Você sabia que o Pinterest é um dos melhores canais para levar tráfego ao seu site? Vem descobrir essa ferramenta!

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Você já ouviu falar no Pinterest para empresas? Apesar de ser uma rede social menos abordada, ela pode fazer a diferença para o seu negócio. Por quê? O motivo é simples: ela é baseada em imagens — e é aí que você pode se destacar perante a concorrência.

Apesar de outras mídias terem a mesma característica, a vantagem é que a rede social se tornou um grande catálogo de referências aos usuários. Com isso, é possível se aproximar mais dos potenciais compradores, fortalecer a marca e incentivar a decisão de compra.

Em outras palavras, é possível reforçar sua presença online e ter mais visibilidade, ao mesmo tempo que trabalha o marketing da sua empresa. Como alcançar esse propósito? É o que vamos mostrar neste post. Acompanhe!

O que é o Pinterest?

Essa rede social foca na descoberta, o compartilhamento e o armazenamento de ideias. Serve, portanto, como uma ferramenta que permite descobrir elementos visuais e ter insights para seus projetos e seus interesses pessoais. No final, tudo que você gosta pode ser colecionado e classificado pelo Pinterest, por meio dos chamados pins.

Com mais de 300 milhões de usuários mensais, o canal se tornou um mecanismo de busca visual separado por categorias, por exemplo, DIY, inspiração para casamento e decoração de casas. Por isso, entre seus usuários estão profissionais de decoração, design de interiores e arquitetura.

Por que usar o Pinterest na sua empresa?

O Pinterest para empresas também traz boas oportunidades para sua estratégia de marketing e se se tornou uma grande plataforma de negócios. Por meio dele, sua marca pode divulgar ideias inspiradoras e descobrir novos públicos, além de se aproximar deles.

Assim, você encontra os clientes no momento em que eles buscam inspiração para seus projetos de vida e tem mais chances de fechar negócios. Para ter uma ideia, 98% dos usuários tentaram algo novo a partir do que encontraram no Pinterest.

Mais que isso, 84% dos usuários buscam essa rede social quanto querem decidir algo para comprar. Ainda há 77% que relatam terem encontrado novas marcas ou produtos. Outros motivos para usar essa mídia são os que apresentamos a seguir.

[rock-convert-cta id=”6780″]

Aumento do tráfego para seu site ou blog

Os pinners geram um tráfego de alta qualidade, sendo responsável, em média, por 8% de toda a referência da web. Isso acontece porque cada pin permite incluir um link. Com isso, os usuários têm mais chance de interagirem e até serem direcionados para páginas de foram da plataforma — basta oferecer um conteúdo atrativo e bonito.

Consciência da marca

Os usuários precisam conhecer sua empresa para comprarem seus produtos ou serviços. Estar presente em todo lugar é uma forma de aumentar a visibilidade do negócio e alcançar públicos diferenciados. Para fortalecer ainda mais a estratégia, adicione o logo para personalizar a conta, insira uma apresentação e um link para o site.

Conversão de internautas para compradores

O objetivo de estar em uma rede social é fazer os seguidores do seu perfil se tornarem compradores. O Pinterest para empresas ajuda nesse propósito, porque reduz o número de passos entre a descoberta e a tomada de decisão. Isso acontece porque as informações visuais já estão disponíveis e os usuários navegam com a intenção de adquirir algo.

Promoção gratuita

Os anúncios nesta rede social são formas de visibilidade gratuitas. Você cria o perfil da sua marca e distribui seus conteúdos visuais sem precisar fazer investimentos. Com isso, promove seu site ou blog.

Como criar e usar os recursos do Pinterest para sua empresa?

Usar o Pinterest requer a criação de uma conta corporativa gratuita. Basta acessar o site da rede social, clicar em “Criar uma conta comercial” e preencher seus dados. 

A partir disso, é possível usar os diferentes recursos para agregar ainda mais valor às experiências dos usuários. Veja quais são as principais ferramentas e como usá-las a seu favor.

Botão Salvar sites

É uma ferramenta que incentiva os usuários a salvar as imagens da plataforma. Ao instalar o botão, ele aparece em todas as imagens e é possível clicar nele para armazenar as ideias nas pastas da própria rede social.

Pins avançados

Trazem informações relevantes sobre as imagens. São chamados de rich pins, porque vão além do título, da legenda e dos links que existem nos conteúdos comuns. Para oferecer essa possibilidade, é preciso usar metadados e adicioná-los ao seu site ou blog.

Em seguida, é preciso fazer a validação com o Pinterest. A partir disso, o usuário que salvar a imagem terá as informações dos metadados de forma automática. É possível usar os rich pins para 4 categorias de itens das contas business:

  • produto, que abrangem link de compra, preço e disponibilidade em tempo real;
  • receita, com ingredientes, porções e tempo de cozimento;
  • artigo, que evidenciam título, autor e trecho de um texto;
  • aplicativo, que vem com um botão para instalar.

