Tudo que você precisa saber sobre as atualizações do Instagram em 2021

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e quem usa o aplicativo, para fins profissionais ou pessoais,  sabe que todo ano ele promete várias novidades. Em 2020, por conta do isolamento social causado pelo Coronavírus, a forma como usamos as redes sociais foi completamente transformada e o Instagram acompanhou todas essas mudanças.   

E para você que quer saber e entender um pouco mais sobre as próximas atualizações do Instagram em 2021, nós preparamos este artigo explicando todas as novidades prometidas pela rede social. E além disso, você vai ver também como atualizar seu aplicativo, vai aprender a conferir se você está usando a versão do Instagram mais recente e vai saber como usar as funcionalidades para crescer a sua comunidade. Vamos juntos? 

Table of Contents

Como atualizar o seu aplicativo do Instagram para a nova versão 2021

Para começar a  aproveitar todas as atualizações do Instagram em 2021, uma das primeiras coisas  que você precisa fazer é manter o seu aplicativo na versão mais recente. Isso irá garantir que todos os novos lançamentos do aplicativo sejam disponibilizados em seu celular e você possa aproveitar todos os novos recursos. A seguir, vamos mostrar como manter seu aplicativo atualizado. Confira! 

Como atualizar Instagram versão Android

Para atualizar o Instagram no seu celular android você precisa: 

  1. Acessar o Play Store, loja de aplicativos do sistema Android. 
  2. Buscar Instagram na barra de pesquisa. 
  3. Clique em “Atualizar” no resultado que apresentar o aplicativo oficial. 
  4. Pronto. Ao fim da atualização você poderá utilizar a versão mais recente do aplicativo.

Como atualizar o instagram no IOS-  iPhone

Os usuários do sistema operacional iOS devem seguir um caminho parecido com o Android. Para atualizar o Instagram no iPhone você deve: 

  1. Acessar a Apple Store a partir do seu iPhone. 
  2. Pesquisar Instagram na barra de pesquisa. 
  3. Clicar em “Atualizar” no aplicativo oficial. 
  4. Aguarde a atualização finalizar e abra o app na versão mais recente. 

Como verificar se o meu Instagram está atualizado?

Se você não sabe se o seu Instagram precisa ou não ser atualizado, nós vamos te ajudar a descobrir. O primeiro passo é entrar na sua loja de aplicativo e fazer uma busca pelo aplicativo, se aparecer a opção “Atualizar” é porque existe uma versão mais recente do app para você. 

No entanto, se não aparecer essa opção, quer dizer que você já tem a versão mais atualizada para o seu aparelho. 

É importante dizer que smartphones muito antigos não recebem mais atualizações do aplicativo por conta do seu sistema operacional obsoleto. Nesses casos você terá que comprar um novo celular que suporte o Instagram atualizado. 

Não consigo atualizar o meu Instagram: O que fazer?

Se você está com dificuldade de atualizar o seu Instagram por meio das lojas de aplicativos oficiais do seu aparelho isso pode ser um sinal de que o seu aparelho realmente não aceita novas atualizações do Instagram. Vale conferir a versão mais atual do seu sistema operacional e conferir se ele preenche os requisitos do app. 

Outra possibilidade para quem usa o sistema android é baixar a versão em apk na web e fazer a instalação manualmente. No entanto, essa opção é mais indicada para quem possui conhecimento técnico para isso. Um erro pode ocasionar a perda do seu celular por conta de vírus. Por isso, apenas se você tem certeza do que está fazendo. 

Novas atualizações do Instagram 2021

Depois de verificar e atualizar o aplicativo do Instagram para a versão mais atual, vamos falar do que realmente interessa: as novas atualizações do Instagram em 2021. Separamos as novidades por meses para ficar mais fácil de você conferir! 

Atualizações do Instagram – Janeiro 2021

05/01 | Teste de novos stories na versão para desktop

Essa novidade é ótima para quem ama usar o Instagram pelo computador. Na nova versão, você consegue ter uma prévia dos próximos stories e dos anteriores. Agora a visualização dos stories em telas maiores mudou e está assim: 

Desktop Stories do Instagram - Atualizações do Instagram 2021

Foto: Social Media Today

14/01 | Teste da funcionalidade mostrar/ocultar curtidas

Há algum tempo o Instagram ousou ao tirar o número de curtidas de uma publicação em sua versão para smartphones, mas ainda era possível verificar o número de curtidas na versão desktop.Na época o Instagram argumentou que o motivo de remover a quantidade de curtidas era em razão da saúde mental dos usuários. 

Mas dessa vez, a empresa está testando um botão que permite aos usuários mostrar ou ocultar o número de curtidas de uma publicação. Essa descoberta foi apresentada pelo pesquisador de aplicativos Alessandro Paluzzi em seu Twitter.

