Digital influencer: tudo que você precisa saber

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

digital influencer
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

O digital influencer não é mais uma tendência na internet. É uma realidade que promete se destacar a cada ano. Isso porque as pessoas têm buscado conteúdos que estão mais próximos da sua realidade. 

Mas, o que é de fato um digital influencer? 

Quais são os benefícios de ser uma celebridade da internet? 

Como conseguir destaque no mundo virtual? 

É isso que vamos discutir a partir de agora neste artigo.

Veja os impactos que o influencer pode trazer para uma marca e também para uma pessoa que tem interesse em ser a nova celebridade da internet. 

Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.  Vamos lá? 

O que é um digital influencer? 

Trata-se de um perfil na internet que têm milhares de seguidores. Ao contrário do que ocorre com outras páginas, os influenciadores têm usuários que se envolvem com os seus conteúdos. Eles compartilham, perguntam, votam, solicitam pautas e interage com todos as publicações, seja em formato de vídeo ou texto. 

É fundamental deixar claro que um influenciador recebe essa identidade não só por causa do número de seguidores. O envolvimento com a página também é muito importante. Não adianta ter mais de dez mil curtidas se ninguém comenta em suas publicações. 

O papel do influenciador é muito importante na rede social. Ao estabelecer um contato mais próximo com os seguidores, ele conquista confiança e autoridade no segmento. 

Um influenciador que tem o hábito de publicar informações com frequência e de interesse da audiência têm mais chances de captar a atenção do seguidor. Por isso, eles são tão procurados pelas marcas para divulgar produtos e serviços. 

Provavelmente, você já teve contato com influenciadores enquanto navegava pela internet. Os mais conhecidos são Macro Digital Influencer e Mini Digital Influencer. O primeiro se refere aos perfis com milhões de seguidores. 

As celebridades digitais mais conhecidas da internet brasileira são: Whindersson, Carlinhos Maia, Felipe Neto, Nathalia Arcuri, Mari Maria, Maisa Silva e Boca Rosa (Bianca). A lista é extensa e sempre surgem novos nomes no meio digital. 

A principal característica dos influenciadores que foram mencionados acima é que eles abordam diversos tipos de assunto. Por isso, eles têm mais probabilidade de conquistar novos seguidores todos os dias.

Já o Mini Digital Influencer tem menos seguidores em sua página. Isso ocorre porque eles costumam publicar informações com temas bastantes específicos. 

Atualmente, é possível encontrar influencers de vários segmentos, seja de moda, games, gastronomia, decoração de casa, maternidade, automobilismo, artesanato, marketing digital, entre outros. 

Apesar de ter menos seguidores que o Macro Digital Influencer, o mini digital influencer é o queridinho de algumas marcas. Eles têm um número de seguidores baixos, mas bastante estratégicos para as empresas. 

Quem publica informações sobre o mundo vegano, por exemplo, tem mais chances de atrair seguidores veganos se for comparado com um macro influencer que compartilha conteúdos sobre diversos assuntos. 

O mais importante é as marcas entenderem quais são os objetivos de uma campanha. Se ela pretende aumentar o seu alcance, por exemplo, o macro influencer é o mais indicado. Caso o objetivo seja aumentar o número de vendas ou leads, o mini digital influencer é a melhor alternativa. 

Vale a pena ser um influenciador digital? 

Sim. O mercado de influenciador digital é fantástico. Ele traz diversos benefícios para as pessoas que desejam investir nessa área. 

A rotina flexível, trabalhar com o que ama, viver longe do chefe e ter mais liberdade são algumas das principais vantagens em ser um influenciador digital. 

Outro ponto positivo é que a internet permite viver experiências incríveis, como eventos, desfiles e até participação em programas de televisão, como ocorreu com o Big Brother Brasil, em 2020. 

Precisamos ser sinceros: viver em um mundo cheio de glamour não é uma tarefa fácil. Assim como ocorre em todas as profissões, é necessário superar diversos obstáculos diariamente. 

Quem tem muita vontade de aprender, energia e disposição consegue os resultados mais rápidos do que imagina. O principal segredo é não desistir no meio do caminho. 

