Conta do Instagram Deletada? Saiba o que fazer!

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

hashtags mais usadas no Instagram

Você decide abrir o Instagram e, de repente, percebe que o seu perfil sumiu sem motivo ou aviso algum. Já passou por essa situação? Ter a conta do Instagram deletada é o suficiente para causar desespero em qualquer pessoa, certo? Ainda mais quando se trata de um perfil corporativo, responsável pela visibilidade de uma marca.

Na maioria das vezes, a única informação fornecida pela rede social é um curto texto com os seguintes dizeres: “sua conta foi desativada por violar os termos do Instagram. Aprenda como retomar a sua conta”, o que acaba deixando o processo ainda mais confuso. Isso geralmente surge quando se tenta acessar o perfil por meio do aplicativo para celular.

conta deletada do instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil e no mundo, além disso, está vivenciando uma retomada em seu crescimento desde que passou a introduzir novos recursos, como o Instagram Stories. Para muita gente, ele serve como um ótimo substituto para o Facebook, por exemplo. Sendo assim, perder o acesso à conta pode ser algo bastante sério.

Confira o artigo a seguir para entender tudo a respeito do assunto e não ter mais problemas com a sua conta no Instagram!

Índice

Minha conta do Instagram foi desativada. Porquê?

O bloqueio de uma conta do Instagram pode acontecer por diversos motivos, alguns mais justos, outros nem tanto — a explicação pode estar em uma violação dos termos de uso da rede social ou você foi vítima de um bug na plataforma.

Como qualquer outro serviço, o Instagram possui regras que devem ser seguidas por todos os seus usuários. Quando algum deles descumpre essas normas, fica sujeito ao bloqueio da conta e à exclusão do perfil pelo algoritmo da rede social. Além de ser algo automático, não há como argumentar casos onde a conta é desativada.

No entanto, existem também ocorrências em que a conta do instagram é deletada por engano. Com uma frequência maior do que o desejável, o Instagram causa a desativação de alguns perfis mesmo que eles não tenham feito nada de errado. Contudo, não se preocupe: você tem como recuperar a sua conta facilmente nesse tipo de situação.

[rock-convert-cta id=”7420″]

Bloqueio por violação dos termos de uso

Se o seu perfil violou as regras do Instagram, não há o que fazer. Você foi contra as normas da rede social e ela excluiu sua conta sem chances de recuperá-la. Em geral, isso acontece quando é postado conteúdo pornográfico, ofensivo, apologia a drogas e demais ações ilegais, entre outros. É importante conhecer todas as regras da plataforma.

Dependendo do caso, pode ser que o bloqueio da conta tenha sido ocasionado pela denúncia de alguém. No entanto, a exclusão também acontece de forma automática graças ao algoritmo da rede social, que é capaz de reconhecer quando violações são feitas.

Bloqueio por engano devido aos bugs

Existe a hipótese (não comprovada) de que a rede social realize uma ação periódica focada em encontrar usuários falsos no sistema. Ela desloga ou bloqueia uma porção aleatória de um número indeterminado de perfis para análise interna e volta com as contas reais aos poucos.

Se for esse o seu caso, basta você confirmar que não é um robô e a sua conta já terá grandes chances de ser liberada. Oficialmente, o Instagram tem chamado o ocorrido de bug e não há mais informações sobre isso.

Passo a passo para reativar um conta no Instagram

Agora que você já entendeu os principais motivos para a exclusão de um perfil no Instagram, pode conhecer os caminhos que precisa tomar para recuperar a sua conta. Lembre-se: se você violou os termos de uso da rede social, dificilmente conseguirá acessá-la novamente.

O Instagram não conta com uma central de atendimento como as demais empresas. Ela não possui um número de telefone para contato, tendo apenas o envio de formulário de recuperação de conta como meio para ajudar nesses casos.

[rock-convert-pdf id=”3747″]

Enviando o formulário de recuperação

Ao perceber que seu perfil foi desativado, você verá um link para o preenchimento de um formulário de recuperação de conta.

O primeiro passo ao utilizá-lo envolverá o processo de comprovação de que você é proprietário dela.

Você chegará a uma tela como essa:

contas deletadas do instagramcontas deletadas do instagram

Preencha o formulário com seus dados, envie e aguarde. Se você não conseguir anexar o seu documento de comprovação de negócio, envie mesmo sem ele.

