Isolamento acústico de parede: saiba como ele pode te ajudar

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

isoluamento-acústico-de-parede

Você já tentou assistir a um vídeo no youtube, ou sentou-se para ouvir um podcast e, quando percebeu, não conseguia prestar atenção no conteúdo porque estava se distraindo com os barulhos que interferiam no som? Isso é muito chato, né? Além de desagradável, denota uma certa falta de profissionalismo do produtor de conteúdo. Com os ruídos exteriores, o produto final parece não ter sido tão bem acabado, e não parece bem cuidado. 

Agora, como evitar que isso ocorra em suas produções? Neste post vamos te contar tudo sobre isolamento acústico de parede, para que você não passe por esses problemas em seu conteúdo. Fique com a gente!

O que é isolamento acústico de parede?

O isolamento é nada mais que uma técnica que faz com que o som de um ambiente não ultrapasse os limites daquele ambiente e seja escutado nos cômodos próximos a ele. Para conseguir esse efeito de evitar que o som “vaze” para o outro lado, são utilizados materiais diversos, colocados no meio da parede, durante a construção. Também é possível isolar acusticamente uma parede que já foi construída, revestindo-a com materiais que consigam barrar o som.

Materiais como lã de vidro, lã de PET, fibra de coco, cortiça e até a espuma elastomérica são utilizados nesse processo de isolamento acústico, com ótimo resultado em não deixar o som de um ambiente penetrar dentro de outro. 

Há uma alternativa caseira que também é bem interessante: lembra das caixas em que vêm os ovos que você compra no supermercado? Pois é… nada de jogá-las no lixo! Se você conseguir guardá-las em quantidades o suficiente, elas podem funcionar como um ótimo isolante acústico de parede! Forrando o teto do seu quarto ou do seu estúdio com elas, você consegue evitar que o som produzido ali escape para outros cômodos, incomodando quem estiver por perto. Isso também evita que sons produzidos ali por perto incomodem você. 

Objetos como carpetes, se forem bem grandes e capazes de cobrir todo o chão do ambiente, ajudam para abafar o som e mantê-lo dentro do mesmo ambiente. 

Por que isso me interessa enquanto criador de conteúdo? 

Se você quer fazer uma produção de conteúdo profissional, é preciso que você aprenda a se diferenciar nos pequenos detalhes. O mundo da criação de conteúdo é bastante concorrido, mas isso não significa que você não consiga se destacar. Dê atenção à produção de mídias bem acabadas e bem estruturadas e, nesse sentido, um áudio de boa qualidade é extremamente importante. 

Portanto, ao equipar seu ambiente com os acessórios necessários para a produção de conteúdo, considere produzir um isolamento acústico, seja com as populares placas de espuma acústica, seja com técnicas caseiras, como o carpete e as caixas de ovo, ou, caso seja possível, considere escolher um local para fazer suas gravações onde já exista isolamento acústico. 

Isso também certamente te ajudará na imersão necessária durante a produção de certos conteúdos. Sem a interferência de sons internos, e sabendo que seu som não está vazando para outros ambientes, você consegue se concentrar melhor e, sem dúvida, irá produzir um conteúdo de muito mais qualidade para seu público. 

Confira a seguir como investir em um isolamento acústico pode ajudar na sua produção, seja você um produtor de conteúdo de vídeos ou de podcasts. 

Para vídeos 

Muitas vezes a produção de vídeos foca a imagem e deixa o áudio um pouco de lado. O resultado, já vamos te adiantar, não é nada bom. Pense conosco: do que adianta uma bela imagem, um belo cenário, uma iluminação pensada, tudo no seu devido lugar, se você começa a falar e toda hora é interrompido por barulhos externos, domésticos ou da rua? Seu público não vai conseguir te ouvir, se isso acontecer, e pode nem terminar de assistir seu conteúdo. Temos certeza de que não é isso que você quer, certo? 

Naturalmente, a imagem é muito importante para vídeos, mas o áudio é quem vai levar a sua mensagem, e é um aspecto muito importante no estabelecimento de uma conexão entre você e sua audiência. 

