Live no Instagram: saiba transformar a sua rede em um canal de sucesso

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Live no Instagram

Provavelmente, você já viu seus amigos, influenciadores digitais, celebridades ou empresas fazendo transmissões ao vivo. Eles utilizam a Live no Instagram, recurso de criação de vídeos ao vivo disponível também no Facebook, no Twitter e no YouTube.

Percebeu como interagir ao vivo com a audiência é uma tendência que tomou conta dos principais sites de compartilhamento de conteúdo do mundo? Por isso, vale a pena prestar atenção!

As lives, além do sucesso que fazem,  são um ótimo canal para quem quer ganhar visibilidade no meio digital. Por isso, criamos esse post para você entender e, de fato, fazer uma live no Instagram que fere um bom retorno para o seu perfil.

Confira nossas dicas!

Índice

Como fazer uma live no Instagram?

O primeiro passo para transmitir uma live no Instagram é deslizar a tela para a direita para abrir a ferramenta da câmera. Depois disso, aparecerão na parte inferior as opções da câmera, como “normal”, “boomerang”, “rebobinar”, “mãos livres” e “ao vivo”.

Clique na última opção e comece sua live.

Para finalizar a transmissão em tempo real, basta clicar em “terminar” e confirmar.

Quando começar a gravação, o Instagram irá notificar seus seguidores para que eles possam acompanhar a sua live em tempo real. Seguidores e demais pessoas interessadas podem encontrar seu conteúdo conforme ele vai ficando popular. Quanto mais os espectadores comentarem e curtirem, mais pessoas serão atingidas pelo comteúdo.

A transmissão pode durar até uma hora sem interrupções.

Ao final dela, o Instagram mostra um panorama da sua audiência durante a live. Ele te mostra quantas pessoas passaram pela transmissão naquele período. Mas esse número não é definitivo!

Se você quiser que essa transmissão ao vivo fique disponível por 24 horas é só publicá-la nos Stories. Para isso, quando o vídeo acabar, basta escolher a opção e compartilhar na parte inferior da tela.

8 dicas para uma live no Instagram de sucesso

Há algumas formas de fazer uma live, o que vai depender de objetivos de engajamento, diálogo e venda direta.

Contudo, o mais importante é sempre a interação, a proximidade e o assunto relevante entre você e seus seguidores. e são esses fatores que vão garantir que seus objetivos sejam alcançados.

Independentemente do objetivo, há boas práticas para a live no Instagram ter sucesso. São elas:

Conte uma história

Início, meio e fim. Expectativa, decepção, superação, tensão e glória.

As pessoas se sentem envolvidas com conteúdos que seguem a linha narrativa. Deixe-as curiosas!

Faça um roteiro e treine antes, planeje bem o conteúdo e o discurso que vai adotar.

Mostre a sua autoridade no assunto

Ao fazer uma live no Instagram é importante assumir que você também do tema que irá tratar.

É preciso mostrar sua autoridade no assunto abordado e cuidar para ser educativo na sua fala.

Pertencimento também é de grande valor para sua audiência, não esconda seu lado humano nas transmissões.

Compartilhar como aprendeu o que está falando também é uma boa estratégia de aproximação.

Crie um roteiro para a live

Um roteiro é muito importante para seguir uma linha de pensamento e entregar sua ideia com clareza.

A ideia não é uma live no Instagram com conteúdo engessado, do tipo que dê a impressão que você está lendo.

O roteiro serve como um guia, um conjunto de anotações sobre os assuntos que devem ser abordados, formas de chamar a atenção do público e fazer com que ele responda aos impulsos gerados na conversa.

Interaja

Uma das maiores vantagens de usar a live do Instagram como recurso é a possibilidade de interação imediata.

Diga o nome das pessoas à medida que elas forem chegando para assistir, faça perguntas, fique atento às reações do público e tenha jogo de cintura para responder na hora certa e de maneira adequada.

Lembre-se que o público é tudo, sendo a interação um ótimo termômetro das suas transmissões.

Atente à qualidade

Lembre-se, como em qualquer canal, no Instagram também há concorrência, e as diferenças aparecem no conteúdo e sua qualidade.

Por isso, é muito importante atentar à qualidade, tanto da imagem, quanto do seu equipamento e do conteúdo como um todo.

Não deixe passar pequenos erros que podem comprometer sua imagem frente à sua audiência. Portanto, escolha fazer a live em um local que tem boa conexão da internet.

Faça essa verificação perguntando à sua audiência sobre a qualidade do som e da imagem.

Avise com antecedência

Seja a primeira ou mais uma live, fazer uma publicação avisando quando será feita uma transmissão é uma ótima forma de engajar.

A maioria dos seus seguidores vai se juntar a sua transmissão assim que ela começar, mas uma outra parte, sendo avisada com antecedência, tem mais chances de aparecer por lá na hora.

Nesse post de aviso, conte os principais assuntos da live para cativar o público.

Convide outras pessoas

Ter outras pessoas na sua live pode agregar muito. O ideal é que seja alguém que entenda daquele tema e possa responder e complementar o que você pretende dizer.

Esse contraponto vai complementar sua transmissão e é bom para atrair seguidores.

Não desista após a primeira experiência

Talvez a dica mais importante seja essa. No meio digital há concorrência, e por isso, criar uma audiência engajada pode levar tempo.

Não se prenda ao número de visualizações das primeiras transmissões, mas analise sua qualidade, as respostas do público.

Ao longo do tempo, seguindo essas dicas, suas transmissões vão ganhar público e notoriedade.

Agora que você sabe como fazer uma live no Instagram, você está preparado para se aventurar nesse novo canal de comunicação. Saiba que ao vivo tudo pode acontecer e por isso, nas redes sociais, o improviso pode ser seu grande diferencial. Nunca perca a naturalidade e o jogo de cintura.

Com o tempo, é preciso fazer ajustes e melhorar seu conteúdo. A sua audiência será seu capital, e essa é uma grande vantagem: retorno imediato.

Pronto para partir para o trabalho? Já fez alguma live no Instagram? Tem outras dúvidas? Compartilhe agora nos comentários. Queremos saber o que você tem a dizer!


COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.