Como ganhar dinheiro usando o WhatsApp

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Quer saber como ganhar dinheiro no WhatsApp? A gente vai te mostrar como por meio deste artigo.  Se liga que reunimos muita coisa interessante!

Índice

O que é e como surgiu o WhatsApp?

Lançado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, que trabalharam durante duas décadas no Yahoo!, o WhatsApp é usado atualmente por mais de dois bilhões de pessoas, em mais de 180 países e surgiu como uma alternativa ao sistema de SMS.

O aplicativo gratuito oferece serviço de envio e recebimento de mensagens, chamadas e arquivos de texto, áudio e vídeo. Está disponível para Android, iOS, Windows Phone, Nokia e computadores Mac e Windows.

O nome WhatsApp é um trocadilho com expressão inglesa “What’s Up”, que em português significa “Como vai?”, “E aí?”, “Como está?”. Em 2014, Acton e Koum venderam o serviço para o Facebook por 19 bilhões de dólares.

Alta popularidade do WhatsApp

No Brasil, mesmo com o crescente avanço do Telegram, o WhatsApp continua sendo a rede social de mensagens mais popular do País – entre pessoas das mais diferentes idades e classes sociais. 

A imensa maioria dos usuários que possuem smartphone também têm o “Zapzap” instalado.

Essa realidade fez com que operadoras de celular permitissem o uso ilimitado do aplicativo, sem descontar do consumo do pacote de dados dos clientes.

Com tanta gente usando o serviço, as possibilidades de aumentar a sua visibilidade como criador de conteúdo e impulsionar seus negócios encontram um ambiente valioso no Whatsapp.

A gente listou aqui para você se dar bem com esse aplicativo.

Ganhe dinheiro no WhatsApp: use um aparelho celular apenas para seu negócio

Separe o que é pessoal do que é profissional. Se você misturar contatos de familiares, conhecidos e amigos com os de clientes, pode gerar transtorno e confusão.

O ideal é ter smartphone e número exclusivos para seu negócio. 

Com isso, você pode estabelecer horários de atendimento, estampar a logo do seu blog, site ou da marca do seu empreendimento, enviar mensagens com aviso de promoções, cursos, aulas, e-books e tirar dúvidas do seu público.

Como ganhar dinheiro no WhatsApp Business

O WhatsApp Business foi criado para suprir as demandas de empresas de diversos portes. Ele facilita a comunicação com seus seguidores e clientes, ajuda a exibir serviços e produtos.

Você pode criar um catálogo e usar ferramentas para automatizar, organizar e responder a mensagens com rapidez.

Principais recursos do WhatsApp Business:

Registro de número de telefone fixo;

Possibilidade de gerar mensagens automáticas;

Acesso à métricas e à quantidade de mensagens recebidas, enviadas, entregues e lidas;

Possibilidade de usar etiquetas para você marcar clientes, com informações do tipo “entrega realizada”.

O WhatsApp Business está disponível para Android e iOS. Clique aqui para mais informações sobre o API do WhatsApp Business.

Como ganhar dinheiro trabalhando no WhatsApp Web

Com o WhatsApp Web você tem mais facilidade e rapidez na troca de mensagens e envios de arquivos, pois pode trabalhar em um computador. 

Para acessar o WhatsApp Web, é necessário estar conectado com o seu celular à internet. O uso do Wi-Fi é bem mais recomendado por conta da velocidade e para você não esgotar seu pacote de dados.

Em seguida, a partir do seu celular, selecione a opção “WhatsApp Web”, aproxime o aparelho do computador e escaneie o QR Code que irá aparecer na tela. Ao apontar o smartphone para esse código, o aplicativo abrirá em seu navegador.

Com o WhatsApp Web acionado, outra pessoa pode ajudar nas tarefas de atendimento a clientes e seguidores usando o Zapzap por meio do aparelho celular.

Outra coisa que o WhatsApp Web pode te proporcionar é um menor risco de você passar por certos constrangimentos gerados pelo corretor ortográfico automático da versão para celular.

