8 dicas para enviar mensagem direta no Instagram que converte

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

A gente sabe que o Instagram é a rede social que mais proporciona interação entre os usuários e que vem crescendo cada vez mais no mundo dos negócios. Ele tem uma função que tem sido crucial para manter essa interação: a mensagem direta no Instagram.

Você já parou pra pensar o potencial que ela tem?

A mensagem direta é um excelente (se não o principal) canal de comunicação entre os perfis comerciais e seus seguidores e clientes. Ela é usada para criar relacionamento, divulgar conteúdo, serviços e produtos e também funciona como canal de atendimento para dúvidas e sugestões.

Mas, não dá pra sair escrevendo qualquer coisa, não é?

Neste post nós preparamos 8 dicas preciosas para você saber tudo sobre essa função e construir uma rede de seguidores e clientes fiéis. Se liga!

Índice

O que é mensagem direta no Instagram (DM)?

A mensagem direta, ou direct, é uma função de troca de mensagens e fotos de forma privada do Instagram. Ela é disponível tanto para perfis pessoais quanto comerciais.

Fica no canto superior direito do aplicativo e permite mensagens individuais ou em grupo. Através dos story você também pode criar janelas de comunicação direta e trocar mensagens. Agora sim, vamos às dicas?

1. Faça uma mensagem alinhada com o seu perfil

Antes de enviar sua mensagem, escolha seu estilo. Se você tiver um perfil de um escritório de advocacia, provavelmente vai ser uma mensagem mais séria. Se for um café ou uma loja, vai ser mais descontraída. Por exemplo: “Olá, tudo bem? Muito obrigada por nos seguir. Fique ligado nos nossos produtos e promoções. Um abraço!”.

Após montar a sua mensagem, procure manter o mesmo estilo para ganhar credibilidade. Não se esqueça que ninguém gosta de pensar que está conversando com um robô, um diálogo mais humanizado é o ideal para construir uma relação de confiança.

2. Teste suas mensagens

Procure fazer testes, mande mensagens diferentes. Por exemplo, alguma mais formal e outra mais descontraída. Teste também as possíveis ações como clicar em links, visitar perfis, etc. Com isso, você poderá saber qual tem mais engajamento e assim avaliar qual dará mais retorno.

3. Evite mensagens longas

As mensagens muito longas por DM podem ser um tiro no pé. Com um mundo cada vez mais rápido e dinâmico, muitas pessoas não têm paciência de ler até o final. Seja simples e objetivo na informação que você quer passar sobre sua marca.

Se você quer saber como ganhar dinheiro no Instagram, leia este post: Como ganhar dinheiro no Instagram em 12 dicas infalíveis

4. Crie mensagens diferentes para seus seguidores

Algumas plataforma permitem escrever mensagens diferentes para os seguidores para que o Instagram não bloqueie a sua conta. Mensagens iguais para várias pessoas podem fazer o aplicativo entender que você é spam.

Mas isso só será um problema, caso você execute de forma errada ou com ferramentas de redes sociais ruins.

Uma boa plataforma de gestão de Instagram vai te permitir enviar diferentes campanhas, com diferentes tipos de mensagens cada uma.

5. Crie respostas rápidas

Para as principais dúvidas, faça um planejamento e esteja preparado para responder as pessoas. Com o uso da DM elas irão perguntar mais e nada melhor do que usar este recurso como isca para fazer negócios.  Isso vai ajudá-lo a ter um bom e rápido atendimento.

6. Crie promoções

Uma boa ideia é divulgar promoções e cupons de desconto para a primeira compra. Isso pode ajudar a captar clientes. Mas, não se esqueça dos clientes antigos! Já que eles conhecem o seu perfil e seu produto, um conteúdo vendedor é bem aceito e pode ser até esperado.

Se você quer saber mais sobre vendas leia também este post: Como vender pelo Instagram 9 ações essenciais

7. Sempre responda as mensagens

Nunca se esqueça de responder as mensagens dos seus seguidores para manter o diálogo e mostrar empatia. Muitos podem entrar em contato com alguma dúvida sobre algum produto ou serviço. Responder sempre é sinal de atendimento de qualidade.

8. Sempre finalize a mensagem com um convite para a ação

É interessante sempre deixar um link para acessar, convidar para ir até o perfil ou solicitar para curtir alguma foto para garantir o engajamento. Por exemplo: “Acompanhe nossos stories e nosso perfil.”

Mensagens no Instagram ou WhatsApp?

Embora o Instagram tenha um grande potencial de resultados, o WhatsApp Business se tornou uma verdadeira ferramenta de comunicação completa.

No WhatsApp você consegue enviar mensagens em massa, apresentar seu catálogo, criar etiquetas de classificação e configurar mensagens automáticas.

Quer dizer que você precisa deixar o Instagram de lado? Claro que não! Essas duas ferramentas se complementam, enquanto o Instagram trabalha no alcance de novas pessoas, o WhastApp tem o objetivo de vender e fidelizar.

Você pode criar um link do WhatsApp e adicionar ao seu Instaram, criando uma talho para que as pessoas interessadas conversem com os vendedores com mais facilidade.

Curtiu as dicas? Agora que você já sabe tudo sobre as mensagens diretas, é só começar a usar essa função.

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.