Aprenda como usar OBS Studio

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

como-usar-o-obs-studio
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Atualmente, nós conseguimos encontrar conteúdo sobre diversas coisas na internet, afinal de contas, os produtores de conteúdo estão aí para isso, certo? É importante entender que não basta apenas ter um conteúdo legal, você precisa transformá-lo em algo que seja realmente atrativo para as pessoas, precisa encontrar o jeito certo de conseguir capturar a audiência do seu público. E nem sempre isso é uma tarefa fácil.

Afinal de contas, estamos falando de um mar digital ocupado por cerca de 4,2 BILHÕES de internautas acompanhando, compartilhando, curtindo e comentando sobre todo tipo de assunto. E nesse mar de informações, só consegue navegar quem sabe pra onde vai. Por isso que hoje nós vamos te ajudar a usar o OBS Studio, uma ferramenta excelente e gratuita, super indicada para produtores de conteúdo que vai ampliar seus horizontes e otimizar seu trabalho.

Todos à borda? 

VAMOS EMBARCAR NO MAR DO CONHECIMENTO EM 3, 2 e 1!

O que é o OBS studio?

Para alguns esse nome pode soar estranho, mas esse aplicativo ou software já é bastante querido entre produtores de conteúdo, principalmente para quem está começando e ainda não tem tanta grana para investir em recursos de áudio e vídeo.

Estamos falando de uma potente ferramenta gratuita (a parte boa) que auxilia produtores de conteúdo ao vivo a realizar lives. Ou seja, através do OBS Studio, você consegue oferecer para sua audiência um conteúdo inteiramente profissional sem gastar nada por isso. 

Com o OBS Studio você pode gravar sua tela com a transmissão ao vivo e lançar ela em um streaming da sua preferência. Entendeu?

E para quem está presente em plataformas como a Twitch, onde há possibilidades de monetizar produzindo conteúdo ao vivo (que inclusive explicamos tin tin por tin tin para que você aprenda a ganhar dinheiro na twitch) essa ferramenta é uma mão na roda! 

Até porque investir em recursos que ampliem a qualidade do seu material de vídeo, se torna um atrativo a mais e pode atrair ainda mais audiência para o seu canal.

Normalmente quem costuma usar o OBS studio são pessoas que não possuem ainda tanta experiência com produção audiovisual, já que o software é super fácil de usar, bastante intuitivo e possui Filtros, possibilita a captura de áudio e vídeo, além diferentes fontes e tantos outros recursos que podem deixar sua live ainda mais interessante.

Como baixar e instalar o OBS Studio?

Antes de mais nada, é importante frisar que o OBS Studio só pode ser usado em PCs ou notebooks. Além disso, essa ferramenta é compatível com Windows, Mac e Linux, que normalmente são os sistemas mais populares mesmo. 

Para baixar o OBS Studio é super fácil! Você só vai precisar acessar o site oficial e instalar no seu computador, seguindo as orientações que vai aparecendo na tela.

O mais legal dessa ferramenta é que ela é compatível com vários streamings, poderíamos dizer que os principais, que seriam: 

  • Twitch
  •  Facebook Gaming
  •  Nimo TV
  • BOOYAH!
  •  YouTube

Mas antes de instalar e começar a usar o OBS Studio, é preciso entender que para computadores que usam o sistema operacional Windows, é preciso que esteja instalada a versão Windows 7 ou alguma mais recente. Além disso, o OBS Studio necessita de uma placa gráfica com suporte para o DirectX 10.1. para que ele rode bem na sua máquina.

Já para computadores que usam o sistema operacional Linux, é necessário que esteja instalado o X Windows System, além de uma  placa gráfica com OpenGL 3.2.

E finalmente, para os computadores Mac, é preciso instalar na sua máquina o macOS 10.12 e ter um processador Intel.

Essas são informações importantes e indispensáveis, afinal de contas, se você não prestar atenção nesses detalhes, é possível que o OBS Studio sequer funcione no seu computador.

Principais ferramentas do OBS Studio

Como nós já citamos acima, usar o OBS Studio é uma maneira fácil e gratuita de incrementar seus vídeos ao vivo, e não pense você que por se tratar de um software gratuito que não tem qualidade, ein?

Além disso, é importante ter em mente que para o produtor de conteúdo que trabalha com vídeo, é necessário oferecer um material verdadeiramente bom, porque somente assim sua audiência vai se interessar por seu produtor. E de acordo com essa pesquisa feita pela Hubspot, “72% dos clientes preferem entrar em contato com um produto ou serviço por meio de um conteúdo em vídeo.” Ou seja, as pessoas se atraem por aquilo que elas veem, e se elas não estiverem vendo algo que faça seus olhos brilharem, dificilmente vão aderir ao seu produto ou serviço. Sacou?

E nessa parte que o  OBS studio pode ser uma ajuda e tanto, já que ele possui recursos que vão enriquecer sua live, como:

  • Cenas

Essa função serve para que você consiga gravar diferentes cenas na mesma tela (campo de visualização). Por exemplo, você está gravando uma video aula numa tela e na outra você está apresentando um slide, entendeu? E o melhor é que você pode visualizar como vai ficar tudo antes mesmo de começar a transmitir ao vivo.

  • Fontes

Essa função possibilita ter total controle do que vai ser exibido durante sua live. Tudo isso através de janelas, abertura de câmeras e etc.

  • Mixer

Essa função possibilita que você use sua criatividade (ou estratégia) para deixar a cidade de som da sua live muito mais interessante, diversificada e dinâmica Isso acontece porque esse recurso permite que você aumente, baixe ou silencie o volume das janelas que assim desejar. Além disso, é possível transmitir sons em diferentes idiomas ao mesmo tempo.

  • Barra de ferramentas

Para quem está atrás das câmeras, esse recurso é um dos mais importantes, pois é através dele que você consegue manusear o OBS Studio de maneira mais fácil e intuitiva. 

Com esse recurso você tem acesso ao Multiview, uma ferramenta que possibilita ter acesso até 8 telas ao mesmo tempo, além de permitir que você faça transmissão de todas elas. Esse recurso é um leque de possibilidades, afinal de contas, através dele você tem total controle do seu conteúdo enquanto ele está sendo transmitido.

Para uma usabilidade muito mais detalhada, a PROTIC – UFSB lançou uma apostila com o conteúdo através de prints da tela de como usar o OBS studio. Para ter acesso a apostila basta clicar aqui

DICA PARA PRODUTORES DE CONTEÚDO AO VIVO:

Estamos em um mundo inteiramente globalizado e que está todos os dias lançando novas formas de tornar o conhecimento algo mais acessível e interativo.

Sendo assim, você precisa ter em mente que profissionalizar seu conteúdo vai atribuir muito mais relevância a ele, além de fazer com que ele se destaque cada vez mais. 

É por isso que nós da Lastlink estamos aqui! Pois, sabemos exatamente como fazer para organizar seus resultados e otimizar seus pagamentos online para que você só precise se preocupar em produzir conteúdo. 

Gostou do artigo de hoje? Nós adoramos passar dicas de ferramentas que podem otimizar seus resultados, mas agora queremos saber de você: Qual outra ferramenta você gostaria que a gente escrevesse sobre? Comenta aí, não precisa ficar acanhado.

Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM [email protected] NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM [email protected] NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!