Será que as pessoas vão ficar satisfeitas com esse botão? Para os influenciadores e criadores de conteúdo, essas métricas são muito importantes e relevantes para os seus trabalhos. Em compensação, para outros usuários pode gerar um certo desconforto. Mas o resultado dessa questão, nós só teremos caso essa atualização do Instagram realmente seja lançada em 2021.

28/01 | Professional Dashboard for creators

Ainda em janeiro, o Instagram lançou uma funcionalidade direcionada para os criadores de conteúdo da plataforma. 

O painel profissional para criadores foi pensado com o objetivo de apresentar diferentes métricas para os criadores de conteúdo melhorarem sua performance na rede social. 

Com esse painel os criadores podem ver seu crescimento, acessar plataformas que podem facilitar seu trabalho de produção de conteúdo e ficar informados das novidades. Basicamente, os usuários com uma conta de criador terão atalhos para parcerias de marca e outros recursos de monetização do Instagram. 

Já o proprietário de uma loja poderá acompanhar o desempenho de seus anúncios e configurar recursos de compras. E não para por aí, mas o novo painel profissional do Instagram também dará acesso a tutoriais e outros artigos úteis que você pode usar para entender a análise da conta e como usar todas as diferentes ferramentas de negócios.

Embora este não seja um recurso totalmente novo e parte dele já esteja lá há algum tempo no Instagram, esta é a primeira vez que todas as ferramentas foram centralizadas em um só lugar.

Foto: blog Instagram

Atualizações do Instagram – Fevereiro 2021

02/02 | Introdução a pasta de fotos “excluídos recentemente”

Essa é uma atualização do Instagram em 2021 que vai ajudar a evitar erros na exclusão de fotos, vídeos, reels, IGTV e stories. 

Essa novidade funciona da seguinte forma: assim que você exclui um dos elementos citados acima do seu perfil, ele vai para uma pasta chamada “excluídos recentemente”.

Os stories excluídos que não estão em seu arquivo permanecerão na pasta por até 24 horas. Todo o resto será excluído automaticamente 30 dias depois.

Durante esses 30 dias, você pode acessar seu conteúdo excluído em:

 Configurações> Conta> Excluídos recentemente na versão mais recente do aplicativo Instagram.

A partir daí, você pode restaurá-lo ou excluí-lo permanentemente.

Screenshots of Instagram's recently deleted folder. Atualizações do Instagram 2021Foto: Reprodução Instagram

09/02 | Instagram recomenda a criação de vídeo originais no aplicativo

Uma publicação feita no perfil oficial @creators do Instagram mostrou uma série de dicas e recomendações para o uso da funcionalidade Reels.

Entre as recomendações é possível ver o texto “Do share original content created in the Reels camera” (Compartilhe conteúdo original criado na câmera do Reels). Essa foi uma maneira sutil do Instagram dizer que não gosta de compartilhamento de conteúdos feito em apps vizinhos (TikTok)  em sua rede social.

Podemos inferir a partir dessas colocações que: conteúdos originais terão mais relevância dentro do Instagram. 

10/02 | Implementação de novos recursos para diminuir abusos na rede social

Um outro aspecto que tem preocupado várias empresas e entidades são os casos de assédio e bullying nas redes sociais. Segundo o Instagram, eles querem que a rede social seja um lugar para as pessoas se conectarem com outras pessoas e coisas que amam. 

E pensando nisso, o Instagram lançou novos recursos para diminuir casos de bullying e abusos na rede social. 

Essa é uma alteração interna do aplicativo que funcionará com o auxílio de inteligência artificial. Ainda segundo o Instagram, o abuso que eles observam está acontecendo muito nas mensagens diretas dos usuários, o que é mais difícil de resolver do que comentários no Instagram. Como as mensagens diretas são para conversas privadas, eles não usam tecnologia para detectar proativamente conteúdo como discurso de ódio ou bullying da mesma forma que fazemos em outros locais. Porém, o Instagram afirmou que existem medidas que eles podem tomar para ajudar a evitar esse tipo de comportamento, como:   a remoção de contas de pessoas que enviam mensagens abusivas e o desenvolvimento de novos controles para ajudar a reduzir o abuso que as pessoas veem nas mensagens diretas delas.

Para saber mais sobre as medidas adotadas pelo Instagram, clique aqui. 

11/02 | Instagram lança adesivos para celebrar o ano do boi

O Instagram adicionou alguns adesivos em fevereiro para celebrar o ano lunar chinês representado pelo boi. Essa funcionalidade funcionou de maneira parecida ao “Stay Home”. 

