A importância do Google Meu Negócio para os resultados da sua empresa

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Você sabe o que é e como funciona o Google Meu Negócio? Se sua resposta é “não”, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de dar visibilidade para sua empresa e fechar mais vendas. Afinal, esse recurso é uma forma de fazer o marketing local de maneira eficiente.

Além de ser uma ferramenta gratuita, ela permite anunciar seu negócio de forma rápida e prática, para ser encontrado tanto pelo Google Maps quanto pela página de resultados (SERP). Com isso, sua empresa se destaca e melhora sua reputação.

Para entender melhor o Google Meu Negócio e ver como ele ajuda sua empresa, apresentaremos as principais informações sobre o recurso e os benefícios de contar com esse formato de anúncio gratuito. Vamos lá?

O que é e como funciona o Google Meu Negócio ?

O Google Meu Negócio permite às empresas terem um perfil corporativo gratuito para aparecer na página de pesquisa e no Google Maps. Lançado em 2014, essa plataforma permite acrescentar algumas informações de serviço, como:

  • localização no Google Maps;
  • dados de contato, como e-mail, endereço, telefone e site;
  • horário de funcionamento da loja os momentos do dia de maior movimentação;
  • comentários de clientes;
  • fotos internas da empresa;
  • perfis da empresa em outras redes sociais.

Com essas informações, o possível comprador já sabe como entrar em contato, o que pode esperar da sua empresa e qual é o comentário dos clientes. Para o negócio, é uma forma de ingressar nesse diretório corporativo enorme criado pelo Google.

Assim, tem mais chances de aparecer no mecanismo de busca e atrair mais compradores. Além disso, o Google My Business — como também é chamado — gera tráfego qualificado, já que a pessoa que faz a pesquisa está interessada em efetivar a compra de um produto ou serviço.

 

 

Quais são os benefícios dessa ferramenta?

Uma das vantagens de descobrir o que é e como funciona o Google Meu Negócio é aumentar a divulgação da sua empresa de forma local, orgânica e gratuita. Isso acontece porque, sempre que alguém da região pesquisar por um estabelecimento similar ao seu, vai se deparar com o seu anúncio.

Por exemplo, se você tem uma clínica veterinária em Belo Horizonte, a pessoa que pesquisa por “veterinário BH” poderá encontrar a sua empresa, a depender de sua localização. Ainda existem outros benefícios de usar essa ferramenta. Veja!

Geração de mais interações com o público

O Google My Business permite que os usuários deixem comentários e relatem sua experiência com a marca. Também podem deixar avaliações, críticas e dúvidas. É importante responder e se colocar à disposição, em caso de questionamentos e reclamações. 

Você também pode publicar fotos dos seus produtos ou serviços. Inclusive, segundo estatísticas oficiais, as empresas com imagens nos perfis têm 42% mais solicitações de rotas no Google Maps e 35% mais cliques de acesso ao site.

Gerenciamento de informações

As informações podem ser gerenciadas para fornecer uma experiência melhor aos usuários. Com o Google Meu Negócio, você passa os dados relevantes e há duas vezes mais chances de serem confiáveis pelos consumidores. Basta manter tudo atualizado.

Compreensão e ampliação da presença online

O Google My Business permite saber quem são seus clientes e de onde eles são. Os dados ainda evidenciam quantas pessoas ligaram para sua empresa usando o número de telefone exibido nos resultados da pesquisa e você pode monitorar as campanhas para divulgar melhor o seu trabalho.

Aumento das interações

As interações vão além dos comentários dos clientes. Eles também podem agendar serviços no seu perfil, ligar, enviar mensagens ou deixar avaliações. Ainda é possível descobrir como os usuários interagem com sua marca e obter informações relevantes para traçar estratégias.

Melhoria do conhecimento sobre a empresa

As informações publicadas pelo Google Meu Negócio permitem aos usuários conhecer a sua empresa antes mesmo de comprar um produto ou serviço. O detalhamento dos dados facilita o contato e a tomada de decisão. Afinal, a pessoa já sabe como são as indicações e a qualidade do trabalho.

Como inscrever a empresa no Google Meu Negócio?

Se você percebeu as vantagens de entender o que é e como funciona o Google Meu Negócio, provavelmente deseja criar um perfil, então, você pode fazer isso pelo site específico. Basta clicar em “Gerenciar agora” para começar a criação do seu cadastro. Será necessário usar o endereço do Gmail para fazer o login. Caso esteja logado no Google, o encaminhamento para a próxima etapa será automático.

Você primeiro precisará encontrar e gerenciar sua empresa. Digite o nome e aparecerão algumas opções. Se não houver o perfil, role a página até o final e clique em “Inclua sua empresa no Google”.

Em seguida, insira o nome da empresa e selecione a categoria na próxima tela. O próximo passo é adicionar um local em que os interessados possam visitar, se ele existir. No caso de um e-commerce, basta selecionar “não”. Em seguida, aparecerá uma opção de local onde os clientes são atendidos. Caso escolha “sim”, deverá inserir o endereço completo.

O próximo passo é escolher o país em que fica sua empresa e, então, inserir o número de telefone e a URL do site. Por fim, aparecerá a confirmação do Google com o nome do seu negócio e os seguintes itens checados:

  • uso de fotos e postagens para promover a empresa;
  • acompanhamento de dados de análise da companhia para compreender melhor os clientes;
  • respostas às avaliações dos consumidores.

Clique em “Concluir” e seu perfil será criado. Caso alguma empresa já esteja com o seu perfil, você pode fazer a reivindicação para solicitar uma transferência. Além disso, há possibilidade de criar perfis de redes não inauguradas, verificar locais em massa e mudar a marca da rede.

Depois de criar o seu perfil, você já estará habilitado para receber contatos e comentários de clientes. Ainda terá a chance de:

  • criar postagens;
  • responder avaliações e dúvidas;
  • apresentar produtos;
  • enviar mensagens aos clientes;
  • denunciar comentários impróprios;
  • adicionar um gerente de local para gerenciar os perfis da empresa.

 

Todos esses recursos fazem do Google Meu Negócio um bom lugar para divulgar sua marca e alcançar mais clientes. Você ainda pode contar com uma ferramenta especializada para fazer o agendamento de publicações. Assim, automatiza as atividades e evita problemas no seu perfil.

Achou interessante? Faça um teste no Bume e conheça a nova função de agendamento de posts no Google Meu Negócio do Bume. Como você agora sabe o que é e como funciona o Google Meu Negócio você verá que aumentará suas chances de engajamento e fortalecerá sua estratégia.

[rock-convert-cta id=”6601″]

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.