphones ofereça aparelhos com uma qualidade incrível, ter uma boa câmera para gravar vídeos no youtube por exemplo pode promover um resultado superior e muito mais satisfatório.

Além dos equipamentos, também precisamos citar a importância do ambiente interno, como cenários e tudo que engloba esse universo. Neste caso, separamos algumas dicas super legais pra você. Nossa conversa de hoje será inteiramente dedicada a falar sobre a importância e como fazer um isolamento acústico em casa. Para você produtor de conteúdo que busca melhorar ainda mais suas entregas e se destacar além da criatividade. 

Bora lá?

O que é isolamento acústico?

O isolamento acústico acontece quando você consegue impedir  que os barulhos ou ruídos de determinado ambiente, se propaguem para outro lugar. Esse método tem objetivo de garantir que as pessoas ao redor não sejam incômodas por sons indesejados e que pessoas que trabalham com produções tanto de áudio, quanto de vídeo, consigam ter um som fidedigno e sem ruídos que não façam parte da sua produção.

Engana-se quem pensa que apenas quem trabalha com produção de conteúdo de áudio precisa investir em ambientes com uma boa acústica. Essa pauta é tão necessária, que até mesmo pessoas que moram em grandes metrópoles como São Paulo, que costumam ser barulhentos, passaram a investir em construções de janelas e paredes que tenham a função de isolamento acústico.

Mas qualquer um pode fazer isso em qualquer cômodo da casa?

Vamos falar mais sobre a seguir. Simbora!

Importância do isolamento acústico

Como já citamos anteriormente, o investimento de isolamento acústico também está diretamente ligado a qualidade de vida, levando em consideração que as cidades estão cada vez mais cheias de poluição sonora. 

E se você é criador de conteúdo esse investimento passar a ter o dobro de importância, porque é a partir de um local com uma excelente acústica que você terá:

  • Conteúdo de áudio e vídeo com excelente qualidade;
  • Poderá entregar conteúdos mais profissionais e com isso vai agregar ainda mais valor e autenticidade ao seu trabalho
  • O trabalho de edição foi otimizado, já que no processo de gravação do conteúdo você conseguiu manter uma excelente qualidade.

Dito isso, você precisa entender que isolamento acústico é diferente de absorção acústica, e nós vamos explicar direitinho o que cada um significa.

No caso da absorção acústica o som é atenuado através de algumas técnicas que vão impedir que o som chegue ao ambiente com uma altura maior do que deveria. Um exemplo disso é aplicar cortinas ou janelas que conseguem diminuir os ruídos mas não impedir totalmente que eles atravessem ambientes. É uma forma de minimizar o barulho.

Já no caso do isolamento acústico, impede totalmente que o som se propague pelos ambientes, isso acontece através de algumas técnicas próprias para isso (que nós vamos explicar daqui a pouquinho). Além de impedir a passagem de som, o isolamento acústico consegue concentrar o som em um único ambiente e deixá-lo o mais limpo possível. 

Ambientes que você pode fazer isolamento acústico

Agora você deve estar se perguntando “onde eu posso ter isolamento acústico na minha casa?” e nós já respondemos que em qualquer lugar que seja possível realizar aplicação dos materiais necessários para conseguir isolar som. 

Mas, somente a título de informação, em 2013, mais precisamente em julho,  entrou em vigor a NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que “Estabelece índices mínimos de isolamento para pisos, paredes, coberturas e fachadas de construções residenciais”, isso quer dizer que por lei, as residências precisam atender um nível de isolamento acústico mínimo para serem consideradas habitações confortáveis.

Mas é claro que nem todo mundo possui condições para isso ou mora em casa que já tem anos que foram construídas, certo? 

Antes de aprender a criar um isolamento acústico em casa, você precisa identificar se o barulho é aéreo ou de impacto. No caso dos ruídos aéreos eles vêm de fora da casa, são: sons de carros, buzinas, vizinhança, publicidades de carros de som e etc. Já os sons de impacto são aqueles que vêm de dentro do ambiente, os barulhos dos eletrodomésticos como aspiradores, liquidificadores ou qualquer outro. Além disso, esse tipo de sim consegue se propagar entre as paredes, teto e chão. Neste caso, é necessário aplicar os materiais certos para impedir a passagem desses danadinhos.

Mas fique tranquilo! QUALQUER AMBIENTE DA SUA CASA PODE RECEBER ISOLAMENTO ACÚSTICO.

E você pode fazer isso por meio de portas, janelas, piso, parede e teto. E nós vamos te ensinar a seguir. Prontos?

Como fazer um isolamento acústico em casa?