Peça o contato do seu público e divulgue seu WhatsApp

Solicite o número de contato de seguidores e clientes a fim de poder sempre divulgar conteúdos, novidades, promoções, novas oportunidades.

Organize um formulário no qual as pessoas se cadastrem e informem o contato telefônico. Ele pode estar em forma de newsletter ou landing page.

Procure divulgar esse recurso em todos os seus canais de interação como blogs, sites, fanpages no Facebook, perfil do Instagram, canal do YouTube, entre outros locais.

Você também pode disponibilizar um botão ou link de contato nesses lugares para que as pessoas, ao clicarem nele, sejam direcionadas automaticamente para o seu WhatsApp reservado para negócios.

Com esse recurso, seu seguidor ou cliente  link de WhatsApp pode conversar diretamente com você ou com alguém da sua equipe.

Esse tipo de interação faz com que as pessoas se sintam mais acolhidas e ainda mais abertas a desfrutar e divulgar o que você produz.

Divulgue seu WhatsApp de negócios no Instagram e Facebook

Potencialize suas interações e vendas por meio dos seus perfis no Instagram e Facebook, aproveitando sua audiência nessas redes para divulgar o link do seu WhatsApp.

No Instagram, aproveite a visibilidade dos stories, das lives e do feed para criar conteúdos de valor e vinculá-los com o seu número do WhatsApp.

Ainda no Instagram, procure disponibilizar o link do WhatsApp na biografia da rede social.

Somente envie mensagens mediante permissão

Não tem nada mais inconveniente do que ficar recebendo mensagens que você não deu permissão para tal.

Portanto, preocupe-se sempre em pedir autorização para enviá-las para seu público.

Detalhe os tipos de conteúdo que seus contatos vão receber de você, para que assim decidam se vão guardar o seu número ou não.

Também não caia na tentação de adquirir listas de contatos. 

Procure construir, pacientemente e respeitando a privacidade de quem te segue ou vai passar a seguir, sua própria relação de contatos.

Como ganhar dinheiro no WhatsApp usando listas de transmissão

Apesar de o uso de listas de transmissão de mensagens em massa ser preferível à criação de grupos com seus conteúdos, é preciso ter cuidado para não exagerar na dose e utilizar esse recurso quando realmente valer muito a pena.

Exemplo disso seria o lançamento de produtos, serviços ou conteúdos especiais, imperdíveis.

Mesmo assim, pense na possibilidade de dedicar tempo elaborando mensagens personalizadas que podem impactar melhor determinados contatos do que enviar para um monte de gente e acabar criando aqueles climões de antipatia digital.

Como ganhar dinheiro no WhatsApp  com grupos de venda e mentorias

Além das listas de transmissão, outra forma coletiva de divulgar seus conteúdos, negócios e produtos é por meio dos grupos do WhatsApp.

Se você é especialista em algum assunto, pode criar grupos especiais de mentoria reunindo seguidores seus.

Também é possível procurar outros encontros digitais por meio de aplicativos como o Zap Grupos ou o Grupos WhatsApp, que podem ser encontrados nas extensões para Chrome.

Depois de um tempo observando e “sentindo o clima” do grupo, você pode começar a anunciar links com conteúdos seus.

Crie um cronograma de envio de mensagens

Estabeleça uma agenda de envio de mensagens com data e horário definidos.

Com isso, você vai transmitir profissionalismo, evita mandar conteúdos repetidos e consegue trabalhar melhor a consistência relevância do que vai enviar para seus contatos.

Lembre-se que o fluxo de informações do universo digital é gigantesco. Procure atrair atenção com coisas realmente valiosas.

Envie conteúdos de valor por meio do WhatsApp

Procure sempre que possível enviar conteúdos de valor para seus seguidores e clientes para gerar engajamento.

As informações precisam estar relacionadas ao nicho que você resolveu se abraçar e devem ser muito bem produzidas, bem escritas e embasadas.