Shop the Look

Estimula as compras na plataforma por incentivar o usuário a clicar no produto e ser redirecionado ao link de compra. Nesse caso, há um ponto branco que identifica o item. A adição só pode ser feita por conta business. 

Para isso, é preciso clicar no ícone de etiqueta para marcar os produtos, adicionar o link de destino e uma imagem do item avulso. Assim, o usuário sabe que existe essa possibilidade de comprar a mercadoria.

Pincode

É um código customizado que carrega as informações da rede social. Ao escanear, o usuário é direcionado para o perfil ou a pasta da marca. Por isso, é uma opção para materiais impressos, como embalagens, cartões de visita ou folders.

É o caso de você colocar um pincode em uma caneca e ser direcionado para uma pasta com dicas de receitas de bolos, ideias de personalização etc.

Pinterest Lens

É a Busca pela Câmera, uma ferramenta que permite encontrar no Pinterest os objetos que circulam por aí. Por exemplo, um abajur que viu na casa de um amigo, uma flor diferente que viu na floricultura etc. Basta apontar a câmera do aplicativo para o objetivo e várias referências serão apresentadas.

Pinterest Ads

É a plataforma publicitária da rede social. Você consegue patrocinar pins em formato de imagem, carrossel, vídeo e app pin. Ainda pode definir um público-alvo específico e medir os resultados do investimento. É uma forma, portanto, de aumentar o tráfego e as conversões.

Quais são as vantagens de anunciar no Pinterest?

O Pinterest oferece um grande potencial para as empresas. Por ter características diferenciadas, é uma oportunidade de vender mais e ter um tráfego de qualidade, capaz de elevar as chances de fechar negócios.

Por isso, uma das principais vantagens da rede social é possibilitar seu uso como blog da marca. Desse modo, há mais visibilidade e notoriedade. Mais que isso, os usuários já costumam pesquisar sobre seus assuntos de interesse, assim como acontece com o Google. 

Com isso, você tem ideias de palavras-chave relacionadas ao seu negócio e pode trabalhá-las em diferentes redes e plataformas. O resultado é um potencial maior de atração de potenciais compradores.

Outro fator interessante é que o pin é 100 vezes mais divulgado que um tweet e tem média de vida de uma semana, muito mais que os 24 minutos do tweet ou os 90 minutos do post no Facebook.

Como otimizar as publicações?

O Pinterest trabalha com algoritmos para entregar imagens relevantes aos usuários. Existem 3 principais camadas:

  • feed inteligente: é o conteúdo exigido no momento do login;
  • feed de contas seguidas pelo usuário: apresenta um conjunto de pins tirados das pastas e das contas seguidas e tem uma orientação cronológica;
  • pesquisas: são os resultados surgidos quando o usuário realiza uma pesquisa por palavra ou frase-chave.

Por isso, existem boas práticas que ajudam a alcançar bons resultados. Confira quais são as principais!

Preencha todas as informações dos pins

A rede social trabalha com imagens, mas seu algoritmo não as lê. Isso significa que é preciso ter conteúdo textual para alcançar os resultados esperados. É preciso investir em descrição, URL de destino e hashtags para garantir um bom posicionamento.

Use as palavras-chaves a seu favor para identificar os produtos e seu negócio. Essa é uma forma de garantir o aparecimento dos pins nos resultados das buscas.

Organize as pastas com palavras-chave

As palavras-chaves são importantes para organizar as pastas e garantir a exibição das imagens certas aos usuários. Use-as no título e na descrição das pastas, para facilitar o alcance dos usuários. Essa é uma forma de sinalizar os temas principais para o algoritmo e para os usuários.

Integre o Pinterest com outros canais

A melhor maneira de aumentar a visibilidade e a popularidade da sua conta na rede social é integrar o perfil a outros canais. Divulgue em outras mídias, no seu site ou no blog. Assim, você gera mais tráfego.

Outra possibilidade é divulgar pastas e pins. Basta incorporar publicações nos posts ou adicionar widgets para ter melhores resultados. 

Outra forma de alcançar mais visibilidade é usar uma plataforma de gerenciamento das postagens. Assim, você agenda os posts do Pinterest e obtém resultados mais eficientes por aproveitar as melhores datas e horários.

Achou interessante e deseja atingir esse patamar com o Pinterest para empresas? Conheça a nova função de agendamento de Pinterest do Bume acessando nosso site. Aproveite os recursos e fortaleça o marketing da sua empresa!

[rock-convert-cta id=”6599″]

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.