Como gravar aulas para um curso online

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

lastlink-curso-online-gravar

Saber como gravar aulas para um curso online é fundamental para o sucesso desse tipo de infoproduto. Pode ser um desafiador no começo, no entanto, com prática e treino, tudo se desenvolve.

Se você tem um projeto em mente ou deseja trabalhar em um, mas não sabe como gravar aulas para um curso online, veio à leitura certa.

Siga conosco para saber tudo o que é necessário para realizar as gravações e quais investimentos você deverá fazer para colocar seu curso à disposição do público.

Como gravar aulas para um curso online com estrutura adequada?

Grande parte dos seus alunos assistirão suas aulas através de dispositivos mobile, como celulares e smartphones, então, é muito importante pensar na qualidade de imagem e som.

Nesse sentido, ter um cenário é indispensável. Com isso, não queremos dizer que você precisa de um estúdio profissional, mas sim, que é necessário um espaço adequando, com boa iluminação e silêncio ou isolamento acústico.

Invista em equipamentos para captação de áudio e vídeo

Por mais que existam excelentes smartphones no mercado, nós aconselhamos investir em equipamentos mais profissionais, como câmeras portáteis e microfones de lapela, porque eles farão a diferença no valor final do seu produto.

Pense que a qualidade que você entrega é proporcional ao valor que você poderá cobrar pelo seu produto. Portanto, se você precisa se organizar financeiramente para isso, esse é o primeiro passo.

Organize suas ideias

Antes de tirar as ideias do papel é fundamental você, literalmente, deve colocá-las lá.

Não é possível gravar um curso online deixando seus pensamentos só no campo das ideias, é preciso escrever. Seja no papel, no bloco de notas ou no computador.

Pense no que você realmente quer trazer com o seu curso, onde quer chegar, o que quer que as pessoas aprendam, como elas vão aprender e o que torna o seu curso diferente dos outros.

Dê vazão ao processo criativo

Não tenha medo de pensar ou ser criativo. Normalmente, quando estamos muito motivados com uma nova ideia, é normal surgirem diversos pensamentos. Vai anotando tudo!

Pense no nome do seu curso, no logotipo e, principalmente, estruture todo o processo pensando na transformação que você quer gerar na vida dos seus alunos.

Saiba para quem é o seu curso online

Pense no consumidor final do seu produto. Sua audiência do Instagram, YouTube ou TikTok é um ponto de visibilidade, no entanto, não necessariamente comprarão seu curso.

Nesse sentido, organize quais são as dores e necessidades de quem precisa do seu curso e, a partir disso, mapeie padrões de comportamento e personalidade da sua persona final. Leve em consideração seu nicho e tema do curso.

Tutorial: como gravar aulas para um curso online

A princípio, gravar uma série de vídeos não é um tarefa difícil, ela é apenas trabalhosa.

Aqui, estamos focados em trazer um tutorial sobre como gravar aulas para um curso online, no entanto, existem outros processos pré e pós gravação.

Pincelamos um pouquinho nos parágrafos acima, mas indicamos, além desta leitura, que você leia este outro post onde fomos mais amplos e trouxemos todos os pontos que você precisa para realizar seu projeto por completo: como criar um curso online.

Cenário

Prepare um cenário agradável e que se encaixe com o tema do seu curso. Isso vai trazer mais dinamismo e vai aumentar seu repertório na hora da aula.

Se seu curso permite que você possa gravar em casa, escolha um local silencioso e adequado para a proposta. Você pode buscar referências ou pode decorar do seu jeito. 

Se o seu curso for gravado em um ambiente externo, o cuidado deve ser redobrado, não só com a iluminação, mas também, com o isolamento de sons e ruídos.

Didática

Bom, já mencionamos que você precisa de bons equipamentos de gravação e captação de áudio.

Com os equipamentos em mãos, desenvolva sua didática treinando! Procure no YouTube exercícios de oratória e dicção e treine em frente ao espelho.

Quando a didática, cada professor desenvolve a sua, e com você não vai ser diferente. Desenvolva o seu método de ensino e sempre pense em quem está aprendendo através do seu material.

Edição

A edição é, certamente, é uma das partes mais técnicas. Nesta fase você tem duas opções: contratar um profissional ou editar sozinho.

Caso você não saiba editar vídeos e também não possa fazer o investimento em contratar uma pessoa para isso, reserve um tempo para aprender. Existem diversos youtubers que ensinam gratuitamente.

Precificação

A precificação envolve uma série de custos, desde todo gasto que você teve com os investimentos prévios, ao tempo gasto em toda execução, mão-de-obra de profissionais e outros pontos referente ao seu nicho.

Coloque tudo isso em uma planilha para fazer uma análise correta, não só para você conseguir obter lucro, mas também, para conseguir escalar as vendas.

Hospedagem

A hospedagem diz respeito a escolha de qual plataforma EAD (Educação a distância) receberá seu curso. Em resumo, existem várias e você precisa levar alguns pontos em consideração, como:

  • Segurança para as transações financeiras;
  • Disponibilização rápida do produto após o pagamento;
  • Gestão de pagamentos e controle de alunos;
  • Área exclusiva para seus alunos interagirem e baixarem materiais extras.

Uma das plataformas mais completas é a da Lastlink, oferecendo tudo o que você precisa para hospedar e vender seu curso, além de uma excelente interface para melhor experiência do usuário: seus alunos.

Nela, você terá segurança, privacidade, agilidade de entrega, automatização de processos, gestão de vendas, pagamentos e área exclusiva para alunos. Clique para saber como hospedar seu curso!

Em resumo, este é o passo a passo básico para gravar um curso online, porém, os temas são diversos e as especificidades também.

Em um curso de culinária, por exemplo, é preciso estar em um ambiente de cozinha e com os ingredientes que serão utilizados em cada aula. Já em um curso de fotografia, é preciso separar todo o material visual e gráfico que será apresentado aula por aula.

Portanto, pense nos materiais que você vai precisar usar no seu projeto e, também, nos materiais extras ou material didático, se necessários.

Esperamos que esse guia tenha te ajudado e que você comece seu plano de ação hoje mesmo!

Se você quer ter essa expertise no seu produto, consulte nossos especialistas.

Traga seu curso para a Lastlink e tenha a melhor performance de vendas, pagamentos e gestão de membros do mercado. Crie uma conta gratuita agora mesmo!

Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM [email protected] NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM [email protected] NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

como criar um curso online

Como criar um curso online

Como criar um curso online? Um dos termos mais pesquisados no Google em 2021. A pandemia acelerou e consolidou o mundo digital

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Quer uma ajudinha do nosso time para começar a vender seus conteúdos através de grupos pagos?

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.