Stream deck: uma super ajuda para suas transmissões

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

strean-deck-o-que-e-como-funciona-lastlink
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

É bem possível que você já tenha percebido que alguns streamers fazem transmissões muito mais dinâmicas e cheias de efeitos que outros, certo? Muitas vezes, por trás disso está um pequeno gadget que faz uma grande diferença: o Stream Deck.

Se você nunca ouviu falar disso, fique com a gente. Vamos te explicar tudinho e, no final, você talvez vai até cogitar comprar um desses para dar aquela força nos seus streamings.

O que é Stream Deck e o que faz?

O Stream Deck é um pequeno painel de controle com botões personalizáveis — 15, em sua versão padrão, 6 botões na versão mini e incríveis 32 botões, na versão XL. O seu maior diferencial é o fato de que, por poder personalizar esses botões, você tem em mãos uma pequena plataforma de atalhos que te permite habilitar funções durante suas transmissões com muita facilidade.

Com esse dispositivo, você consegue inserir efeitos visuais e sonoros durante os streamings, acessar atalhos e comandos dentro dos jogos, controlar funções das plataformas, como mutar ou abrir microfones no Discord ou programar mensagens a serem mandadas no chat do Twitch.

Todas essas funções, e muitas outras, são acessáveis de forma direta e fácil no Stream Deck, de modo que não é necessário fechar o jogo (utilizando o famoso alt + tab) para inserir os efeitos ou acessar os comandos que já listamos.

Outra vantagem dessa plataforma, é que, por se tratar de botões personalizáveis, você pode organizá-los da forma que for mais interessante para determinada transmissão, e depois reorganizá-los de forma diferente para outro streaming ou para outro uso que você fará de seu computador. Há a função de organizar conteúdos em pastas dentro de pastas, o que permite acesso muito amplo a diversos atalhos e funções.

Dá pra editar vídeos?

E como! O stream deck é uma ajuda e tanto para você que produz conteúdo e faz a edição dos seus próprios vídeos. Com a correta personalização dos botões, fica mais fácil e rápido operar vários softwares de edição.

É possível, por exemplo, dividir trilhas, editar os inícios e finais dos vídeos, realizar edição com múltiplas câmeras, salvar alterações, excluir trechos, entre outros. A edição muitas vezes é um processo demorado e trabalhoso, mas com a configuração personalizada dos botões da plataforma, esse processo pode ficar bem mais fácil para você.

Para além do computador

Caso você tenha um sistema de iluminação doméstica automatizada, o stream deck também pode ser muito útil. É possível conectá-lo com as luzes da sua casa, e controlá-las com um simples toque no painel. Imagine só, criar uma ambientação mais intimista, mais assustadora ou mais animada durante seu streaming, sem precisar nem se levantar da cadeira?

Ter acesso a controles como esse de forma tão fácil e dinâmica pode ser um diferencial entre uma transmissão apenas ok e uma transmissão incrível. Continue conosco e veja, na próxima seção, como utilizar as funcionalidades dessa plataforma para incrementar seus streamings.

O stream deck na minha transmissão

Um dos aspectos mais interessantes do stream deck é como ele pode modificar a sua interação com o público. Pela praticidade que oferece, é possível, por exemplo, programar mensagens para mandar no chat do Twitch, como falamos anteriormente. Com esse recurso, você consegue, por exemplo, agradecer a participação dos usuários na rede, divulgar sua próxima transmissão ou um anúncio, tudo sem praticamente tirar os olhos da tela onde está rolando seu jogo. É uma economia de tempo e uma forma de garantir que você continue focado na sua partida.

Para manter o público ainda mais vidrado na sua transmissão e criar um diferencial, também é possível acionar alguns efeitos visuais ao clique de um botão. Que tal colocar um meme na tela quando você vencer a partida? Ou até mesmo quando você perder, afinal quem nunca teve que aprender a rir de si mesmo, né?

Os efeitos sonoros também ajudam muito a manter uma interação legal com seu público. O stream deck te permite inserir sons ou trechos de música pré-programados no meio da transmissão e, assim, ir criando particularidades durante sua transmissão que te distinguem de outros streamers. Tendo esses efeitos disponíveis, fica a cargo da sua criatividade a tarefa de produzir um conteúdo diferente e se destacar.

Se você estiver tendo problemas no seu chat do Twitch, por exemplo, os botões do controlador também te permitem escolher, de forma muito rápida, o formato mais adequado para sua transmissão entre as opções de chat disponíveis na plataforma. Dessa forma, fica fácil você se livrar de eventuais problemas que possam acontecer durante seu streaming.

No modo de controle inteligente das luzes do seu ambiente, é possível dar uma outra cara para as suas transmissões. Imagine só, com um simples toque, ativar uma luz vermelha enquanto você faz streaming de um jogo de terror? Ou, por outro lado, entreter seu público com um jogo de luzes animado e colorido enquanto você transmite um jogo divertido? As facilidades do stream deck fazem com que seja possível adicionar detalhes interessantes ao seu streaming sem que você perca tempo ou se desconcentre de seu jogo.

É um investimento que vale a pena?

Se você deseja dar às suas transmissões uma abordagem mais profissional e se você acredita no seu potencial enquanto streamer e produtor de conteúdo, este é um investimento que você pode considerar.

Atualmente, o Elgato Stream Deck pode ser encontrado à venda por valores que ficam entre pouco mais de R$ 600,00 e menos que R$3.000,00, a depender do modelo escolhido. Como falamos anteriormente, as opções variam entre 6, 15 e 32 botões. A escolha depende, naturalmente, dos seus objetivos e do quanto você está disposto a investir nesse novo e interessante instrumento tecnológico. 

Seus principais acessórios para uma boa transmissão, é claro, são o seu talento, seu carisma, suas habilidades com o jogo. Mas não dá pra negar que ter a ajuda de uma plataforma como o Stream Deck pode ser mais do que uma mão na roda para elevar o nível do seu conteúdo e a sua carreira como streamer.

E aí, gostou de conhecer essa novidade?

Então confira outra forma interessante de dar um up em sua produção de conteúdo! Clique e veja como a Lastlink pode te ajudar nessa!

Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM [email protected] NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM [email protected] NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!