Telegram: como funciona e como monetizar

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Se você está lendo este artigo agora e ainda não baixou o Telegram, te garanto que o fará ao finalizar a leitura. O aplicativo, que não para de crescer em números de usuários no Brasil, possui inúmeras vantagens e benefícios para você e para o seu negócio. 

E se você ainda tem dúvidas sobre como ele funciona, ou como fazer para monetizar os conteúdos publicados no Telegram, continue a leitura! Preparamos este artigo com tudo que você precisa saber para começar a usar e monetizar no Telegram. Confira! 

Índice

Como usar o Telegram? 

Para começar a usar o Telegram, você, primeiro, precisa fazer o download na App Store, na Play Store ou, caso queira baixar no seu computador, você deve clicar aqui.

O aplicativo de mensagens encontra-se disponível para Android, iOS (iPad, iPhone), Linux, macOS e Windows. 

Logo após realizar o download, o Telegram estará disponível em seu celular, desktop ou tablet. Depois disso, basta informar seu número de telefone, e você receberá um código de verificação e, então, poderá configurar o seu perfil.

O próximo passo é  permitir acesso aos seus contatos e também às suas mídias (o que é recomendado, caso você pretenda compartilhá-las depois). 

Após essas configurações, você poderá conversar com apenas uma pessoa normalmente, clicando no contato dela ou usando o “Secret Chat”, que é uma opção para quem deseja manter suas conversas protegidas e sigilosas. A captura de tela será desabilitada neste modo e as mensagens enviadas não poderão ser encaminhadas.

No Telegram, é possível também criar grupos de até 200 mil membros, além de canais sem limitação de número de inscritos.

Todas as mensagens e arquivos recebidos pelo Telegram são armazenados em nuvem, sendo assim, você gasta pouquíssima memória do seu dispositivo e continua tendo acesso a eles a hora que quiser, desde que esteja conectado à internet. Por lá, você consegue enviar arquivos pesados e dos mais diversos formatos, como Word, Excel, Power Point, PDF e ZIP.

O Telegram também  envia mensagens rapidamente e com criptografia de ponta a ponta, ou seja, protege seus conteúdos. E ainda assim, ele conta com a possibilidade de programar as mensagens para autodestruição. Para isso, basta configurar um cronômetro de autodestruição para mensagens e mídias compartilhadas, por meio do Secret Chat.

Como criar grupos no Telegram?

Seja no Android, iPhone (iOS), Windows Phone ou computador, o Telegram  tem suporte para grupos de 200 participantes, para um conjunto simples, ou até cinco mil membros, para os chamados supergrupos. Quer saber como criar ou gerenciar um grupo no aplicativo? Confira o nosso passo a passo! 

  1. Na tela inicial do Telegram, toque sobre o botão “Novo”. No Android, ele é representado por um lápis; no iPhone, há um ícone de lápis e papel; enquanto no Windows Phone há o botão “+”.
  1. Toque sobre a opção “Novo Grupo”.
  1. O Telegram abrirá a sua lista de contatos no app para que você possa adicionar membros. Marque os que deseja incluir e toque sobre o sinal de visto (Android) ou em “Próximo” (iPhone).
  1.  Digite o nome do novo grupo no topo da tela no campo indicado.
  1.  Se quiser adicionar foto, toque sobre o ícone da câmera e escolha entre tirar uma foto na hora ou pegar uma na galeria. Ao fim, toque sobre “Aplicar”.
  1. Se estiver tudo certo com o grupo, toque sobre o botão de “Visto” (Android) ou em “Criar” (iPhone).

Como gerenciar os grupos no Telegram? 

Assim como no WhatsApp, os grupos do Telegram também podem ser gerenciados. Para isso, você precisa abrir a conversa e tocar no nome do chat (Android) ou em “Grupo” (iPhone) no topo da tela. 

Separamos aqui, algumas opções que são possíveis de serem feitas: 

Adicionar membros: 

Para incluir alguém, basta abrir as informações do grupo e tocar sobre “Adicionar membro” e procurar pela pessoa nos contatos ou criar um link para que novos membros sejam adicionados.

Observação. Antes de incluí-la, o Telegram perguntará quantas mensagens antigas deseja encaminhar, ou seja, o histórico de conversa anterior. Se não quiser que a pessoa veja nada, marque 0 “zero”.

Remover Membro:

No Android, abra as informações sobre o grupo e dê um longo toque em quem deseja excluir e confirme a ação. No iOS, arraste o contato para a esquerda e selecione “Apagar”.

Tornar administrador: 

Por padrão, todos os membros são administradores no Telegram, mas é possível editar isso. No Android, toque sobre as reticências no topo da tela e escolha a opção “Definir administradores”. No iOS, toque sobre “Editar” e, logo após em “Administradores do Chat”.

