Guia-rápido: saiba como usar live shop para aumentar as vendas

Picture of Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

live shop

Afinal, o que é uma live shop? Também chamada de live commerce ou shop stream, a live shop é uma live, isto é, uma transmissão ao vivo feita na rede social onde seu público está para vender produtos em tempo real ou aumentar as vendas durante e após a transmissão.

A realização de lives consolidou-se não só como parte de um plano de lançamento, mas também, como parte de uma estratégia de marketing para venda recorrente, sendo possível alcançar muitas pessoas de uma só vez.

Uma vez que este formato permite mais engajamento, imediatismo e interação ao vivo, os estímulos ao público de uma live shop bem planejada sempre trazem bons resultados.

Então, continue a leitura para entender melhor o que é uma live shop e como usá-la dentro da sua estratégia de vendas, seja para infoprodutos ou venda de conteúdo exclusivo.

O que é live shop?

Live shop é uma live, isto é, uma transmissão ao vivo feita através de alguma rede social ou plataforma com o objetivo de divulgar um produto ou serviço para venda, de forma que haja uma interação com a audiência que está assistindo.

Então, pense: quantas vezes você já se pegou assistindo o canal de vendas da Polishop sem querer? Não era exatamente uma live shop, mas a intenção é bem parecida: entreter e ofertar!

O formato chegou para ficar e já se apoderou da linguagem da web. Com isso, fazer uma live para vender permite que a audiência participe, comente, tire dúvidas ao vivo e interaja em tempo real.

Aliada ao e-commerce, uma live shop potencializa as vendas por ser um espaço destinado para a divulgação do que quer esteja sendo vendido, como infoprodutos em geral, serviços digitais, cursos ou conteúdo pago.

Qual a importância de uma live shop para o criador de conteúdo?

É inegável que as lives se tornaram uma ferramenta fundamental para o marketing digital de qualquer negócio na internet, e isso se potencializa quando falamos de criadores de conteúdo e infoprodutores no geral.

Através do engajamento promovido, o criador aumenta o envolvimento da audiência com o produto ou serviço, além de expor de uma forma mais profunda seu negócio e marca, tornando a experiência da compra mais atrativa e profissional para o cliente, quebrando objeções e esclarecendo diversos pontos de entrave para venda.

De acordo com a Uol, em 2020 o live commerce movimentou cerca de US$ 200 bilhões só no Brasil. Dá pra acreditar?

Quais as vantagens da live shop para quem monetiza conteúdo?

São inúmeras as vantagens de uma live shop, sobretudo para criadores de conteúdo e infoprodutos que não possuem equipes de marketing e também não têm grana para fazer altos investimentos em tráfego pago. Então, vamos falar sobre as principais vantagens dessa máquina de vendas!

Aumento do alcance orgânico

Uma vez que as transmissões são gratuitas e tratam da entrega de valor do que está sendo vendido, ocorrendo em uma data e horários pré-determinados, a concentração da audiência presente é potencializada pelo interesse em estar ali. Isso, posteriormente, gera tráfego para outros conteúdos da mesma rede social ou plataforma em que a live ocorreu ou também para landing pages.

Atração de novos clientes

É fato que uma live shope bem planejada certamente será compartilhada. Por isso, usá-las como uma estratégia de markerting de conteúdo é fundamental.

Uma live bem estruturada e com uma oferta pensada para o compartilhamento (indique e ganhe, por exemplo) pode garantir o faturamento de um mês em um dia!

Aceleração da jornada de compra

O incentivo à compra imediata é o maior poder da live shop. Nesse sentido, pensando em toda a jornada que o seu cliente percorre até comprar seu curso ou assinar seu conteúdo, as lives são capazes de ativar o gatilho da escassez, urgência, oportunidade única e quebrar objeções de forma rápida, sem que o seu cliente precise percorrer diversas etapas.

Como fazer uma live shop sendo um criador de conteúdo?

Cada criador poderá adaptar estratégias de acordo com o seu nicho. No geral, toda live shop bem sucedida deve seguir uma estrutura que passa por alguns pontos em comum, e é sobre isso que vamos falar.

Objetivo

Primeiramente, defina um objetivo para a sua live. É uma live de lançamento de um produto ou serviço? Para lançar uma promoção? É para tirar dúvidas e quebrar objeções de seus seguidores? Para falar mais sobre o seu produto ou serviço e atrair interessados? Defina um objetivo e, por consequência, um tema para a sua live shop.

Atenção, você não precisa de uma lançamento para fazer uma live shop. Você pode convocar os seus clientes para uma live, com um roteiro específico e, com isso, atrair novos clientes que eventualmente assistirão a live.

Roteiro

Não é atrativo para o público uma live sem um eixo central, portanto, tenha um roteiro bem definido para não se perder.

O roteiro deve conter as principais informações sobre o que você deseja falar. Estabeleça uma linguagem, esteja em um cenário iluminado e silencioso e tenha uma narrativa.

Além disso, lives muito longas não são legais, em contrapartida, lives muito curtas também não engajam. O tempo ideal é entre 40 e 50 minutos.

Uma vez que, você deve aguardar até dez minutos para a entrada do público e reservar outros dez (ou mais) ao final para perguntas, você vai falar por trinta minutos, o que é um bom tempo para retenção de público.

Oferta

Pense na oferta de forma estruturada, gratificando, sobretudo, o público da sua live shop.

É claro que isso precisa estar alinhado ao objetivo da sua live shop, mas você pode oferecer um desconto para quem estiver na transmissão.

Você também não precisa se prender a lançamentos ou novidades para fazer uma live shop. Você pode, por exemplo, fazer uma live uma vez por mês para que seus seguidores não clientes possam se sentir instigados a participar e conhecer mais do seu produto e, assim, converter essas vendas.

Divulgação

A divulgação da sua live shop é, sem dúvida, um dos passos mais importantes para que ela seja bem-sucedida.

Chame o maior número de pessoas para a transmissão e comece sua divulgação, ao menos, 30 dias antes. Semana a semana, vá soltando as ofertas e trabalhando o imaginário do seu público.

Além da noção de oportunidade, desperte a curiosidade com spoilers e, claro, permita que sua audiência se organize financeiramente para conseguir comprar seu produto ou serviço.

live shop

Pronto! Agora você é capaz de planejar e executar uma live para vender seu produto digital, conteúdo ou serviço. Lembre-se que quem prestigia sua transmissão, merece uma oferta especial.

Esperamos que esse guia tenha te ajudado e que você comece seu plano de ação hoje mesmo!

Traga seu curso para a Lastlink e tenha a melhor performance de vendas, pagamentos e gestão de membros do mercado.

Crie uma conta gratuita agora mesmo! Leia mais artigos do nosso blog.

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.