Google ADs vale a pena? Conheça os prós e contras

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Todo mundo conhece os anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa do Google depois de digitar um termo no navegador. Essa publicidade, baseada nas palavras que são buscadas, é chamada de “Google Ads”.

Abaixo mostramos as vantagens e desvantagens de uma campanha publicitária via Google e o que você precisa considerar.

Índice

O que é o Google Ads?

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade online do Google, através do qual você pode criar anúncios na internet. Isso significa que você pode alcançar usuários no momento exato em que estão interessados ​​em seus produtos ou serviços.

Antes de começar com os anúncios, no entanto, você deve garantir um site bem estruturado, otimizado e com uma boa hospedagem, como o BQHOST. A qualidade da página e sua correspondência com a oferta do seu anúncio devem ser adequadas.

O que são anúncios do Google Ads?

Muitos empresários que desejam aparecer na Internet ou aumentar o reconhecimento da marca se perguntam quais são as principais vantagens e desvantagens das campanhas do Google Ads. Essa é a melhor maneira de promover seus serviços online?

Diferentemente de outras ferramentas oferecidas pelo e-marketing (estratégias de atração de clientes eletrônicas), o Google Ads é um sistema 100% pago para promover a empresa.

É possível por cliques específicos em um anúncio ou em sua exibição (por exemplo, no caso de anúncios em vídeo), para que você possa controlar e monitorar com facilidade os custos desse tipo de campanha ou outra modalidade. 

Vamos discutir os prós e os contras desta solução um pouco mais.

Passo a passo para anunciar no Google Ads?

  1. Como anunciante, você começa criando uma conta no software online.
  2. Em seguida, você seleciona os serviços e produtos em seu site que deseja anunciar. Com base nisso, é criada uma lista de grupos de anúncios e palavras-chave.
  3. Você cria anúncios relevantes para sua palavra-chave e página de destino.
  4. Você define orçamentos, lances e ativa a campanha.
  5. Quando um usuário digita uma palavra da sua lista (ou similar) – seu anúncio será exibido nos resultados da pesquisa.
  6. Depois de clicar no anúncio, o usuário é redirecionado para a página de destino apropriada.
  7. Você gerencia sua campanha a partir da sua conta do Google Ads. Você pode ver como ele converte, quanto gasta, quantas visualizações ele traz e muitas outras estatísticas úteis.

Tipos de campanha do Google Ads – quais são?

  • Anúncios na Rede de Pesquisa: Eles são exibidos como texto, com um cabeçalho, descrição e link. Eles aparecem no mecanismo de pesquisa após inserir palavras-chave definidas, acima dos resultados orgânicos ou nos mecanismos de pesquisa de parceiros de rede.
  • Anúncios no Shopping: Eles são exibidos na página de resultados, assim como anúncios de texto. No entanto, as palavras-chave não são selecionadas de forma manual, mas geradas automaticamente com base no feed do produto. Seu formato contém uma foto do produto, juntamente com o endereço e o preço da loja.
  • Anúncios em vídeos: Estes são anúncios no YouTube. Eles vêm em duas formas – como um anúncio de “pára-choques” que podem ser ignorados após 5 segundos ou como uma promoção do vídeo na lista de resultados do YouTube.
  • Anúncios em aplicativos: Este é um serviço que promove o download de aplicativos específicos na Rede de Pesquisa, Aplicativos afiliados e Rede de Display.
  • Anúncios de remarketing: Eles aparecem na Rede de Pesquisa. Eles foram projetados para trazer o usuário de volta a um site específico, exibem produtos que o usuário visualizou anteriormente, mas não fez uma compra.

Onde podemos anunciar com o Google Ads?

A campanha online pode ser realizada no conforto do seu escritório. Os anúncios são exibidos em vários lugares. 

Os links patrocinados podem ser vistos no topo da lista de resultados. Já a rede de display apresenta imagens ou gifs em espaços de outros sites.

Vantagens

  • 1º lugar nos resultados de pesquisa do Google: Com o Google Ads você aparece primeiro. Mesmo que seu site não esteja entre as primeiras posições, ele aparecerá imediatamente na primeira posição. 

Especialmente se a sua página estiver otimizada para mecanismos de pesquisa, mas ainda for completamente nova, levará um tempo até que ela atinja uma boa classificação. Nessa situação, o investimento será capaz de atrair visitantes para a página.

  • Você aparece onde estão te procurando: Graças às opções de configuração multifacetadas, seus anúncios do Google Ads são projetados precisamente para o comportamento de pesquisa do usuário.

Isso significa que seu anúncio vai aparecer exatamente onde seu potencial cliente está. Ele também pode, por exemplo, limitar-se a um local específico, como uma cidade, uma região ou um país.

  • Flexibilidade: A flexibilidade é uma vantagem adicional nesta plataforma. Dependendo da temporada, campanha ou calendário de eventos, você pode colocar anúncios sazonais e anunciar especiais.
  • Economia: A publicidade na Internet custa pouco se comparada à mídia tradicional. Planejar uma campanha com um alcance muito amplo para um grupo-alvo específico não gera altos gastos financeiros.
  • Imediatismo. A vantagem mais importante da publicidade online é seu imediatismo. Não há necessidade de esperar pelos resultados, como no processo tedioso, mas extremamente valioso de posicionamento do site. Leva apenas um momento para transferir fundos, criar uma campanha e você pode agir.

Agora é o momento certo para trabalhar com o Google Ads, pois ainda existem muitos setores nos quais os anúncios do Google não são usados, como no mercado offline. Pouca concorrência significa mais atenção e melhores preços.

Desvantagens do Google AdWords

Tempo e conhecimento são essenciais para o sucesso das suas estratégias. Aqueles que não lidam com o assunto em profundidade e veiculam anúncios sem avaliar os índices, irão gastar muito dinheiro em pouco tempo. Especialmente se você usar palavras-chave irrelevantes e acabar direcionando o tráfego errado para o seu site.

Os custos variam. Assim, dependendo da concorrência, o custo por clique pode ser muito alto e o orçamento do Google AdWords deve estar em conformidade.

Conclusão: vantagens e desvantagens do Google AdWords

Se você está procurando uma maneira eficaz de promover seu negócio na Internet, o Google Ads é um dos melhores. Os anúncios exibidos nos sites visitados por seus clientes, aumentam o alcance da oferta, geram novos destinatários para você e aumentam as vendas, objetivo principal de cada campanha publicitária.

Trabalhar com essa ferramenta pode ser uma forma muito eficiente e inovadora para atrair novos clientes e aumentar seus resultados de maneira rápida. O sucesso do seu anúncio é mensurável e pode ser continuamente otimizado para que você obtenha os melhores resultados possíveis, dependendo do seu orçamento.

Em resumo, no caso da publicidade patrocinada pelo Google Ads, você pode encontrar muitos aspectos positivos e certamente vale a pena testar. No entanto, deve lembrar que as atividades de publicidade são diversificadas.

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.