Já vamos adiantar que se caso você não tenha muita habilidade com trabalhos manuais e não puder contratar um profissional para realizar esse serviço, essa é a hora de chamar aquele amigo ou parente que está te devendo um favor. Porque talvez você precise de ajuda.

Dito isso, recomendamos que você tenha um ambiente próprio para isso e que ele seja o mais afastado possível das janelas e portas que ficam viradas para rua, porque assim, além de ter menos interferências dos ruídos vindos de fora.

Agora que você já escolheu onde vai ser feito o isolamento, conheça 3 tipos de isolamentos com aplicação de materiais próprios para isolamento e 3 alternativas de isolamento mais acessíveis

  • Drywall

O Drywall é um composto formado por gesso e lã de rocha, que também pode ser substituído por lã de vidro.  Tenho o formato de placa e pode ser adicionado ao teto ou na parede, a maior vantagem é que ele consegue isolar os barulhos que vem da rua e de dentro de casa.

Um dos materiais mais populares quando o assunto é isolamento acústico, porque ele consegue entregar um excelente resultado e um custo acessível. A parte que talvez seja um pouco mais complicada, é que para aplicar o Drywall é necessário mão de obra especializada

  • Manta acrílica

No caso da manta acrílica, você mesmo pode aplicar e é super simples! Por se tratar de um material autoadesivo, você só vai precisar de um pouco de atenção na hora de aplicar, nesse caso talvez seja necessário pedir aquela forcinha para alguém.

Por se tratar de um material um pouco inferior ao Drywall, sua capacidade de isolamento sonora acaba se tornando inferior se formos comparar os dois, mas a depender do local onde ela for aplicada, sua efetividade é de quase 100%. 

A manta acrílica ou manta acústica, pode ser composta por lã de vidro, lã de rocha ou espuma de poliuretano. Todos esses materiais são excelentes isoladores de ruídos. 

  • Espuma isolante

Quem teve a oportunidade de visitar um estúdio de gravação profissional, já deve ter se deparado com aquelas paredes fofinhas, certo? Ela tem um formato bem parecido com as placas de ovos, que inclusive  já foram bastantes usadas como opção alternativa e barata de isoladoras acústicas, mas muitos especialistas não recomendam seu uso por causa da sua baixa efetividade. 

Diferente das espumas isolantes, que garantem um isolamento perfeito, principalmente de dentro pra fora, porque ela é composta de poliuretano, um dos melhores materiais para isolamento acústico.

Para aplicá-la você vai precisar de alguns outros materiais, principalmente os de proteção como máscaras e luvas apropriadas, já que a espuma de isolamento é fixada a partir da aplicação de um spray, mas também pode ser feita com máquinas, mas nesse caso será necessário mão de obra especializada

Agora que você conhece as opções mais profissionais, separamos 3 opções bem mais acessíveis. Veja:

  • Janela antirruído

Uma opção que pode não impedir totalmente a passagem de ruídos externos, mas que com certeza é um opção super acessível e valida!

No caso das Janelas antirruído, você precisa se atentar a espessura dela, os especialistas recomendam que elas tenham no mínimo entre de 8 mm a 24mm, vai depender muito do ambiente que você deseja isolar.

Indica normalmente para pessoas que já vivem em casa silenciosas e pretendem isolar sons vindos de fora. Adicionar cortinas as janelas ampliam ainda mais sua capacidade de absorver ruídos, ein?

  • Aplicar papéis de parede

Aplicar papéis de parede além de ser uma opção super legal de decoração, também pode atuar como um isolamento acústico de baixo custo.

Isso porque o papel consegue absorver ruídos e diminuir o impacto de sons vindos de fora para dentro. É claro que sua capacidade é menor que as opções já citadas. Mas não deixa de ser uma opção, certo?

  • Porta antirruído e carpete.

Assim como as janelas antirruído, as portas também conseguem promover um isolamento acústico bem legal! No caso das portas, além da espessura, também recomenda-se que seja de madeira maciça e que ela passe por um tratamento adequado para conseguir impedir a passagem de sons indesejados.

No caso do carpete ou tapetes grossos, recomenda-se para quem mora em casa de andar ou apartamento, porque assim, você consegue impedir a passagem de som para o andar de baixo, tal qual, o ruído vindo de fora para dentro.

Para quem quer aprender a fazer um podcast, nossa dica é começar investindo em uma produção de conteúdo de qualidade, e começar pelo isolamento acústico é um passo importante.

Esperamos que o papo de hoje tenha ultrapassado as barreiras de som e chegando por aí de maneira clara e fácil! 

Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM [email protected] NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM [email protected] NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!