Como ser um influenciador digital? 

A partir de agora, vamos fornecer diversas dicas para que você aprenda como ser um influenciador digital de sucesso. 

Conheça abaixo as informações mais importantes. 

Crie conteúdos de qualidade 

Um influenciador digital pode produzir conteúdos em diversos canais, como: blog, Instagram, Youtube, Facebook e TikTok. Independente da plataforma escolhida, ele deve produzir conteúdos de qualidade para a sua audiência. Caso contrário, perderá seguidores e uma boa reputação no mercado. 

Um bom conteúdo é aquele que consegue ajudar uma pessoa no momento em que ela mais precisa. Imagina que você é um influencer da área de turismo. Logo, poderá dar dicas sobre os melhores roteiros para viajar pelo Brasil ou mostrar como os seguidores podem economizar com as compras de passagens aéreas. 

Quem tem conhecimento em moda pode listar quais são as melhores tendências para o verão ou ensinar os seguidores a escolher um look para um evento especial. 

Escolha o seu nicho de atuação 

Sabemos que o sonho de grande parte das pessoas é ter milhares de seguidores. Por outro lado, já destacamos por aqui que é possível conseguir destaque na internet até com menos seguidores. 

Por isso, recomendamos escolher o seu nicho de atuação, ou seja, quais são os temas que serão abordados em sua página. O mais indicado é escolher uma área em que tem mais afinidade e conhecimento. Assim, você consegue criar conteúdos com mais facilidade e transmitir autoridade para o público. 

Estude sobre marketing digital 

Engana-se quem pensa que ser influenciador é apenas tirar lindas fotos e publicar conteúdos online. Claro, a qualidade da imagem e a frequência do conteúdo são dois itens muito importantes. Por outro lado, só esses detalhes não bastam. 

Você deve conhecer conceitos de marketing digital, como persona. Se possível, estude técnicas de escrita para a internet. O copywriter pode ajudá-lo a prender a atenção do leitor. Provavelmente, você terá mais chances de conseguir um destaque no mundo virtual. 

O lado positivo é que existem diversos cursos gratuitos sobre marketing digital. É uma ótima forma de conhecer melhor as estratégias para encantar os seus seguidores. 

Escute os seguidores 

Uma dica interessante para ter uma boa conexão com os seus seguidores é tratá-los como se fossem clientes. Busque ter empatia para ouvir melhores as dores diárias, problemas e principais objetivos que eles buscam alcançar no dia a dia. 

Quando um influencer se preocupa em ouvir as pessoas com mais cuidado, ele tem mais informações para construir conteúdos incríveis e que tenha relação com os seus principais desejos. 

Escolha fotos de qualidade 

Você já parou para pensar quantas publicações são compartilhadas nas redes sociais diariamente? Sem dúvidas, captar a atenção do usuário é uma das tarefas mais complicadas do digital influencer. No entanto, quando temos imagens de qualidade, a tarefa pode ser mais fácil. 

Nunca é demais lembrar que você deve usar imagens originais, autorais e que causam impacto nos seguidores. Alguns banco de fotos gratuitos também podem ajudá-lo a surpreender os usuários. 

Use ferramentas ao seu favor 

Muita gente não sabe, mas existem ferramentas que programam publicações, monitora o comportamento dos seguidores e permite ver dados mais complementos sobre o desempenho da sua página. Elas são bastante práticas e podem ser utilizadas até por aquelas pessoas que não têm muita familiaridade com a internet.

Como você percebeu ao ler este artigo, a carreira de digital influencer tem os seus obstáculos, mas não é impossível de ser conquistada. 

Lembre-se de criar sempre um conteúdo de qualidade, buscar o seu nicho de atuação, ouvir os seus leitores e interagir com a audiência. Sem dúvidas, a junção desses fatores faz com que o sucesso seja conquistado com mais facilidade. 

Após conhecer as principais informações sobre o digital influencer, siga-nos nas redes sociais e acompanhe outras dicas importantes que impactam em sua carreira. Assim, você estará mais preparado para ser uma celebridade da internet. 

Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM [email protected] NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM [email protected] NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!