Saiba por que você deve otimizar a gestão de suas redes sociais

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Neste mundo onde todos estão constantemente conectados, há quem possa pensar que o simples fato de estar presente nas redes sociais é sinônimo de aparecer. Longe disso, principalmente para as empresas!

Os usuários — ou no seu caso, os clientes — estão sempre apressados, fazendo várias coisas ao mesmo tempo diante da tela. Sendo assim, é preciso uma eficiente gestão de redes sociais para fazê-los parar e olhar para você.

Outro grande desafio é a concorrência. Os últimos dados do Instagram apontam mais de um milhão de empresas anunciando todos os meses. Mas há um clique de esperança! Com as estratégias certas, a sua empresa vai se destacar no mundo digital e conquistar lucros bem reais. Confira algumas dicas:

Conhecer as suas ferramentas é fundamental

Para aproveitar tudo o que uma rede social tem a oferecer é preciso conhecer os seus pontos fortes a explorar e seus pontos fracos a combater.

O Instagram, por exemplo, tem um perfil específico para empresas. O mesmo oferece diversos recursos para análise de publicações, engajamento, entre outros. É o Business Tools. Com ele, a sua marca pode conversar com seu cliente por:

  • telefone;
  • e-mail;
  • ou mensagem de texto.

Tudo com um toque, sem complicações.

Para solicitar a sua conta corporativa, vá ao menu de configurações do seu perfil, toque no ícone de perfil empresarial e preencha os dados.

Aparecer e interagir é importante para o engajamento da sua marca

Em uma boa gestão de redes sociais, publicar qualquer coisa não é o suficiente. Você precisa manter a sua página atualizada com um conteúdo que seja interessante para o seu público, além de interagir (quanto mais rápido, melhor) nos comentários, criar hashtags, incentivar o compartilhamento, investir em promoções, enfim, “pôr a cara na rede”.

Entre outras ações que funcionam estão as parcerias com marcas e outros influenciadores digitais que sejam do interesse dos seus seguidores. Aposte também em aplicativos criados especificamente para bombar as suas redes sociais.

Uma plataforma muito eficiente (que é inclusive a utilizada por esse próprio blog), é o Bume: um aplicativo que permite a automatização de interações com o envio de directs para novos seguidores e outras possibilidades. Vale a pena conhecer!

Otimizar acompanhando os resultados é essencial

De acordo com uma pesquisa da Social Media Trends, 25% das empresas brasileiras não analisam os resultados de suas ações digitais. Isso significa que ao acompanhar as métricas, a sua empresa já vai sair na frente de várias outras e as suas ações serão mais assertivas do que as de muitos concorrentes.

Para analisar esses resultados, as redes sociais oferecem formas simples e rápidas de medir o sucesso das suas postagens.

Algumas ferramentas, por exemplo, permitem ver os seguidores, o alcance das suas postagens, as impressões, as visualizações do perfil, as publicações mais populares e algumas métricas mais específicas.

Como PMEs podem gerenciar redes sociais

Se você tem uma pequena ou média empresa, já deve ter se perguntado como gerenciar redes sociais para alcançar resultados mais significativos com o seu público, certo? Afinal, nem sempre sobre tempo e, muitas vezes, o pequeno negócio não tem nem quem seja responsável por essa atividade.

Mas existem formas de empresas menores utilizar essas plataformas de marketing de maneira eficiente com os recursos que têm e sem gastar muito.

Ficou interessado? Continue lendo e confira dicas práticas para gerenciar redes sociais!

Defina uma equipe ou alguém responsável pelo gerenciamento

O mundo muda rápido e você precisa se manter com suas estratégias sempre atualizadas. Por isso, por mais que você possa automatizar o seu marketing (o que já facilita bastante o trabalho), ainda será necessário ter alguém supervisionando e lapidando esse processo ao longo do tempo — seja uma equipe, seja um só profissional.

Isso possibilitará a realização constante dos ajustes necessários, mantendo você sempre à frente da concorrência.

Ainda assim, você pode contar com a ajuda de ferramentas que automatizam ações que uma pessoa faria manualmente de modo repetitivo e na estratégico.

Uma plataforma para Instagram, por exemplo, que a gente super recomenda por aqui é o Bume, que além de ser muito fácil de usar dá 5 dias de teste grátis.

