Shadowban no Instagram: Entenda como não receber essa proibição

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Shadowban no Instagram

As redes sociais estão crescendo cada vez mais rápido no mundo digital. Com isso, suas ferramentas acabam necessitando de novas regras de utilização. A rede social Facebook, já provou que dentro da plataforma existem regras e punições. Essas, podem acarretar problemas para sua conta, caso alguma destas regras sejam violadas. Desde que o Facebook comprou a rede social Instagram, essas características também passarão a ser adotadas dentro da plataforma. Uma delas é o Shadowban no Instagram.

Índice

O que é Shadowban no Instagram?

Basicamente, o Shadowban é uma espécie de “castigo” do algoritmo do Instagram caso seu perfil, e ou sua publicação esteja usando uma hashtag banida. Ou seja, uma hashtag que tenha recebido denúncias e acabou sendo banida pelo Instagram.

O que acontece com minha conta caso eu receba um Shadowban?

A sua conta não é excluída, se você receber um Shadowban, somente a publicação com a hashtag proibida será afetada. Mas então a minha publicação que será excluída? Não! Sua publicação também não será excluída, mas ela não irá aparecer na barra do explore. Além disso, ela também não irá parar nas publicações relacionadas às hashtags utilizadas. O que atrasa ainda mais você perceber que caiu em um Shadowban.

Como perceber que recebi um Shadowban?

Esse é o ponto mais complicado desse assunto. Para que você perceba que sua conta recebeu um Shadowban, você precisa ser um usuário muito ativo e atento ao seu perfil. Assim você irá detectar uma queda no alcance das suas publicações e também nas curtidas da mesma. Outra forma é clicar nas hashtags utilizadas por você e verificar se sua publicação está aparecendo nos relacionados a essa hashtag.

Existe um terceira forma de verificar sua conta, mas essa não está entre as mais confiáveis. É o Shadowban Tester. Pela internet podemos encontrar alguns sites que disponibilizam uma forma de verificar se existe shadowban, geralmente, nos 10 últimos posts do seu Instagram. Digo não ser confiável, pois existem várias opções pela internet e também, reclamações. Mas continua sendo uma opção válida, que ajuda nessa busca.

Como evitar um Shadowban no Instagram?

  • Respeite o número de hashtags permitidas
    •  O Instagram considera desejável o uso de 5 e determina como limite o uso de 30 hashtags por publicação;
  • Evite publicações que podem ser denunciadas
    •  Isso pode acontecer caso você viole alguma regra ou até mesmo seja mal interpretado;
  • Verifique se está utilizando alguma hashtag denunciada
    • Para saber se aquela é uma bloqueada é só clicar nela e ver se aparece uma mensagem do Instagram informando a falta de conteúdo no lugar das fotos relacionadas;
  • Evite hashtags muito genéricas
    • Quanto mais usada é a hashtag pela rede social, maior é a chance desta conter um conteúdo denunciado.

Recebi um Shadowban no Instagram, e agora?

Existem algumas opções que você pode fazer para tentar recuperar o seu perfil de um Shadowban, mas nenhuma delas é algo comprovado. São apenas dicas que já funcionaram para alguns perfis.

  • Dê um tempo para o Instagram
    • Tente ficar pelo menos 3 dias sem nem mesmo fazer o login no seu perfil;
  • Revogue os acessos
    •  Abra sua conta em um computador, vá em “editar perfil”, “aplicativos autorizados” e “revogar acesso”, assim você vai deixar de permitir o acesso de aplicativos, antes autorizados por você;
  • Troque sua conta de comercial para pessoal
    • Se seu perfil é comercial o mais indicado é que recomece com um perfil pessoal;
  • Relate o problema para o Instagram
    • Esta opção é a menos provável de ter retorno, mas é melhor não descartar essa tentativa.

Depois dessa dica você tem tudo para conseguir ter ótimos resultados com o Instagram. Quer outra dica para ficar ainda mais simples? Baixe grátis o Checklist para aumentar os resultados no Instagram.

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.