Supergrupos:

É possível converter um grupo em supergrupo e aumentar a capacidade de membros até cinco mil pessoas. A função é ideal para chat públicos e não para conversas privadas entre amigos e famílias. A mudança não pode ser revertida.

E como monetizar um conteúdo no Telegram?

Como você deve ter percebido, o Telegram, além de uma excelente ferramenta de comunicação com as pessoas do seu relacionamento, também é um meio para ganhar dinheiro. São diversas as possibilidades de fazer isso. Fizemos um passo a passo para você iniciar nessa jornada. Continue acompanhando! 

Crie um canal 

É muito simples criar um canal no Telegram. Por ele, você envia mensagens, como se estivesse em um grupo, para um número ilimitado de inscritos.

Gere conteúdo de valor 

Você precisará atrair novos seguidores para o seu canal e manter os inscritos. Para isso, você precisa dar a eles o que querem. Não adianta apenas querer vender, primeiro, você precisa mostrar ao seu seguidor que você tem algo valioso que ele deseja.

Ofereça conteúdos pagos 

Agora que você já conquistou seus seguidores e mostrou a eles que você tem conteúdo de valor para entregar a eles, será mais fácil ganhar adesão, mesmo que o novo conteúdo seja pago. Mas atenção: para que você continue fidelizando seguidores, é importante continuar entregando algo de forma gratuita.

Crie um clube de assinatura 

Essa é uma opção muito interessante para criadores de conteúdo. O Telegram possui uma modalidade que é ter um canal privado, com conteúdo disponível apenas para assinantes.

Você pode manter um canal público com anúncios, promoções e marketing de conteúdo que atrairá seguidores para o canal privado. 

Para monetizar, você precisará usar um serviço de terceiros para gerenciar a sua comunidade : a LastLink. A LastLink oferece a página de vendas para que você divulgue e venda os acessos ao seu canal. Além de serem otimizadas para aumentar a conversão, as páginas de venda da LastLink, contam com os pixels de rastreamento FB e Google ajudando você a aumentar suas vendas. 

E  ainda realiza o gerenciamento dos membros do seu canal. Ou seja, a plataforma adiciona quem efetuou o pagamento e remove quem está inadimplente. Tudo isso de forma simples e automatizada para que você gaste o seu tempo apenas produzindo conteúdo de valor para os seus assinantes. 

Quer saber mais sobre como a LastLink pode te ajudar a ganhar dinheiro usando o Telegram? Clique aqui para conhecer!  

Outras formas de ganhar dinheiro usando o Telegram 

Nem apenas de clube de assinaturas de conteúdo, vive o Telegram. Existem outras formas de ganhar dinheiro usando a ferramenta. Quer saber como? Separamos 4 maneiras de ganhar dinheiro usando o Telegram. Continue acompanhando as nossas dicas. 

Vendendo produtos e serviços 

Pelo Telegram é possível vender qualquer produto ou serviço. Você pode, por exemplo, gerar conteúdo no nicho do seu produto, atraindo clientes.

Fazendo anúncios pagos

Você pode, por exemplo, entregar painéis de emprego. Você pode começar postando painéis de outros sites até que gerentes de RH te encontrem por conta própria.

Por meios de doações 

Nessa modalidade, você permite aos seus seguidores optarem por te ajudar financeiramente na manutenção do seu canal. Pode parecer que não, mas os resultados desta opção podem ser muito bons.

Compartilhando links de afiliados 

Você pode divulgar produtos e serviços de uma empresa parceira, que paga a comissão da venda. Quando você realiza uma venda, é gerado um link único, mostrando que a compra foi feita após a sua divulgação.

Basta criar um canal no app para reunir as pessoas interessadas no produto anunciado, registrar-se como anunciante do site da empresa parceira, escolhendo serviços e produtos para divulgar. Finalmente, você gera o link do anúncio e o coloca nas “Mensagens”.

Não existe dinheiro fácil  

Para todas essas estratégias, é preciso que você entenda que não é um simples dinheiro fácil. Todas elas dependem de afiliados. A notícia boa é que o Telegram teve um boom no aumento do número de usuários desde 2019. A sua parte é gerar conteúdo de valor, algo diferente e atrativo. Não adianta ser mais um falando o mesmo, é preciso se destacar, buscar conhecimento para se fazer conhecido.

As outras estratégias que não exigem de você, necessariamente, produção de conteúdo, demandam dedicação de tempo e estudo, para que você entenda o que fazer e como fazer.

E, se você ainda não baixou o Telegram, está na hora de entrar nesse “oceano azul”.  

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.