2 – Recuperando a conta por código SMS

Uma das maneiras que o Instagram utiliza para comprovar que você é o dono da sua conta é o envio de código via SMS, assim como vários outros serviços fazem. No entanto, esse método somente estará disponível se você cadastrou o seu número de celular no aplicativo.

Se você incluiu um número residencial, por exemplo, não conseguirá receber esse código. Por isso, não se esqueça de sempre manter os seus dados atualizados. Serão eles que garantirão a fácil recuperação da sua conta.

3 – Usando o chat do Facebook

Uma dica que pode lhe auxiliar na recuperação de uma conta do Instagram deletada é: caso você tenha uma conta de anúncios no Facebook, entre em contato com o time da rede em questão por meio do chat de lá.

Os atendentes são extremamente solícitos e o atendimento é excelente. Contudo, saiba que o máximo que eles poderão fazer para você é abrir um chamado, enviá-lo para o time do Instagram para avaliação e acompanhar o retorno da sua conta. Eles não têm qualquer poder de decisão sobre o que acontecerá com o seu perfil.

Em quantos dias posso ter minha conta de volta?

Primeiramente, você receberá um e-mail do Instagram dizendo que sua conta está em análise. Após o recebimento dessa mensagem, pode ser necessário aguardar algum tempo para o retorno do perfil. A espera pode chegar até 7 dias ou mais.

Quando a sua conta estiver liberada, você receberá outro e-mail do Instagram pedindo desculpas pelo ocorrido e confirmando a recuperação do seu perfil sem nenhuma modificação de conteúdo.

Caso o seu usuário tenha realmente sido deletado, você também receberá um e-mail da plataforma informando sobre a decisão. No entanto, se você procedeu corretamente na solicitação de retorno da conta, é muito difícil que isso aconteça.

Como evitar que a conta do Instagram seja deletada?

Como em qualquer outro serviço da web, é necessário seguir todas as regras para não ter seu acesso bloqueado. O Instagram tem diversos usuários no Brasil e no mundo, portanto, conta com normas rígidas para garantir um ambiente amigável e livre para todos os públicos.

Lembre-se de que esses casos se referem apenas aos perfis do Instagram deletados devido à violação dos termos de uso. Você também pode ter o perfil desativado por conta de um bug, mas, nesse caso, basta seguir as nossas instruções acima.

Você leu os termos de uso e serviço do Instagram? Pouca gente se dá ao trabalho de fazer isso. Não se preocupe: vamos resumir a seguir os principais pontos que você precisa conhecer ao usar essa rede social e não ter a conta deletada.

Usar hashtags banidas

Você sabia que existem hashtags proibidas no Instagram? Se a sua conta as utilizar, correrá sérios riscos de ser excluída — e o pior: elas não são abertamente divulgadas pela rede social. No entanto, basta usar o bom senso. Em geral, aplicam-se a termos de baixo calão. Assim, é só se manter longe delas em seu conteúdo.

Postar demais

Para coibir a prática de spam na rede social, o Instagram costuma penalizar as contas que postam demais. Não se preocupe, pois, isso não significa que seu perfil será banido por simplesmente publicar acima do seu ritmo normal. Em geral, é algo que ocorre quando a ação é humanamente impossível, como milhares de publicações feitas por segundo.

[rock-convert-cta id=”6744″]

Repostar sem autorização

O Instagram é diferente do Twitter, já que não tem um botão de retweet. Para repostar um conteúdo, você precisa da autorização do autor original. Sem isso, ele pode denunciar o seu post e você arrisca perder o acesso à sua conta. Para não passar por essa situação, basta entrar em contato com quem publicou a foto e perguntar se você pode repostá-la.

Concursos e promoções ilegais

Apesar de ser um assunto geralmente resolvido pelos governos locais, o Instagram também costuma penalizar contas que realizam ações que vão contra a lei. Por exemplo, se uma marca de bebidas alcoólicas decidir realizar um concurso envolvendo menores de idade, certamente terá a sua conta banida da plataforma, além de sofrer com penalidades no mundo offline.

Conclusão

Esses casos mostram o quanto é importante manter os dados de recuperação da sua conta atualizados. Somente dessa forma você conseguirá agilizar o processo de resgate e comprovar que o perfil é realmente seu. Pega mal para qualquer empresa passar por problemas assim, já que transparece uma falta de profissionalismo.

Agora você já sabe como recuperar a sua conta do Instagram deletada e de que maneira se prevenir para que isso não aconteça mais. O ponto principal é manter a calma e seguir os passos que recomendamos acima para garantir que você consiga resgatar o controle do seu perfil quanto antes.

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.