Para Podcasts

Pense na experiência de escutar um Podcast. São minutos que você dedica a se deixar levar por uma história, uma conversa, uma entrevista ou algo do tipo, e tudo o que te guia nesses momentos é a voz das pessoas que participam do Podcast. 

Agora pense em você tentando se concentrar, entrando na história que está sendo contada quando, de repente, começa a ouvir barulhos de buzinas, choro de criança, carros na rua… Nada bom, né? Se você é produtor de Podcasts, evite isso ao máximo com o isolamento acústico da parede do ambiente em que você faz suas gravações.

Lembre-se: sua voz é uma mão que você dá para seu ouvinte, e é por meio dela que você o conduz ao longo de seu conteúdo. Vale o esforço para que ela soe o mais limpa e agradável o possível, concorda? 

Como isso pode se refletir na minha produção? 

Agora que já falamos dos pontos negativos, vamos falar do cenário ideal: um conteúdo produzido em um lugar apropriado, com isolamento acústico de parede, bem pensado e bem produzido, como você é capaz de fazer.

O resultado, obviamente, é um conteúdo que chama a atenção do público, que consegue se conectar mais intimamente e com mais atenção ao que é dito, sem eventuais distrações. 

Pense nos conteúdos que você gosta de assistir, e atente aos padrões de qualidade que eles costumam apresentar. Você observa esse cuidado e esse capricho em tudo o que é produzido? Como isso faz você se sentir, enquanto público? 

A tendência é que, ao perceber que está diante de um produto profissional, o público preste mais atenção ao que está sendo dito e retorne mais vezes para conferir os novos conteúdos produzidos por aquela pessoa, aquele grupo ou aquele canal.

Portanto, pode parecer um detalhe a respeito do qual você nunca pensou, mas o reflexo desse tipo de cuidado na sua produção de conteúdo sem dúvida será notável. 

Modos de realizar isolamento acústico de parede 

Se você estiver buscando uma alternativa profissional, é necessário marcar um horário com um consultor acústico que seja capacitado para realizar o isolamento em seu ambiente. Ele saberá avaliar o que pode ser feito a depender da realidade de cada situação.

Caso você planeje fazer isso de forma um pouco mais simples, além das duas alternativas de baixo custo que já citamos aqui, você pode usar painéis de madeira ou de gesso no ambiente que deseja isolar. Nesse caso será necessário chamar alguém para fazer a instalação. O lado bom dessa alternativa, é que, além de tudo, você dá um toque de decoração especial para seu ambiente. 

Outra dica é trocar suas janelas por janelas de vidro duplo, que ajudam muito a barrar os sons, tanto de dentro para fora, quanto os que vêm do lado de fora e invadem seu ambiente. Esses modelos são um pouco mais caros, é verdade, mas, se forem de boa qualidade, realmente ajudam muito no isolamento acústico do ambiente. Faça uma boa pesquisa antes de realizar esse investimento, combinado?

Como monetizar minha produção? 

Ok, você teve todo esse esforço, seja recorrendo a alternativas mais caseiras ou mais profissionais, e finalmente isolou acusticamente seu ambiente. 

Seus vídeos ou podcasts são produzidos com todo o cuidado, você seleciona bem os assuntos de que irá tratar, já estudou seu público, mas ainda não tem o resultado financeiro de que gostaria com essas produções… será que você está errando em alguma coisa?

Nós, da LastLink, podemos te ajudar com isso. Estamos aqui para te ajudar a gerar retorno financeiro através da sua produção de conteúdo.

Com nossa plataforma, você pode criar grupos pagos, onde você pode compartilhar conteúdos exclusivos e transformar seus seguidores em assinantes, assim você pode transformar todo esse esforço no dinheiro mais que merecido por você!

Clique aqui para acessar nosso site, faça seu cadastro e prepare-se para decolar!

E aí, gostou do nosso conteúdo? Esperamos que as dicas tenham sido úteis para você!

Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM [email protected] NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM [email protected] NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

como criar um curso online

Como criar um curso online

Como criar um curso online? Um dos termos mais pesquisados no Google em 2021. A pandemia acelerou e consolidou o mundo digital

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.