O que é taxa de engajamento e como mensurar seus resultados nas redes sociais.

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A taxa de engajamento é uma das métricas mais importantes quando trabalhamos com conteúdo para a internet, especialmente nas redes sociais. Ela mede a interação que os usuários da sua página tiveram com uma determinada publicação. 

No entanto, a maioria dos produtores de conteúdo tem dúvidas sobre o seu conceito, como ela funciona e como otimizar os resultados. Pensando nisso, desenvolvemos um guia para responder esses questionamentos. 

Quer ter mais sucesso com as suas publicações na internet? 

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Afinal, o que é taxa de engajamento? 

Trata-se de uma métrica que tem como principal objetivo medir o nível de interação dos usuários que foram alcançados com um determinado post ou página. Ela avalia os seguintes elementos: reações, compartilhamentos, comentários e cliques. 

É fundamental deixar claro que algumas redes sociais têm interações mais específicas, como o “Salvar” do Instagram. 

O engajamento é essencial para qualquer estratégia. Ele pode ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e melhorar a comunicação da empresa com a audiência. 

Manter uma boa taxa de engajamento é um dos maiores desafios das empresas, principalmente por causa das regras impostas pelo algoritmo do Instagram. 

Em um passado não muito distante, as publicações no feed dos seguidores eram exibidas cronologicamente. Agora, a situação é diferente. O Instagram avalia outros fatores, entre os quais: parentesco, preferências e nível de interação de um usuário com uma página.

Na prática, isso quer dizer que: quanto menos engajamento da sua audiência, menos conteúdo será publicado no feed dos seus seguidores. 

Um bom engajamento é fundamental para que a sua publicação alcance mais usuários, a sua empresa feche mais negócios e conquiste um relacionamento melhor com a sua audiência. 

Aqui vale uma observação importante. Nem todas as redes sociais são indicadas para um determinado negócio. Um salão de beleza, por exemplo, consegue mais engajamento no Facebook e no Instagram, uma vez que as imagens visuais geram um interesse maior nessas páginas. 

Já uma empresa do setor de tecnologia pode ter uma taxa de engajamento melhor no LinkedIn. Afinal, os usuários dessa rede buscam as últimas tendências da área e novos contatos para construir ótimas parcerias. 

Como medir a taxa de engajamento? 

Grande parte das pessoas tem dúvidas em relação ao desempenho de um determinado post. Para descobrir a sua taxa de engajamento, basta aplicar a seguinte fórmula. 

interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / alcance. 

Imagine que uma loja de informática teve um total de 184 reações, compartilhamentos e comentários e 664 cliques no post, com um alcance de 8774 usuários. A página tem 30000 seguidores. Assim, temos: 194 + 674 / 7774 = 184 + 664 / 8774 = 0,0966 x 100 = 9,66%. Um resultado incrível, não é mesmo? 

O que fazer para melhorar o engajamento? 

Após descobrir o que é a taxa de engajamento, porque ela é importante e como fazer o cálculo corretamente, vamos entender melhor o que fazer para otimizar os números dessa métrica? 

Conheça abaixo as dicas mais importantes. 

Use as hashtags

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre as hashtags. O Instagram e outras redes sociais incluem em um único lugar as publicações que contém a mesma hashtag.  

Portanto, se você utilizar uma hashtag em uma postagem, o usuário terá mais facilidade para encontrar a sua publicação quando ele pesquisa sobre o assunto usando o sinal #. 

O Instagram liberou recentemente uma ótima novidade para os seguidores. Além de seguir os perfis da rede, eles podem acompanhar também as hashtags. 

Imagine que você tem uma loja de roupas e publica uma novidade usando a #dicasdemoda. Todas as pessoas que seguem essa hashtag podem visualizar a notícia, sem necessariamente seguir o perfil da sua loja. 

Aproveite todos os recursos da rede social 

Outra dica interessante é investigar quais são os recursos que podem ser utilizados em uma publicação para aumentar a taxa de engajamento. No Instagram, você pode utilizar, por exemplo, a localização. Ela permite que o usuário visualize um mini perfil com fotos tiradas no estabelecimento e o endereço. 

As enquetes não podem ser ignoradas na sua estratégia de marketing. Elas incentivam a interação por meio dos votos.  

Ofereça um conteúdo de qualidade 

Sem dúvidas, um dos principais fatores que aumenta o engajamento de uma página é a qualidade do conteúdo. Ele precisa ser útil e ajudar os seus seguidores no momento em que eles mais precisam. 

Se o usuário gostar de um conteúdo, ele pode marcar com um “gostei”, escrever um comentário com a sua opinião sobre o assunto e até compartilhar o material nos stories. 

Uma página que vende itens de decoração não pode apenas divulgar os últimos lançamentos da loja. Você pode ajudar os seguidores com orientações importantes para a sua rotina. 

  • Como decorar uma casa; 
  • Como combinar as cores da casa; 
  • Quais são as principais tendências do verão;
  • O que fazer para melhorar o clima da casa; 
  • Como a decoração pode espantar a energia negativa da residência;
  • Como decorar o ambiente para o natal; 
  • Como renovar a decoração do imóvel. 

Aqui, separamos algumas dicas importantes para as páginas do mercado de decoração. Se o seu negócio faz parte de outro segmento, recomendamos contar com o apoio dos clientes para descobrir quais são as publicações que eles desejam acompanhar pelos próximos dias. 

Analise todos os dados 

Foi-se o tempo em que o marketing nas redes sociais era construído com base no “achismo”. Atualmente, é fundamental analisar todos os dados. Caso contrário, será mais difícil conseguir os resultados. 

Uma dica interessante é descobrir o horário em que a sua audiência mais interage com as publicações. Em seguida, publique as próximas postagens nesses horários.  

Para facilitar a coleta de dados, você pode contar com o apoio dos relatórios estatísticos do Instagram ou do dashboard de ferramenta de gestão. 

Uma ferramenta de automação pode ajudá-lo a agendar os horários com mais agilidade e eficiência. 

Responda os seus seguidores 

A interação com os seus seguidores é muito importante em uma estratégia de marketing. Ela melhora o relacionamento e traz mais credibilidade para a sua empresa no ambiente digital. Por isso, lembre-se de responder aos comentários e os questionamentos que são enviados por mensagem privada. 

Nem sempre conseguimos dar atenção para todas as pessoas, especialmente quando uma página tem milhares de seguidores. Uma saída é utilizar uma ferramenta de automação para resolver essa demanda.

Em algumas opções disponíveis no mercado, você consegue construir respostas automáticas, facilitando a produtividade do seu time. 

Publique com frequência 

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de publicar conteúdos com frequência em sua página. 

Não adianta montar um lindo perfil se a sua empresa não tem o hábito de compartilhar, pelo menos, um conteúdo por dia. Para se ter uma ideia da gravidade desse tipo de comportamento, você pode perder não só engajamento, mas também seguidores. 

Por outro lado, é importante ter um cuidado especial com o excesso de publicações. O mais indicado é apostar no equilíbrio. O monitoramento dos resultados pode ajudá-lo a entender melhor qual é a frequência ideal para os seguidores da sua página. 

Uma boa taxa de engajamento não ocorre da noite para o dia. É importante pensar em um conteúdo de qualidade, interagir com os seguidores, manter uma frequência de publicação e fazer vários tipos de testes. Marketing não é uma ciência exata. Então, construa sempre novas ideias para entender a sua audiência. 

Após descobrir quais são as principais informações sobre taxa de engajamento, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas exclusivas para o sucesso do seu negócio. 

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!