O “bem escrito” também se refere a vídeos e áudios de podcasts. Afinal, dificilmente se consegue produzir bons conteúdos nesses formatos de mídia sem um bom roteiro.

Intercale a distribuição de conteúdos de valor com os de publicidade. Se você focar apenas em anúncios pode deixar seu público entediado ou, pior, irritado.

Se você quer vender a qualquer custo e envia vários anúncios a todo tempo, você só vai conseguir afugentar o seu público.

Por isso, o ideal é enviar conteúdo de valor para os seus contatos, com informações relevantes, que sejam de interesse deles e que estejam relacionadas ao produto ou serviço que você oferece.

Procure realizar comunicações personalizadas via WhatsApp

Mesmo com a constante evolução dos chatbots (inteligências artificiais), que auxiliam nos processos de atendimento ao público, ninguém gosta de conversar com um robô o tempo inteiro.

Se você gosta de filmes e séries de ficção científica, talvez já tenha se dado conta que os roteiristas quase sempre incluem a presença de robôs ou andróides com algum nível de carisma e empatia humana. 

Fora a comunicação feita por você e outros humanos que trabalham com você, os clientes atendidos por meio do WhatsApp vão se sentir mais acolhidos se você enviar mensagens personalizadas.

Separe boas imagens para mandar via WhatsApp

O uso de imagens faz muita diferença não só no universo da comunicação digital como na comunicação midiática em geral.

Organize um banco de imagens que possam ser utilizadas quando você envia mensagens para seus contatos ou listas no WhatsApp. 

Mesmo que você tenha um celular que tira boas fotos, contrate quando puder os serviços de algum fotógrafo experiente.

Existem excelentes profissionais especializados em fazer registros visuais de produtos e serviços.

Como ganhar dinheiro no WhatsApp apresentando soluções 

É importante que você pense sempre em apresentar soluções para seu público.

Ao entender as dores e desejos de quem te segue, você terá condições de produzir conteúdos mais certeiros e atraentes.

Exalte os benefícios e vantagens que seu serviço ou produto oferece, torne claro a seus clientes e seguidores como o cotidiano deles pode melhorar quando os adquirirem.

Como ganhar dinheiro no WhatsApp usando o status

O status do WhatsApp funciona de maneira semelhante aos stories do Instagram. Nessa área, suas publicações ficam visíveis por 24 horas.

Com ele, você atinge pessoas que salvaram seu número e que assim conseguem visualizar o que você publica.

Publique cards chamativos, que convidem seus contatos a acessarem novos conteúdos, promoções, cursos, e-books, lives.

Evite mandar imagens com textos longos, pois seus seguidores têm poucos segundos para visualizar o que você publica no status do WhatsApp.

Como gerenciar seus ganhos conquistados no WhatsApp?

A empresa brasileira Lastlink oferece recursos para ajudar você a monetizar seus perfis em redes sociais e crescer sem se preocupar com o gerenciamento dos pagamentos.

É possível reunir todos os seguidores que acompanham o seu conteúdo, integrando suas redes sociais a uma plataforma inteligente que gerencia seus recebimentos automaticamente.

Compartilhe o seu conteúdo com grupos de seguidores e ganhe através das assinaturas mensais, trimestrais ou anuais. Foque apenas na criação, deixando a gestão da página e dos membros por conta da Lastlink.

Conheça o serviço clicando aqui.

COMPARTILHE COM AMIG@S NO TELEGRAM
COMPARTILHE COM AMIG@S NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXLUSIVOS!

Quer receber conteúdos pensados para criadores de conteúdo como você? É só preencher o formulário e se inscrever em nossa Newsletter. 

Ao clicar em “Fazer inscrição”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Antes de ir embora, que tal receber conteúdos fresquinhos?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades, dicas e materiais exclusivos da Lastlink diretamente em seu e-mail. 😎

Ao clicar em “Receber novidades” você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e em serviços de terceiros. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de privacidade.