No feed de muitas pessoas apareceram o ícone de stories com para apresentar apenas os vídeos instantâneos marcados com esse sticker. Esse tipo de ação ajuda a aumentar o alcance e o engajamento das publicações que usam o sticker. 

Instagram Lunar New Year - Atualizações do Instagram 2021Foto: Social Media Today

Atualizações do Instagram – Março 2021

01/03 | Transmissões ao vivo com vários participantes

Devido ao distanciamento social causado por conta da pandemia gerada pelo coronavírus, as lives tomaram conta das redes sociais, e no Instagram, isso não seria diferente. A funcionalidade de criação de Lives ganhou grande força. 

Até fevereiro, só era possível fazer lives com 2 pessoas. A tela se dividia em duas partes e os integrantes comunicavam-se entre si. No entanto, no primeiro dia do mês de março o Instagram anunciou a possibilidade de fazer uma sala com até 3 pessoas ao vivo. 

Segundo o Instagram, essa é uma maneira de explorar as lives de maneira mais inclusiva e criativa. Essa funcionalidade está sendo disponibilizada aos poucos na rede social, mas já promete mais possibilidades e interatividade para os criadores de conteúdo. 

Instagram Live Room showing how to go live with other individuals in app. Atualizações do Instagram 2021Foto: Instagram

09/03 | Instagram testa stiker de legendas automáticas para stories

No dia 09 de março de 2021, Matt Navarra, consultor de social media, publicou um vídeo no seu perfil no Twitter mostrando um novo sticker que apareceu para ele. Chamado de “Closed Captions”, a função adiciona uma legenda automática ao seu story. 

A aparência do texto é parecida com as letras das músicas que viraram febre no ano passado. Por enquanto essa funcionalidade aparece em fase de testes, mas será muito bem vinda se ela realmente for implementada no aplicativo. 

Principalmente porque os stories que são legendados, possuem um maior alcance e engajamento, além de serem mais inclusivos. E se eles forem gerados com qualidade de forma automática, será um grande recurso para os produtores de conteúdo.

16/03 | Restrição de DMs entre adultos e adolescentes

Ainda seguindo a proposta de  aumentar a segurança dos jovens nas redes sociais e tornar o ambiente mais saudável para todos, o Instagram lançou a funcionalidade que restringe a possibilidade de adultos que não seguem os jovens menores de 18 anos enviarem mensagens para elas. 

Essa novidade funciona da seguinte forma: quando um adulto tenta enviar uma mensagem para um adolescente que não o segue aparece a mensagem de que a DM não está disponível. 

Outra atualização do Instagram em 2021 é aplicar avisos de conscientização nas telas dos jovens que se comunicam com adultos. Além disso, o Instagram vai incentivar os jovens a tornarem suas contas privadas. 

Essa nova funcionalidade leva em consideração a idade fornecida no momento da criação da conta no aplicativo e também recursos de aprendizado de máquina. 

Por fim, o Instagram lançou um guia atualizado para os pais monitorarem os filhos na rede social. 

Fotos: Instagram

19/03 | Instagram testa novos rótulos para marcarem publicações do feed compartilhadas nos Stories. 

Com certeza você já deve ter percebido, ou até mesmo usado também, uma estratégia que muitos perfis usam que consiste em compartilhar a publicação estática do feed nos stories a fim de aumentar seus resultados naquela publicação.

Essa é uma prática que nem todo mundo gosta, inclusive o próprio Instagram. Por isso, já tem um tempo que a plataforma vem testando recursos para reduzir essa prática. Uma delas é rotular as publicações que foram criadas em diferentes funcionalidades da plataforma nos stories. Veja a foto a seguir.Instagram marks reshared posts in stories with a new label for some users - Atualizações do Instagram 2021Foto: TestingCatalog

Com certeza, o Instagram irá valorizar mais os conteúdos criados dessa forma e “penalizar” os posts que forem apenas repostados nos stories. Por isso, se você é um criador de conteúdo, fique atento e use esse recurso ao seu favor para aumentar o alcance e o engajamento das suas publicações. 

23/03 | Instagram anuncia rascunhos de stories em breve

O story é um recurso muito dinâmico e obriga a criação de conteúdo temporal. Ou seja, o conteúdo precisa ser produzido na hora que ele será postado. No entanto, nem sempre podemos/queremos publicar naquele momento. 

Pensando nisso, o Instagram anunciou que o em breve o recurso de rascunho de stories deve ser implementado no aplicativo. O que deixa os produtores de conteúdo ansiosos por essa nova funcionalidade. Afinal, será possível deixar alguns stories prontos para serem postados, otimizando o tempo dos produtores. 

26/03 | Instagram testa a funcionalidade “Remix” no Reels

Essa já é uma funcionalidade presente e muito utilizada no seu rival, o TikTok. A função remix permitirá que os usuários façam clones dos vídeos originais e criem algo junto com ele. 