Essa plataforma é capaz de automatizar interações com seguidores do tipo seguir, enviar mensagens, agendar posts e Stories e curtir. Isso tudo colabora com sua visibilidade e engajamento. Um recurso assim ajuda bastante, mas ainda assim é necessário que alguém cuide das configurações e acompanhe os resultados, o que não leva mais do que 20 minutos diários.

Escolha as redes sociais mais estratégicas para o negócio

Quando ainda não sabemos como extrair o melhor das redes sociais, é comum termos a impressão de que essa incapacidade se deve exclusivamente à forma como usamos as plataformas. Mas, sobre isso, temos uma boa notícia: talvez você apenas esteja usando uma rede que é menos efetiva para o seu negócio.

Se o seu negócio trabalha no ramo Business to Business (B2B), por exemplo, a melhor plataforma para você, provavelmente será o LinkedIn. Já se o seu ramo tiver um apelo maior com o público jovem, o Instagram e o Tumblr são ótimas opções. Caso dê cursos e precise gerar conteúdo, criar um grupo no Facebook pode funcionar.

Pense nisso ao avaliar o público e melhore a sua estratégia!

[rock-convert-cta id=”6328″]

Planeje os conteúdos

Muitos acham que manter suas redes alimentadas com conteúdo relevante e produzido com qualidade seja uma tarefa simples, que pode ser feita naturalmente ao longo do tempo.

Não cometa esse erro! Lembre-se sempre de que não existe marketing sem planejamento, nem apelo sem contexto.

Comece a transformar essa forma como você lida com o conteúdo produzido para o marketing do seu negócio. Para lhe ajudar, elencamos alguns pontos principais que você deve levar em conta nesse processo:

  • acompanhe os trends das redes sociais;
  • considere datas especiais que ocorrem ao longo do ano;
  • conheça bem o seu nicho;
  • alinhe o seu conteúdo com as campanhas, promoções e demais ações estratégicas que estejam previstas no seu negócio;
  • alinhe seu conteúdo a identidade da sua marca em temáticas, no tom da comunicação e nas cores;
  • analise os relatórios do Instagram para ver quais conteúdos gerem mais interesse dos seus seguidores.

Responda com agilidade às mensagens dos usuários

Você já deve ter observado que em algumas redes sociais, como o Facebook, a própria plataforma avalia a agilidade com a qual se responde às mensagem dos usuários. Com isso, ela se torna um critério de presteza e qualidade no atendimento — o que você deve levar em consideração para se diferenciar no mercado.

Pense que, no oceano digital, podem ser milhares as empresas concorrentes que também estão buscando melhores resultados na internet.

Então, se você não responde um potencial cliente rápido, o concorrente pode responder e fechar negócio.

Mais uma vez: é muito necessário ter alguém como o responsável pelas redes sociais.

Incentive o engajamento com o conteúdo

Já falamos sobre a importância do apelo e da contextualização. Pois ainda vale ressaltar: sem isso, dificilmente você conseguirá melhorar o engajamento do público com a sua página.

Uma boa dica, nesse sentido, é evitar falar só sobre si mesmo em cada post.

Existe alguma causa ou assunto maior que a sua empresa de que você poderia falar de maneira benéfica e autêntica nas suas redes sociais? Leve isso em conta para despertar a atenção do usuário e fazer com que ele se envolva!

Esse incentivo sempre deve vir acompanhado de clareza. Caso queria respostas em uma enquete, opiniões sobre um assunto, compartilhamentos, inscrições em um curso, respostas por DM, avise! Uso o conteúdo da rede social para isso.

Além disso, vale entender bem sobre os algoritmos das redes sociais, porque eles impactam muito no engajamento.

No mais, é preciso gerenciar redes sociais como canal essencial para o sue negócio, dão a devida atenção. Achar que apenas postar pode dar resultado é um engano e ainda traz a percepção errônea de que é um canal difícil.

O sucesso das redes sociais da sua empresa depende de você!

Como é o gerenciar redes sociais aí no seu negócio? Quais os ganhos? Quais as dificuldades e dúvidas? Comente aqui! Vamos adorar saber o que tem aplicado 🙂 

[rock-convert-cta id=”6305″]
Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.