Como impulsionar sua presença online usando as redes sociais.

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Se você não sabe como impulsionar a presença online da sua marca nas redes sociais, chegou ao lugar certo. 

A presença digital é essencial para qualquer negócio. Ela traz diversos benefícios, como: mais vendas, valorização da marca, marketing melhor e mais barato, contato com a população que acessa a internet com frequência, entre outros.

Porém, não basta apenas ter uma página. É importante seguir alguns passos para surpreender a audiência.

Ao desenvolver o conteúdo, optamos por escrever termos que são de fácil compreensão. Assim, você consegue entender as orientações sem problemas. 

Quer otimizar os resultados do seu negócio? 

Então, continue lendo este artigo e tire as principais dúvidas.

Vamos lá? 

Escolha as suas metas metas e objetivos 

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância de definir metas e objetivos. Antes de colocar as suas ideias em prática, escolha quais são as plataformas mais adequadas para o seu público, conheça os principais recursos da ferramenta e escolha a sua audiência. 

Humanize o relacionamento 

Outra dica interessante é desenvolver uma comunicação humanizada. Não basta apenas publicar conteúdos com frequência nas redes sociais. Você deve interagir com os seguidores, respondendo as suas dúvidas de forma natural. 

Nunca é demais lembrar que os seguidores não podem ficar sem resposta nas redes sociais. Caso contrário, o relacionamento ficará ainda mais complicado. Mesmo que você não tenha a resposta imediata para um determinado problema, informe para o cliente que o time interno já está investigando a situação. 

Dessa forma, o consumidor entende que é importante para a sua empresa, e não é avaliado apenas com mais um cliente. 

Conheça as necessidades do seu público 

Um dos principais erros nas redes sociais é compartilhar conteúdos somente sobre os seus produtos ou serviços. Para impulsionar a sua presença online, pesquise os temas que são mais buscados pelo seu público na internet. 

Vale encontrar conteúdos em hashtags e analisar a concorrência em outras plataformas. Dentre as ferramentas mais comuns para essa tarefa, encontra-se: Google Alerts, InfiniGraph, Google Keyword Planner e Buzzsumo. 

Coloque ícone das redes sociais em seu site 

Grande parte das pessoas esquece de adicionar o link das suas redes sociais em sua página na internet. Imagine quantos seguidores você pode perder sem incluir essa informação em seu site? Elas precisam estar visíveis para que outras pessoas cheguem até os seus perfis. 

Você também deve incluir o seu site em suas redes sociais. Dessa forma, outras pessoas podem conhecer mais detalhes sobre os produtos e serviços da sua empresa. 

Dica bônus: os links das suas redes devem ser adicionados ainda em sua assinatura de e-mail. 

Compartilhe conteúdos 

Muitas pessoas têm medo de incomodarem os outros usuários ao compartilhar um conteúdo na internet. Sabemos que o exagero nem sempre é o melhor caminho. No entanto, a falta de compartilhamento pode fazer com que a sua página não tenha tanto destaque nas redes sociais. 

O mais indicado é apostar no equilíbrio para não prejudicar o relacionamento com a audiência. 

Crie um calendário editorial 

Sabemos que cada rede social tem um objetivo. Por isso, você deve criar um calendário editorial com todas as publicações. Dessa forma, é possível ter um controle maior sobre a sua estratégia. 

Um calendário editorial deve conter os seguintes elementos: datas de publicação, pautas e temas de conteúdos, estágio do conteúdo (topo, meio ou fundo de funil), entre outros.

Para construir essa ferramenta, você deve conhecer a sua audiência, estabelecer uma frequência de conteúdo, definir dias e horários de publicações. Lembre-se ainda de desenvolver vários tipos de conteúdos para impressionar os seguidores, como textos, vídeos, podcasts, imagens, infográficos, quizzes e ebooks. 

Publique conteúdo de qualidade 

Uma pessoa não segue a sua página somente para saber detalhes sobre o seu produto ou serviço. Ela também busca tirar dúvidas sobre conteúdos que impactam em sua rotina. 