Essa nova funcionalidade deixará a funcionalidade Reels ainda mais próxima do TikTok, permitindo que muitos produtores de conteúdo utilizem o Instagram para criar conteúdos originais. 

Atualizações esperadas para 2021

Além de todas as atualizações que falamos anteriormente, temos mais algumas que ainda não foram lançadas mas que já foram anunciadas. E é sobre elas que vamos falar agora. Acompanhe!

1. Pesquisa por meio de palavras-chave

Essa novidade promete facilitar a busca por  conteúdos específicos no Instagram. No último mês de novembro, a rede social anunciou que a aba Explorar vai permitir fazer buscas por meio de palavras-chave.

Até agora, os meios disponíveis para pesquisas são hashtags, localização ou nome do perfil do usuário. 

Instagram anuncia busca por palavras-chave — Foto: Divulgação/Instagram

Foto: Divulgação/Instagram

Além disso, o resultado apresentado pelo app tem a ver com o entendimento de quais conteúdos são relevantes para aquela conta.

A novidade vai permitir que o usuário tenha acesso a uma barra de pesquisas onde poderá encontrar posts mais variados e sem marcações. Por enquanto, o recurso está em teste apenas em inglês, mas deve chegar para as contas brasileiras ao longo de 2021.

2. Pagamento direto no Instagram Shop

O Instagram vem investindo muito no Shop, recurso que permite fazer compras na rede social. Os usuários já podem encontrar produtos a partir dos vídeos do IGTV e das publicações marcadas no feed e nos Stories. 

No entanto, a expectativa é que a próxima atualização permita realizar o pagamento diretamente no app, sem precisar sair do Instagram para finalizar a compra. A ferramenta já está disponível em alguns países, mas deve chegar ao Brasil em breve.

Atualmente ao fazer uma compra, o consumidor é direcionado para o carrinho de compras do e-commerce e finaliza o pedido no site da marca.

O pagamento das compras poderá ser feito diretamente no app — Foto: Divulgação/Instagram

Foto: Divulgação Instagram

3. Calendário de planejamento de conteúdo

Outra atualização muito esperada, principalmente pelos criadores e produtores de conteúdo, é o recurso de calendário de planejamento de conteúdo. 

A função, que está em fase de testes, deve ser disponibilizada no painel do Estúdio de Criação do Facebook.

Nela será possível ter uma visão geral do calendário com todas as postagens no Instagram, tanto as já publicadas, quanto às agendadas. Além disso, o usuário poderá contar com ícones para atualizações das imagens, carrosséis e outras novidades que vão facilitar a organização e programação dos posts na rede social.

Calendário de postagens pode ser uma das atualizações de 2021 — Foto: Reprodução/Social Media Today

Foto: Reprodução/Social Media Today

4. Timer que indica a duração dos Stories de um perfil

O Instagram também está testando formas de adicionar timers aos Stories com o objetivo de aumentar o engajamento. 

A ideia é colocar abaixo dos balões dos Stories quanto tempo falta para aquele conteúdo ser apagado. Esta seria uma possibilidade para que os usuários consumissem ainda mais a rede social. 

No entanto, ainda não se sabe exatamente como os cronômetros funcionarão e quais serão as estratégias utilizadas pelo aplicativo.

5. Compartilhamento de tuítes nos Stories

O Twitter anunciou recentemente uma integração que vai permitir compartilhar tuítes no Instagram. Trata-se de uma atualização bem significativa para ambas as redes. 

Isso porque, embora a ideia seja que as plataformas mantenham os usuários em seus próprios aplicativos, estão sendo verificadas opções que permitam o compartilhamento direto de postagens do Instagram com o Twitter de forma totalmente integrada.

A ideia é que o recurso possa chegar para todos em breve.

6. Habilitar recomendação de Reels no Facebook

Um outro teste que o Instagram está testando é a opção de compartilhar os vídeos do Reels no feed de notícias e nas listas de exibição do Facebook. O recurso pode ser uma forma de aumentar a concorrência com o TikTok, permitindo que os usuários tenham seus vídeos produzidos no Reels também visualizados no Facebook.

De acordo com os testes, a ideia é que tais vídeos apareçam nas recomendações tanto do Instagram quanto do Facebook, aumentando significativamente o alcance do público. Uma atualização que pode ser muito boa para os criadores de conteúdo conseguirem alcançar ainda mais pessoas. 

Conclusão 

Com tantas novidades e atualizações, podemos esperar que 2021 seja um bom ano para os produtores de conteúdo no Instagram. E se você já produz conteúdo e deseja começar a monetizar no Instagram, você precisa conhecer a LastLink. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do Instagram? Continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais. 

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.