Imagine que você é dono de uma plataforma que ajuda o usuário a organizar as suas finanças. Para ter sucesso nas redes sociais, você pode dar dicas sobre conteúdos que impactam a sua vida financeira, como o auxílio emergencial do governo.

  • O que é auxílio emergencial? 
  • Quem direito ao auxílio emergencial? 
  • Quem não tem direito ao auxílio emergencial?
  • Qual é o valor do benefício? 
  • Até quando posso cadastrar o auxílio emergencial? 

Se você é um arquiteto, pode abordar temas interessantes para o público, como: como usar a cor na decoração sem carregar o ambiente, qual é a altura correta para pendurar um quadro, como otimizar o espaço e como decorar o quarto da minha casa e quais são as tendências para o verão. 

Quem publica conteúdo sobre marketing digital pode ajudar o usuário com os seguintes questionamentos: O que é SEO? O que é Inbound Marketing? Como criar uma persona? Qual é a diferença de persona e público-alvo? Como ter sucesso com e-mail marketing? Marketing digital ainda vale a pena? O que é Roi? 

Ao tirar dúvidas no momento em que o usuário mais precisa, você cria uma conexão com o seu público, garantindo um relacionamento mais duradouro. 

Pense na palavra-chave 

Um conteúdo nas redes sociais não pode ser publicado sem uma palavra-chave. Trata-se de termos que contém uma ou mais palavras e que mostram qual é o tema central do conteúdo. 

Por isso, antes de compartilhar um conteúdo com a sua audiência, analise como os seus clientes buscariam sobre esse assunto no Google. Assim, a sua página tem mais chance de ser encontrada por outros usuários. 

Adicione as hashtags

Nunca é demais lembrar o quanto as hashtags são importantes nas redes sociais. Elas ajudam a atrair mais seguidores. Mas tenha cuidado para não exagerar. Você pode prejudicar a relação com os  seguidores. 

Se você tem uma página do segmento de moda, por exemplo pode apostar nas seguintes hashtags

  • #modamasculina; 
  • #modafeminina;
  • #modaparacrianças
  • #modaevangelica;
  • #modaparabebe.

Ofereça um benefício para a sua audiência 

Atire a primeira pedra quem não gosta de ganhar um benefício nas redes sociais. Na internet, as pessoas dão preferências para páginas que oferecem várias vantagens para o usuário. 

Se você quer ampliar a sua presença no ambiente digital, invista em “presentes”. Aqui, vale vários tipos de brindes. Os mais conhecidos são:  descontos, testes, avaliações gratuitas, e-books gratuitos e um cartão fidelidade. 

Esse tipo de estratégia traz dois benefícios interessantes: novos seguidores e engajamento com a sua base atual.. 

Monitore as redes sociais 

Não é segredo para ninguém que o usuário das redes sociais se tornou um grande influenciador na internet. Diariamente, vários seguidores compartilham as suas opiniões sobre produtos e serviços, destacando pontos positivos e negativos do seu negócio. 

Para entender melhor a sua audiência, reserve um período do seu dia para monitorar os resultados. Essa tarefa permite analisar todas as publicações que foram feitas acerca da sua empresa. 

Ao monitorar a audiência, você impede que o seu negócio entre em uma crise de imagem. Quando o produtor de conteúdo acompanha o que está sendo falado sobre a sua marca, ele consegue agir de uma forma mais imediata para resolver o problema. 

Outra vantagem do monitoramento é que a sua audiência pode ajudá-lo na criação de conteúdo. Observe as mensagens, provavelmente, você poderá tirar ideias bastante interessantes para a sua página. 

Existem algumas ferramentas que podem ajudar nessa tarefa. Dentre as mais comuns, encontra-se: Mention, IFTTT, Hootsuite, Hootsuite e Buffer. Conheça as características de cada um para escolher a melhor opção para o seu perfil. 

A rede social é a sua vitrine na internet. Por meio dela, o usuário terá a primeira imagem do seu negócio. Portanto, use as nossas dicas acima com frequência para surpreender qualquer pessoa no mundo digital. 

Após descobrir as principais orientações para impulsionar a sua presença online nas redes sociais, siga-nos nas internet e conheça outras dicas importantes para o sucesso do seu negócio. 

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!